VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Fim de ano em Orlando: dicas essenciais para economizar tempo e dinheiro

Planejamento ajuda em qualquer viagem, mas nesse período entre o Natal e o Ano Novo ele pode significar a diferença entre você conseguir aproveitar a viagem ou torná-la um pesadelo. Sério! Quem conhece o blog sabe que eu detesto sensacionalismo e se estou falando dessa forma tão dramática, é porque o fim de ano em Orlando é no mínimo complicado. 

Se você vai viajar nessa época, o primeiro passo é respirar fundo, ter consciência de que é um período extremamente lotado e se planejar para aproveitar mesmo assim. Dá para aproveitar mesmo assim! E pra te ajudar com isso, separei aqui as dicas que considero mais essenciais para você conseguir curtir muito, economizando tempo e dinheiro. 

Foto do castelo da Cinderela em um dia de céu bem azul.
Os parques são incríveis em qualquer época, mas o fim do ano exige um planejamento especial

Esse post tem o apoio da Nomad!

Faça uma programação estratégica

Nem todo mundo vai conseguir muita margem de manobra aqui, mas dependendo do tempo de viagem, você pode conseguir evitar o pior da lotação fazendo escolhas estratégicas dia a dia. A lotação é mais complicada entre o Natal e o Ano Novo, especialmente nos parques principais (os 4 da Disney os 2 da Universal).

Se você tiver mais dias e mais parques que pretende conhecer, vale tentar ao máximo montar sua programação para fugir dos parques mais populares nos dias mais cheios. Também sempre vale lembrar que depois do Natal, normalmente os outlets ficam com bons descontos. Pra quem vai ter uma viagem mais longa, pode ser uma boa aproveitar parte dessa semana entre Natal e Ano Novo pras compras e parques menos cheios (como Legoland, Busch Gardens e Sea World) e voltar pros parques mais tradicionais depois, quando eles ficam um pouco menos cheios. 

Foto da entrada da Legoland, com várias peças de legos em cores primárias formando o nome do parque. Essa é uma boa opção para o fim de ano.
Os parques menos tradicionais costumam ser menos cheios nessa época!

Conheça os seus recursos, pois você pode precisar usá-los

Goste ou não, o celular é uma ferramenta muito importante no dia de parque atualmente, tanto para acompanhar filas, fazer reservas e também para evitar esperas desnecessárias. Nesse sentido, o Mobile Order (ou seja, a opção de fazer seu pedido em um restaurante fast-food pelo celular) é uma ferramenta super importante e em alguns momentos, não é nem opcional! Eu já gosto MUITO do Mobile Order pelo tempo que a gente deixa de gastar nas filas, mas mesmo pra quem é mais tradicional e prefere fazer o seu pedido no restaurante normalmente, conhecer o Mobile Order é importantíssimo. Nos dias mais cheios, já vimos alguns restaurantes da Disney só aceitando a entrada de pessoas que já tinham feito o pedido pelo celular, sem dar a opção de pedir no caixa. É muito provável que isso volte a acontecer em alguns pontos nessa época de altíssima temporada do fim de ano, então esteja preparado. 

Não vou nem entrar no mérito se isso é certo ou não (eu acho um absurdo), mas é a realidade, então mesmo para quem não se sente tão confortável em ficar mexendo no celular, vale entender bem como funciona o Mobile Order na Disney e na Universal.

Uma dica para economizar mais tempo e evitar surpresas na programação: nos dias mais cheios, se você deixar pra fazer o seu pedido no celular na hora que planeja comer, pode ser só tenha horário disponível para bem mais tarde ou até que os horários disponíveis tenham esgotado. Mesmo no celular, existe um limite de capacidade de atendimento. Para ter flexibilidade de escolha, minha dica é aproveitar um momento que você esteja de bobeira em uma fila maior pela manhã e já fazer o seu pedido, agendando para o horário que você planeja comer. Se você quiser e tiver disponibilidade, você vai poder alterar este horário depois, mas assim você já se garante se os intervalos de tempo para fazer o pedido começarem a esgotar. Sei que é uma solução pouco espontânea, mas esses dias mais cheios deixam pouco espaço para espontaneidade mesmo. 

Foto de uma placa azul com texto do Mobile Order e ícone de um celular. O Mobile Order é essencial no fim de ano e em épocas cheias.
O Mobile Order acaba se tornando essencial nessa época do ano

Dica para economizar em todas as despesas

Tanto quando você for pedir o mobile order, fazer compras ou comprar o Genie+, dá para economizar e evitar gastar com o IOF em cada uma dessas despesas, usando uma conta digital como a da Nomad. 

Pra quem não conhece, a Nomad é uma conta internacional digital que tem um IOF menor do que o do cartão de crédito e te permite comprar dólar com uma cotação mais vantajosa, a do dólar comercial. Você economiza na compra do dólar e evita outros gastos com IOF depois, então acaba economizando em duas frentes (e até pode usar essa economia para investir em formas de evitar filas ou comprar algo que queira para curtir mais a viagem). A gente já fez um post aqui no blog explicando sobre contas digitais internacionais e a Nomad, que é nossa parceira no blog já há um bom tempo, tem cupom especial para quem segue o VPD e quiser abrir sua conta.

Usando o código VPDORLANDO no momento da abertura da conta (que pode ser feita clicando aqui), você recebe 2% de cashback na primeira remessa feita até 15 dias depois da aplicação do cupom. O valor máximo de cashback é de US$20!

A escolha do hotel também importa

Alguns hotéis tem benefícios que podem te ajudar muito a aproveitar mais os parques, especialmente nesses dias lotados. Os hotéis da Disney e alguns parceiros, te dão o benefício de entrar no parque antes dos outros visitantes, alguns hotéis da Universal te dão acesso ao Express Pass para todos os dias da sua estadia. Talvez seja tarde para pensar em escolher um hotel novo para o seu fim de ano, mas conheça os benefícios do hotel que você escolheu e tire o melhor proveito disso. 

Não deixe de conhecer os benefícios do hotel onde você vai se hospedar

Chegue ainda mais cedo

Chegar cedo sempre ajuda DEMAIS e é a dica que eu mais repito e que acho mais útil em qualquer época do ano, mas o que significa chegar cedo no fim de ano é bem diferente de outras épocas. Resumindo, chegar cedo é sempre mais desafiador nessa época porque tudo tem mais fila, inclusive os ônibus para os parques, os restaurantes pro café da manhã, a fila do estacionamento e para passar na segurança. Não chegue nunca em cima da hora da abertura do parque pra você, pois você deve acabar entrando muito depois do planejado. O ideal mesmo é tentar chegar no parque mais de uma hora antes da abertura pra você. Se você tiver direito a Early Theme Park Entry, considere pelo menos uma hora antes do início desse benefício. Sim, é cansativo começar o dia tão cedo mas a diferença no aproveitamento é gigantesca, pode apostar. 

Chegar cedo faz toda a diferença pra conseguir curtir mais atrações com filas mais aceitáveis

O Genie+ vale a pena no fim de ano?

Pode parecer estranho falar do Genie+ em um post sobre economia, mas ele pode ser sim uma economia de tempo e te fazer aproveitar mais pelo valor investido nos ingressos, então acho importante falar sobre ele aqui também. Vale a pena investir no Genie+ no fim de ano?

Depende muito, especialmente da sua expectativa. Enquanto o Genie+ pode te ajudar a passar praticamente sem fila em várias atrações em muitas épocas do ano, a realidade aqui vai ser um pouco diferente.

  • Mesmo usando o Genie+, as atrações devem ter algum nível de fila. 
  • Como muita gente deve comprar este recurso, não espere conseguir reservas para um número muito grande de atrações. 
  • Se você bobear com os primeiros agendamentos do dia, o Genie+ provavelmente não vai valer a pena. Começar a agendar o Genie+ cedo é essencial sempre e ainda mais importante em épocas de grande lotação. Veja aqui dicas do que priorizar no agendamento do Genie+.

Entenda o que é mais importante pra você e foque nas filas que valem a pena

Não tem jeito, nessa época é melhor já aceitar que vai ter muita fila pra tudo e não deixar isso de abater ou te impedir de curtir suas férias. Para aproveitar mais, o importante mesmo é saber separar quais filas valem a pena e quais não. Quais filas são essenciais e quais você pode contornar de outro jeito. 

Falando de escolher as filas que valem a pena, estudar o roteiro para saber o que esperar de cada atração ajuda demais. Nada pior do que perder um tempo super precioso e escasso em uma fila para chegar a conclusão que a atração não era bem o que você esperava. Quanta gente já pegou a fila do Na’vi River Journey no Animal Kingdom e só depois percebeu que era a fila errada e que na verdade queria ter ido no Flight of Passage? Em dias cheios assim, ninguém tem tempo a perder na fila errada ou em fila para atração mais ou menos, né? 

Conheça as atrações pra decidir quais filas valem a pena mesmo!

Por isso acho que vale DEMAIS estudar um pouquinho os parques e separar o que é mais importante para você e para o seu grupo. Nos nossos roteiros, a gente sempre busca explicar a proposta de cada atração sem estragar a surpresa, e também damos a nossa opinião do que é imperdível, do que vale se tiver tempo e o que realmente não vale a pena. Se quiser ver para fazer as suas escolhas, é só clicar aqui

Falando de filas que você pode contornar de outro jeito, são situações mais específicas. Por exemplo, em vez de enfrentar uma fila gigante pra tirar foto com o Mickey, será que você não prefere marcar um café com personagens com a presença dele e tirar a foto do conforto da sua mesa, esperando o Mickey ir até você? É claro que essa é uma opção mais cara, mas para quem tem um orçamento mais flexível, pode valer o investimento considerando o tempo que te libera para aproveitar outras coisas no parque. Ou ainda, em vez ver o Mickey no Magic Kingdom, porque não tentar encontrar com ele no Epcot ou no Animal Kingdom com filas um pouco mais tragáveis? Questione quais filas são necessárias mesmo e quais você consegue ter o mesmo benefício de outra forma e você pode liberar um tempo precioso do seu dia. 

Foto do Mickey Mouse em frente a uma cortina azul. Os encontros com personagens tem filas longas no fim de ano.
O encontro com o Mickey no Epcot costuma ter filas menores do que no Magic Kingdom e é tão legal quanto!

Mais dicas para os dias de parques cheios no fim de ano

Essas dicas que eu dei aí em cima são especialmente pensando na dinâmica dos parques durante a temporada de fim de ano, mas eu já fiz um outro posts com dicas para dias lotados que podem te ajudar demais. Ele é bem curtinho e acho que pode ser muito útil para qualquer viagem no fim do ano. Para ver mais, é só clicar aqui.

Foto da montanha-russa do Slinky, com trilhos vermelhos. o céu está azul e há árvores ao redor.
Mesmo com a lotação, o importante é encarar com bom humor e não deixar de aproveitar

E a principal dica que dou lá, vou repetir aqui: no fundo, viajar em uma época tão cheia pode não ser a condição ideal para curtir melhor os parques, mas se este é o cenário da sua viagem, agora é sua escolha aproveitar mesmo assim ou deixar coisas que estão fora do seu controle acabarem com a sua viagem. Tem um lado também que é como a gente decide encarar as coisas e decidir encarar os parques cheios com leveza e curtir o que for possível, acaba sendo a melhor forma de conseguir aproveitar mesmo. 

Espero que essas dicas te ajudem e que você consiga aproveitar demais o seu fim de ano em um lugar tão especial como Orlando!