VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Disney Genie+ e lotação dos parques: o que não funcionou na alta temporada

Quem visitou os parques no final de Novembro se deparou com um Genie+ e um sistema de Lightning Lane muito diferentes de quem tinha experimentado estes novos recursos desde a sua inauguração. Como a gente já tinha antecipado aqui, um sistema novo desse porte precisa de tempo para se adaptar à realidade dos parques na prática e com poucas semanas de existência, o Genie+ já foi colocado à prova em uma das semanas mais lotadas do ano. O resultado foi catastrófico e merece ser entendido.

O Genie+ não se saiu bem com os parques lotados

Não é porque não funcionou bem durante o período mais lotado que não funciona bem sempre. Não é porque funcionou mal na semana do Thanksgiving que necessariamente vai ser assim sempre que os parques estiverem cheios. Pessoalmente, acho qualquer afirmação muito categórica sobre esse assunto um pouco precipitada, já que o Genie+ ainda é um bebê e a gente tem que acompanhar o desenvolvimento dele para entender se ele vai crescer bem ou não. Por isso resolvi fazer esse post pra explorar um pouquinho do que não funcionou recentemente no Genie+ e o que isso significa pra quem ainda pretende viajar no futuro. 

Se você não sabe que raios é esse tal de Genie+ que eu tô falando, ele é um sistema novo da Disney que vai mudar muito a dinâmica da visita aos parques pra todo mundo. Já fiz um post explicando tudo sobre ele, então se quiser saber mais, é só clicar aqui. Entender o mecanismo do Genie+ facilita bastante o entendimento desse post também. Aliás, esse post é mais um bate papo sobre o que deu errado e a minha visão do que podemos esperar no futuro. Se seu objetivo é só entender o que é o Genie+, clica ali no link que o meu outro post vai te ajudar bem mais que esse aqui.

Qual foi o problema do Genie+?

A gente tava se acostumando com a experiência muito boa que o Genie+ tinha oferecido até então, mas ele não tinha tido uma prova de fogo tão complicada ainda. 

É tudo uma questão de lógica! A gente sabe que esse sistema funciona com vagas pré determinadas para acessar as filas rápidas de diversas atrações. Para o sistema funcionar bem, as filas pagas precisam ser rápidas e isso só acontece se a Disney limitar o acesso à fila expressa de cada atração. Ou seja, as vagas têm um estoque limitado. É claro que quem decide esse estoque é a Disney e ela pode muito bem abrir mais a torneira da fila rápida em dias mais cheios, tornando ela levemente menos rápida (já que mais gente vai ter acesso), mas ainda muito vantajosa comparada com as filas normais. Mas isso não aconteceu no Thanksgiving, feriado super tradicional aqui nos Estados Unidos e uma das datas mais lotadas para se visitar a Disney. 

Imagem da Tower of Terror, que faz parte do pacotão do Genie+
A experiência do Genie+ no Thanksgiving foi frustrante pra muitas pessoas

Em vez disso, quem comprou o Genie+ teve dificuldade de achar qualquer opção que realmente valesse a pena. As reclamações mais reportadas pra gente foram:

  • Comprar o Genie+ depois do horário inicial e já não achar nada de bom pra agendar.
  • Agendar a primeira atração e depois dela, só encontrar atrações de baixa popularidade pra um segundo agendamento.
  • Só achar disponibilidade pra marcar as atrações muito no fim do dia. 

Ou seja, as pessoas que compraram o benefício e só conseguiram furar uma ou duas filas que queriam, se sentiram lesadas.

Pra ser honesta, eu entendo completamente a tristeza e até revolta de quem decidiu se apoiar nesse sistema e teve seus planos frustrados. Isso dito, a gente tem que ser sincero também e a verdade é que esperar fazer um dia super produtivo em plena semana de Thanksgiving só porque comprou o Genie+ é ilusório. Não tem como, né? Ele não é exatamente um passe VIP sem filas pra qualquer atração para fazer esse milagre em parques lotados. 

Ainda assim, quem comprou o Genie+ tinha sim o direito de uma experiência muito melhor. De cara já tem dois erros crassos da Disney aqui na minha opinião:

  • Eles estão ali, observando o (não) funcionamento do Genie+. Como eles foram capazes de notar o aumento da demanda até chegar a um ponto que torna a experiência ruim e mesmo assim continuaram não só vendendo o serviço que não está funcionando bem para mais gente, mas também divulgando o Genie+ em um super banner no aplicativo da Disney? Cadê a preocupação com a experiência dos seus visitantes, dona Disney?
  • Quem lança um sistema novo, que claramente teria bug e precisaria de tempo de ajustes, tão colado com as festas de final de ano?

Honestamente a resposta pra essas duas perguntas e erros inaceitáveis pra mim é a mesma: o desespero da liderança da empresa em trazer maior resultado e mostrar uma narrativa otimista para os seus acionistas. É duro dizer isso como fã da Disney e de todo o seu legado de excelência, mas aparentemente a experiência dos visitantes não foi exatamente o fator mais importante nessa decisão da liderança atual. Duro, mas não vai ser o fim dos tempos pra viagem de ninguém. Pelo contrário, acho que esse certo desespero pra ver o Genie+ em funcionamento vai fazer com que todos os ajustes que o sistema precisa sejam arrumados com toda prioridade – e isso é bom pra todo mundo! 

Se não bastasse essa experiência ruim com as grandes lotações, eles decidiram lançar o Genie+ do nada na Califórnia e também não foi muito bem sucedido: no dia do lançamento o Genie+ por lá não funcionou bem e ainda criou vários problemas no aplicativo da Disney. Ficou feio, não tem como defender. A impressão que dá é que o Genie+ foi lançado antes de estar pronto na Califórnia, mas a experiência em Orlando na semana do Thanksgiving também faz a gente se perguntar: será que eles estavam prontos pra esse lançamento em Orlando?

Foto de dois ingressos da Disneyland Califórnia sendo segurados, um com uma foto do Pixar Pier e outra com uma foto de dentro da Millennium Falcon.
Na Califórnia, o dia do lançamento também foi bem conturbado e cheio de problemas

Acho que pra condições normais de parque, a resposta é SIM! Já fiz um post dizendo o tanto que eu tinha pé atrás com o Genie+ e como ele me surpreendeu positivamente. Mas eu evito os parques nas épocas de maiores lotações e acho que para os períodos de parques mais cheios, o Disney Genie+ ainda não tem uma solução satisfatória para nos oferecer. 

Tenho certeza que a Disney vai descobrir uma forma de contornar tudo isso e trazer um Genie+ que funcione bem nessas épocas também, mas até lá, provavelmente teremos alguns testes e seremos um pouco cobaias nas tentativas e erros antes de chegar na versão do Genie+ que vai dar certo em qualquer época do ano.

Recentemente a Disney anunciou a adição de algumas atrações populares no Genie+ durante o período de fim de ano (que é sempre SUPER lotado), como a gente já contou em detalhes aqui. São algumas atrações que normalmente tem a fila rápida oferecida de forma avulsa, mas que durante esses dias de alta demanda, farão parte do Genie+. A ideia é distribuir melhor a demanda para evitar os problemas já vistos no Thanksgiving. Sinceramente, achei uma medida muito tímida pra poder realmente solucionar o problema, mas estou curiosa pra ver o que vai acontecer.  

Imagem da placa de entrada da Space Mountain, que foi incluída no Genie+ para o fim de 2021.
A Disney remanejou as atrações que fazem parte do pacotão nesse fim de ano

Eu fico me perguntando como vai ser o Genie+ que vai dar certo em qualquer época do ano. O que a Disney poderá fazer para que ele funcione bem com o parque cheio? Tenho um certo medo do que eles podem trazer como uma solução mas a princípio eu vejo algumas possibilidades:

  • Aumento de preço:  a atual liderança da Disney tem usado o aumento de preços para controlar as lotações dos parques e poderia muito bem fazer isso com o Genie+ para que menos gente compre o recurso. Em épocas do ano em que as filas normais são mais tragáveis, talvez esse aumento de preço generalizado não seja a opção mais vantajosa pra Disney do ponto de vista financeiro, o que me leva pra segunda alternativa.
  • Preço flexível: hoje, o Genie+ funciona com um preço fixo, mas eles poderiam mudar isso para encorajar menos pessoas a comprarem o benefício em dias mais cheios, garantindo que aqueles que decidirem pagar (ainda que caro) tenham uma boa experiência. Por mais que eu torça pra isso não acontecer, eu acho que faria super sentido. É o que a Universal já faz com seu Express Pass, né?
  • Limitar vagas: outra possibilidade seria criar uma versão para dias cheios em que o Genie+ te dê acesso a um número pré determinado de filas rápidas e só!  Poderia até ser um novo produto também. Por exemplo, comprando o Genie+ (ou um novo serviço) você pode ter até 3 filas rápidas. A Disney poderia até mesmo criar algo no estilo do FastPass+, com a possibilidade da gente agendar tudo antes (só que agora pagando por isso né). Isso tornaria as filas rápidas mais previsíveis do lado deles ao menos e permitiria que as pessoas saibam exatamente o que esperar quando decidem comprar o benefício.

É claro que essas são só suposições completamente infundadas da minha cabeça. A Disney não deu nenhum sinal de que vai seguir qualquer uma dessas rotas. Aliás, eu mesma não gosto de nenhuma delas e já estou torcendo pra liderança da Disney trazer alternativas melhores do que as minhas! 

O que isso significa pra minha viagem?

Na prática, o importante mesmo é a gente saber que o Genie+ é um sistema em formação e que contar com ele pode ser maravilhoso, mas a gente precisa saber que terreno está pisando. Em algumas épocas, ele pode ser excelente, enquanto em outras pode não valer a pena e ser até uma dor de cabeça. Se você pretende visitar os parques nas épocas mais cheias, como Natal ou Ano Novo, você pode precisar acertar suas expectativas sobre quantas filas o Genie+ vai poder te ajudar a cortar e ter um plano de ação mais realista para encarar filas normais e ter um dia de poucas atrações mesmo. Aliás, baixar suas expectativas e curtir o que der é a chave para evitar dor de cabeça nesses dias de lotação extrema. 

A boa notícia é que a gente também não conseguia fazer o antigo FastPass+ render essa maravilha toda nos períodos mais lotados – e sem os FastPass+, as filas em geral estão mais agilizadas. Ou seja, você ainda vai ter formas de aproveitar melhor o parque com um bom planejamento. Pesquise, defina prioridades, foque no que é mais importante pra você e aproveite suas férias – afinal Disney é sempre Disney e sempre é especial.

Foto do castelo do Magic Kingdom à noite com projeções e fogos no céu.
N˜ão tem como um dia que termina assim não ser especial!

Pra quem vai viajar em épocas de lotação média ou baixa, as preocupações com o Genie+ são menores, já que ele tem funcionado muito bem nessas condições. Nesse caso vale mais acompanhar a evolução do sistema para saber as últimas regras do jogo e se continua valendo a pena. Além disso, em qualquer época vale saber que um bug aqui e outro ali pode acontecer por ser um sistema novo, mas que aos poucos essa instabilidade deve melhorar. 

Por mais que eu tenha detestado o anúncio do Genie+, eu amei usar esse serviço em alguns parques e torço muito para que a Disney encontre uma forma de contornar os últimos problemas e oferecer uma experiência positiva tanto pra quem compra o Genie+ como pra quem prefere enfrentar as filas normais mesmo.