VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

A Disney vai construir um novo parque em Orlando?

Se tem uma coisa que fã de Disney gosta de fazer é conversar sobre teorias, rumores e possibilidades pro futuro dos parques. Aqui no VPD mesmo a gente vive falando sobre o que gostaríamos de ver nos próximos anos e pessoalmente, o meu sonho de uma área temática dos Muppets segue vivíssimo.

Recentemente, novos rumores sobre um possível quinto parque em Orlando começaram a pipocar mais uma vez, mas será que a gente pode esperar algo assim mesmo ou é só torcida? Tudo começou porque na mais recente Earnings Call da Disney, uma reunião feita para os acionistas da empresa, o CEO Bob Iger mencionou os planos de investir 17 bilhões de dólares nos parques de Orlando nos próximos 10 anos, com a geração de 13 mil novos empregos por lá.

Sabe quando a gente fica fazendo vários planos pro prêmio da Mega da virada sem nem ter jogado? Pois bem, ele soltou esse plano na reunião e as especulações sobre o que esse investimento poderia significar para os parques começaram a aparecer.

Os parques tiveram grandes expansões nos últimos anos, mas o que mais vem por aí?

Logo de cara, já vale falar que é tudo especulação mesmo. O Bob Iger não deu nenhum detalhe sobre onde o dinheiro será investido, não falou nada sobre um novo parque nem relembrou as possíveis expansões para o Magic Kingdom e Animal Kingdom que foram anunciadas na D23 do ano passado (falo mais sobre elas abaixo). Foi uma declaração importante, mas ainda bem vaga e por conta disso não dá pra esperar nada específico nem achar que a gente já sabe de todos os planos!

Dito isso, algumas coisas são importantes aqui: ao contrário de alguns anúncios feitos em eventos pra fãs e mídia que podem ser um pouco mais enfeitados, o fato dessa declaração ter sido feita em uma reunião pra acionistas tem um peso maior. Há regulamentações que impedem que as empresas façam declarações falsas nesse contexto, ou seja, o Bob Iger não poderia anunciar algo assim sabendo que não há nenhum plano para realizar investimentos desse tamanho. Todos os detalhes podem (e devem!) mudar ao longo dos próximos anos, mas se houve um anúncio é porque os planos de fato existem.

Os planos de investir 17 bilhões de dólares no Walt Disney World são bem animadores!

Outro ponto que deve ser considerado é que o atual CEO já mencionou em outras ocasiões que tem interesse em expandir os parques temáticos para aumentar a capacidade. Apesar de nunca ter falado de fato sobre um novo parque, a intenção de trazer novas áreas e atrações aos parques já existentes foi ressaltada em diversas ocasiões, inclusive na reunião anterior de acionistas. Nela, Bob Iger comentou que há uma alta demanda pelos parques, e que a construção de áreas como Pandora e Galaxy’s Edge trouxeram um crescimento expressivo para a empresa. Ele falou também que estava avaliando juntamente com Josh D’Amaro, o atual presidente da divisão de Parques e Experiências, as possibilidades de franquias que poderiam ser utilizadas nessas expansões.

Aliás, o Josh D’Amaro é um ponto importante aqui: apesar do Bob Iger falar sobre essas possibilidades a longo prazo para os parques, é esperado que ele não seja mais o CEO da Disney nesse período. Parte do motivo do seu retorno ao cargo foi preparar um sucessor, e o Josh D’Amaro pode ser um possível candidato. O fato dele compartilhar da mesma visão sobre as expansões dos parques é um bom indicativo da direção que eles tomariam caso ele chegasse ao cargo de CEO.

Áreas como Pandora e Galaxy’s Edge trouxeram um crescimento expressivo para a Disney

Eu fiquei curiosa pra saber quais foram os custos de algumas das atrações e áreas mais recentes dos parques para ter uma ideia do que exatamente os 17 bilhões poderiam comprar. Os parques não divulgam valores exatos das construções, mas é estimado que Galaxy’s Edge, por exemplo, tenha custado por volta de 1 bilhão de dólares em cada parque. Já a Cosmic Rewind, no Epcot, custou algo em torno de 500 milhões. Ou seja, dá pra construir atração pra caramba com esse dinheiro, né? Hehe!

Esse valor em teoria também seria suficiente pra um novo parque, mas será que ele seria mesmo interessante pra Disney? Um parque completamente novo exigiria um investimento grande em uma infraestrutura que já existe nos outros parques, além de significar um risco bem maior para a empresa do que as expansões. De qualquer forma, a possibilidade de um quinto parque em Orlando não foi confirmada ou descartada!

A realidade é que apesar da gente não saber de nada, dá sim pra ficar otimista. Não necessariamente com um novo parque (eu pessoalmente não acho que vai acontecer não, mas também estou só especulando), mas sim com a possibilidade de novas atrações no futuro. No dia a dia dos parques a gente percebe como existe a necessidade de atrações que absorvam e distribuam mais os visitantes. Shows de rua, paradas e entretenimento também fazem esse papel, e o retorno e adição de mais novidades com certeza melhoraria a experiência nos parques como um todo.

Além disso, a Disney também deixou a gente sonhar com aquele anúncio de possíveis novas áreas no Magic Kingdom e no Animal Kingdom que eu mencionei ali em cima. Na última D23, o Josh D’Amaro divulgou que esses eram apenas conceitos que estavam sendo estudados, mas algumas possibilidades seriam expansões de Zootopia e Moana no Animal Kingdom, e de Coco, Encanto e vilões no Magic Kingdom. Se só essas previsões se tornarem realidade, já vai ter muita coisa nova e legal chegando aos parques nos próximos tempos.

Arte mostrando as possíveis novas áreas do Magic Kingdom

Eu fico bem empolgada com as muitas possibilidades que existem pra expansões e não vejo a hora de saber o que vem por aí na próxima década. E vocês? O que gostariam de ver nos parques nos próximos anos? Sonham com um quinto parque ou se animam mais com as possíveis expansões nos quatro parques que já existem? Em 2033 a gente volta aqui pra ver o que se realizou ou não! 🙂