Parques

Fastpass: como usar o fura filas da Disney

ATENÇÃO: Desde Janeiro de 2014 a Disney implementou um novo sistema chamado Fastpass+. Clique aqui para saber tudo sobre ele.

Como funciona o Fastpass?
Criado em 1997, ele é um sistema GRATUITO de filas menores, com horário agendado, disponível para as atrações mais concorridas do parque. Com ele em mãos, você tem acesso a uma fila alternativa para entrar em um brinquedo, e o tempo de espera em geral dura menos de 20 minutos. É evidente que em tempos de parques abarrotados (leia-se verão americano e Natal/ano novo), esse tempo vai ser bem maior.

fastpass-disney-fura-fila

Para usar o fastpass, é muito simples e você tem que fazer o seguinte:
1. Com seu ingresso do parque em mãos, dirija-se a uma das estações de distribuição localizadas na entrada ou lateral de cada atração. Procure pela placa “Fastpass Distribution”.
2. Na parte superior das máquinas de Fastpass (veja foto no fim da matéria), insira o seu ingresso. Logo depois ela vai “cuspir” o seu ingresso na mesma entrada, e na canaleta de baixo, sairá um Fastpass. Não se esqueça de retirar os dois!
3. No Fastpass, estará escrito a janela de horário que você deverá voltar a atrações. Esse horário deve ser respeitado e se você chegar um minuto depois dele, não vai poder entrar na fila. Antigamente a Disney até fazia um pouco de vista grossa, mas desde o ano passado ela começou a ficar muito rigorosa com isso.
4. Chegando no horário indicado no cartão, você entra na fila exclusiva para quem tem Fast pass, chamada de “Fastpass Return”. Na entrada, um funcionário da Disney irá conferir o seu cartão e te deixar entrar.
5. Aproveite que vai cortar a fila, e seja educado não rindo das pessoas que estão na fila demorada ao lado 🙂 hehe

fastpass-explicado

Dicas importantes para aproveitar melhor o fura filas:
– Você pode pegar vários Fastpass por dia, mas respeitando as regras impressas nele. No seu cartão, virá no rodapé o horário em que um novo Fastpass estará disponível. Se você tentar retirar um Fastpass antes desse limite, a máquina irá imprimir um cartão dizendo que você não pode tirar um outro Fastpass até o horário determinado.
– Se a fila normal, chamada de “Stand by” nas placas, estiver com menos de 30 minutos de espera, talvez valha a pena entrar nela e não gastar um Fastpass. Deixe este recurso para usar nas atrações MUITO concorridas (listei todas abaixo).
– O Fastpass vale somente para o dia em que você o pegou. Não adianta tentar usar em outro dia.
– Para cada integrante da sua família, você pode pegar 1 Fastpass por vez, utilizando o ingresso da pessoa. No entanto, se alguém do seu grupo não quiser ir na atração mas quiser te dar o Fastpass, não tem problema. O Fastpass não é nominal.
– Crianças com até 3 anos que não pagaram ingresso para o parque, não tem direito ao Fastpass, mas podem entrar no colo dos pais/responsáveis, que por sua vez podem ter seus Fastpass em mão.

Local para você pegar o Fastpass e os horários para voltar na atração

Local para você pegar o Fastpass e os horários para voltar na atração

Atrações com Fastpass
Não são todas as atrações que possuem o sistema Fastpass, portanto a Disney procura implementar somente naquelas que ficam mais concorridas, principalmente nos períodos de alta temporada. É evidente que nos meses de verão e nos feriados, os parques ficam muito cheios e é difícil não pegar as filas, mas algumas atrações ficam tão impossíveis, que sem Fastpass você correria o risco de ficar o dia inteiro na fila. O Soarin’ do Epoct e o Toy Story Mania do Hollywood Studios, chegam rapidinho a 6 horas de fila nessas épocas. Para facilitar,  eu marquei abaixo, as atrações com Fastpass de acordo com a sua probabilidade de formar filas longas: baixa, média, alta e extremamente alta necessidade de usar um Fastpass.

Magic Kingdom:
Barnstormer starring the Great Goofini (Necessidade de FP: baixa)
Big Thunder Mountain Railroad (Necessidade de FP: alta)
Buzz Lightyear’s Space Ranger Spin (Necessidade de FP: média)
Dumbo the Flying Elephant (Necessidade de FP: média)
Jungle Cruise (Necessidade de FP: média)
The Many Adventures of Winnie the Pooh (Necessidade de FP: baixa)
Peter Pan’s Flight (Necessidade de FP: alta)
Space Mountain (Necessidade de FP: alta)
Splash Mountain (Necessidade de FP: extremamente alta no verão / baixa no inverno)
Under the Sea: Journey of the Little Mermaid (Necessidade de FP: alta)

Epcot:
Captain EO starring Michael Jackson (Necessidade de FP: baixa)
Living with the Land (Necessidade de FP: baixa)
Maelstrom (Necessidade de FP: baixa)
Mission: SPACE Pavilion (Necessidade de FP: média)
Soarin’ (Necessidade de FP: extremamente alta)
Test Track (Necessidade de FP: alta)

Disney’s Hollywood Studios:
Rock ’n’ Roller Coaster Starring Aerosmith (Necessidade de FP: alta)
Star Tours – The Adventures Continue (Necessidade de FP: média)
Toy Story Mania! (Necessidade de FP: extremamente alta)
The Twilight Zone Tower of Terror (Necessidade de FP: alta)

Disney’s Animal Kingdom:
Dinosaur (Necessidade de FP: média)
Expedition Everest (Necessidade de FP: alta)
Kali River Rapids (Necessidade de FP: alta no verão / baixa no inverno)
Kilimanjaro Safaris (Necessidade de FP: alta)
Primeval Whirl (Necessidade de FP: baixa)

Novidade: Fastpass+
A Disney está testando um novo sistema de Fastpass, em que cada pessoa pode reservar 3-4 Fastpass para o dia seguinte usando o site/app My Disney Experience. Como ele ainda está em testes, não temos mais informações sobre como ele vai funcionar ou quando vai ser aberto. Mas assim que tivermos mais informações, irei colocar aqui nessa matéria.

Máquina para retirar o Fastpass. Coloque o ingresso em cima e retire o cartão embaixo.

Máquina para retirar o Fastpass. Coloque o ingresso em cima e retire o cartão embaixo.

Outra opção para furar filas: single rider
Para os mais desapegados e radicais, a Disney oferece a opção de “single riders” em três atrações bem concorridas: Test Track no Epcot, Expedition Everest no Animal Kingdom e Rock’n’Roller Coaster no Hollywood Studios. Isso significa que você pega uma fila diferente e vai na atração sozinho. Como funciona: nos casos em que uma família de 3 pessoas vai entrar em um brinquedo em que só cabem 2 por carrinho (ou 4, por exemplo) eles completam com uma pessoa da fila do “single riders”. Isso significa que se você entrar nessa fila, o tempo de espera vai ser MUITO PEQUENO, mas você não vai andar junto com ninguém do seu grupo.

Fila para retirar Fastpass do Toy Sotory Mania. No começo até tinha a opção de signle riders, mas hoje o Fastpass é a única maneira de escapar da fila gigante

Fila para retirar Fastpass do Toy Sotory Mania. No começo até tinha a opção de signle riders, mas hoje o Fastpass é a única maneira de escapar da fila gigante

Sobre o Express, o Fastpass da Universal
A Universal (Islands of Adventure e Universal Studios) também tem o seu próprio sistema de fura fila, chamado de Universal Express, a diferença é que ele é pago. Por um valor que começa em $19,99, você tem direito a um cartão que te dá acesso a fila alternativa em algumas atrações, nas mais concorridas é claro. Para utilizar nos dois parques, você pagará $35.99, na última vez que eu olhei.
Como já disse nos roteiros dos dois parques, não acho necessário comprar o Express na maior parte do ano já que as filas são quase sempre inferiores a 30 minutos, mas se você está planejando ir para lá entre o Natal e o Ano Novo, pode valer a pena sim. Eu mesmo nunca usei o Express por que não precisei, então não tenho muito a dizer. Ah, e lá muitas atrações possuem filas de Single Riders também.

Espero que aproveitem os parques e cortem as filas!

O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.