VPD Orlando - Vai Pra Disney
13 abril, 2020

Disney confirma licença não remunerada de 43.000 funcionários

Nesse fim de semana foi confirmado que 43.000 funcionários da Disney de Orlando vão entrar em licença não remunerada.

A empresa tinha se comprometido a continuar pagando normalmente todos os funcionários até 19 de Abril. Eles ainda vão receber salários até essa data, mas depois disso a situação vai mudar devido ao fechamento dos parques por tempo indeterminado.

Foto da Main Street do Magic Kingdom cheia de visitantes, decorada para o Halloween, com as luzes começando a se acender, o céu escurecendo e o castelo da Cinderela ao fundo.

No começo de Abril, os funcionários temporários dos parques já tinham entrado em furlough, uma espécie de licença não remunerada. Agora, os sindicatos de trabalhadores que representam 43.000 dos funcionários da empresa entraram em acordo para que a medida se estenda a eles a partir de 19 de Abril.

Furlough é um mecanismo da lei trabalhista americana através do qual a empresa decide por uma licença não remunerada dos funcionários. Não é exatamente uma demissão, pois os funcionários continuam vinculados à empresa, e em muitos casos continuam tendo direito a benefícios como plano de saúde, senioridade de cargos e de plano de previdência. Além disso, funcionários em furlough tem direito a aplicar pra assistências governamentais, como seguro desemprego.

Muitas empresas nos EUA estão fazendo o mesmo nesse momento: grandes redes de restaurantes, Cirque du Soleil, entre outros.

No caso do acordo dos funcionários da Disney, o seguro de saúde, odontológico e de vida continuará sendo pago integralmente pela Disney por até 12 meses, dentre outros benefícios negociados pelo sindicato. Veja aqui o anúncio oficial.

Foto de uma fotógrafa da Disney ajustando a câmera para fotografar visitantes no Magic Kingdom
Funcionários continuam com benefícios e vínculo empregatício, mas podem aplicar para assistência do governo

Com a reabertura dos parques, os funcionários em licença podem ser chamados e rapidamente voltar ao trabalho sem ter que passar pelo processo burocrático de recontratação e treinamentos.

Segundo o anúncio, cerca de 200 funcionários continuarão trabalhando nos parques de Orlando em serviços essenciais, como seguranças e cuidadores dos animais. Esses funcionários estão podendo usar máscaras de proteção durante os turnos.

A Disneyland da Califórnia ainda não chegou a um acordo com os sindicatos dos funcionários de lá, mas deve sair algo em breve. Assim que soubermos novidades sobre a situação a gente avisa aqui.

Esse é um momento de muitas incertezas pra todo mundo, e ainda não tem uma data exata prevista para reabertura dos complexos de parques. A gente fez um outro post aqui sobre os possíveis cenários e o que esperar do futuro na reabertura dos parques, clique aqui para ler.