VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Disney Genie: tudo sobre o novo sistema de planejamento da Disney

O planejamento da visita aos parques da Disney vai ficar BEM diferente a partir de agora, tudo por conta das mudanças anunciadas recentemente. A Disney declarou o fim do sistema de FastPass gratuito nos parques e anunciou a chegada de novas alternativas pagas, além do novo sistema Disney Genie.

É claro que ninguém ficou exatamente FELIZ com tudo isso, né? Ninguém saiu falando “oba! vou gastar mais dólares“, muito pelo contrário. Eu sei que essa notícia deixou muita gente frustrado, bravo mesmo, e sei também que é muita coisa nova pra assimilar e levar em conta no planejamento, mas a verdade é que entender as novas regras e as consequências delas no funcionamento dos parques é essencial pra qualquer um que pretende aproveitar a Disney a partir de agora.

Respira fundo aí e vamos lá, que você vai sair desse post sabendo tudo o que você precisa sobre o Disney Genie e as novas opções pagas para evitar filas – independente de você se interessar em pagar por esses serviços ou não. São basicamente 3 novidades importantes de se entender:

  • Disney Genie
  • Disney Genie+
  • Lightning Lane

Além de explicar o que são, já separei aqui as respostas pras principais perguntas que vocês mandaram lá no instagram.

Imagem de divulgação do novo sistema Disney Genie, ilustrada pelo gênio do Aladdin sobre um fundo azul
Entender o Disney Genie vai ser essencial pra planejar a viagem

Importante: esse post traz todas as informações que já sabemos até agora sobre o Disney Genie e demais novidades, mas nem todos os detalhes sobre ele já foram divulgados. Muita coisa ainda está pendente, desde preços até detalhes sobre o funcionamento prático dele. Esse post será sempre atualizado com todas as novidades mais recentes.

Última atualização: 26 de agosto de 2021

O que é o Disney Genie?

O Disney Genie é o novo sistema gratuito pra ajudar no planejamento das visitas aos parques. Ele será uma funcionalidade dentro do My Disney Experience e promete tornar a visita aos parques mais personalizada.

De acordo com o que a Disney divulgou, você vai poder colocar os seus interesses (se gosta de princesas ou de Star Wars, por exemplo) e ele vai te sugerir itinerários “customizados”. Além disso, ele também vai oferecer previsões de tempo de espera e sugerir atrações que estão com menos fila.

Print do vídeo de divulgação do Disney Genie mostrando as recomendações personalizadas
O Disney Genie vai dar recomendações personalizadas de acordo com os seus interesses

Uma dúvida que surgiu lá no Instagram é se esses itinerários serão obrigatórios, e não. Eles serão sugestões de programação mesmo, mas você pode continuar seguindo o seu próprio roteiro, optar por não usar o Disney Genie ou usar apenas as funções que quiser (como os tempos de espera, por exemplo). O Disney Genie fará atualizações nas recomendações em tempo real de acordo com as suas decisões prévias.

Minha opinião sobre o Disney Genie

A gente só vai saber se vai ser uma ferramenta incrível ou não depois que lançar mesmo, mas eu tenho muito pé atrás com essa funcionalidade. Pra mim, a Disney está tentando fazer o que o site americano Touring Plans já faz há muitos anos, com a diferença deles não serem tão imparciais como o Touring Plans.

É claro que a Disney quer que as pessoas tenham uma experiência positiva nos parques, mas ela também precisa gerenciar o fluxo das multidões nos parques. Ou seja, você acha que eles vão mandar todo mundo de cara pras atrações mais populares que já estarão cheias e deixar outras atrações completamente vazias? Eu acho pouco provável, mas vou adorar estar errada.

O Disney Genie em si não é motivo pra preocupação!

Apesar das promessas revolucionárias, o Disney Genie em si não é a principal mudança anunciada e muito menos motivo pra preocupação. O problema mesmo está nos novos dois (sim, DOIS) sistemas pagos que vieram substituir o FastPass: Disney Genie+ e Lightning Lane.

O que é o Disney Genie+?

O Disney Genie+ é o nome que a Disney resolveu dar pro novo FastPass pago, com a diferença de que ele só será válido para algumas das atrações do parque. 

Ele vai funcionar de forma similar ao FastPass+ ou o MaxPass na California: ao comprar o Genie+, você terá a possibilidade de reservar a ida nas atrações participantes, uma por vez, direto no aplicativo da Disney. Por enquanto as reservas serão feitas sempre para o próximo horário disponível (não sabemos se no futuro vão abrir diferentes janelas de horário como era no FastPass+).

Assim que você entrar na atração agendada, já poderá reservar a próxima, uma atrás da outra ao longo do dia todo. Diferente do FastPass+, as reservas do Genie+ serão feitas apenas no dia da visita mesmo, e não com 30 a 60 dias de antecedência como funcionava antes (essa parte da mudança de reservar no dia, eu bem que gostei!).

Print do vídeo de divulgação do Disney Genie mostrando a opção paga, o Disney Genie+
O Disney Genie+ deverá ser reservado no dia da visita

Outra diferença quando a gente compara com o antigo FastPass+ (já falo dele com saudades <3) é que você não vai poder reservar 3 atrações logo de cara, só uma por vez mesmo.

A compra do Disney Genie+ poderá ser feita a partir da meia-noite na data da visita para quem quiser comprar apenas para um dia específico. Vai ser possível comprar o Disney Genie+ com antecedência para quem quiser incluir ele no momento da compra do ingresso e, nesse caso, ele deverá ser comprado para todos os dias de parque.

Nos dois casos, as reservas só poderão ser feitas no dia da visita, a partir das 7h da manhã tanto para hóspedes quanto para não-hóspedes da Disney.

Quanto custa o Disney Genie+?

O Disney Genie+ vai custar US$15 dólares por dia e por ingresso. Por esse valor, você pode reservar todas as atrações participantes, e pode agendar a mesma atração mais de uma vez no dia, desde que haja disponibilidade.

Quais atrações vão fazer parte?

A Disney ainda não divulgou a lista completa de atrações participantes. A expectativa é que o Genie+ inclua todas as atrações do parque que ofereciam FastPass+ antes e que não estão incluídas no para compra avulsa de Lightning Lane, que eu explico já já. Por enquanto, sabemos que serão mais de 40 atrações disponíveis no Disney Genie+, incluindo:

  • Haunted Mansion
  • Big Thunder Mountain
  • Millennium Falcon: Smugglers Run
  • Jungle Cruise
  • Piratas do Caribe
Bandeira na entrada da atração "Pirates of the Caribbean", preta com os escritos em laranja
A lista completa de atrações que vão participar de cada serviço ainda não foi revelada

Ainda tem muito desse sistema que a gente vai entender mesmo quando ele estiver em funcionamento, o que está previsto para acontecer no outono americano (ou seja, entre fim de setembro e fim de dezembro).

Suspeito que mesmo depois de lançado, a gente vai ter alguns meses de muitos problemas e adaptações, assim como aconteceu quando a Disney lançou o My Disney Experience e o FastPass+ – era um caos e o sistema caia toda hora. Depois eles pegaram o jeito e ficou ótimo. Vamos esperar pra ver na prática, né?

O que é a Lightning Lane?

Lightning Lane é como a Disney tá chamando as filas mais rápidas agora – ou seja, a fila que antes era do FastPass+. Comprando o Genie+ você tem a possibilidade de agendar a Lightning Lane pras atrações participantes, mas como eu já adiantei, não são todas as atrações que estão incluídas no Genie+.

O Lightning Lane para as atrações mais populares será vendido de forma avulsa e será possível comprar este benefício para até 2 atrações por dia. O valor pago vai dar direito a agendar uma entrada rápida na atração escolhida, ou seja, ele não é um fura-filas ilimitado para a atração escolhida. Também não é possível comprar o Lightning Lane duas vezes no mesmo dia para a mesma atração.

Print do vídeo de divulgação do Disney Genie mostrando a opção Lightning Lane

Quanto custa o Lightning Lane?

A Disney ainda não divulgou o valor desse serviço. Os valores vão variar de acordo com as atrações escolhidas, o parque e também com a data da visita, e deve ter um sistema de preço dinâmico (tipo um Uber, que fica mais caro quando tem mais procura), mais ou menos da mesma forma que tem acontecido em Paris e em Shanghai.

Uma mão segurando um celular com o Disney Premier Access na tela e a Splash Mountain ao fundo.
Em Paris, o sistema de FastPass pago é um pouco diferente!

Embora a gente não possa se basear nos preços de Paris por serem serviços diferentes, por lá a entrada mais rápida (chamada de Premier Access) custa entre 9 e 15 euros por atração

Quais atrações vão fazer parte?

Até agora, apenas três atrações foram confirmadas oficialmente como parte do Lightning Lane:

  • a Seven Dwarfs Mine Train no Magic Kingdom;
  • a Rise of the Resistance no Hollywood Studios;
  • e a a Remy’s Ratatouille Adventure no Epcot.
Imagem da fila enorme do lado de fora da atração da Millenium Falcon no Hollywoor Studios
As atrações do Disney Genie+ não estarão disponíveis na Lightning Lane avulsa, e vice-versa

Um detalhe importante é que as atrações disponíveis na Lightning Lane avulsa não estarão disponíveis no Disney Genie+ ou vice e versa. Ou seja, a única forma de pegar a fila mais rápida na Mine Train, por exemplo, é comprando o Lightning Lane pra essa atração, enquanto a única forma de ter esse benefício para a Haunted Mansion é comprando o Genie+.

Uma diferença importante da Lightning Lane avulsa quando comparada com o Genie+, é que nesse serviço existe uma vantagem interessante para os hóspedes da Disney. Enquanto os visitantes em geral poderão comprar e reservar as atrações individuais a partir do horário de abertura dos parques, os hóspedes vão poder fazer isso a partir das 7h da manhã no dia da visita, conseguindo reservar horários mais cedo para essas atrações concorridas.

Dúvidas frequentes sobre o Disney Genie + e Lightning Lane

Quando começa o Disney Genie?

A Disney ainda não divulgou uma data exata pro lançamento desse novo sistema, apenas que será no outono americano de 2021, ou seja, entre setembro e dezembro.

Como vai funcionar reservas para grupos?

A Disney ainda não falou nada sobre como vão funcionar as reservas de horários pra grupos no Disney Genie+ e na Lightning Lane. É esperado que seja da mesma forma que o FastPass+ funcionava, e deve ser possível selecionar todas as pessoas que vão entrar na reserva (desde que elas tenham pago pelo serviço também).

Vai funcionar com Park Hopper?

Tanto o Disney Genie+ quanto as atrações individuais do Lightning Lane poderão ser utilizadas com os ingressos do tipo Hopper. Nesse caso, será possível fazer reservas para o segundo parque após as 14h.

Foto da placa indicando o tempo de espera na atração Peter Pan's Flight do Magic Kingdom
A Disney ainda vai divulgar mais detalhes sobre o novo sistema!

As filas normais vão continuar existindo?

Sim!! Ninguém será obrigado a comprar estes benefícios. As filas normais continuam existindo em todas as atrações, assim como as filas virtuais em atrações como a Rise of the Resistance, no Hollywood Studios, e a Remy’s Ratatouille Adventure, que será inaugurada no Epcot no dia 1 de outubro e vai utilizar esse sistema.

Como fica o Rider Switch?

O Rider Switch é um sistema que permite que famílias com crianças pequenas se revezem para ir em algumas atrações dos parques, como já explicamos aqui. Ele continua existindo e funcionando mesmo com a chegada do Disney Genie.

E o DAS?

O Disability Access Service (ou DAS) é um serviço para visitantes com necessidades especiais que apresentam dificuldade em esperar nas filas. Não vou me estender muito sobre o funcionamento do DAS aqui porque já fizemos um post completo sobre ele que você pode ler clicando aqui, mas muita gente ficou preocupada se o Disney Genie afetaria esse sistema.

O Disney Genie não vai mudar o funcionamento do DAS. O que foi apresentado foram duas novas opções para quem utiliza o serviço:

  • Registro e reserva antecipados: quem utiliza o sistema terá a opção de se registrar 30 dias antes da visita por meio de uma videochamada com um funcionário da Disney. Além disso, durante essa videochamada será possível selecionar até duas atrações por dia antecipadamente, o chamado DAS Advance Selections. Essa reserva antecipada deverá ser feita até 2 dias antes da visita. Por enquanto essa videochamada estará disponível apenas em inglês.
  • Reserva de atrações pelo aplicativo: quem utiliza o DAS poderá fazer as seleções de atrações pelo My Disney Experience, sem precisar ir até a atração para receber um horário. Essa mudança deve começar no outono americano, mas ainda não tem data exata.

Disney Genie na Disneyland California

Os parques da Califórnia já tinham um sistema de FastPass pago, o MaxPass. A gente já contou mais sobre ele aqui no blog, mas ele será substituído pelo Disney Genie. O sistema vai funcionar de forma bem parecida com o de Orlando, com algumas diferenças importantes:

  • O preço: o Disney Genie+ vai custar US$20 por dia e por ingresso, e a seleção de atrações individuais do Lightning Lane ainda não tiveram o preço divulgado;
  • Os adicionais: apenas na Califórnia, o download das fotos tiradas com os fotógrafos dos parques e nas atrações estão inclusas nesse valor do Disney Genie+.

Por enquanto, a lista completa das atrações que farão parte de cada um dos serviços na Califórnia também não foi divulgada. Foi confirmado que o Radiator Springs Racers (a atração de Carros) no Disney Califórnia Adventure vai fazer parte da Lightning Lane avulsa.

Foto de um celular mostrando um FastPass marcado para a Hyperspace Mountain na Disney da Califórnia
O MaxPass e o FastPass serão substituídos pelo novo sistema na Califórnia

O que tudo isso significa na prática?

No fundo, o que todo mundo quer saber é como todas essas mudanças vão afetar a dinâmica de parque. A verdade é que a gente só vai ter muitas dessas respostas quando o Disney Genie estiver funcionando. A faixa de preço das atrações individuais, a quantidade de vagas disponíveis, tudo isso vai sim afetar o comportamento dos visitantes e os tempos de fila.

Uma consideração importante aqui é que sem os FastPass+, as filas normais costumam andar MUITO mais rápido. Se essas filas pagas não tiverem tanta aderência quanto o FastPass+ ou tiverem uma capacidade bem mais limitada que ele, é possível que as filas normais andem mais rápido também. Se por outro lado, a capacidade e a aceitação das filas pagas for grande, as filas normais serão logicamente muito prejudicadas.

Como eu já falei no começo do post, não fiquei nenhum pouco feliz com essa notícia e não falo desse outro lado para amenizar as coisas. Como um todo, achei o fim do FastPass+ uma péssima notícia – até que esperada, mas ainda assim deixa a gente bem triste. Só estou falando que a gente ainda não sabe na prática dos efeitos desse novo sistema, e teremos que ter a paciência de ver ele em prática para entender a movimentação das pessoas, as oportunidades pra aproveitar melhor o parque e trazer todas as dicas pra vocês.

A gente vai ter que entender na prática como essas mudanças vão afetar o planejamento

A experiência de parque vai mudar e a gente só sabe uma coisa: mais uma vez a gente vai ter que se adaptar. Pode ter certeza que uma minoria dos visitantes dos parques estão preocupados com isso, lendo posts e acompanhando as mudanças como você. Isso te coloca minimamente em um ponto de partida mais vantajoso.

As novas regras do jogo ainda estão sendo divulgadas aos poucos, mas pode ter certeza que a gente aqui vai fazer tudo pra entender e realmente ESTUDAR os efeitos dessas novidades na prática pra trazer as melhores dicas atualizadas pra vocês. O objetivo é claro: aproveitar o máximo, gastando o mínimo necessário e entender o efeito de cada escolha e de cada alternativa no aproveitamento do parque.

Sim, é muita coisa pra esperar, pra entender e não é fácil mesmo! Mas a essa altura a gente já tá acostumado com isso, né? Vamos segurar a ansiedade! Possivelmente a gente vai poder entender melhor o funcionamento do Disney Genie antes da fronteira abrir, então vai dar tempo de adaptar os roteiros e o planejamento do parque pra todo mundo aproveitar. Eu detesto escrever post de novidades ruins, mas fazer o que, né? Espero que ajude a esclarecer e que você saiba que todo mundo aqui tá junto pra entender e passar por essas mudanças.