VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Eventos de Natal no complexo da Disney

Observação: as celebrações de Natal da Disney em 2020 estão modificadas, e algumas suspensas.

Como eu já falei algumas vezes, a época do Natal é provavelmente a mais linda e mais mágica para visitar ir a Disney. Ainda que os parques estejam cheios em boa parte desse período, você sente aquele clima natalino em cada detalhe, desde as paradas até a decoração, à música ambiente e em cada uma das muitas atrações especiais.

Já falamos em outra matéria sobre o principal evento da Disney para a temporada de final de ano, a Mickey’s Very Merry Christmas Party, a festa de Natal que acontece em noites selecionadas no Magic Kingdom (se você ainda não viu, veja mais detalhes clicando aqui). Ela não está acontecendo dm 2020, mas o complexo todo está oferecendo experiências temáticas natalinas modificadas.

De toda forma, a magia do Natal na Disney sempre foi muito além da Mickey’s Very Merry Christmas Party e hoje, vamos listar algumas das outras atrações de Natal que você não pode deixar de ver caso vá a Disney nessa época do ano de 2020.

Foto da comemoração de Natal do Jingle Bells, Jingle BAM! no Hollywood Studios
O Natal na Disney vai muito além da festa do Magic Kingdom! Essa foto é do Jingle Bells, Jingle BAM! no Hollywood Studios

Para essas celebrações NÃO precisa comprar ingresso especial, como acontece na festa de Natal do Magic Kingdom. O ingresso básico de admissão já dá direito a participar das atividades abaixo.

Para ver nosso Guia completo de Natal com tudo que acontece em Orlando, é só clicar aqui.

Magic Kingdom

Procissões e show de luzes

Em 2020, as celebrações do Magic Kingdom estão mais simples. São procissões dos personagens clássicos, Papai Noel e soldadinhos de brinquedo. Além disso, o castelo tem um show de projeções de luzes que o deixam com tons festivos.

Imagem do Magic Kingdom enfeitado e iluminado para o Natal
Magic Kingdom enfeitado para o Natal. Foto: Disney

Jingle Cruise

É a versão natalina da atração Jungle Cruise no Magic Kingdom, trazendo o tema das celebrações de fim de ano para a decoração e principalmente para o discurso dos funcionários que dirigem os barcos. Em 2020, começou em 2 de novembro.

A atração Jungle Cruise vira Jingle Cruise durante a temporada de Natal. Foto da entrada dela, decorada para a ocasião
Jungle Cruise vira Jingle Cruise durante a temporada de Natal

A Frozen Holiday Wish no castelo da Cinderela (SUSPENSO)

Nada mais é do que as luzes de Natal que se acendem no castelo da Cinderela depois de uma pequena cerimônia. Eu sei que é só parte da decoração, eu sei que pode parecer algo “normal”, mas é algo absurdamente lindo que vai te deixar embasbacado só de olhar. Eu já vi essa cerimônia e o castelo aceso milhares de vezes e todas as vezes eu fico impressionada. É realmente maravilhoso.

Até 2013, a cerimônia de iluminação trazia como tema a Cinderela e a história por trás das luzinhas era que a fada madrinha espalhava os cristais (como os dos sapatos da Cinderela) por todo o castelo. A partir de 2014, a cerimônia passou ser estrelada pelos personagens de Frozen, então agora é como se o castelo tivesse congelado. A cerimônia de iluminação acompanha um showzinho com a Anna, Elsa e os outros personagens do filme. A Disney acertou em cheio quando comprou essas luzinhas porque combinou demais! Vão poder usar pra sempre. Vejam a foto para ter uma idéia, mas já digo que ao vivo e com a musiquinha natalina de fundo é beeeem mais bonito.

Este espetáculo geralmente tem início no começo de novembro e continua até o fim do ano, e acontece todas as noites às 18h15, e em noites de festa de Natal tem uma apresentação extra às 20h15. Em 2019, começou em 3 de novembro, mas em 2020 está suspenso, e no lugar é exibido um show de projeção de luzes no castelo.

Foto do castelo da Cinderela iluminado em branco e azul, como gelo, para a comemoração do Natal
Sem comentários. Lindo demais, né?

Gravação da ABC Christmas Day Parade (SUSPENSO)

A parada de Natal na Disney que é apresentada na ABC, uma das principais emissoras de TV dos EUA, é na verdade gravada muitos dias antes do dia do Natal em si. Os parques ficam mais cheio nestes dias por conta das celebridades que estão por lá para a gravação.

As datas costumam ser divulgadas bem em cima da hora, mas geralmente acontece no começo de Novembro, e em 2019, aconteceu entre 7 e 11 de Novembro, e em 2020 não acontece.

Epcot

International Festival of the Holidays

Os pavilhões dos países do Epcot trazem pequenas atividades de comemoração de uma forma tradicional de cada cultura. É o chamado International Festival of the Holidays (antigamente chamado de Holidays Around the World) é uma adição interessante ao seu passeio pelos países que formam o World Showcase no dia que for visitar o Epcot.

Em 2020 acontece uma versão reduzida e adaptada, o Taste of the International Festival of the Holidays. Ele acontece entre 27 de Novembro e 30 de Dezembro de 2020, e contamos mais aqui.

Foto de enfeites de Natal em formato de orelha do Mickey, azuis e prateados
Logo que acaba o Halloween, o clima de Natal já começa a invadir Orlando!

An International Yuletide Extravaganza

São pequenas celebrações de Natal que acontecem nos pavilhões que formam o World Showcase, mostrando a celebração em cada cultura. Tem até comidinhas especiais de diversas nações.

Olaf’s Holiday Tradition Expedition

Caça ao tesouro interativo do Olaf pelos países do World Showcase durante o International Festival of the Holidays. Você compra o mapa (à venda nas lojas do parque por cerca de US$8) e vai coletando adesivos nos lugares em que foram colocados enfeites de natal. Quando tiver o mapa completo com todos os adesivos, poderá trocar por uma surpresa.

JOYFUL! A Celebration of the Season

Show de música gospel apresentado todos os dias, pelo menos umas 3 ou 4 vezes ao dia.

Candlelight Processional (SUSPENSO)

O Candlelight Processional é a principal celebração de Natal no pavilhão dos Estados Unidos, mas que não acontece em 2020.

É uma pequena cantata de Natal que ocorre algumas vezes (em geral 3 vezes) por noite no Epcot, em frente ao pavilhão dos Estados Unidos. É linda demais!

Alguns artistas famosos participam da cantata como narradores durante alguns dias. Neil Patrick Harris é um dos convidados que batem cartão todo ano. Eu mudaria toda a minha programação para tentar ir no dia em que ele estivesse narrando a cantata! Mas independente de quem estiver contando a história, a cantata é sempre muito bonita. São mais de 800 artistas fazendo a cantata acontecer todas as noites.

Além disso, é sempre uma boa alternativa para quebrar um pouco a caminhada pelo World Showcase no fim do dia. Dica: se gostar da cantata, o CD é vendido na lojinha do pavilhão dos Estados Unidos. Eu acho uma boa opção de lembrancinha para se dar nessa época do ano também. Para ver a lista completa de narradores de 2019, clique aqui.

Foto da cantata de Natal do Epcot com o ator Neil Patrick Harris à frente, como narrador
Neil Patrick Harris sempre bate cartão como um dos narradores da cantata de Natal do Epcot

Holywood Studios

Procissões e shows de luzes

Em 2020 o parque está com celebrações adaptadas para a pandemia, com projeções de Natal na Tower of Terror, um final especial no show de Frozen e desfile do Papai Noel.

Projeções temáticas de Natal na Tower of Terror. Foto: Disney
Projeções na Tower of Terror. Foto: Disney

Jingle Bell, Jingle BAM! (SUSPENSO)

A celebração aconteceu entre 8 de novembro a 5 de Janeiro de 2020. Se trata de um show de projeções e fogos bem bonito na frente do teatro chinês. Para esse evento, é oferecida também a Dessert Party, evento pago à parte com comidinhas e área VIP para o show, como contamos aqui.

Vista dos fogos sobre o Teatro Chinês do Hollywood Studios no espaço do Jingle Bell, Jingle Bam Holiday Dessert Party
Vista dos fogos no espaço do Jingle Bell, Jingle Bam Holiday Dessert Party

Sunset Seasons Greatings (SUSPENSO)

A outra celebração natalina do Hollywood Studios acontece na Sunset Boulevard, no final do dia. No entardecer, as luzinhas de Natal se acendem e tem até neve caindo. Além disso, tem também vários outdoors exibindo contos de Natal com a participação dos personagens da Disney, e acontece um show de projeções na Tower of Terror

Em 2019, aconteceu entre 8 de novembro a 5 de Janeiro de 2020, e deu uma boa incrementada no clima de natal desse parque!

Holiday Cheer na Toy Story Land (SUSPENSO)

A área de Toy Story entrou no clima natalino com decorações especiais, música temática e os personagens com roupinhas de Natal.

Encontro com o Papai Noel no Hollywood Studios (SUSPENSO)

Na loja Once Upon a Time, era possível encontrar o Papai Noel até o dia 24 de Dezembro. Entre 25 e 31 de dezembro, quem ficava lá é o Pateta vestido de Papai Noel. Em 2020, o Papai Noel está passando de carro pelo parque e acenando para os visitantes.

Foto da Renata com o Pateta vestido de Papai Noel no jantar com personagens no Hollywood & Vine especial de Natal
O jantar com personagens no Hollywood & Vine também entra no clima Natalino

Animal Kingdom

Esse parque não entrava tanto no clima de Natal quanto os outros, e em 2020 terá uma celebração mais simples, com decoração pelo parque todo, inclusive em Pandora, barquinhos temáticos passando pelos rios do parque, incluindo uma versão festiva da Donald’s Dino Bash com o Tico e Teco.  

Falando da versão de 2019, ela trouxe várias celebrações especiais a partir de 8 de Novembro. Na Discovery Island tiveram diversos artistas com bonecos animados, e decoração especial com ornamentos temáticos. Na Dinoland USA foi possível encontrar os personagens da Donald Dino Bash com roupinhas especiais, e na Asia a celebração do Diwali, festival de luzes da Índia. Na África, performances com música especial, e em Pandora drinks e decoração no Pangu Pangu.

Além disso, o show de luzes e projeções Tree of Life Awakenings teve uma temática especial de inverno e de festividades de final de ano.

Foto do show de luzes da Árvore da Vida com temática especial de final de ano
Show de luzes da Árvore da Vida terá temática especial de final de ano

Natal no Disney Springs

Christmas Tree Trail

Uma trilha de 27 árvores de Natal fica exposta por todo o espaço. Em 2020 são menos árvores e mais espalhadas para evitar aglomeração.

Para se ter uma ideia, as árvores dos anos anteriores tiveram temas como:

  • Star Wars
  • Mickey e Minnie Mouse
  • Vilões da Disney
  • Moana
  • Bela e a Fera
  • Pequena Sereia
  • Cinderela
  • A Princesa e o Sapo
  • Alice no País das Maravilhas
  • Frozen
  • The Jungle Book (Mogli)
  • Mulan
  • 101 Dalmatians
  • Enrolados
  • Mary Poppins
  • Muppets

Holiday Scavanger Hunt

Caça ao tesouro em que você pega um livreto (gratuito!) contendo um guia e o mapinha de localidades participantes. Você vai procurando o tesouro em cada uma delas e ganhando uma adesivo em cada local. Ao completar tudo no final, tem direito a trocar por um presentinho.

Café da manhã com o Papai Noel no T-Rex (SUSPENSO)

O restaurante T-Rex ofereia um café da manhã especial com o Papai Noel. O preço ficava entre $20.50 para crianças e $32 para adultos (taxas e gorjeta não inclusos). O cardápio contava com itens clássicos de café da manhã americano como omelete, torradas, waffle, bacon, salsichas entre outros. Não vai acontecer em 2020.

Encontro com o Papai Noel (SUSPENSO)

O Papai Noel também encontrava para tirar fotos no Disney Springs, no Marketplace. Em 2020, ele apenas passará de barco acenando para os visitantes.

Decorações de Natal pelo complexo

Eu sei que você precisa ser meio louco por Natal para querer fazer isso, mas se tiver tempo, visite a decoração de alguns dos hotéis da Disney. São incrivelmente lindas!

Entre os destaques está a casa de pão de gengibre (gingerbread) de quase 5 metros de altura e assada com cerca de 475 quilos de mel no Disney’s Grand Floridian Resort. Dá pra entrar nela e tudo o mais! Além disso, a árvore de Natal do Grand Floridian é uma das mais impressionantes que eu já vi, mas em 2020 as casas de Gingerbread não estarão disponíveis.

Outra decoração interessante é o carrossel do Disney Beach Club, montado de gingerbread, com pôneis de chocolate, flores artesanais e retratos de personagens Disney pintados à mão, que também não está disponível em 2020.

Foto do carrossel de gingerbread do hotel Beach Club
Que coisa fofa!!!

Mais próximo do Natal mesmo, o pessoal que usa a área de camping do Fort Wilderness também costuma levar sua decoração própria para enfeitar o local. Fica muito legal! Isso só para citar alguns exemplos mas tem muitas outras decorações pelos hotéis que não muito bonitas.

Tours de Natal da Disney (SUSPENSOS)

A Disney oferece uma série de tours com os mais diversos temas, desde passagem pelo seus bastidores, até andar pela área do Safari ou conhecer mais sobre a história do Walt Disney.

As opções são muitas e estão todas descritas em uma outra matéria que já fizemos (e você encontra aqui), mas como o assunto de hoje é Natal, sempre vale lembrar que entre as opções de tours, a Disney geralmente oferece duas opções de passeios especiais para esta época do ano.

Os tours estão suspensos em 2020, mas geralmente eram oferecidos os seguintes:

Disney’s Holiday D-Lights (sazonal)

Local: Passa por diversos pontos dentro do complexo Disney.

Duração: 5 horas

Descrição: Este tour explica toda a organização por trás dos principais eventos natalinos da Disney que são: o Candlelight Processional (Epcot) e a cerimônia de iluminação do Castelo da Cinderella (Magic Kingdom). Além disso, durante o tour você tem a oportunidade de passar por partes dos bastidores da Disney e conversar com funcionários que fazem parte das equipes de decoração e de eventos natalinos nos hotéis do complexo. Está incluído também um jantar no Whispering Canyon Café, no Wilderness Lodge.

Preço: US$289,00

Restrições: Para participar deste tour é preciso ter 16 anos ou mais e você não precisa de ingresso de admissão nos parques. Lembrando que por ser um tour de Natal, ele acontece apenas em datas selecionadas de novembro e dezembro.

Nossa opinião: É um tour bem caro se você parar para pensar que todos os eventos natalinos que você assiste já são “gratuitos” (ou mais corretamente, inclusos nos ingressos normais). O valor que você paga é puramente para ver como a Disney orquestra todos estes eventos de final de ano. Acho que é um tour bem legal para pessoas “Disney Nerd” (como eu)  ou para aqueles que são obcecados pelas comemorações natalinas (como o Fe).

Disney’s Yuletide Fantasy (sazonal)

Local: Passa por diversos pontos dentro do complexo Disney.

Duração: 3 horas

Descrição: Mais um tour sobre as festividades de Natal que assim como o anterior, também passa pelos eventos natalinos mais importantes da Disney e pelos bastidores. Neste tour você aprende sobre tradições natalinas de diversas culturas (representadas no World Showcase, do Epcot), descobre como a Disney monta toda a decoração para essa época do ano e aproveita o melhor do clima natalino dos parques.

Preço: US$149,00

Restrições: Para participar deste tour é preciso ter 16 anos ou mais e você não precisa de ingresso de admissão nos parques. Lembrando que por ser um tour de Natal, ele acontece apenas em datas selecionadas de novembro e dezembro.

Nossa opinião: Acho que este tour é uma versão menos detalhada e, em muitos sentidos, melhor que o Holiday D-Lights como alternativa de tour de natal. Digo isso pois acho que os temas abordados são mais interessantes para a maioria das pessoal, o preço é mais justo e a duração é mais leve – isso tudo sem deixar de aproveitar todo aquele clima gostoso que envolve os parques no Natal. Acho que medindo a relação custo benefício, este tour é mais negócio para a maioria das famílias.

Lojas de decoração de Natal no Magic Kingdom e no Disney Springs

Essas lojas estão abertas o ano inteiro vendendo produtos natalinos, mas acho que vale destacá-las neste post, pois pode fazer mais sentido fazer esse tipo de compra nessa época do ano. Mas até aí, quem sou eu para falar do que pode fazer mais sentido? Eu mesma sai com a sacola cheia de decoração de Natal em pleno mês de Maio, então não há julgamentos aqui, ok?

Foto de um enfeite de Natal em uma loja da Disney, uma guirlanda em formato de Mickey
Você nem precisa ir em época de Natal para poder comprar enfeites como esse. Eles são encontrados durante o ano todo!

Bom, estes são só alguns dos principais acontecimentos natalinos da Disney que a gente queria destacar para vocês. Um simples passeio por qualquer um dos parques é o suficiente para ver que existe muito mais de Natal para ser explorado no complexo do que se imagina.  A minha principal dica é: entre no clima de Natal e aproveite tudo que os parques preparam com tanto capricho para esta época do ano!

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!