VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Disney Genie+: melhores estratégias e dicas para aproveitar mais

O Genie+ é uma das mudanças recentes mais importantes da Disney. Ele alterou bastante tanto a dinâmica do parque como a nossa abordagem para aproveitar melhor o dia por lá. Parece um assunto difícil e cansativo, desses que a gente já pega birra de cara. Não é por menos, né? Além de ser um monte de coisas novas pra entender, ainda é um recurso pago à parte. Difícil amar o Genie+, né? Mas até que contrariando todas as minhas expectativas, ele tem ganhado meu coração.

Eu entendo todos esses sentimentos de preguiça com as novidades da Disney, mas no fim das contas a realidade é essa e o que está no nosso controle é decidir se queremos entendê-las a fundo ou não. A verdade é que antigamente muita gente usava o FastPass+ de uma maneira subaproveitada e curtia o dia mesmo assim. Tá certo que ele era de graça, então era mais fácil desperdiçar o recurso sem dó no coração. Você pode fazer isso também com o Genie+, mas se você quiser fazer o seus dólares investidos valerem a pena e aproveitar melhor a viagem, o ideal mesmo é entender este o novo cenário, os novos recursos, suas possibilidades e até onde o Genie+ realmente pode facilitar a sua vida – e estou fazendo este post justamente para te ajudar com tudo isso! 🙂 

O que a gente mais quer é curtir as atrações, e uma boa estratégia pode te ajudar a aproveitar muito mais!

O post de hoje é parte de uma série para explicar o que eu considero a melhor estratégia para aproveitar BEM o Genie+ em qualquer um dos parques da Disney. Se esse assunto de Genie+ é novo pra você, eu já fiz um post explicando como ele funciona e todas as informações mais básicas sobre como usar este recurso. Este não é o meu objetivo hoje, então se você não viu esse outro post, clique aqui para ver. Entender os conceitos básicos do Genie+ vai te ajudar a entender melhor este post também. Aliás, este é um assunto que rende muito e ainda vai ser tema muito frequente aqui no blog. 

Eu já fiz um vídeo falando dos erros que você deve evitar com o Genie+ (vou fazer um post também logo logo, prometo) e vou fazer um post e vídeo sobre quais atrações eu acho que vale mais a pena você priorizar nos seus agendamentos em cada parque, mas de toda a série para aproveitar o Genie+, este post de hoje, com dicas gerais pra você usar o Genie+ em qualquer parque, é sem dúvidas o mais importante.

Entendendo a lógica do Genie+, fica muito mais fácil adaptar ele ao seu roteiro e às suas preferências!

Falo isso porque as atrações que fazem parte do Genie+ podem mudar e as prioridades também, mas se você entender a lógica por trás das decisões para cada escolha, você estará preparado para lidar com qualquer mudança e fazer a melhor seleção no Genie+ considerando o perfil do seu grupo. 

Pra quem prefere vídeo ou está com muita pressa, já expliquei todas essas dicas lá no canal. É só dar play aí embaixo pra ver. Aproveita pra já se inscrever no canal pra acompanhar os próximos vídeos com dicas de cada parque. 😉  

Como escolher as melhores atrações para o Disney Genie+?

Antes de entrar nas dicas mesmo, o primeiro passo é entender a lógica eu gosto de ter em mente na hora de escolher quais atrações agendar o Genie+. Afinal de contas, pagar por este serviço só vale a pena se ele te ajudar a economizar tempo, furando filas de atrações muito populares. Para que isso seja realmente possível, eu escolho as atrações que vou priorizar para agendar a Lightning Lane no Genie+ considerando três pontos:

Tempo médio de espera

Não tem muito segredo aqui: quanto maior costuma ser a fila da atração, maior a prioridade dela para agendar Lightning Lane no Genie+.

Disponibilidade de agendamento

Este talvez seja o critério mais importante. A disponibilidade de vagas na fila rápida de cada atração é limitada. Funciona basicamente assim: no começo do dia, a Disney libera o agendamento das atrações através do Genie+ para o horário de abertura do parque. Quando as vagas do primeiro horário esgotam, eles passam a agendar para o próximo horário. Quando as vagas para o próximo horário esgotam, eles passam para o seguinte e assim sucessivamente até esgotarem as vagas do último horário do dia. 

Quando isso acontece, ninguém mais consegue agendar a fila rápida dessa atração, mesmo que tenha comprado o Genie+. Para algumas atrações, as vagas de agendamento de Lightning Lane esgotam em minutos – ou seja, essas são atrações que precisam estar no topo da sua prioridade na hora de agendar o Genie+.

Comprar o Genie+ não garante que você vai conseguir ir em todas as atrações na fila rápida – os horários disponíveis esgotam mesmo!

Às vezes, duas atrações podem ter tempo de fila parecido, mas uma esgota bem antes do que a outra no Genie+. Por exemplo, você pode se interessar mais pela Rock ‘n Roller Coaster do que o Slinky Dog Dash, mas se você quer visitar as duas atrações com o Genie+, o melhor mesmo é começar agendando uma Lightning Lane para o Slinky Dog Dash que é sempre a primeira atração a esgotar e deixar a Rock ‘n Roller como segundo agendamento. Assim você tem mais chances de conseguir usar este recurso nas duas atrações. Se você deixasse para agendar o Slinky Dog em segundo lugar, com certeza as vagas já estariam esgotadas e você teria que enfrentar a fila normal. 

É por isso que eu digo que entender o ritmo dos agendamentos é o principal fator para fazer boas escolhas no Genie+.

Seu interesse

No fundo, as vezes uma atração é super popular, esgota rápido e faz todo sentido para prioridade de muita gente – mas simplesmente não faz sentido na sua estratégia de parque. De repente você não gosta de montanha russa e não tá nem aí pro Slinky Dog Dash. Eu mesma acho que usar um agendamento (não o primeiro do dia, mas em algum outro momento) para o Na’vi River Journey no Animal Kingdom é uma boa escolha pra muita gente que quer ir nessa atração, mas para o meu dia no parque não tem nada a ver. Eu nem ligo pra essa atração! 

Mesmo que seja super concorrida, não necessariamente uma atração será prioridade pra você

Eu sempre vou levantar a bandeira de que ter uma experiência nos parques personalizada é muito mais especial e gostoso do que seguir o padrão igual a todo mundo – e o mesmo vale para o Genie+. É por isso que estou me dando ao trabalho de escrever esse post em vez de só passar uma lista de atrações pra você agendar. Se você está se dando ao trabalho de ler tudo isso também, espero muito que este post te ajude a tomar decisões personalizadas e aproveitar ainda mais! 🙂 

Se você entendeu tudo isso aqui, a parte mais teórica e chata do post ficou pra trás. Parabéns por ter aguentado até aqui! 😛 Entender as dicas práticas agora vai ser bem mais fácil! 

Dicas para aproveitar melhor o Genie+

Dá para a gente dividir as dicas em duas etapas: as que você coloca em prática antes da sua viagem e as que você vai usar só quando já estiver em Orlando. Muita gente menospreza e acha exagero essas etapas pré viagem, mas eu acho que elas tomam muito pouco do seu tempo e zero esforço do seu dia a dia; e de quebra te ajudam demais a chegar no parque sabendo bem o que está fazendo na hora de escolher os seus agendamentos. 

Entenda a proposta de cada atração

Você não precisa saber em detalhes nem estragar a surpresa das atrações nessa etapa – aliás, eu NUNCA te falaria pra fazer isso! Detesto estragar surpresas. A ideia aqui é só entender a proposta mais por cima mesmo de cada atração, tanto para decidir o que você quer visitar mais quanto para te ajudar a escolher o que priorizar ou não no Genie+. Os nossos roteiros gratuitos dos parques podem te ajudar com isso. 

Pensando no Genie+, isso ajuda principalmente a excluir atrações que você não acha que precisam ser prioridade. É como eu já disse antes: e daí se uma atração esgota as vagas de fila rápida cedo se você não quer visitá-la? Isso é especialmente válido quando a gente fala do Magic Kingdom, onde muitas atrações são um sucesso pela tradição, pela nostalgia e por serem clássicas, mas que nem todo mundo quer visitar. 

Entender a proposta de cada atração é essencial pra definir o que te interessa mais!

A atração do Peter Pan é super simples e infantil, mas é um sucesso por ser tradicional e nostálgica (eu mesma amo!). Quem quiser visitá-la, vai querer agendar uma Lightning Lane com o Genie+ aqui. Quem não faz questão de ir numa atração como essa, vai sentir que desperdiçou a chance de agendar uma fila melhor se optar por usar o Genie+ aqui. 

Se familiarize com o Genie+ antes da viagem

Aqui são duas dicas embutidas em uma. Primeiro de tudo, você já pode fazer o download do aplicativo da Disney para ir se familiarizando com o processo de agendamento do Genie+ e ir entendendo onde fica cada coisa dentro aplicativo, que não é dos mais intuitivos do mundo. No post explicando o que é o Genie+, eu já ensinei o passo a passo para agendamento que pode te ajudar enquanto você vai testando as etapas por aí. 

Mais importante do que isso, com o aplicativo em mãos, você já pode ir entendendo os movimentos das filas e o ritmo de esgotamento de agendamento do Genie+ mais perto da sua viagem. Isso aqui vale ouro pra quem gosta de se planejar e quer aproveitar ao máximo a viagem. 

Vamos lá! Pensa só: a Disney permite que as pessoas agendem o Genie+ a partir das 7h da manhã (horário de Orlando) e você pode acompanhar o que acontece com a disponibilidade de Lightning Lane das atrações a partir daí para todos os parques, através do aplicativo. Basta entrar no app da Disney às 7h da manhã e ver o que acontece. 

7h03 no horário de Orlando e o Genie+ para o Slinky Dog Dash já estava esgotado para o dia todo

Hoje em dia, provavelmente você verá que por volta de 7h05 o Slinky Dog Dash já estaria esgotado ou próximo de esgotar (super alerta para priorizar um agendamento). Lá no Magic Kingdom, o Jungle Cruise e a atração do Peter Pan seriam as primeiras a ficar com disponibilidade para o período da tarde. Lembra como funciona a disponibilidade de Lightning Lane? Quanto mais gente agenda, mais tarde os horários que vão aparecer disponíveis, até que todas as opções esgotam. Ou seja, quanto mais tarde o horário mostrado para agendamento de uma atração, mais perto ela está de esgotar e maior a prioridade que ela deve ter no seu agendamento. Faz sentido?

Não deixe de acompanhar o ritmo do Genie+ do Brasil mesmo, pra já ir se familiarizando com o funcionamento

Se você botar um alarme no seu celular e acompanhar algumas vezes por dia a disponibilidade de Lightning Lane com Genie+ das atrações de cada parque, logo você vai ganhar uma noção muito clara do que é mais importante agendar primeiro. Tente olhar a disponibilidade às 7h, 9h, 11h e 13h do horário de Orlando que já vai ajudar demais. Vai te tomar um minuto por vez e vai te ajudar a poupar horas de filas nos parques. Sabe aquela pausinha no dia que você faz pra checar as redes sociais? Já aproveita aí que você vai estar com o celular na mão e aproveita pra checar rapidinho o aplicativo da Disney também, que vai valer a pena! 🙂 

O mais legal é que você pode fazer isso perto da sua viagem e ter sempre uma noção atualizada do cenário que você realmente vai encontrar nos parques. Eu posso (e vou) dar dicas do que priorizar aqui, mas pode acontecer da dinâmica do parque mudar e você ver os meus posts antes de eu conseguir atualiza-los (por mais que eu tente atualizar sempre que algo muda). Se você tiver de olho no aplicativo, vai ter uma visão clara do que é mais importante você escolher primeiro para agendar e vai conseguir adaptar a estratégia de cada parque para o que faz mais sentido no momento.

Olhando o aplicativo antes da viagem, você veria que às 9h01 no horário do Brasil (ou seja, 7h01 no horário de Orlando), o Jungle Cruise só tinha disponibilidade para 16h45

Comece cedo

Todo mundo (hóspedes da Disney ou não) pode começar a agendar o Genie+ a partir de 7h00, então faça bom uso dessa vantagem. Muita gente deixa para agendar (ou até pra comprar!!!) só quando já está dentro do parque e infelizmente essas pessoas não vão conseguir aproveitar nem metade do que quem se planejou e começou antes. E vão gastar a mesma coisa, né? 

Começar a agendar cedo te permite conseguir reservar as filas rápidas para as atrações mais populares (ou seja, te fazendo evitar as maiores filas) e também te possibilita conseguir horários melhores, mais pro começo do dia – o que atravanca menos os seus outros planos e também pode te liberar para agendamentos adicionais no Genie+ mais cedo. Você pode fazer esse primeiro agendamento sem sair da sua cama, então coloca aí o despertador pras 6h58 e esteja à postos às 7h00! 🙂

Use o Genie normal a seu favor

Lembra do Genie? Não o Genie+, só o Genie normal mesmo! Aquele serviço gratuito da Disney que já expliquei aqui, sabe? Pois é, ele segue não funcionando muito bem, mas ele pode te ajudar a ser mais rápido na hora de agendar a Lightning Lane com o Genie+ e assim conseguir horários melhores/ atrações mais concorridas. 

Funciona assim: para conseguir te dar dicas “personalizadas”, o Genie te permite contar para ele quais são os seus principais interesses. Minutos antes de começar a agendar o Genie+  (ou até na noite anterior) preencha tudo que o Genie gratuito pede e coloque como seu interesse apenas a atração que você quer agendar primeiro. Isso fará com que essa atração apareça no início do seu Tip Board (que é onde a Disney mostra todas as atrações para agendamento no aplicativo). Pode parecer besteira mas os segundos que você economiza procurando a atração te permite conseguir agendar em horários melhores, em especial em casos como o Slinky Dog Dash que originalmente ficaria lá no fim da lista e é super concorrida. 

No Genie, escolha as atrações mais concorridas como Top Picks
No Tip Board, as atrações que você selecionou como preferidas aparecerão no topo da lista

Eu vou reconhecer que essa é uma estratégia levemente exagerada em muitos casos, mas ela te dá um benefício claro e o esforço é praticamente zero, então acho que vale a pena, concorda?

Agende sempre que possível

Se você decidiu pagar pelo Genie+, faça ele valer a pena agendando uma nova atração sempre que você tiver essa possibilidade. Você pode agendar uma nova fila de Lightning Lane com o Genie+ a cada duas horas ou depois de usar o agendamento prévio – o que acontecer primeiro. Tá tudo explicadinho no post sobre Genie+ e tem até exercícios para quem quiser testar se entendeu bem mesmo. 🙂 

Apesar de você só poder agendar um Genie+ por vez, você pode acabar acumulando agendamentos e em alguns casos, isso pode fazer muito sentido. 

Suponha que você conseguiu o seu primeiro agendamento para o Jungle Cruise no Magic Kingdom para às 13h00 em um dia que o parque abre às 9h00. Você poderá fazer o seu próximo agendamento às 11h00,  ainda antes de ter ido no Jungle Cruise. Ou seja, você vai ter acumulado dois agendamentos – e poderia pela mesma lógica acumular muito mais. 

Para quem vai fazer Park Hopper, vale tirar proveito da possibilidade de acumular agendamentos!

Especialmente pra quem vai visitar dois parques em um dia só, acumular agendamentos pode ser interessante. A melhor estratégia vai depender da combinação de parques, mas em geral dá pra fazer o primeiro agendamento para o primeiro parque que você vai visitar, e depois (quando os horários disponíveis para a maioria das atrações já começarem a avançar para quando você pretende estar no segundo parque), você vai acumulando agendamentos para o segundo parque enquanto aproveita bem a manhã mais tranquila no primeiro. Assim, quando você chegar no segundo parque, poderá evitar várias fila e curtir uma atração atrás da outra. 

Lembre das atrações que estão no Lightining Lane individual

Sempre vale lembrar que as atrações que vendem a Lightning Lane avulsa (ou seja, as mais populares de cada parque) NÃO fazem parte do Genie+ e por isso não vão ser abordadas aqui. Em alguns parques, acho até que vale mais comprar uma Lightning Lane individual para algumas dessas atrações do que o Genie+, mas essas escolhas em cada parque, eu vou deixar para um próximo post. O mais importante agora é você lembrar de considerá-las e só levar em conta na sua estratégia de Genie+ atrações que realmente fazem parte desse pacote. A lista completa de atrações que estão no Genie+ está aqui

Lembre-se que algumas atrações não fazem parte do pacotão do Genie+

Gente, eu sei que esse assunto é mega detalhista e que nem todo mundo quer ESTUDAR o negócio que a Disney inventa para poder curtir as férias, né? Isso é culpa da Disney e não minha, hein?  Eu não acho que o Genie+ é necessário, mas ele sempre ajuda a curtir ainda mais. Essas dicas são detalhistas mas pode ver que não tem nada hiper complicado (por favor, não me xinga vai!)! Eu prometo que conforme o tempo passa e a gente vai se acostumando com essa nova dinâmica, todos os conceitos e dicas vão ficando mais fáceis de entender também. É só insistir e dar tempo ao tempo que as coisas vão se ajeitando. Se você decidir investir nesse recurso e quiser tirar o máximo de proveito dele, acho que essas dicas podem te ajudar e muito – e vou ficar na torcida pra você aproveitar demais. Depois me conta como foi, tá?