VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Disney Enchantment: avaliação do novo show de fogos do Magic Kingdom

Aviso: o Disney Enchantment terá sua última apresentação no dia 2 de abril, e o Happily Ever After teve seu retorno confirmado para 3 de abril de 2023!

O Disney Enchantment, novo show de fogos do Magic Kingdom, foi criado como parte da comemoração dos 50 anos do Walt Disney World, e substituiu o Happily Ever After – que coitado, mal chegou e já foi colocado na gaveta (inclusive a Disney já anunciou que ele não volta mesmo no fim da celebração).

Diferente do que a gente imaginava, o Disney Enchantment não recebeu uma recepção muito calorosa não, por diferentes motivos. Acho que juntou um pouco a frustração dos fãs do Happily Ever After com altas expectativas que vem com o título de ser o novo show do Magic Kingdom na festa de 50 anos. E como alta expectativa e uma dose de rancor não são exatamente sinônimo de boas vindas, o novo show foi recebido com bastante críticas – muitas das quais eu concordei inicialmente mas depois achei injustas, e vou explicar porque.

O que eu achei do Disney Enchantment?

Eu confesso que minha primeira impressão do show não foi positiva, mas eu fiquei bem quietinha porque assisti no YouTube, algo que eu SEMPRE fui contra. Pois é, não segui o meu próprio conselho e como já era esperado, a experiência não foi grandes coisas. 

Apesar de odiar assistir shows no YouTube porque sei que não chega aos pés da realidade, dessa vez até vi uma vantagem: fazer isso acabou com todas as minhas expectativas e me deixou muito mais receptiva quando fui assistir ao vivo. Resultado: na metade do show eu já tava chorando! hahaha

Foto do Disney Enchantment. O castelo está iluminado em tons de roxo e verde e há várias pequenas flores.
O show é muito mais impactante pessoalmente

Resumindo: se você assistiu o show pelo YouTube e também não gostou, não desista dele. E nem assista pelo YouTube de novo! Espera pra ver pessoalmente e vá de coração aberto. Se bobear você acaba chorando de emoção que nem eu!  

Não estou dizendo que o Disney Enchantment é perfeito – na verdade bem longe disso. Sinto que ele tem defeitos que eram fáceis de não existirem e por isso são quase imperdoáveis. Ele podia ser muito mais sim, mas ele ainda é lindo, emocionante e impressionante. Olha só essa foto, gente! Se a gente for parar pra pensar, tem que estar com o coração muito duro pra achar que isso aqui não é bom!  

Foto do show de fogos, com o castelo iluminado com projeções e fogos estourando no céu.
Não tem como não achar incrível, né?

O ponto é que somos sim muito mal acostumados pelo tão famoso padrão Disney, que se tornou o mínimo esperado para qualquer coisa nos parques, ainda mais o show de encerramento do Magic Kingdom. Quem acompanha o VPD há mais tempo pode até lembrar que mesmo quando o Happily Ever After apareceu, eu já achava que faltava um pouco do jeitinho Disney nele. Era um show lindo, muito mais elaborado porém muito mais frio do que o Wishes, faltava mais emoção e uma narrativa mais coesa. Esses problemas ficaram ainda maiores no Disney Enchantment na minha opinião.

O show tem projeções maravilhosas, inclusive na Main Street. A música eu demorei pra pegar amor, mas hoje acho ela bem bonita. Os fogos são espetaculares, mas falta um propósito, uma história que transforme aquilo em um show que te prenda cada segundo e faça você não perder nenhum detalhe. Essa história colando todas as partes do show e dando um propósito para cada elemento não existe – e isso faz muita falta pra dar a emoção e prender ainda mais a atenção. 

Foto vertical do show de fogos Disney Enchantment. O castelo está iluminado em tons de roxo e dá pra ver a silhueta do Peter Pan em projeção.
Senti falta de um arco narrativo ligando melhor todos os trechos

A sensação que eu fico é que quem criou o show não entende o que move a gente que ama os parques. Parece que existe hoje um distanciamento entre quem faz e quem vai experimentar o espetáculo depois. Eu acho que não precisava de tantos efeitos, de tanto tempo, e provavelmente nem de tanto dinheiro. No fim do dia fizeram tudo de caro e moderno e maravilhoso, mas ainda faltou o que a gente busca nessa hora: a emoção aliada a uma história bem contada. Esse é o diferencial da Disney e o que a gente espera ver.

O pior de tudo é que era fácil fazer esse show ter uma história incrível! Não tinha que inventar muita poesia aqui. A história da criação do Walt Disney World, o motivo da festa toda, já é incrível! É a história da visão do Walt Disney, que foi capaz de enxergar um mundo de possibilidades onde todo mundo só via pântano e plantação de laranja. É ter um sonho e uma visão tão fortes que contagiam outras pessoas e faz com que elas passem a sonhar com você. É a história do Roy O. Disney, que acreditou tanto no seu irmão mais novo desde o começo e quando o Walt não pode mais concluir esse sonho, ele foi lá finalizou o sonho do irmão e ainda mudou o nome do complexo de Disney World para Walt Disney World, para garantir que ninguém fosse esquecer que foi o Walt que deixou esse legado pra gente. Essa história tão linda e inspiradora ficou esquecida e apesar de maravilhoso, o Disney Enchantment poderia muito bem ser um show comemorativo do Disney+, já que nada tem um vínculo forte com os 50 anos dessa história. 

Foto da estátua de bronze do Roy Disney sentado em um banco ao lado da Minnie, que fica no Magic Kingdom.
O Roy foi uma figura essencial na história dos parques e merecia ter sido mais celebrado!

Eu amo os filmes da Disney, eu acho que os parques tem sim que explorar mais e mais as suas histórias, mas poxa! Como assim o Mickey e o Walt não apareceram no show dos 50 anos? Até a avó da Moana apareceu, sabe?! O Luca que chegou outro dia! Até o Ratatouille tá no show e o rato que mais importa mesmo não deu as caras? Achei meio gafe, mas tudo bem.

Nós fãs de Disney das antigas temos a fama de nunca estar satisfeitos e eu acho que é um pouco verdade. Eu gostava mais do modo de antigamente e acho que hoje a Disney às vezes se perde nessa briga pra fazer maior, mais cheio de efeitos, com a mais nova tecnologia. Eu preferia a história bem contada, mas ainda acho o Disney Enchantment maravilhoso, ainda é imperdível e o jeito perfeito de finalizar um dia do Magic Kingdom! Curta o show, assista sem seu celular e aproveite a grandiosidade dele. Tem sempre algum momento dos fogos que me faz pensar “caramba, eu tô aqui mesmo!”. Esse momento vai ser especial e mágico pra você também!