VPD Orlando - Vai Pra Disney
25 maio, 2020

EUA confirmam a proibição de viajantes vindos do Brasil

Ontem o presidente dos EUA Donald Trump assinou uma medida que proíbe viajantes vindos do Brasil de entrarem no país por tempo indeterminado.

Algumas semanas atrás, o Trump já tinha se reunido com o governador da Flórida e anunciado que estava monitorando a situação do coronavírus no Brasil, e considerando a proibição por causa do agravamento da pandemia no país.

Atualizado em 26 de Maio.

Foto de uma placa no aeroporto de Orlando, onde está escrito "Welcome to Orlando"

Agora confirmada, a medida vale para estrangeiros que tenham estado no Brasil nos últimos 14 dias, e começa a valer a partir das 23:59h (00:59h no horário de Brasília) do dia 26 de Maio de 2020.

As únicas exceções que ainda podem viajar são para:

  • Cidadãos dos EUA
  • Estrangeiros que tem Green Card
  • Estrangeiros que tem residência permanente nos EUA
  • Familiares de cidadãos dos EUA
  • Membros de tripulação de vôos

No texto divulgado pela Casa Branca diz o seguinte:

O potencial de transmissão não detectada do vírus por indivíduos infectados que tentam entrar nos Estados Unidos vindos do Brasil ameaçam a segurança do nosso sistema de transporte, infraestrutura e a segurança nacional“.

Até ontem, o Brasil contabilizava 363.211 casos oficialmente confirmados de COVID-19 e 22.666 óbitos. O Brasil é hoje o segundo país mais afetado pela pandemia, atrás apenas do próprio Estados Unidos, com mais de 1.600.000 casos registrados. Com a medida, o governo americano busca evitar a importação de novos casos vindos do Brasil.

Em Janeiro, uma medida semelhante foi feita para viajantes vindos da China, e em Março para viajantes vindos da Europa e do Irã, assim que esses locais se tornaram foco de transmissão do vírus.

O governo não confirmou a duração da nova restrição para o Brasil, mas ela deve continuar válida até que a situação no Brasil esteja controlada. As próprias medidas de restrição da China, Irã e Europa ainda seguem valendo, mesmo com a queda constante no número de novos casos nessas regiões.

Imagem do interior de um avião. É possível ver a parte de trás de diversas fileiras de poltronas, com as telas acopladas atrás.
O vôos continuam acontecendo, mas quem não se enquadrar nas exceções não poderá embarcar

Seguimos na esperança que todo mundo esteja fazendo sua parte nesse momento tão delicado, para que a situação melhore logo no Brasil e no mundo. A responsabilidade de controlar a pandemia cabe a todos nós, e devemos lidar de forma séria e responsável ao seguir as orientações oficiais de prevenção do contágio.

Na Flórida, os estabelecimentos comerciais estão começando a reabrir em meio a certa polêmica, já que a situação também não está exatamente sob controle por lá também. Para ver os parques e complexos que já estão reabrindo, clique aqui.