VPD Orlando - Vai Pra Disney
03 maio, 2021

Flórida não está mais pedindo comprovante de residência para vacinação

Segundo o departamento de Orange County, desde o dia 29 de abril o estado da Flórida não está mais solicitando um comprovante de residência para a vacinação contra COVID-19.

A informação consta no FAQ da página oficial do governo, mas tem alguns detalhes importantes a serem atentados.

Apesar de não pedirem mais o comprovante de residência, as vacinas ainda são destinadas apenas para um determinado grupo de pessoas. São eles:

  • Residentes da Flórida
  • Não-residentes que “fornecem bens e serviços na Flórida”.

Na hora da vacinação, todo mundo ainda vai ser questionado verbalmente se é residente ou se está no estado fornecendo bens ou serviços.

Informação no FAQ do departamento de saúde informando os requisitos para tomar a vacina
Informação no FAQ do departamento de saúde informando os requisitos para tomar a vacina

Além de responder à pergunta, é preciso apresentar uma forma oficial de documento de identificação, como o passaporte.

Isso significa que está liberada a vacinação de turistas brasileiros? Oficialmente não, já que turistas não se enquadram em nenhum dos dois grupos que falei ali em cima. O objetivo dessa medida é expandir a vacinação para residentes sem documentação regularizada, que podiam acabar excluídos da vacinação. Além disso, a entrada de turistas que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias segue impedida nos EUA.

O governador DeSantis também suspendeu as ordens executivas que colocaram a Flórida em estado de emergência, o que derruba também as regulamentações locais dos condados a respeito da obrigatoriedade do uso de máscaras. Ainda assim, o CDC (departamento de controle de doenças dos EUA) continua recomendando o uso de máscaras e medidas de segurança em parques temáticos, e tanto a Disney e a Universal seguem com obrigatoriedade de uso de máscaras mesmo para visitantes vacinados.

Atualmente, os adultos maiores de 16 anos são elegíveis para a vacina na Flórida, e a gente contou mais sobre o andamento da campanha de vacinação aqui e no vídeo abaixo: