VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Droid Depot: como é construir seu próprio Droid na Star Wars Land

A área de Star Wars Land finalmente está aí, e muito mais do que a atração da Millenium Falcon, o sucesso da área é mesmo a imersão no mundo de Star Wars que te faz esquecer rapidinho que você está em um parque da Disney! Uma das muitas coisas que ajudam a criar esta experiência tão imersiva e incrementar a viagem de qualquer fã de Star Wars é a oferta de atividades pagas à parte, como o Droid Depot, assunto do post de hoje! 

O Felipe já falou aqui um pouco de como foi a experiência dele construindo um sabre de luz no Savi’s Workshop, e apesar desta ser uma experiência mais impactante a princípio, acho que como um todo a experiência de construir um droid tem uma proposta ainda mais interessante, e por isso vou contá-la em detalhes aqui hoje.

Detalhe das peças de droid no chão.

Eu AMEI construir meu droid e amo ter meu robozinho aqui em casa! Eu e o Hike éramos claramente os mais dedicados na construção do droid e hoje eu pareço uma criança disputando ele com minha filha de 3 anos, mas tudo bem! 

Se você só quiser ter um gostinho rápido dessa experiência, é só clicar no vídeo aí embaixo (e para se inscrever no canal e ver mais dicas em vídeo, é só clicar aqui).

Como é o Droid Depot na Star Wars Land?

Primeiro de tudo, para poder participar dessa experiência, você precisa fazer uma reserva antecipadamente com a Disney (vou explicar o processo já já). Para cada reserva feita, você precisa comprar um droid pelo menos e você pode ter um pessoa te acompanhando sem comprar o droid (e este acompanhante não deve entrar na sua reserva).

Ou seja, a cada duas pessoas que querem viver esta experiência, um droid precisa ser comprado. Se sua família tem 4 pessoas e você quer que todos estejam presentes na experiência, você vai ter que fazer a reserva para pelo menos 2 pessoas e comprar pelo menos 2 droides. Também não dá pra mandar duas crianças pequenas sozinhas (uma construindo e uma acompanhando), porque a Disney exige que pelo menos uma das pessoas do grupo tenha 14 anos ou mais. 

O lado bom é que a construção do droid acontece em uma loja, então quem fica de fora, ainda consegue acompanhar e observar a atividade mais de longe mesmo. 

Chegando no dia e no horário da sua reserva, você vai encontrar um espaço para iniciar a construção do droid num cantinho da loja. Lá você deve encontrar um funcionário com um tablet que vai chegar sua reserva e em seguida, te permitir entrar numa fila para o caixa. Sim, aqui você paga antes de sequer começar a construção, mas acho mais legal assim, porque depois sobra só a parte legal. 

Recepção do Droid Depot, onde você precisa decidir qual estilo de droid vai montar.
As decisões difíceis começam logo na entrada, onde você precisa decidir qual estilo de droid vai montar

Na hora de pagar, você já vai escolher se você quer construir um droid no estilo do BB-8 ou do R2-D2. O preço dos dois é o mesmo, mas você precisa fazer esta escolha agora porque as instruções e os tipos de peça que você vai precisar em cada caso são diferentes. 

O BB-8 é lindo, mas eu e o Hike (que estava comigo esse dia) somos mais tradicionais e escolhemos fazer um droid no estilo do R2-D2, apenas porque o R2-D2 e o C3PO são os dois melhores personagens da saga, obviamente.

Depois de ter feito o pagamento e de termos tomado a nossa decisão sobre o modelo do droid, a funcionária no caixa botou a minha notinha fiscal dentro de uma cestinha e me pediu para esperar ali do lado até que um outro funcionário me desse mais instruções. Nessa cestinha que ela me deu, já havia um desenho de todas as peças que eu precisaria para construir meu droid. 

Foto da cesta com a ilustração que mostra como são as peças que você precisa pegar na esteira.
As ilustrações das peças que você precisa pegar na esteira

Não deu nem dois minutos de espera e uma outra funcionária já me direcionou para a esteira que fica ali do lado. Nessa esteira, várias peças de droides de diversas cores estão distribuídas, e cada pessoa que vai construir um, precisa antes passar por ali para escolher suas peças.

No chão bem em frente a esteira, você vai ver números estampados no chão para organizar as pessoas por lá. Aquela funcionária que me direcionou para a esteira, me mandou ficar no número 8 e depois foi trazendo mais gente para os outros cantos da esteira.

Foto das peças na esteira, em estilos e cores diferentes
Vontade de pegar todas e montar logo 10 robôs!

ALERTA!:

Senti que eu e o Hike estávamos sozinhos nessa, mas a gente ficou muito na dúvida com as possibilidades de construção do droid e deu vontade de fazer todos os modelos, de tão fofos que são! Se prepare para ficar muito em dúvida! Vi muita gente pegando suas peças rapidinho e seguindo em diante, mas não me senti pressionada.

Esta é uma experiência cara, então tome o seu tempo e construa seu droid com calma, curtindo cada minuto e garantindo que você vai deixá-lo do jeito que você quer! 

A gente começou com a idéia de construir um droid roxo, depois o Hike tentou me convencer a construir um azul, mas acabamos indo para um vermelho que nós dois gostamos. Até chegar nessa decisão final, a gente pegou peças e devolveu peças na esteira umas quinhentas vezes, mas acho que por US$106 dólares nós precisamos caprichar mesmo! 

Foto de muitas peças na esteira, em estilos e cores diferentes. São muitas opções e vale a pena olhar todas com calma já que a experiência não é barata (além de ser bem divertido)
São muitas opções e vale a pena olhar todas com calma já que a experiência não é barata (além de ser bem divertido)

Depois de escolhermos nossas peças, avisamos a funcionária que estava cuidando da esteira (e que provavelmente já não nos aguentava mais! ) e ela nos pediu para esperar em uma das estações de construção (que também são numeradas), atrás de uma galera que já estava finalizando o droid deles. Até gostei de ter essa espera porque eu já pude ficar bisbilhotando a construção dos outros e:

  1. Constatar que nosso droid era mais bonito (sim, a escolha do droid foi muito importante pra gente e estávamos super orgulhosos)
  2. Ver como era a construção já que não sou a pessoa de maiores habilidades manuais do mundo. 

Foi bom também porque um menino de uns 7 anos que estava finalizando o droid dele na estação ao lado veio puxar assunto com a gente e ele estava super empolgado em dividir seu conhecimento, se sentindo super experiente na construção de droides. Dei maior trela pra ele, que já me contou do funcionamento do droid, de como usar cada botão do controle remoto e tudo o mais, até que o pai dele falou chega e ele precisou ir embora! hahahaha

Isso tudo aconteceu em uns 10 minutos no máximo e logo a gente já estava construindo nosso droid. A moça da estação de construção explicou bem por cima que eu tinha que usar a ferramenta que estava ali para prender as peças, e me mostrou as instruções desenhadas na mesinha para eu seguir. Depois ela falou pra eu apertar um botão vermelho ali do lado quando tivesse terminado e já saiu para ajudar outro grupo.

Foto de uma ilustração com instruções para montar. As instruções pra montar são bem claras e dá pra aproveitar a experiência mesmo sem falar inglês.
As instruções pra montar são bem claras e dá pra aproveitar a experiência mesmo sem falar inglês

Eu demorei um minutinho entendendo o que eu tinha que fazer, olhando o desenho que eu deveria seguir, e logo comecei a montar o droid. Acho que no fim, é o tipo de experiência que faz pouca diferença se você fala inglês ou não porque as instruções que realmente são úteis em te ajudar estão todas desenhadas e você sempre pode espiar o seu vizinho se tiver na dúvida do que fazer. 

Foto da Renata sorrindo, com o controle remoto na mão, experimentando seu novo droid
Felicidade no rosto de quem tá realizando um sonho de ser teu próprio droid

Montei o droid feliz da vida e logo chamei a moça apertando o botão. Ela ativou nosso droid em uma mini cerimônia bem legalzinha, e em seguida, me explicou as funções do controle remoto para que a gente pudesse testar o droid ali na mesa antes dela guardá-lo na caixa.

Dica importante: recomendo que você teste com calma cada funcionalidade do seu droid aqui. Vire o robô de um lado para o outro, mexa a cabeça dele pra lá e pra cá, teste se ele tá fazendo barulho quando vc aperta o controle de som e tudo o mais.

O nosso droid estava com um defeito na hora de virar a cabeça e a sorte foi que eu notei logo nesse teste e já avisei a moça. Depois de tentar consertar, ela viu que era um defeito no corpinho do droid (tanto tempo escolhendo as peças e escolhi bem a quebrada!), então ela desmontou o robô e foi trocar essa peça pra gente. 

Outra dica importante: é checar com cuidado se você tem TODAS as peças que precisa no seu droid, porque além das peças que você pega na esteira, tem também algumas pequenas peças de finalização (mais estéticas) que você pega ali na estação de construção mesmo. Estão todas no desenho para você verificar.

A gente tinha esquecido de uma faixinha que vai no “peitoral” do droid e de novo, por sorte, outra funcionária da loja que eu conversei notou e buscou as peças pra mim. A moça da estação mesmo não foi de muita ajuda nesse sentido, então minha dica é você tomar a iniciativa, olhar tudo com calma e também questionar quem tiver te ajudando na estação se está faltando alguma peça, assim eles mesmo farão esta verificação. 

Depois de terminar seu droid, ele vai ser guardado numa caixinha pra você poder levá-lo pelo parque. Confesso que nessa hora desejei ter marcado essa experiência mais pro fim do dia, porque é meio trambolho ficar andando com o droid por aí. Mas ao mesmo tempo eu não queria largar dele, sabe? Então ficou tudo bem.  

Foto da Renata com a caixa do droid que ela montou no Droid Depot da Star Wars Land
Claramente muito feliz com o meu droid perfeito e mais bonito de todos! hehehe

Como a Disney é sempre muito espertona, depois que o seu droid estiver pronto, você vai ser avisado que tem algumas outras coisinhas pra ele que você pode comprar à parte, como peças decorativas de outras cores ou chips que dão personalidade à ele (do império, da resistência e outras alternativas também). Confesso que fiquei com vontade de comprar personalidade pro meu, mas me segurei (até agora) e por enquanto não comprei nada não. Talvez compre depois, mas por enquanto estou bem feliz com o droid como ele está.

Foto dos chips de personalidade à venda, que são pagos à parte da experiência
Os chips de personalidade são pagos à parte

Vale a pena ir no Droid Depot?

Acho que para quem gosta de Star Wars, é uma experiência bem legal. É cara, eu sei, mas você sai de lá com um droid que funciona de verdade. O preço da construção do droid é o mesmo preço de comprar um BB-8 ou um R2-D2 nas lojas de Star Wars, e além de levar seu droid personalizado, você tem toda a experiência de montá-lo do seu jeito, que é muito legal. 

Eu fui achando que seria só legalzinho, mas AMEI a experiência e amei demais nosso droid (batizado de R-VPD). Se você gostar de Star Wars e o valor de US$119.99 + taxas couber no seu bolso, acho que a experiência vale demais! 

Foto do droid que a Renata montou, chamado de R-VPD, vermelho com detalhes em branco
Nosso R-VPD é perfeito (e reparem que aqui as pecinhas ali da frente ainda estavam faltando, por isso é super importante ficar atento)

Droid vs Lightsaber

Acaba sendo inevitável comparar as duas experiências oferecidas na Star Wars Land, e é claro que cada um pode ter uma opinião diferente aqui, mas pessoalmente, pensando no custo e no resultado final, acho que a experiência do droid é mais interessante para a maioria das pessoas.

Não me entenda mal, a experiência de construir o sabre de luz é ainda mais imersiva e detalhada, e o sabre de luz fica incrível de lindo! Apesar disso, o que você faz com um sabre de luz depois que leva ele pra casa? Ainda mais um que pode quebrar como este? Pouca coisa, né? Vira mais um enfeite que raramente você vai realmente utilizar.

A experiência de construir o droid é mais simples, mas também custa metade do preço (o workshop do sabre de luz custa US$250) e o robô que você leva pra casa acaba sendo mais fácil de usar. Em especial se você tem criança, vira um brinquedo, mas se você não tiver crianças, vamos ser honestos: é muito legal ter um robô independente da sua idade, vai! Eu divido o meu com a Julia bem a contragosto pra falar a verdade! haahha

Pensando nisso, pessoalmente acho que o custo benefício do Droid Depot é mais interessante do que o do Savi’s Workshop (para fazer o sabre de luz), mas a verdade é que as duas experiências são incríveis e um sonho se tornando realidade para qualquer fã de Star Wars.

Como reservar o Droid Depot?

O processo de reserva é bem simples de fazer, mas tem um truque que pode te ajudar evitar preocupações: use uma janela anônima do seu navegador.

O site da Disney é muito complexo e por algum motivo que eu não sei explicar, muita gente tem problemas em prosseguir com a reserva das experiências de Star Wars se não usar uma janela anônima para isso. Algo a ver com os caches do site, e esse tipo de detalhes técnicos que eu não entendo direito, só aceito! 

De qualquer forma, minha dica é começar abrindo uma janela anônima no seu navegador, tá? A partir daí o passo a passo é super simples.

  • Faça seu login no site da Disney antes de prosseguir. Você será direcionado para a página de checar disponibilidade.
  • Primeiro você deverá selecionar a data em que quer fazer a montagem do Droid.
  • Primeiro você deverá selecionar a quantidade de pessoas interessadas em fazer o droid. Veja que cada uma tem direito a um acompanhante que não deve ser incluído na reserva. Você deve incluir na reserva só quem vai fazer (e comprar) o droid. Vale lembrar que pelo menos uma pessoa (seja o montador ou o acompanhante) precisa ser maior de 14 anos.
  • Logo em seguida, há uma caixinha para você selecionar o período do seu interesse.
  • Assim que você selecionar o horário desejado, o site vai carregar opções próximas do horário indicado. Pode ser que não apareça nenhum horário disponível de acordo com a sua seleção. Nesse caso você precisa tentar outros horários, outras datas ou ficar voltando nessa página outros dias para ver se alguma data que funcione pra você volta a ter disponibilidade. Minha dica aqui é testar todos os horários (ou vá para o fim da listinha para selecionar “manhã”, “tarde” ou “noite”) dos dias que funcionam pra você antes de desistir. Sempre aparece alguma coisinha!
  • Considerando que haja disponibilidade, escolha a opção de horário mais interessante para você e em seguida clique no botão azul que diz Continue para seguir com a reserva. Aqui, vale ler com cuidado a política de cancelamento (que deve ser feita até 1 dia antes da data reservada) e o valor cobrado no cartão em caso de cancelamento fora desse período ou de não comparecimento.
  • Confirme os dados da sua reserva e dê suas informações para concluir o processo. Você vai precisar informar: o nome completo para a reserva, deixar um cartão de crédito como garantia (que só vai ser cobrado caso você não apareça nem cancele sua reserva), email (do seu login no site da Disney mesmo), telefone, que precisa ser um número americano. Se não tiver um, é só adicionar um 9 no começo do seu número e deve funcionar. Precisa ser um número de telefone de 10 dígitos ao todo para funcionar.
Aqui você pode selecionar quem é o visitante que vai montar o droid
  • Em seguida, confirme os dados do cartão pra garantia da reserva, concorde com os termos na caixinha e clique no botão verde que diz Confirm para concluir o processo!

Prontinho! Reserva feita!

Dicas e informações importantes para aproveitar o Droid Depot

  • Reserve com antecedência: as reservas abrem com 60 dias de antecedência e você não precisa ter comprado o ingresso do parque ainda para reservar (só para participar).
  • Lembre-se de cancelar em caso de desistência: essa experiência deve ser cancelada com 1 dia de antecedência da data marcada. Uma taxa de US$119 por pessoa pode ser cobrada em caso de cancelamento fora desse prazo ou de no-show.
  • Precisa de inglês? sinceramente, senti que não. É claro que inglês ajuda, mas a maioria das instruções relevantes para a construção do droid estão desenhadas para você só seguir o passo a passo. Além disso, se você leu este post até aqui, já entendeu o fluxo que deverá seguir em cada etapa da construção, então realmente não acho que inglês seja um limitante para participar do Droid Depot.
  • Lembre-se do limite de pessoas: na hora de marcar sua construção de droid, não se esqueça de que cada construtor precisa comprar o droid mesmo e que pode levar um acompanhante (que não está na reserva).
  • Não dá para montar o droid e não comprá-lo: infelizmente, para ter esta experiência, você precisa comprar o droid.
  • Preço: estes preços podem mudar (e a gente atualiza aqui se isso acontecer), mas hoje a construção do droid custa US$119.99 + tax (impostos) que resulta num valor final de US$127.78.
  • Teste seu droid e verifique as peças: como eu já contei, meu droid estava com uma peça com defeito e também quase o levei embora com peça faltando. Como esta é uma experiência relativamente nova, até os funcionários ainda estão pegando o jeito, então não deixe de questioná-los e garantir que seu droid está com todas as peças que você tem direito e funcionando perfeitamente. 
  • Você vai precisar de ingresso de admissão no Hollywood Studios para poder participar do Droid Depot.
  • Faça diferente do básico: lembre-se que você sempre pode comprar um boneco do BB-8 ou do R2-D2, não só na Disney mas até na Amazon ou outras lojas. Aproveite esta experiência única para construir um droid que é só seu, todo personalizado e diferente dos vendidos por aí. 

Eu AMEI o Droid Depot e agora que já construí o meu, quero muito poder acompanhar mais gente na construção do droid deles, porque é realmente muito divertido!

Em geral sou contra coisas pagas à parte, mas preciso dar o braço a torcer nessas experiências oferecidas na Star Wars: Galaxy’s Edge! Elas tem tudo a ver com a área e o resultado final que você leva pra casa fica incrível! Um presente que qualquer fã de Star Wars quer dar pra ele mesmo e eu estou super feliz de ter me dado. Se você for, me conta o que achou e me marca no instagram pra eu ver seu droid também, tá?

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!