VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Disney Genie: tudo sobre a nova ferramenta gratuita da Disney

O Disney Genie foi criado com uma proposta super ambiciosa: a de ser uma ferramenta gratuita pra oferecer dicas de roteiro personalizados de acordo com os seus interesses e preferências. Parece maravilhoso, né? Mas segura a empolgação aí porque tem muito mais pra gente entender sobre essa novidade, especialmente o porquê a propaganda é muito melhor do que a realidade. 

Pensa naquele cheeseburger do McDonald’s na propaganda e o que você de fato recebe dentro da caixinha de papelão, ou no seu meme preferido de expectativa vs. realidade: é mais ou menos esse choque entre o Disney Genie anunciado pela Disney e o Disney Genie na prática!

Depois de testar o Genie, pude colocar as minhas suposições à prova e agora posso escrever aqui sobre a minha experiência e os motivos de eu achar que é melhor você NÃO seguir as recomendações que ele te oferece. Mais do que isso, hoje quero dividir aqui tudo que eu acho importante você saber sobre essa ferramenta para planejar a sua próxima visita aos parques da Disney, tenha você planos de usá-la ou não . 

O que é o Disney Genie?

Todas essas novidades recentes da Disney, como o Genie+ e as Lightning Lanes, na verdade começaram com o anúncio do Disney Genie lá em 2019. Naquela época o Disney Genie foi anunciado como um aplicativo para oferecer itinerários personalizados para os visitantes. Você pode voltar no túnel do tempo e ver a notícia que a gente fez nessa época clicando aqui

Desde aquele tempo, eu já deixei bem claro a minha desconfiança com esse lançamento, já que o Disney Genie sempre teria que conciliar os interesses da Disney com os interesses dos visitantes. Nunca achei que a Disney priorizaria a experiência de cada visitante individualmente, ignorando os interesses e até necessidades dela própria porque, né? A gente ama toda a magia da Disney, porém ainda temos o pé no chão o suficiente pra saber que a Disney é muitas coisas nesse mundo, mas altruísta não é uma delas.

O Disney Genie é uma funcionalidade dentro do My Disney Experience

Na prática, o Disney Genie não é um aplicativo próprio como a Disney anunciou inicialmente, mas uma parte do My Disney Experience – o que eu já acho problemático, resultando no MDE cada vez mais lento e com mais bugs, mas tudo bem. Ao entrar no menu do My Disney Experience, você pode ver uma nova opção chamada “My Genie Day”. É ali que você poderá usar o Disney Genie (e também o Genie+)  para personalizar sua experiência no parque.

Antes de continuar, só pra evitar confusão, vou explicar bem por cima o que é o Genie+ e as Lightning Lanes aqui, porque muita gente confunde essas 3 novidades. Eu já fiz um post pra cada uma dessas ferramentas e recomendo muito que você leia pra entender o que elas mudam na dinâmica do parque. O foco no post de hoje vai ser o Disney Genie gratuito, e se você já sabe bem diferenciar estes 3 conceitos, pode pular os tópicos aqui embaixo e continuar lendo depois disso. 😉 

  • Disney Genie: é o sistema gratuito para oferecer recomendações e personalizar sua experiência no parque.
  • Disney Genie+: é pacote de benefícios pago a parte que inclui acesso às filas de Lightning Lane de diversas atrações. Leia mais sobre ele aqui.
  • Lightning Lanes: filas rápidas pagas à parte, que podem ser vendidas individualmente ou como parte do Genie+. Saiba mais sobre elas aqui

Segundo as palavras da Disney, o Disney Genie leva em consideração o conhecimento de histórico das atrações e previsões das filas junto com as suas preferências para trazer recomendações para otimizar o seu dia de parque. Acho que pra entender bem o Disney Genie, a gente precisa avaliar a sua eficácia em cumprir esta bonita missão proposta pela Disney.

Ao contrário do Genie, as Lightning Lanes e o Genie+ podem sim afetar muito a sua experiência no parque!

Normalmente eu começaria falando o passo a passo pra usar, mas como eu não sou muito de fazer mistério e já disse umas 30 vezes que não recomendo o Genie por enquanto, vou deixar o passo a passo pro final já que talvez você nem queira usar a ferramenta depois de olhar a parte mais opinativa deste post. 

O Disney Genie funciona?

Eu fico até meio sem jeito de ser tão dura com um negócio que é gratuito, mas não tem como fugir! Avaliando as minhas experiências com o Disney Genie para otimizar o meu dia, a minha conclusão é que a ferramenta por enquanto falhou muito em alcançar a proposta que Disney estabeleceu para ela. Aliás, eu acho que é até normal não ter dado tão certo devido a grandiosidade dessa ambição, mas mesmo assim eu me surpreendi com recomendações bem piores do que eu imaginava. 

Qualquer pessoa com um conhecimento mínimo dos parques sabe dizer que boa parte das sugestões do Disney Genie não fazem nenhum sentido. Por exemplo, ele me recomendou começar meu dia no Magic Kingdom indo no TTA (Tomorrowland Transit Authority PeopleMover). No TTA!! Vai ter gente que vai ler isso aqui e vai se perguntar “Qual é o TTA mesmo?” porque ele é zero importante e ninguém nem lembra dele, tadinho. 

Ótima pra uma descansadinha no fim da tarde, não pra gastar as melhores horas do parque!

Eu na verdade amo o TTA, mas ele é minha atração pra descansar no fim da tarde quando estou com preguiça e quero ficar só passeando de trenzinho sem nem ter que esperar em fila. Eu JAMAIS acordaria cedo pra ir no TTA! Por que motivo eu gastaria as horas em que o parque está mais calmo justamente com uma atração que nunca tem fila?

De duas uma: ou a Disney criou uma ferramenta com super poderes, capaz de ler minha mente e saber que o TTA é a minha atração flopada preferida no Magic Kingdom (e mesmo assim, errou feio no horário que eu gosto de visitá-la); ou ele fez uma recomendação super simplista e rasa, com base exclusivamente no tempo de espera, que é de 5 minutos praticamente sempre nessa atração. Minhas fichas vão pra segunda alternativa, porque se a Disney fosse capaz de ler minha mente mesmo, o Disney Genie me sugeriria ir no Sleepy Hollow comprar um funnel cake! 🙂

Pra vocês verem que não é implicância, hein!

Pessoalmente, acho que se o objetivo é otimizar o roteiro das pessoas, o Disney Genie deveria ter como foco usar todo o seu conhecimento sobre variações de tempo de filas de cada atração para me sugerir contornar os horários de pico de cada uma delas, mas ainda me permitindo conhecer todas as atrações mais populares de cada parque (se eu definir que elas são importantes pra mim). 

Por exemplo, ele poderia me mandar pra uma atração que é mais calma pela manhã e que ficará com mais filas ao longo do dia, como por exemplo a Space Mountain. Ele também poderia de alguma forma me recomendar evitar atrações que concentram muita gente logo de manhã e que no fim do dia ficam com filas mais toleráveis (como a Seven Dwarf Mine Train no Magic Kingdom mesmo ou até a Rise of the Resistance no Hollywood Studios). Ele não fez nenhuma das duas coisas – e me mandou pro TTA! 🙃

Foto da entrada da Seven Dwarfs Mine Train no Magic Kingdom. As placas de madeira exibem o nome da atração e "stand-by entrance" com o tempo de espera abaixo
Além de falar o que fazer, seria legal se ele desse dicas do que evitar em determinados horários!

Se o único critério usado pra me fazer essa recomendação foi o tempo de fila naquele momento, a gente nem precisava de uma nova ferramenta, né? A gente já consegue olhar os tempos de fila pelo aplicativo há muitos anos!

Quantidade nem sempre é qualidade e eu prefiro um dia com menos atrações boas de verdade do que ir dez vezes no Tiki Room. Pra mim, faria muito mais sentido ele ter me sugerido ir logo cedo para pegar 30 minutos de espera na Space Mountain ou no Jungle Cruise que devem ficar com mais de 50-60 minutos de espera mais pra metade da manhã (isso em qualquer dia do ano, que dirá quando os parques estão lotados), ou ainda ir pra Big Thunder ou Haunted Mansion que também ficariam com mais fila mais pra frente no dia.

Só de olhar pra essa foto tenho certeza que a música vai ficar grudada na sua cabeça

Estou dando aqui só um exemplo muito claro, mas as minhas outras experiências também não foram boas e não sei se faz sentido ficar listando todas elas (se vocês quiserem mais exemplos ruins, me avisem aqui nos comentários). 

Outra experiência de dica ruim que vale citar aqui foi quando eu fiz Park Hopper. Nesse caso, o Disney Genie ignorou o fato de eu ter saído do Magic Kingdom e ter ido para o Hollywood Studios (uma combinação de parques que eu nem recomendo, mas que fez sentido para os meus testes nesse dia) e continuou me recomendando atrações no Magic Kingdom. 

Acho que esses erros mais básicos que estamos vendo agora no Disney Genie são em certo grau esperados por ser uma ferramenta muito nova. A curva de aprendizado não vai ser simples, mas acredito que aos poucos os desenvolvedores do Disney Genie vão conseguir entender que critérios trazem boas recomendações na prática e ajustar a ferramenta de acordo. A verdade é que é super complexo fazer esse tipo de recomendação personalizada. 

Eu fiz Park Hopper e o Disney Genie não conseguiu se entender com a minha mudança de parque

Até mesmo aqui no VPD, sempre que a gente lança uma nova ferramenta (e qualquer uma delas é um zilhão de vezes mais fácil e simples do que as da Disney), a gente sempre testa primeiro com um número menor de pessoas antes de lançar. Fazemos isso simplesmente porque tem coisas que a gente só vê na prática mesmo, erros que a gente não conseguiu antecipar mas que testando, foram identificados e nos deram a oportunidade de melhorar.

Pensa quanto de aprendizado a Disney já teve sobre essa primeira versão do Disney Genie? Com certeza isso servirá de base para fazer atualizações na ferramenta para que ela fique mais e mais inteligente. Eu realmente acho que ela logo não fará erros tão absurdos como começar o dia no Magic Kingdom com o TTA (eu nunca vou superar); mas como eu disse antes, eu realmente não acho que ela vai conseguir te oferecer o melhor itinerário que você pode ter.

Um grande desafio que a Disney sempre vai ter nos parques é de gerenciar as multidões. Ela busca oferecer diferentes estímulos para que as pessoas se espalhem em vez de se acumular todas nos mesmos lugares ao mesmo tempo. A grande maioria dos visitantes da Disney não está em um blog especializado lendo um post gigante que já falou do TTA 9 vezes. A grande maioria das pessoas vai seguir recomendações do Disney Genie e com isso, a Disney terá uma ferramenta e tanto pra influenciar a rota das pessoas nos parques e controlar melhor as multidões. 

É CLARO que a Disney também quer que esse visitante tenha uma experiência positiva e um dia agradável nos parques, mas não acho que isso seja igual a ter um dia otimizado, conseguindo aproveitar as melhores atrações em menos tempo e tirar o melhor proveito do valor pago pelo ingresso.  

Como usar o Disney Genie

Bom, como você pode ver, eu não sou muito fã do Disney Genie mas ele é de graça, né? A gente tem que dar esse ponto extra pra ele! Então se você tiver curiosidade e estiver com tempo sobrando (de repente enquanto espera em alguma fila que vale a pena), dá uma fuçada nele! A verdade é que eu sempre dou uma olhadinha mais pelo fator humor mesmo, só pra ver o que ele vai me sugerir dessa vez. Eu acho que eu vou acabar pegando amor por ele só pelas sugestões engraçadas que ele faz mesmo.

Pra usar o Disney Genie, basta seguir o passo a passo aí embaixo. Já começo dizendo que ele não é exatamente o sistema mais intuitivo e achei que ele piorou a usabilidade do aplicativo da Disney, mas é aquela coisa: pra quem já se acostumou com FastPass, FastPass+, MagicBand, Park Pass e tudo o mais, o que é um sisteminha a mais né? A gente estranha no começo mas logo pega o jeito! Se você estranhar também, não deixe isso te intimidar que logo você vai estar habituado. 😉 

  • Abra o aplicativo da Disney e faça o seu login.
Imagem da tela inicial do aplicativo da Disney com uma seta apontando para o menu.
  • Abra o menu e clique em “My Genie Day”.
Imagem da tela do aplicativo da Disney com uma seta apontando para o item My Genie Day.
  • Clique no banner do Disney Genie para começar.
Imagem da tela inicial do aplicativo da Disney com uma seta apontando para um botão de Get Started Now, para começar a fazer seleções do Disney Genie.
  • Selecione a data para a qual você que fazer as seleções.
Imagem da tela do aplicativo da Disney para selecionar a data da visita.
  • Escolha o parque para o qual você vai fazer seleções. Se você já tiver um Disney Park Pass, aqui deve aparecer o parque correspondente da reserva. Se quiser mudar por qualquer motivo, é só clicar em Change Park.
Imagem da tela do aplicativo da Disney para selecionar o parque que será visitado, com uma seta vermelha apontando para a opção de mudar parque.
  • Selecione quem vai fazer parte do seu grupo.
Imagem da tela do aplicativo da Disney para selecionar o grupo para fazer seleções do Disney Genie.
  • Agora, você vai poder selecionar quais experiências tem mais interesse entre as atrações, shows, alimentação e outros assuntos relacionados à Disney.
Imagem da tela do aplicativo da Disney com uma seta apontando para a opção de selecionar atrações, shows, restaurantes e mais.
  • Lembra que eu falei que é importante conhecer pelo menos o básico das atrações? Você pode ver uma descrição de cada uma nos nossos roteiros para decidir quais quer mais conhecer.
Imagem da tela do aplicativo da Disney com uma seta apontando para a opção de selecionar atrações. O Peter Pan's Flight e o Pirates of the Caribbean estão selecionados.
  • Em entretenimento, você pode selecionar shows noturnos, paradas e outros shows de rua (como os Dapper Dans da Main Street, nesse caso).
Imagem da tela do aplicativo da Disney com uma seta apontando para a opção de selecionar shows. O Disney Enchantment está selecionado.
  • Em alimentação, você pode selecionar restaurantes que quer conhecer, tanto os fast foods quanto os table services, mas vale lembrar que isso não funciona como uma reserva!
Imagem da tela do aplicativo da Disney com uma seta apontando para a opção de selecionar alimentação. O Liberty Tree Tavern está selecionado.
  • Pra finalizar, você pode selecionar quais personagens te interessam mais: princesas, turma do Mickey, vilões, personagens da Pixar e mais.
Imagem da tela do aplicativo da Disney com uma seta apontando para a opção de selecionar interesses em personagens, com opções de princesas, star wars, mickey, pixar e vilões.
  • Também dá pra dizer o que você tem interesse em fazer no parque: atrações radicais, encontros com personagens, experiências para crianças pequenas e mais.
Imagem da tela do aplicativo da Disney com uma seta apontando para a opção de selecionar interesses nos parques, com opções de encontros com personagens, eventos, para crianças, fogos, interativos e mais.
  • Por último, você seleciona se quer que ele mostre as alturas mínimas nas recomendações e as informações de acessibilidade (por exemplo, se alguma atração não é recomendada para gestantes, por exemplo).
Imagem da tela do aplicativo da Disney para contar para o Disney Genie se você quer ver informações de altura e de acessibilidade.
  • Mesmo fazendo as seleções antes, elas ficam disponíveis a partir das 7h da manhã no dia da visita.
Imagem da tela do aplicativo da Disney avisando que as seleções ficam disponíveis a partir das 7h da manhã no dia da visita.
  • E dá pra ver todas as recomendações na área de My Day no aplicativo.

Conclusão

Ainda tem muito chão pro Disney Genie percorrer pra se tornar a versão com dicas duvidosas que eu achei que ele seria quando ele foi anunciado lá em 2019. Hoje em dia ele complica demais pra solucionar de menos, mas se a Disney pegar todo o aprendizado desse começo de Genie e melhorar MUITO, ele poderá ser tornar um dia uma ferramenta de apoio para a sua visita. 

Ainda que isso aconteça, o Genie sempre vai depender do seu conhecimento prévio do parque (pra poder explicar pra ferramenta o que tem valor pra você) e do seu senso crítico (para filtrar o que é uma dica boa e uma dica ruim). Ou seja, o Disney Genie não vai fazer milagre, mas ele deve melhorar e eu estou curiosa pra ver até onde ele consegue chegar. 

Eu torço pelo sucesso desse projeto e por um Disney Genie bem legal, capaz de oferecer boas recomendações! Por outro lado, eu fico um pouco preocupada com o efeito que esse tipo de ferramenta faz: acho que acaba espantando as pessoas e criando a impressão que a visita precisa ser difícil. Não precisa! A Disney complicou muito mais do que o necessário mas é porque nós nerds de Disney curtimos uma complicaçãozinha de vez em quando. 😉

Imagem do logo do Disney Genie, com fundo azul e o gênio do Aladdin.
Tem MUITO espaço pra melhorias no Disney Genie

O Disney Genie complicou, mas dá pra simplificar – dá inclusive pra MELHORAR ao simplificar! Existem maneiras mais diretas e práticas de aproveitar o parque sem precisar de tudo isso. Se você está lendo esse post até aqui sobre o GENIE, eu imagino que você esteja fazendo bem o seu planejamento da viagem e com certeza vai ter mais segurança pra aproveitar bem o parque do que qualquer conselho que essa ferramenta vá te oferecer. 

E se bater uma insegurança aí no processo, conte com a gente aqui, conte com os roteiros do VPD (que já dão uma boa noção do que vale a pena em cada parque), conte com os comentários aqui no blog, os vídeos no canal e com a galera trocando experiências lá no Instagram. É férias, é pra ser legal e apesar de planejamento ser necessário, esta também pode ser uma etapa gostosa da viagem e você não precisa da fórmula de bhaskara nem de um robôzinho te dizendo o que fazer se você não quiser nada disso. 😉