VPD Orlando - Vai Pra Disney
26 fevereiro, 2020

Disney anuncia a saída de Bob Iger e novo CEO é confirmado

A Disney anunciou que Bob Iger deixou o cargo mais importante da Walt Disney Company depois de 15 anos no comando da empresa.

O novo CEO agora é o Bob Chapek, que até então era o presidente da divisão de parques, experiências e produtos. Ele é o 7º CEO da empresa em seus quase 100 anos de existência, e já é conhecido pelo público por apresentar painéis das novidades dos parques nos eventos da D23 Expo.

Foto de Bob Chapek na D23 Expo do Japão, em 2018, falando no palco
Bob Chapek apresentando no D23 Expo de 2018

A mudança já era de certa forma esperada, porque o contrato do Bob Iger está previsto para acabar em 31 de Dezembro de 2021. A surpresa é a rapidez na mudança de gestão, que aconteceu de forma abrupta e deixando o cargo antes ocupado por Chapek vago.

O Bob Iger ainda vai continuar na empresa até o final do seu contrato, agora como Presidente do Conselho de Administração (Executive Chairman), e trabalhará em conjunto com Chapek nesses próximos 22 meses de transição.

Foto de Bob Iger e Bob Chapek na abertura da Star Wars: Galaxy's Edge, em frente à Millenium Falcon.
Bob Iger e Bob Chapek na Star Wars: Galaxy’s Edge

Nesses 15 anos como CEO, o Bob Iger foi líder em grandes projetos importantes da Disney Company, como as aquisições da Fox, Pixar, Lucasfilms e Marvel, a abertura do complexo da Disneyland Shanghai e o lançamento do serviço de streaming Disney+. Ele gerou resultados excelentes para a empresa, com crescimento e receita em alta.

O novo CEO assume o cargo com certa crítica de parte da mídia, que não o considera um bom entendedor da experiência dos visitantes nos parques temáticos. Rumores apontam também que a saída do Bob Iger pode ter a ver com seu interesse em participar da corrida presidencial dos EUA, mas nada oficial foi confirmado nem divulgado.