VPD Orlando - Vai Pra Disney
30 abril, 2020

Governador da Flórida anuncia data do início da Fase 1 de reabertura

O governador da Flórida anunciou ontem as diretrizes de quando o estado vai iniciar a Fase 1 do Plano de Reabertura Econômica divulgado pelo presidente Trump, como contamos aqui.

A Fase 1 é a primeira de 3 etapas graduais para a reabertura de estabelecimentos comerciais e públicos dos EUA, e na Flórida ela vai começar já na segunda feira, dia 4 de Maio.

Imagem anunciando a conferência de imprensa sobre a reabertura da Flórida. A imagem tem um fundo azul-claro e o texto "Press conference. Safe. Smart. Step-by-step. Plan for Florida's Recovery"

As recomendações podem valer para quase todo o estado, excluindo os condados Miami-Dade, Palm Beach, Broward, que concentram o maior número de casos de COVID-19 e ocupação hospitalar.

Explicamos em mais detalhes sobre o plano aqui nessa outra matéria, e no caso da Flórida essa primeira fase terá algumas adaptações da recomendação federal. Agora, as lojas e restaurantes podem voltar a reabrir com algumas restrições:

Restaurantes:

  • Podem operar com áreas externas, respeitando 1.80m de distancia entre as mesas
  • Áreas internas 25% da capacidade de visitantes

Lojas e comércio:

  • Só podem operar com 25% da capacidade de visitantes

Continuam fechados nessa fase: escolas, cinemas, arenas de esporte, bares, academias e serviços pessoais como salão de beleza.

Imagem divulgada na conferência de imprensa sobre a reabertura da Flórida, indicando quais serão os estabelecimentos a abrir ou não.

Além disso, seguem em vigor as outras diretrizes do governo americano:

  • Indivíduos do grupo de risco (com condições pré-existentes ou mais de 65 anos) devem evitar ao máximo sair de casa
  • Todos devem manter o distanciamento físico em público
  • Evitar socializar em grupos de 10 ou mais pessoas
  • Uso de máscaras para quem tiver interações cara-a-cara e não puder manter a distância

O governador disse ainda que espera que cada fase dure apenas semanas, e não meses. Para passar para a Fase 2 e reabrir ainda mais os estabelecimentos, é preciso cumprir alguns requisitos como queda na curva de novos casos, hospitalizações e % de testagem positiva por pelo menos 14 dias.

Ou seja, no melhor dos cenários a Fase 1 deve durar pelo menos 2 semanas, e caso os índices estejam todos favoráveis, poderá avançar para a próxima etapa. Por isso, ainda não foi anunciada uma data exata para quando isso vai acontecer, vai depender de como a situação evolui.

Imagem divulgada na conferência de imprensa sobre a reabertura da Flórida falando dos critérios estabelecidos para a reabertura no Plano Federal
Critérios do Plano Federal para avançar para a próxima fase

Como já era esperado, nessa Fase 1 ainda não entram os parques temáticos, e os shoppings e outlets também ainda não anunciaram uma data oficial de reabertura. Ainda é cedo para determinar quando isso vai acontecer, e as empresas tem sua própria autonomia para determinar datas e processos de reabertura da forma como acharem mais segura.

Dentre alguns pontos polêmicos da divulgação, o governador mencionou que o maior obstáculo para a reabertura é o medo e a histeria. Isso causou reações negativas, já que especialistas vêem o risco da retransmissão, aumento da mortalidade e sobrecarregamento do sistema de saúde como os principais obstáculos para qualquer processo de reabertura.

Foto do governador da Flórida, Ron DeSantis, em uma coletiva de imprensa
Governador DeSantis, da Flórida

Além disso, o prefeito de Orange County (condado de Orlando), anunciou hoje que está considerando uma abertura mais lenta para a região, e que não necessariamente irá seguir as recomendações e datas do estado. Ainda hoje ele deve comentar o plano da Flórida, e na sexta irá apresentar o plano de reabertura para o condado.

Conforme forem saindo mais novidades a gente vai trazendo aqui no VPD, e para ver os protocolos de operação para reabertura que foram divulgados essa semana pelo comitê do Orange County, clique aqui.