VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Disney para visitantes com necessidades especiais

Como um dos destinos turísticos mais visitados do mundo, a Walt Disney World em Orlando está preparada para receber todos os visitantes, e uma das questões que mais nos perguntam aqui no VPD é sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais dentro dos parques. Nessa página, você encontrará informações detalhadas sobre o Disability Access Service (DAS) e como tornar a viagem mais proveitosa para todos.

Logo na entrada de cada parque, você irá encontrar um mapinha especial com informações de acesso adaptado para os diferentes tipos de restrições que uma pessoa pode ter, como por exemplo restrições motoras, auditivas, visuais e cognitivas. Nele estão destacadas informações relevantes sobre os recursos e facilidades oferecidos dentro dos parques. Entre eles destaco:

  • Locais para locação de cadeiras de rodas e carrinhos elétricos (chamados de ECVs ou Scooters, clique aqui e aqui para preços)
  • Mapas e guias em braile
  • Equipamentos de narração para atrações e shows
  • Equipamentos de legendas para algumas atrações e shows
  • Cartões explicativos disponíveis para a grande maioria das atrações
  • Interpretação das atrações em língua de sinais (disponível de acordo com uma agenda preestabelecida)
  • Vagas reservadas nos estacionamentos
  • Banheiros acessíveis e de uso acompanhado
  • Saídas de emergência, bem como procedimentos de evacuação para visitantes com necessidades especiais
Aparelho com explicações sobre a atração, para pessoas com restrições auditivas. Ele transcreve o que está sendo dito nos filmes, shows e narrações
Aparelho com explicações sobre a atração, para pessoas com restrições auditivas. Ele transcreve o que está sendo dito nos filmes, shows e narrações

Cães guia também são permitidos em todos os parques, seguindo algumas regrinhas básicas como: acesso alternativo em algumas atrações, áreas demarcadas para “alívio” dos animais, estar com coleira e acompanhado durante todo o tempo. A Disney também proíbe o acesso dos cães a algumas atrações específicas, como montanhas russas e também não permite que seus funcionários cuidem ou fiquem com os animais em qualquer momento.

Se há alguém no seu grupo que tem necessidades especiais, minha principal dica é fazer uso dos recursos oferecidos pela Disney. A primeira coisa a se fazer é se dirigir a um balcão do Guest Relations, na entrada de cada parque, para se informar mais sobre como o parque é acessível para cada tipo de restrição. Como é de se imaginar, a Disney está super preparada para lidar com diferentes tipos de necessidades especiais e os funcionários são bem solícitos e compreensivos em cada caso. Vale lembrar que em todos os Guest Relations, você conta com funcionários brasileiros ou que falem português para auxiliar.

Um exemplo da boa indicação que o atendente do Guest Relations pode te ajudar é mostrando os assentos reservados que ficam mais próximos ao palco nos shows para uma pessoa que possui uma restrição visual. O mesmo acontece para outros tipos de necessidades. Em alguns casos, o Guest Relations ainda pode indicar o uso do DAS.

Disability Access Service, mais conhecido como DAS

O DAS é um serviço que oferece acesso prioritário a atrações aos visitantes que apresentam dificuldade em esperar na fila por conta de uma condição física ou mental preexistente. É importante ressaltar que o fato de se usar cadeira de rodas, ou ter uma restrição na visão, por exemplo, não dão direito ao DAS, já que grande parte das filas e atrações dos parques da Disney são acessíveis, com rampas, elevadores e recursos para a compreensão do show/brinquedo.

Para deixar esse post mais completo, incluímos aqui a experiência da leitora Theyssa. Ela viajou com seu filho que possui um diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e compartilhou com a gente muitos detalhes importantes sobre o registro e uso do DAS nos parques da Disney, que estão ao longo desse post. Muito obrigada por dividir essas informações tão úteis com a gente, Theyssa! 

Como obter o DAS

Para aqueles visitantes que necessitam acesso prioritário às atrações, o DAS pode ser obtido de duas formas: no balcão do Guest Relations de cada um dos parques no primeiro dia de visita ou antecipadamente por videochamada.

Obter o DAS nos parques

Para receber o DAS pessoalmente, se dirija até o Guest Relations logo que chegar no parque e explique ao atendente que você ou alguma pessoa do seu grupo possui dificuldades em esperar na fila das atrações. O atendente vai pedir mais informações, como por exemplo qual é a condição do visitante e, se avaliar necessário, irá tirar uma foto do visitante e emitir o DAS na conta My Disney Experience de todos do grupo. O DAS fica vinculado aos ingressos de cada um, e é válido para os próximos dias de visita aos parques da Disney (até 14 dias, dependendo do número de dias de ingresso que os visitantes tiverem).

Todos os parques possuem um Guest Relations na entrada para solicitar o DAS

Todos os funcionários da Disney, especialmente os do Guest Relations, estão preparados e treinados para avaliar cada caso e recomendar acessos alternativos, quando necessário, e nunca vão pedir certificados médicos ou nada do tipo. Eles conseguem avaliar a necessidade através de perguntas, apenas.

Obter o DAS online antecipadamente

Já está disponível também uma opção adicional de registro antecipado. Ele pode ser feito entre 2 e 30 dias antes da visita, por meio de uma videochamada no site da Disney (por enquanto apenas em inglês) com um funcionário da Disney. Infelizmente, a Disney não tem possibilitado mais que pessoas fora dos Estados Unidos ou Canadá utilizem essa opção do pré-registro, ou seja, quem mora no Brasil deve optar pelo registro pessoalmente no Guest Relations mesmo.

Como usar o DAS

Depois de ter o DAS ativo na sua conta do MDE, você e o seu grupo estão prontos para utilizar o benefício.

Até algum tempo atrás, só era possível agendar as atrações indo diretamente até a frente da atração desejada e solicitando um horário de retorno do DAS para o funcionário. Ainda é possível pedir um horário de retorno diretamente no Guest Relations ou com um membro do Guest Experience Team, mas a forma mais fácil é fazer as seleções de atrações pelo My Disney Experience.

Para não precisar ir até a entrada de cada atração solicitar um horário de retorno, você pode utilizar o My Disney Experience!

O procedimento é o seguinte: no dia da visita, depois de entrar no parque, abra o My Disney Experience. Faça login e clique no menu no canto inferior direito da tela. Um menu com várias opções vai abrir, e um botão do Disability Access Service estará no fim da lista. Clicando nele, você verá uma lista de atrações disponíveis para selecionar. Aí, é só clicar na atração, solicitar um horário de retorno e selecionar quais membros do grupo irão na atração.

Só é possível ter um horário de retorno por vez, e depois de visitar a atração agendada, é possível solicitar outro horário. Além disso, esses horários de retorno não possuem validade. Isso significa que se você tiver um horário de retorno para as 13h, por exemplo, poderá ir até a atração a qualquer momento das 13h até o fechamento do parque, mas só vai poder selecionar outro horário depois de usar esse. O DAS dá direito a uma entrada na atração, e se quiser ir novamente, pode solicitar outro horário pelo aplicativo.

Ah, e é importante mencionar que o horário de retorno não é imediato: geralmente, o tempo é um pouco menor do que a espera da fila (por exemplo, se a espera for de 60 minutos, o horário de retorno será para pouco menos de 60 minutos depois). Ou seja, ainda tem que esperar o tempo da fila normal, mas o grande benefício é poder esperar do lado de fora da fila, sentado, descansando ou passeando.

Nesse caso, o horário de retorno do DAS seria para pouco menos de 40 minutos depois.

Qualquer membro do grupo pode solicitar um horário de retorno, mas na hora de entrar na atração, o “dono” do DAS precisa estar presente pra poder ter a entrada liberada.

A entrada nas atrações é feita pela fila rápida

No momento de usar o DAS, basta ir até a entrada de Lightning Lane da atração. Lá, escaneie a MagicBand ou ingresso do dono do DAS primeiro, e depois os ingressos do restante do grupo. A entrada não é imediata e pode sim ter uma pequena espera, mas bem menor do que a da fila normal! 

Um detalhe importante é que só é possível agendar atrações para as quais o dono do DAS é elegível. Por exemplo: no caso de uma criança que possua o DAS mas não tenha altura para alguma montanha-russa, não será possível agendar essa atração. Já se for uma criança mais velha ou um adulto com altura para as atrações mais radicais, o agendamento poderá ser feito normalmente.

Algumas dicas para o uso do DAS

  • No Guest Relations, seja bem específico em explicar a necessidade especial que o visitante possui, para que o atendente possa avaliar e entender se o caso é elegível ou não.
  • Enquanto espera o horário de retorno na atração, aproveite para passear pelo parque, conhecer as lojas, os restaurantes e ir nas atrações e shows com pouco tempo de fila.
  • Todo o seu grupo terá acesso prioritário a atração, mas apenas quando o visitante dono do benefício estiver junto. Não adianta tentar entrar na atração sem que o dono do benefício esteja lá. Se o funcionário que verifica o DAS desconfiar que você está tentando usar o DAS e a outra pessoa não está junto, poderá fazer perguntas e negar o acesso.
  • Você pode repetir as atrações quando quiser solicitando novos horários de retorno, e encontros com os personagens também são elegíveis para acesso prioritário.
  • Chegar no parque cedo ajuda muito já que as filas tentem a ser bem pequenas nas primeiras duas horas do dia.

Dúvidas Comuns sobre o DAS

Meu filho/filha/irmã/irmão/etc é portador de determinada síndrome ou restrição. Tenho direito ao DAS?
Como dissemos acima, depende da avaliação do Guest Relations. A regra geral é a capacidade do visitante de esperar (em pé ou sentado) a fila de uma atração, mas a emissão do DAS vai depender da análise feita pelo funcionário da Disney. Eles não costumam pedir documentos médicos nem nada do tipo, a avaliação depende dos próprios funcionários, que são treinados para isso.

Na dúvida, entre em contato com a Disney pelo email disability.services@disneyparks.com ou pelo telefone, como explicamos aqui.

E como é o acesso nos outros parques fora da Disney?
Bem parecido. Tanto os parques da Universal, como Sea World, Busch Gardens e Legoland são acessíveis por todos e cada um possuí o seu conjunto de facilidades e recursos para portadores de necessidades especiais. Até mesmo as montanhas russas podem ser acessadas por quase todas as pessoas que visitam os parques. A recomendação aqui também é válida: sempre procure o Guest Relations de cada parque, para buscar informações sobre a acessibilidade das atrações e shows.

Outro equipamento para possibilitar as pessoas com restrição visual a curtir o parque
Outro equipamento para possibilitar as pessoas com restrição visual a curtir o parque

Acessibilidade nos outros parques de Orlando

Os outros parques de Orlando também possuem recursos para pessoas com necessidades especiais. Como cada um funciona de uma maneira diferente, vamos explicar resumidamente o que você precisa saber de cada um deles caso precise utilizar na sua viagem. Ah, e se você ou algum membro do seu grupo utilizar algum dos sistemas disponíveis, vamos adorar ouvir o seu relato nos comentários – com certeza ajudará outros leitores!

Universal

A Universal possui o que eles chamam de Attractions Assistance Pass, que visa acomodar aqueles visitantes que apresentam alguma deficiência que torne difícil a espera nas filas. A forma de obter esse passe mudou nos últimos tempos, então mesmo que você já tenha utilizado antes é importante se atualizar sobre a nova forma de fazer a solicitação. Uma das principais mudanças é que agora é necessário apresentar documentações que comprovem a solicitação de acomodação por meio de um cadastro.

A Universal e diversos outros parques nos EUA possuem uma parceria com um instituto chamado IBCCES, e é por meio dele que o processo é feito, e não pela própria Universal. O cadastro para receber o IBCCES Individual Accessibility Card, ou IAC, é feito no site deles e deve ser feito pelo menos 30 dias antes da viagem.

Esse cadastro é dividido em três etapas: primeiro, ele pede as informações de contato quem está solicitando o passe. Logo no início você deverá selecionar se está solicitando o cartão para você mesmo ou para um dependente, e preencher as informações de acordo. Em seguida, as informações preenchidas devem ser do portador do cartão, ou seja, da pessoa que precisa das acomodações. As informações são básicas: nome, sobrenome, uma foto, o tipo de acomodação desejada (várias opções estão disponíveis) – leia com cuidado e selecione todas que se aplicam. Além disso, é nesse momento que você vai selecionar o parque que vai visitar (é possível selecionar mais de um, e aqui além da Universal Orlando e Hollywood entram também os parques da rede Six Flags espalhadas pelos EUA).

Por último, chega a hora de enviar documentações que comprovem a acomodação necessária. Você deve incluir uma declaração (que pode ser escolar, de saúde ou do governo) que inclua o nome de quem está solicitando e que indique quais acomodações são necessárias. Você também deve incluir os dados de contato do profissional responsável pela declaração. Pelo que vimos em alguns relatos, essa declaração não precisa ser extremamente complexa ou detalhada, basta informar qual é a condição do solicitante e o fato dela impedir a espera em filas. Nessa etapa também você deve indicar se a pessoa consegue aguardar em filas.

Feito isso, a Universal informa que entrará em contato com o solicitante pra discutir a solicitação de acomodação. Após o preenchimento do formulário da IBCCES é possível que você receba um email para agendar uma ligação, e caso isso não aconteça a gente recomenda entrar em contato diretamente com a Universal antes da sua viagem. Nessa conversa, caso o passe seja aprovado, a Universal vai fornecer um número de aprovação que você deve levar ao Guest Services do parque no primeiro dia da visita juntamente com o passe IAC (que você recebeu após preencher o cadastro acima) para receber o Attractions Assistance Pass da Universal.

Vale ressaltar que apenas o preenchimento do formulário não é uma garantia de que será possível receber o passe para evitar as filas. Nessa conversa com a Universal eles podem ou não aprovar a solicitação, e em caso negativo irão explicar quais outras acomodações estão disponíveis para aquele caso específico. Assim como na Disney, questões de mobilidade (como uso de cadeira de rodas, por exemplo) não garantem que um passe será concedido, já que as filas das atrações são acessíveis.

Na prática, quem tem esse passe da Universal pode entrar nas atrações com esperas menores de 30 minutos diretamente pela fila de Express Pass (o fura-filas pago da Universal). Se a fila for maior de 30 minutos, o funcionário deve fornecer um horário para retornar e entrar na atração pela fila de Express Pass. Por lá, é possível usar o passe mesmo em atrações em que o solicitante não tenha altura para brincar. Isso porque na Universal o Rider Switch é feito dentro da atração mesmo e elas possuem uma sala de espera, ao contrário da Disney em que esse processo é todo feito fora da atração.

A Universal possui informações completas de acessibilidade no site deles, clique aqui pra ler.

SeaWorld

O SeaWorld é um Certified Autism Center, ou seja, seus funcionários foram treinados e o parque recebeu um certificado que comprova que ele oferece serviços especializados para seus visitantes com necessidades especiais. Por lá, há guias sensoriais pra entender melhor os estímulos de cada atração, espaços de silêncio para aqueles que precisam e várias outras acomodações.

O Ride Accessibility Pass é uma dessas acomodações: o visitante deve ir ao Guest Services para obter o passe. Eles irão fazer algumas perguntas e, se entenderem que ele se encaixa às necessidades, o passe será concedido. O funcionamento é bem parecido com o dos outros parques: basta ir até a entrada das atrações e solicitar um horário de retorno. Esse horário será baseado no horário atual de espera da atração. Para atrações menores e menos concorridas, basta ir até a entrada e informar que deseja brincar e eles devem liberar a entrada.

Vale ressaltar que o dono do passe sempre precisa ir junto na atração, ou seja, caso seja uma criança sem altura para as montanhas-russas, o passe não poderá ser usado nessas atrações. Até 5 membros do grupo podem acompanhar o dono do passe. Para saber mais sobre todas essas acomodações, o SeaWorld tem um guia completo aqui.

Legoland

A Legoland possui a mesma certificação do SeaWorld, e traz vários serviços e recursos para visitantes com necessidades especiais. Pra quem tem dificuldade em esperar na fila, por lá é oferecido o Hero Pass. Ele deve ser obtido no Guest Services do parque, e também é concedido através de perguntas.

O portador do Hero Pass e um acompanhante podem entrar pela saída das atrações do parque, sem necessidade de esperar. O passe é válido para até 6 pessoas, mas caso todos queiram brincar, é necessário ir até a entrada da atração e receber um horário de retorno, assim como nos outros complexos. Aqui, vale ressaltar que o Hero Pass não está disponível para atrações do parque aquático!

Estacionamento Preferencial em Orlando

Pra poder parar nas vagas prioritárias dos parques e nas espalhadas pela cidade de Orlando, é preciso levar a permissão de estacionamento preferencial que você tem do Brasil que ela será válida na Flórida, desde que tenha o símbolo internacional de acessibilidade.

Mesmo com a permissão, ainda é preciso pagar o estacionamento dos parques normalmente. Para maiores informações, acesse o site oficial do departamento de trânsito da Flórida clicando aqui.

Como falei no começo, Orlando é uma cidade que se propõe a ser um destino inesquecível para todos e oferece muitos recursos especiais a quem necessita. Pesquise, pergunte e não deixe de curtir a terra da magia que foi feita a todos. Mais informações sobre a acessibilidade do Walt Disney World Resort podem ser obtidas nos telefones +1 (407) 824-4321 (voz), +1 (407) 827-5141 (TTY), ou ainda no e-mail disability.services@disneyparks.com.