VPD Orlando - Vai Pra Disney
Califórnia

Disneyland vs Disney World: diferenças entre Orlando e California

A Disney tem parques ao redor do mundo todo, mas não dá para negar: os principais são sim os da Disneyland California (a original, que foi o começo de tudo) e os do Walt Disney World em Orlando (o maior complexo, com espaço para a realização dos mais diferentes projetos da Disney em um único lugar). 

Faz MUITO tempo que a gente tem uma dívida aqui no blog de falar mais sobre os parques da Califórnia e nem sei dizer porque demorou tanto (tenho culpa que o assunto Orlando rende tanto?), mas finalmente, depois da nossa última imersão na Califórnia, não tenho nem mais cara de pau para não pagar essa dívida! 

Vai ter roteiro, posts de avaliação e muito mais, mas antes de tudo, acho que é essencial entender as diferenças entre os parques da Califórnia e de Orlando, que são muitas! Acho isso importante tanto para te ajudar a avaliar qual destino faz mais sentido pra você e principalmente, para evitar que muita gente que já acompanha o blog por causa de viagens para Orlando, acabe chegando na Califórnia despreparado por não entender estas diferenças. 

Foto da atração de Carros na Disney California, na área temática do filme que só está presente lá
Uma das atrações mais diferentes e divertidas da California!

Vocês já sabem o tanto que eu amo Orlando, mas já vou logo dizendo que a Califórnia tem um espaço incrivelmente especial no meu coração. Nem sei nem de qual gosto mais, viu? Espero que você também possa visitar as duas para entrar neste mesmo dilema que eu e me contar qual preferiu! 😛 

Diferenças entre a Disneyland California e o Walt Disney World em Orlando

Tamanho

A primeira e mais conhecida diferença entre os complexos da Disney em Orlando e na California é o tamanho – em todos os aspectos possíveis

  • A Califórnia tem só 2 parques temáticos e nenhum aquático, enquanto em Orlando a Disney tem 4 parques temáticos e 2 aquáticos.
  • A Disney tem apenas 3 hotéis na California, enquanto em Orlando são mais de 20! 
  • Em área, os parques da California também são muito menores 
  • Na California, você andar a pé entre os 3 hotéis, Downtown Disney e 2 parques – enquanto em Orlando você precisa de carro pra qualquer coisa. 

Apesar disso, acho que estes números mais induzem ao erro do que qualquer outra coisa. A California só tem dois parques, mas eles trazem MUITAS atrações. Eu acho até mais difícil fazer tudo de um parque em um dia do que se comparado com os parques de Orlando.

Apesar de menor, o Disneyland Park na California na realidade traz mais atrações do que o Magic Kingdom, então não se deixe enganar pelos números mais visíveis, viu?

Foto do castelo da Cinderela no Magic Kingdom, iluminado em azul com o céu noturno atrás e todas as luzes da Main Street já acesas
O castelo de Orlando é muuuuito mais bonito, mas por dentro o da California é mais legal. E se for para comparar mesmo, o de Paris ganha dos dois em beleza e entretenimento. Esse negócio de comparar parques é complicado, né? Que bom que dá pra amar todos!

Parques

Apesar de muitas atrações similares, os parques de cada cidade são bem diferentes. Na California, são apenas dois parques: 

  • Disneyland Park: o primeiro e original, o único que o Walt Disney conheceu! Este parque tem sim uma aparência similar ao do Magic Kingdom, justamente porque o parque de Orlando foi feito para imitá-lo mesmo, mas na prática tem muitas atrações diferentes. Aliás, até atrações de mesmo nome não são iguais não. 
  • California Adventure: parque mais recente do complexo da California (abriu em 2001), e um dos meus preferidos no mundo! Ele é super charmoso, representando diferentes partes da California, e cheio de atrações incríveis para todas as idades.
Imagem da roda-gigante do Mickey que fica no Disney California Adventure à noite, com o parque todo iluminado.
O Disney California Adventure é um parque bem especial e um dos meus preferidos de todas as Disney

em Orlando são 4 parques temáticos e 2 aquáticos, e a gente já falou um pouquinho sobre cada um deles aqui.   

Propósito da Viagem

Orlando é claramente um destino famoso por seus parques temáticos e qualquer outra programação, é complementar na maioria das viagens para lá. É super comum a gente dedicar mais da metade do tempo de viagem à visita aos parques de Orlando, né?

Foto do portal de entrada do complexo da Disney em Orlando, com o castelo no centro da placa que diz Walt Disney World e o Mickey e a Minnie de cada um dos lados
Em Orlando, os parques acabam sendo o objetivo principal da viagem.

Já na Califórnia, a coisa muda completamente de figura. Os parques são para a maioria das pessoas, um pequeno complemento de uma viagem maior, que passa por outros atrativos super legais da Califórnia: Los Angeles, Hollywood, Santa Monica, de repente até Sao Francisco, só pra citar alguns dos pontos clássicos desse estado tão maravilhoso.

Resumindo: a viagem para Orlando, é uma viagem para parques, enquanto a viagem para California, é uma viagem para muitos outros lugares, em que muita gente opta por encaixar os parques em uma parcela pequena das férias: um dia ou dois normalmente.

Tempo para visitar

Justamente por não ser o foco da viagem como em Orlando, na Califórnia, é muito mais comum não ter tempo para fazer os parques com a calma que eles merecem. Em Orlando, você pode até sentir que poderia ter mais tempo, mas em geral você dedica boa parte da sua viagem aos parques já – ou seja, só falta tempo se você quiser fazer parques demais em pouco tempo.  

Para mim, o ideal é passar PELO MENOS um dia inteiro (da abertura até o fechamento) em cada parque da California, mas seria preferível separar 3 dias para fazer os dois parques – se você tiver ainda mais tempo, tenho certeza que não vai achar ruim não! 

Apesar disso, é bem comum as pessoas terem um dia só para fazer os dois parques – o que significa fazer muitas escolhas e sim, abrir mão de muita coisa legal no caminho. Não dá para fazer tudo com o tempo ideal? Tudo bem! Não precisa desistir dos parques por isso. Você vai aproveitar, é só ter foco e saber o que esperar!

Outra coisa chatinha quando se tem menos dias para aproveitar os parques da California, é que muita gente acaba optando por se hospedar em Los Angeles e vir só para passar o dia em Anaheim (onde fica a Disneyland California). Entendo que faça mesmo sentido, mas preciso te avisar: fazer isso é bem cansativo e pode te impedir de realmente estar no parque logo que ele abrir.

Foto de uma placa de rua em Anaheim indicando o caminho da Disney, chamado Disneyland Drive
Até dá para fazer um bate e volta, mas para aproveitar os parques o ideal mesmo é se hospedar em Anaheim.

As vezes só o perrengue do estacionamento da Disneyland já vai diminuir bastante suas chances de ser um dos primeiros a passar pelas catracas, mesmo que você esteja disposto a acordar super cedo. Além disso, no fim do dia, quando você já está quebrado da maratona de parques, ter que pegar o carro para voltar para Los Angeles é quase tortura.

Se o seu orçamento for minimamente flexível, pode ser mais vantajoso e menos desgastante pegar um hotel em Anaheim para os dias que você vai visitar a Disney. Tem muitos hotéis próximos dos parques que não são da Disney e tem preços bem acessíveis – boa parte dos quais também te permitem ir a pé até os parques! Uma alternativa que pode te ajudar a aproveitar mais e descansar mais também. Quando o orçamento permitir, acho que é um gasto bem justificado.

Clima

O clima de Orlando e da California são bem diferentes também em todos os aspectos. Primeiro, no sentido mais literal da palavra mesmo, na California chove MUITO pouco (eu não me lembro de ter visto chuva nos parques de lá), enquanto em Orlando, durante boa parte do ano, estamos mais do que acostumados com as pancadas de chuva, em especial no fim da tarde. 

Foto do portal do Hollywood Studios em um dia de chuva, com diversos visitantes passando com capas de chuva
Aquela chuva que já faz até parte da programação de quem vai pra Orlando!

A California é bem seca, e com temperaturas que me agradam mais do que Orlando (no frio, não é tão frio quanto Orlando e no calor, também é acho mais tolerável, apesar de bem quente).

Outro ponto é o clima no sentido “jeitão” de cada complexo mesmo. São pequenas coisas mas cada complexo tem diferenças claras, para melhor e para pior também. Exemplo: acho a Disneyland um pouco mais confusa, com funcionários menos eficientes ou dispostos a te ajudar do que em Orlando. Apesar disso, existe uma nostalgia e um sentimento especial demais do legado do Walt Disney na California, que emociona qualquer fã da Disney. 

Atrações

Como já era de se esperar, os parques da California e de Orlando trazem um mix de atrações parecidas (com mesmo nome e proposta) e outras mais exclusivas. Apesar disso, o que pouca gente sabe, é que mesmo as atrações de mesmo nome podem ser bem diferentes.

Destaque principalmente para a Space Mountain e o Fantasmic, que são muito superiores na California (assim como o Small World e Piratas do Caribe, só para citar alguns). Já para não parecer favoritismo, que fique registrado também que a Splash Mountain é muito melhor em Orlando! 

Foto da atração It's a Small World na California, pintada de branco e dourado e ao ar livre, ao contrário da de Orlando
Olha esse Small World, gente!

Todo mundo logo nota por exemplo que o castelo da California é mínimo, parece um enfeitinho de Natal para quem está acostumado com a versão de Orlando, mas de novo, as aparências enganam. Apesar de menor, por dentro ele é muito mais legal! Fora que, na Disneyland da California eles ainda tem Toontown e a casa do Mickey, o que eu acho bem mais especial do que qualquer castelo.

Foto do castelo da Bela Adormecida na Disneyland, ao fundo da Main Street movimentada
O mini castelo da Bela Adormecida na Disneyland.
Foto da casa da Minnie na Toontown da Disney California, pintada de rosa e lilás e com um vaso de flores e uma cabeça de Minnie na frente
As casas dos personagens em Toontown são imperdíveis (saudades delas em Orlando!)

Minha dica é realmente não se apegar ao que você já conhece de outras Disney. Em vez disso, tente entender a proposta das atrações locais e estude bem os parques antes da visita para otimizar o seu passeio nas atrações que realmente valem a pena para o seu grupo, independente de conhecimento prévio ou não de outras Disneys. Os roteiros que vamos publicar aqui e no nosso canal (já é inscrito? Se inscreva aqui) podem te ajudar nesse sentido. 

Conceitos do vocabulário Disney

A Disney é tão complicada que sempre inventa um monte de conceitos de um vocabulário próprio. A gente quebra a cabeça para entender tudo e quando vai conhecer outra Disney pelo mundo, funciona tudo diferente. Se você já foi para Orlando e agora vai para a California (ou vice-versa), se prepare para aprender tudo de novo.

Não vou ficar explicando tudo aqui, mas só para você ter uma idéia de algumas diferenças:

  • Fastpass funciona diferente nos dois complexos. Enquanto em Orlando você marca antecipadamente pelo site ou aplicativo da Disney, na California você só pode agendar no dia da visita, indo direto em cada estação de distribuição de Fastpass (a não ser que você compre o Maxpass). Vou fazer um post mais pra frente explicando melhor o fastpass da California.
  • Maxpass: benefício disponível só na California, pago à parte, que te dá direito a marcar seus fastpasses pelo aplicativo da Disneyland e também ter acesso às fotos tiradas nas atrações e fotógrafos da Disney. Ainda vou fazer um post mais detalhado sobre isso também.
  • Morning Magic: direito de entrar mais cedo no Disneyland Park um dia, oferecido para quem compra ingresso de 3 dias ou mais na California.
  • My Disney Experience: aplicativo muito mais completo e cheio de funcionalidades existente só em Orlando.
  • Memory Maker: pacote de fotos oferecido só em Orlando, que a gente já explicou aqui.

Conclusão Disney World vs Disneyland California

Verdade seja dita, tem muitas outras diferenças além dessas, mas tentei focar aqui, naquelas que tem uma utilidade prática em te contar durante o seu planejamento. Se você conhece uma ou mais Disneys pelo mundo, vai sempre comparar umas com as outras e ver o que acha mais legal em cada uma delas. O fato delas serem todas diferentes é maravilhoso, porque mantém a gente sempre interessado em continuar explorando mais e mais de cada uma delas! 

Eu amo Orlando num nível difícil de explicar, mas a California é um xodózinho por aqui e cada vez, eu amo mais! Espero que você curta os próximos posts sobre a Disneyland, que demoraram pra sair, mas prometo que estão sendo feitos com bastante carinho e dedicação para ajudar na sua viagem! 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!