Preparativos

Guia para se comunicar no exterior

Viajar com a família ou com um grupo de amigos para Orlando é uma delícia, mas sempre aparece a dúvida: como posso me comunicar com eles na hora das compras ou quando decidirmos nos separar dentro do parques? E como faço para falar com quem ficou no Brasil?

Hoje vamos falar das vantagens e desvantagens de algumas maneiras que você pode usar para falar com as pessoas na sua viagem à Disney.

Celular pré-pago americano / Chip americano

A compra de um celular pré-pago nos EUA é uma opção que já usamos muitas vezes e uma das nossas preferidas. Em diversos supermercados e farmácias, você encontra com muita facilidades celulares e chips pré-pagos para comprar e ativar. Com ele você cria um número de celular nos EUA para cada pessoa, e todos se falam ilimitadamente por um preço bem baixo.

Existem diversas operadoras: AT&T, T-Mobile e Verizon são as principais. Eu mesmo sempre usei os modelos da AT&T ou da T-Mobile, nos planos pré-pagos que incluem pacotes de dados, ligações e mensagens ilimitadas para outros celulares da mesma operadora.

É possível também comprar chip americano pré pago nos aeroportos de Orlando e Miami, geralmente nas lojas InMotion. Passe no balcão de informações para confirmar onde encontrar, e lembre-se que lá eles não chamam de chip, e sim de SIM Card 🙂

Nos supermercados, farmácias e nas lojas das operadoras, você encontra também aparelhos simples já com o chip por preços que começam a partir de 35 dólares.

Depois de comprado o chip, basta seguir as instruções na embalagem para registrar a nova linha.

Internet ilimitada com o chip comprado em um supermercado de Orlando

Internet ilimitada com o chip comprado em um supermercado de Orlando

Em geral as instruções são bem simples: você vai ter que ligar para um número e digitar o CEP (chamado de ZIP code) do seu endereço em Orlando. É só usar o do seu hotel, ou o famoso 32821, o ZIP code de Lake Buena Vista e dos parques da Disney. Depois de alguns minutos você recebe um SMS com o número da sua linha e é só distribuir pra todo mundo.

Ah, e vale dizer que os aparelhos que você compra nos EUA em geral vêm bloqueados para a operadora e para usar no Brasil, você vai ter que dar um jeito de desbloquear – por isso é importante pedir um aparelho desbloqueado na hora de comprar um iPhone nos EUA, como explicamos aqui.

Já os chips, podem ser usados normalmente em aparelhos de celular do Brasil, basta trocar quando chegar lá.

Vantagens

  • Uso de celular comum, só que com um número americano. Faz ligações e manda mensagens (SMS).
  • Dependendo da duração da viagem e da quantidade de pessoas, pode ser mais barato do que comprar vários Walk Talks, como muitos turistas ainda fazem.
  • A qualidade da ligação é muito melhor e ninguém ao redor fica ouvindo a sua conversa.
  • Funciona a qualquer distância, podendo ser usado em qualquer lugar a qualquer hora (menos no cinema e nas atrações silenciosas hein! hehe).
  • Usando o chip em um smartphone e ativando um plano de dados nele, você consegue atualizar seu Facebook, seu Instagram, ler emails e usar o Whatsapp em qualquer lugar durante toda a viagem.

Desvantagens

  • Algumas pessoas podem achar um pouco difícil ativar o telefone, pois o processo é sempre todo em inglês ou espanhol. Dica: se você não fala muito bem inglês, pode comprar o seu aparelho/chip na BestBuy e pedir para os vendedores brasileiros te ajudarem a ativa-lo na loja mesmo). Se optar por comprar da T-Mobile, as lojas da operadora no Florida Mall e no Mall at Millenia, também tem atendentes brasileiros que fazem a ativação por você
  • Ligar para o Brasil não é nem prático nem barato. Se tiver internet 3G/4G, dá pra usar o Skype, Whatsapp, Hangouts ou o Duo.
  • Se quiser manter o telefone do Brasil ligado, terá que andar com dois celulares ou ter um aparelho que aceita dois chips (Dual SIM).

Chip de ligações internacional

Existem diversas marcas de chips no mercado. As que vendem no aeroporto (pelo menos em Guarulhos) são extremamente caras por isso sempre evitei essa opção. Como alternativa, acabamos sempre usando os chips da EasySim4U ou da America Net Mobile. O da EasySim 4U acaba saindo mais em conta e por $37 você já tem um excelente plano de dados que te permite usar Whatsapp, Facebook, Instagram, Waze e por aí vai.

Você faz a compra do chip pela internet e escolhe um dos planos disponíveis. Todos os planos possuem internet 3G, ligações ilimitadas para celulares e fixos nos EUA além de telefones fixos no Brasil. Cada plano também possui uma cota de minutos para ligar para celulares no Brasil (quanto mais minutos, mais caro é o plano) e uma cota de dados (opções de 1GB, 2GB, 5GB e 10Gb) e depois de utilizar a cota de dados você pode comprar outro pacote para continuar navegando.

Uma diferença da America Net Mobile é que cada chip é atrelado a um número de telefone fixo no Brasil, para que seus amigos e familiares, possam te ligar sem que você nem eles paguem nada a mais por isso. Ligou pro fixo do Brasil, toca o seu celular lá nos EUA. Como vocês sabem só indicamos produtos, serviços e sites que já testamos, gostamos e queremos dividir com todos. Quem quiser verificar os planos da America Net e comprar um chip, pode clicar aqui.

Existem outras opções de empresas e marcas que oferecem esse chips, mas a andamos usando ultimamente é a EasySim 4U e por isso não vou recomendar aqui, empresas que nunca testei e não sei se são boas e confiáveis.

Não se esqueça de ver certinho o tamanho do chip do seu aparelho antes de comprar!

Não se esqueça de ver certinho o tamanho do chip do seu aparelho antes de comprar!

Vantagens

  • Uso do seu próprio celular para fazer as ligações, mandar mensagens e acessar a internet.
  • Fala de qualquer lugar, não precisando estar fisicamente próximo das outras pessoas.
  • Um preço fixo e controlado para usar o celular.
  • Não ter que lidar com o atendimento em inglês das operadoras americanas.

Desvantagens

  • Para ligações, o preço pode ser mais caro do que comprando um cartão telefônico, mas você tem a praticidade de não ter que ficar procurando um telefone público.
  • Se quiser manter o telefone do Brasil ligado, terá que andar com dois celulares ou ter um aparelho que aceita dois chips (Dual SIM).

Roaming internacional (Celular brasileiro)

Usar o seu celular do Brasil nos EUA pode acabar saindo bem caro, mas é sempre uma opção para uma emergência. Nos planos normais, um minuto de ligação pode sair entre 1 e 3 dólares! Sem contar os impostos e taxas que a operadora pode incluir na conta. Uma simples ligação de 5 minutos pode sair mais de 35 reais! Então fique esperto, até porque para receber uma ligação, você também vai pagar o mesmo valor.

Algumas operadoras, já criaram planos de ligação e dados no exterior e por uma taxa que começa em 20 reais por dia, te oferece a opção de ligações e uso de internet 3G. Então, verifique com a sua operadora os valores e os planos disponíveis. Em geral, no próprio site da operadora você encontra essas informações.

Mandar SMS também custa entre 0.50 e 1 dólar cada mensagem, mas para receber, normalmente você não paga nada. Ah, e não se esqueça de ligar para a central de atendimento da sua operadora antes de sair do Brasil para confirmar que o telefone está habilitado para funcionar no exterior (chamado de roaming internacional).

Vantagens

  • Usar o mesmo aparelho e número que você já está acostumado aqui no Brasil.
  • Independente de onde você estiver, o telefone funcionará normalmente.

Destantagens

  • O preço, que pode sair MUITO caro e cavar um rombo na sua conta de celular.
  • A qualidade da ligação pode ser algumas vezes bem ruim, com o volume baixo e um certo atraso. Isso acontece porque existe uma interconexão entre várias operadoras para completar a sua ligação.
  • O identificador de chamadas do seu celular, não vai funcionar bem na maior parte das ligações. Isso significa que quando te ligam, você quase nunca sabe se pode ser uma ligação importante ou não.

Internet para se comunicar

Com o advento da internet wi-fi, muita gente acaba viajando sem nenhum modo de comunicação especial para a viagem, além de confiar nos pontos de internet sem fio gratuitos. Nos EUA, quase todas as lojas do Starbucks oferecem wi-fi gratuito, assim como vários outros pontos espalhados pelos shoppings, outlets, e no aeroporto de Orlando. Além disso, dentro de todos os parques e hotéis da Disney, você conta com wi-fi gratuito e de boa qualidade para usar o seu Whatsapp, Skype, Google+ Hangouts, Facebook, Viber e etc.

Nos outros parques, você também encontra wi-fi, mas com um pouco mais de instabilidade.

Vantagens

  • Sem custo.
  • Uso em qualquer aparelho de smartphone, tablet ou laptop.
  • Possibilidade de fazer ligações internacionais por valores muito muito baixos usando Skype, Viber, Whatsapp e Hangouts.
  • Envio de mensagens ilimitadas via internet.

Desvantagens

  • Depender de um ponto de wi-fi gratuito, pode nem sempre ser prático ou fácil de achar. Para emergências é uma péssima idéia e não recomendamos.
  • Fazer ligações pode ser ruim dependendo da velocidade da internet.
  • Em uma emergência a internet sem fio pode acabar te deixando na mão, mas em muitos lugares pode ser uma mão na roda.

Cartão de ligação internacional

Esta opção não serve para se comunicar entre duas pessoas que estão em Orlando mas pode ser usada para ligar para o Brasil, então eu não poderia deixar de comentar sobre ela. Com os cartões internacionais, também encontrados em vários lugares, como supermercados, farmácias e até mesmo nas recepções dos hotéis, você liga para um número gratuito (são chamados de “toll-free”) e depois disca para um número no Brasil. Cada cartão tem um valor em créditos que começam na maior parte em $10 e oferecem muitos minutos de ligação para telefone fixo e alguns bons minutos para telefone celular.

Comunicar no exterior - Cartões de ligação internacional a venda em um supermercado

Cartões de ligação internacional a venda em um supermercado

Vantagens

  • Baixo custo da ligação para telefones no Brasil.
  • Fácil de encontrar em muitos pontos de venda, desde a saída do portão de desembarque, no aeroporto.
  • Em geral, as ligações têm boa qualidade e dá pra conversar por horas a fio sem nenhum problema.

Desvantagens

  • Não serve para se comunicar com a sua família ou o seu grupo de amigos que viajou com você para os  EUA.
  • Para ligar para o número gratuito do cartão, você vai precisar usar um telefone fixo do hotel ou um orelhão. Discar para um número gratuito do seu telefone celular brasileiro, nos EUA, vai sair bem caro!

Walk Talk

Antiga conhecida dos brasileiros que se aventuram pelos outlets da Florida, os Walk Talks são uma forma de se comunicar com seus familiares via rádio. A principal limitação desses rádios são a curta distância de alcance: os modelos mais comuns prometem a comunicação sem problemas em distâncias que vão de 10 a 40km entre os aparelhos, mas sem contar os obstáculos, ou seja, quando você coloca algumas paredes no meio do caminho, essa distância pode ser significativamente menor.

No entanto, falar por Walk Talk com outras pessoas dentro de um shopping ou de um parque é quase sempre tranquilo. O que fica difícil é ter uma pessoa no Premium Outlet por exemplo e outra no Magic Kingdom, já que a chance dos aparelhos funcionarem nessa distância e com os obstáculos no caminho, é bem pequena.

Uma vantagem dos Walk Talks é o preço: no Brasil você encontra modelos que vão de R$60 a R$300 o par. Nos EUA, você encontra marcas boas com preços que partem dos Us$30 e são facilmente encontrados nas lojas da Best Buy, Walmart ou da Target.

Além disso, vale comentar que as crianças adoram o clima de brincadeira que existe no uso dos Walk Talks. É “cambio desligo” pra cá e “copiei” pra lá.

Walk Talks, além de uma boa maneira de se comunicar, é uma brincadeira para a criançada

Walk Talks, além de uma boa maneira de se comunicar, é uma brincadeira para a criançada

Vantagens

  • Bom preço.
  • Fácil de usar.
  • Funciona bem para uso dentro de shoppings e parques temáticos.
  • Divertido para as crianças.

Desvantagens

  • Improvável de funcionar entre pessoas que estejam em locais diferentes, que sejam distantes entre si.
  • É uma compra que para a maior parte das pessoas, se torna inútil ao voltar para o Brasil.
  • A qualidade da “ligação” não é tão boa quanto os telefones comuns, tornando as conversas mais longas bem complicadas.
  • Com a chegada da internet nos parques, o walk talk perdeu um pouco do seu valor nessa parte da viagem.

Espero que essas dicas ajudem todos a se aventurarem pelos EUA sem ficar fora do ar. Boa viagem!!!



O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.