VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Jollywood Nights: a festa de Natal do Hollywood Studios

É hora de falar da mais nova festa de Natal da Disney, a Jollywood Nights que acontece no Hollywood Studios. Esse evento já chegou causando expectativa, decepções e surpresas e reviravoltas ao longo de pouco tempo. Eu estive na segunda noite do Jollywood Nights e tenho muitas impressões pra compartilhar aqui, impressões que eu nem mesmo esperava ter para ser bem sincera.

O Hollywood Studios sempre foi meu parque preferido para a época de Natal. Acho que é um pouco porque me remete muito às lembranças de quando eu trabalhava lá e também por fases incríveis que ele teve com as melhores programações natalinas – Osborne Family Spectacle of Dancing Lights, estou falando de você, obviamente.

Foto do teatro chinês do hollywood studios com projeções com o logo do Jollywood Nights
O Jollywood Nights chegou em 2023 ao Hollywood Studios

Muitas das programações de Natal que fizeram este parque brilhar já foram embora (de novo, estou falando do Osborne Family Lights sim!), mas em 2023, a Disney anunciou uma nova festa nova, com programações diferentes, personalidade própria e de cara, ela já criou maior animação em todo mundo. Mas quem promete muito, corre o risco de entregar pouco, né? E foi isso que aconteceu na primeira noite do Jollywood Nights, quando o caos se instalou no parque: filas gigantes pra tudo que era específico do evento, problemas técnicos, poucos funcionários para dar conta da demanda do parque e muita frustração.

Diante desse caos, eu já revisei tanto as minhas expectativas como a minha estratégia para a segunda noite do evento – e no fim, esperando absolutamente nada, tive uma noite incrível e super natalina no parque. Desde de que comecei a ver e ler sobre a primeira noite do evento, estava me preparando para não gostar do Jollywood Nights e fiquei muito feliz de me surpreender positivamente com essa festa e poder escrever sobre uma experiência feliz aqui. Expectativa é realmente um negócio maluco, né?

Mas antes de entrar na minha experiência e avaliação da festa, acho que faz sentido explicar um pouco mais sobre o que ela traz.

Para ver a versão em vídeo é só dar play abaixo, ou continuar lendo 🙂

O que é a Jollywood Nights

O Jollywood Nights é uma festa de natal que acontece em noites selecionadas no Hollywood Studios, depois que o parque fecha para os visitantes do dia. Quem vai na festa, pode entrar no Hollywood Studios um pouco antes do fechamento do parque.

Nessa primeira edição, a festa tem começado às 20h30, mas os visitantes podem entrar a partir das 19h. O parque fecha para os visitantes normais às 20h, e a partir daí, só fica mesmo quem veio pra festa. O evento vai até às 00h30, ou seja, são 4 horas de festa ao todo.

Essa é uma festa diferente da do Magic Kingdom: a idéia é que as pessoas vão mais arrumadas (e tem gente que vai chiquérrimo, mas também tem gente que não se arruma muito não), com programações pensadas mais nos adultos do que nas crianças. Já já falo mais sobre as programações especiais.

placa de check-in do evento jollywood nights
Pra quem já estiver dentro do parque, dá pra fazer o check-in sem precisar sair também

Logo que você chega no parque com o ingresso da Jollywood Nights, vai ter uma área separada para quem vai participar da festa. Pouco antes das 19h, essa área fica bem cheia, mas a fila anda super rápida assim que a Disney começa a permitir a entrada dos visitantes do evento. A gente chegou bem em cima da hora e não esperamos nem 10 minutos. Um funcionário da Disney verifica o seu ingresso pelo seu celular, MagicBand ou ingresso físico – você só precisa vincular o ingresso da festa à sua conta do My Disney Experience antes, e qualquer uma das formas de entrar no parque já vai constar todas as informações da festa também.

Depois de verificarem o ingresso, a gente recebe uma pulseirinha da festa e uma credencial que tem um QR Code que teoricamente contém um guia virtual do evento, mas na prática te leva para uma página no site com todas as informações que já estavam também no app. Estou até agora tentando entender a necessidade dessa credencial, mas beleza.

foto do porquinho de toy story na entrada da toy story land, com temática de natal.
Vale aproveitar as atrações únicas da festa!

A partir daí, é só entrar no parque mesmo e curtir o evento. Além de várias programações especiais que só acontecem durante o Jollywood Nights, a grande maioria das atrações também ficam abertas durante a festa, e com muito menos fila. Apesar de atrações sem fila serem sempre um atrativo muito forte, eu gosto de focar a maior parte do tempo de festa em coisas que eu não encontro num dia normal no parque – e recomendo você fazer o mesmo se quiser ir no Jollywood Nights.

Programações especiais do Jollywood Nights

Disney Holidays in Hollywood 

Esse show era o que eu mais queria ver e também o que eu mais gostei. Um show de Natal contado no estilo dos shows televisivos especiais ao vivo de antigamente, em Hollywood. Achei tudo a ver com o parque e pra ficar ainda melhor, ele traz a presença do Caco e da Miss Piggy dos Muppets, além do Mickey e da Minnie em uma super performance (sério, eu nunca vi eles dançando tanto. Um arraso!) e da Bela e da Tiana cantando músicas exclusivas. Queria ter tido tempo de assistir de novo, porque amei! 

foto da miss piggy e do kermit cercados por presentes no palco do show holidays in hollywood
Não deixe de assistir ao Holidays in Hollywood

What’s This? Tim Burton’s The Nightmare Before Christmas Sing-along

Show especial para os fãs de O Estranho Mundo de Jack. Ele é no estilo “sing-along” ou seja, pra todo mundo cantar junto. Na prática ninguém tava cantando não, mas dá pra curtir as músicas do filme, além da presença do Oogie Boogie e de um boneco gigante do Jack. Eu nunca vi esse filme então não me pegou muito, mas é muito bem feito e os fãs do filme pareciam felizes com ele também.

foto do jack skellington no show temático do estranho mundo de jack
Quem gosta do filme com certeza vai gostar desse show!

Jingle Bell, Jingle BAM! 

Show de Natal que antigamente fazia parte da programação normal do Hollywood Studios durante o fim do ano, mas que agora só é apresentado durante o Jollywood Nights. Não é o meu show preferido porque acho a parte da história meio longa, mas fora isso é um show muito bonito e muito legal. 

foto do teatro chinies durante o show jingle bell jingle bam
Bem que podia rolar um show especial só pra festa né, Disney?

Minha implicância é só dele ter se tornado parte do evento pago, quando anteriormente ele era parte da programação de Natal do Hollywood Studios todos os dias. Acho deselegante (pra dizer o mínimo) tirarem o que o parque já tinha pra ser parte do evento pago. Já não tiraram o suficiente do Hollywood Studios no Natal, não?  Poderiam ter feito algo novo pro Jollywood Nights e trazer o “Jingle Bell, Jingle BAM!” pro dia normal mesmo. 

Twilight Soirée at the Tip Top Club

A ideia era ser um sarau, com todo mundo dançando junto com a banda EXCELENTE que fica ali na saída da Tower of Terror, no que seria o Tip Top Club. Lembrando que o Tip Top Club é parte da história da Tower of Terror: ele era um bar exclusivo para os hóspedes do hotel. Aproveitando esse gancho, a Disney criou um palco na área perto da loja e da saída da Tower of Terror com uma uma banda maravilhosa tocando músicas natalinas num estilo mais vintage. A ideia é que as pessoas dançassem ali, mas como o espaço não é tão grande, acaba que fica mais todo mundo assistindo do que dançando de fato. 

foto da banda do twilight soirée durante o jollywood nights
A banda é ótima e a experiência desse soirée foi bem legal

Bem pertinho, fica um cart vendendo bebida. Vi muita gente falando de filas grandes pra comprar drinques aqui, mas acho que depende da hora. Minha irmã comprou quase sem fila. Aliás ela nem ia comprar, eu fui gravar um pouco da banda pro vídeo do canal e quando vi, ela já tava com o drinque na mão. Não demorou nada! 

foto da placa do twilight soirée at the tip top club
Uma das atrações mais adultas da festa!

Holiday Fiesta en la Calle

Eu adorei a presença latina nessa festa de Natal, apesar de ter achado a decoração um pouco improvisada e pouco natalina. Na Commissary Lane, uma banda e um cantor se revezaram pra trazer músicas latinas pra festa. Eu não consegui ver a banda, toda vez que fui peguei o cantor, mas estava bem legal. 

foto de um artista tocando violão em uma área com temática de natal.
Essa área era legal mas podia ser mais natalina!

A única crítica é que realmente não eram músicas de Natal, mas pensando bem, ia ser esquisito se ele tivesse cantando a música da Simone, né? A única música de Natal latina que eles conhecem é Feliz Navidad, não tem jeito. Pra entrar no clima, o ABC Commissary (restaurante fast-food que fica nessa região do parque) também estava com algumas opções mais latinas no menu.

Jazzy Holidays at The Hollywood Brown Derby

Talvez a oferta mais polêmica dessa festa, porque deu muito errado na primeira noite do evento. Parece que as filas eram gigantes e depois que você conseguia entrar, o serviço estava super demorado. Eu nem fazia questão de ir no Brown Derby no Jollywood Nights, mas de tanto que falaram mal na primeira noite, eu fiquei curiosa e coloquei meu nome na lista de espera. E olha, fluiu tudo super bem! Eu só tive que esperar uns 25 minutos (tempo perfeito de eu ir no show do Jack Skellington enquanto esperava me mandarem mensagem pra voltar pro restaurante) e meu atendimento lá dentro foi super rápido. 

foto de dentro do hollywood brown derby, com o pianista ao fundo e pessoas comendo ao redor.
O serviço no Brown Derby foi bem rápido, importante pra não perder tempo de outras atrações da festa

Eu adorei a vibe, apesar de não ter sido exatamente o que a Disney prometeu. A ideia inicial divulgada pela Disney é que o Brown Derby se tornaria um bar de Jazz de Natal para a festa. Não acho que foi exatamente o que a gente viu ali – faltou mais um piano, mais decoração, uma luz mais baixa pra completar o clima. Mas estava tudo bem natalino sim, graças ao pianista que só tocou músicas de Natal (o que não tinha acontecido na primeira noite). A comida chegou rápida e estava ótima, então como um todo, eu gostei bastante. 

fotos dos dois sanduíches do brown derby
Os sanduíches do Brown Derby

Oportunidades de fotos incluídas no ingresso

O Jollywood Nights traz várias oportunidades de fotos, desde com personagens raros, até com o letreiro do evento e algumas mais trabalhadas. Tem até uma daquelas cameras que ficam girando pra fazer um vídeo seu diferentão que tá meio na moda (tem isso até nas ruas de Nova York agora). O mais legal, é que as fotos tiradas no evento ficam disponíveis para download no My Disney Experience. Lembrando que para isso, o ingresso da festa precisa estar vinculado à sua conta.

Comidas e bebidas especiais

Como já é de costume, a Disney trouxe para a festa diversas opções de comidas e bebidas especiais para o evento. Todas são pagas à parte, claro. Tem opções doces, salgadas, bebidas alcóolicas e sem álcool e também coisas gostosas e outras que não valem tanto a pena. A gente experimentou uma parcela pequena do que estava disponível porque nossa prioridade não era nem comer nem beber, mas até que me surpreendi positivamente, viu? Só comemos coisas gostosas. Até o cookie que minha irmã pediu que eu achei que ia ser bem ruinzinho estava uma delícia e eu acabei roubando quase metade! 

foto de um cookie em formato de árvore de natal, com frosting verde e biscoitos pelo meio.
Cookie bem natalino!

Nossa experiência no Jollywood Nights

Mostrei um pouco mais no vídeo, mas vou tentar resumir bem nossa experiência aqui. Eu fui nessa festa com a minha irmã e nossa prioridade clara eram os shows. A gente já tinha passado um bom tempo em fila de personagens na festa de Natal do Magic Kingdom, então decidimos não focar nisso durante a festa do Hollywood Studios. 

Como eu estava vindo direto do Epcot, a gente se encontrou na frente do Hollywood Studios pouco antes da festa começar. Eu poderia entrar no parque com meu ingresso mesmo, mas pegamos a fila de quem só tem o ingresso do evento da festa para vivenciar a experiência completa mesmo. A fila parecia grande mas andou hiper rápido.

Entrando, fomos primeiro dar uma olhada nas lojas ali da entrada porque eu queria achar algo para levar pros meus filhos (culpa de mãe por não ter trazido eles dessa vez). Depois demos uma volta pela área do Echo Lake pra ver como estava a decoração e então já fomos para a fila do Disney Holidays in Hollywood, que era o show que a gente mais queria ver. 

foto do palco do show do jollywood nights
Tenha prioridades na hora de traçar o seu plano pra festa

No caminho vimos as projeções de natal rolando na Tower e fomos talvez umas das 50 primeiras a entrar na fila porque depois conseguimos sentar bem na frente. Ficamos alguns minutos ali e logo permitiram que a gente entrasse no teatro. Nessa espera, marcamos a fila virtual pra Rise of the Resistance só caso a gente decidisse ir (mas no fim nem fomos). Também tentamos entrar na lista de espera do Jazzy Holidays no Brown Derby mas não deu certo. 

Curtimos MUITO esse show e na saída, só por desencargo passamos no Brown Derby. Conversei com um funcionário ali na frente e entramos na fila de espera, sabendo que demoraria uns 25-35 minutos para me chamarem. A funcionária disse que eu receberia uma mensagem quando estivesse perto da minha vez e outra quando chegasse mesmo a hora da gente ir pro restaurante. De lá, entramos na fila do show do Jack Skellington e conseguimos ser uma das últimas a entrar no teatro. 

foto da entrada do teatro do show do jack skellington
Pra gente, deu tempo certinho de ver o show e ir pra reserva do Brown Derby!

Deu tempo certinho da gente ver o show. Foi ele acabar que nos chamaram pro Brown Derby. Curtimos essa pausa com climinha de Natal e comemos um bao de barriga de porco e uns sliders (tipo um hamburguinho) junto com um trio de martinis que eu mal bebi porque acho muito forte, mas a Mon (minha irmã) gostou. As comidas também estavam bem boas.

foto dos baos do brown derby.
Baos do Brown Derby

Depois vimos a música latina lá na Commissary Lane e demos uma voltinha pelo parque. As atrações estavam bem vazias então resolvemos ir na Tower sem fila. Na saída, a banda do Tip Top Club estava chegando para voltar a tocar depois de uma pausa. Ficamos por lá e curtimos um pouco e depois fomos comprar um biscoito que a minha irmã queria. Em seguida, fomos tirar uma foto com o letreiro luminoso da festa e depois dei olhada nas lojinhas de novo, pra finalmente comprar o presente das crianças. Ao longo do nosso caminho, vimos mais alguns personagens incluindo alguns bem raros como o Jiminy Cricket (o grilo falante) e o Duffy (aquele ursinho do Mickey). 

A gente deu uma checada no tempo de fila dos personagens clássicos também, como Mickey, Minnie e demos uma espiada nas roupinhas especiais deles, mas não quisemos entrar na fila. Vimos também as áreas com oportunidade de fotos especiais, mas tava uma filona e é algo que a gente zero fazia questão. 

foto do mickey com um chapéuzinho azul em um fundo de natal
Pra quem curte, dá pra tirar fotos com vários personagens

De lá, eu fui finalizar o vídeo enquanto a minha irmã foi no Mickey and Minnie’s Runway Railway sem fila e depois a gente se encontrou pra ver o “Jingle Bell, Jingle BAM!” juntas. Na saída, ainda ganhamos um presentinho da festa: uma caixinha com dois descansos de copo. 

O tempo era curto, mas conseguimos fazer bem tudo que queríamos e mais um pouco! Tivemos uma noite super gostosa e super natalina no parque.

foto da monica e da re durante o jollywood nights
A experiência no Jollywood Nights foi muito legal e eu me surpreendi positivamente!

A Disney claramente escutou as críticas e fez muito pra corrigir os problemas da primeira noite da festa. Achei que fizeram muito mais do que eu esperava inclusive. Fui com expectativas baixas e acabei adorando o Jollywood Nights. Acho que ainda dá pra melhorar em alguns pontos, mas isso é até natural de um evento novo. Como um todo, me surpreendi com a festa e adorei! 

Dicas para aproveitar o Jollywood Nights

Escolha suas prioridades e trace um plano: este é um evento caro e relativamente rápido (só 4 horas!), com muita coisa acontecendo. Se você não tiver um foco claro, é fácil perder os horários e deixar de ver tudo que gostaria. Pra evitar que isso aconteça, escolha a suas prioridades e faça um plano do que vai ver em cada momento. 

Entenda a proposta do evento: essa festa não tem a mesma proposta da outra festa de Natal da Disney (a que acontece no Magic Kingdom). Aqui a ideia é bem diferente e isso pode afetar a sua decisão de ir ou não: a Jollywood Nights é mais adulta. Crianças podem ir também, mas é claramente um evento mais focado no público adulto, tanto que nem oferecem ingresso infantil (crianças pagam igual adultos). 

foto do mickey e da minnie durante o show holidays in hollywood, com roupinhas de natal.
Fofos!

Além disso, é uma festa mais arrumadinha. Eu não me arrumei muito não, mas as pessoas são convidadas a irem mais chiques sim. Tinha muita gente super arrumada, ou super natalina de um jeito mais chique e também alguns de um jeito mais vintage. Também tinha gente que não tava afim de se arrumar tanto como eu, e todos os estilos se misturavam bem ali.

Chegue cedo e fique até o fim: em um evento de só 4 horas, não dá pra perder nenhum minuto, né? Considere fazer uma programação mais leve ao longo do dia para conseguir chegar no parque antes da festa começar e ter disposição para ficar até o fim. Como termina tarde, pode ser interessante ter uma programação mais tranquila ou pelo menos começando mais tarde no dia seguinte também.

Avalie se quer levar as crianças: como eu já adiantei, esse não é um evento pensado para crianças. Enquanto elas ainda podem curtir os personagens e as atrações com menos fila, o foco é os adultos, então avalie a programação para ver se faz sentido levá-las ou não.

Seja flexível: como em tudo que se refere a parques, imprevistos podem acontecer. Enquanto é essencial ter um plano traçado, é igualmente importante ter flexibilidade e umas cartas na manga pra se ajustar caso o show que você queria ir primeiro já esteja cheio, ou caso uma chuva atrapalhe a programação. Você pode não controlar tudo, mas controla se vai continuar aproveitando o que dá ou não. Para isso, saiba tudo que acontece na festa e tenha sua listinha de prioridades e de planos B caso precise acioná-los. 🙂 

foto do lago do hollywood studios com a árvore de natal na frente.
Tenha um plano pra aproveitar, mas lembre-se que flexibilidade é super importante em toda a viagem

Não se esqueça da fila virtual: enquanto as atrações não são o foco da festa, é também bem gostoso poder ir em uma ou outra, né? Se você quiser ir à Rise of the Resistance durante a Jollywood Nights, lembre-se que ela só vai funcionar por fila virtual. A fila abre às 20h e você precisa ter um ingresso da festa vinculado à sua conta para poder entrar na fila. Entenda mais sobre as filas virtuais da Disney aqui.

Datas e ingressos para Jollywood Nights 2024

As datas da Jollywood Nights em 2024 são:

  • Novembro: 9, 13, 16, 18, 23, 25 e 30
  • Dezembro: 2, 7, 11, 14, 18 e 21

O valor dessa festa varia de acordo com a data escolhida, e vai de  US$159,00 a US$179,00 dólares por pessoa. As datas em dezembro são mais caras do que as datas de novembro, e ao contrário de outros eventos da Disney, nesse não há preço diferente pra crianças. Eles estão disponíveis no site da Disney e também com a gente lá no VPD Travel, com pagamento em reais e possibilidade de parcelamento. 

As datas foram anunciadas em junho e muito antes do primeiro dia chegar, algumas datas já estavam esgotadas. Esse é o tipo de evento que vale comprar assim que você decidir mesmo a data que quer ir, pra não correr o risco de esgotar.

Jollywood Nights vs Mickey’s Very Merry Christmas Party

É natural que exista uma comparação entre os dois eventos de Natal da Disney, né? Acho que seria até que fácil criar uma versão B da festa do Magic Kingdom no Hollywood Studios, mas fico muito feliz de ver que a Disney não seguiu esse caminho. Em vez disso, fez uma festa com mais cara e personalidade deste parque e com uma proposta única.

A melhor festa pra cada um vai depender do tipo de programação que tem mais apelo pra você. Em muitos aspectos eu acho que a festa do Magic Kingdom ainda é superior, pela presença da parada linda, um show de fogos mais impactantes, além do parque inteiro decorado e algumas atrações com decoração especial. Lá você também tem mais personagens, distribuição de biscoito e algumas bebidas natalinas gratuitas e um show super especial no castelo. Além do evento ser maior e você poder entrar até 3 horas antes dele começar. Ou seja, você consegue tirar mais valor do dólar gasto ali.

foto do arco do hollywood studios com o mascote do jollywood nights em frente.
O Jollywood Nights tem muita personalidade!

Isso dito, nem tudo é tão racional assim. A festa do Hollywood Studios tem outro apelo: programações feitas para um público específico que se interessa por O Estranho Mundo de Jack ou um show dos Muppets, que gosta do clima natalino mas uma festa mais vazia do que a do Magic Kingdom (e com menos filas), ou ainda que vê valor em atrações menos óbvias como o Twilight Soirée at Tip Top Club ou o Jazzy Holidays no Brown Derby. 

A festa do Magic Kingdom é mais Disney sim e como um todo, pode valer mais pra maior parte das pessoas, mas eu ainda amei a adição da Jollywood Nights, tive uma noite super gostosa e voltaria facilmente. O bom é que tem espaço pras duas.

Conclusão sobre o Jollywood Nights

Toda novidade precisa de um tempo para ajustes finos e para criar a sua melhor versão. É por isso que a Disney faz prévias e testes antes de abrir uma atração. Infelizmente, para um evento como este, não dá para fazer um “test-drive” e quem quis ir na primeira Jollywood Nights viu um evento ainda precisando de muitas mudanças.

Eu que fui na segunda edição, fiquei positivamente surpresa em como a Disney conseguiu rapidamente corrigir vários dos problemas apontados na primeira noite. Eu fui esperando o caos e tive uma noite maravilhosa, super divertida e transbordando o clima natalino de um jeito que é a cara do Hollywood Studios raiz – e com Hollywood Studios raiz, quero dizer MGM mesmo. Sinto muito por vocês jovens que não conheceram essa versão do parque. 

foto do letreiro luminoso do jollywood nights
Espero que o Jollywood Nights só melhore!

Eu amo o Hollywood Studios no Natal e gosto muito da adição desse evento. Espero que ele continue evoluindo ao longo do tempo, mas espero mesmo que ele venha pra ficar. Apesar disso, é um evento caro, então sempre vale avisar: se você achar pesado demais pro seu orçamento, não precisa ficar sentindo que perdeu o Natal da Disney nem nada. Não acho que o Jollywood Nights seja essencial pra viagem de ninguém. Ele é um extra incrível pra quem quiser curtir ainda mais tanto o parque como o clima de Natal. Quem for, vai aproveitar muito e quem não puder ir, vai poder curtir muitas outras coisas natalinas por toda a Disney. 

Como todo evento novo, adoro saber a opinião de vocês. Quem for na Jollywood Nights, me conta o que achou,tá? E quem quiser comprar o ingresso da festa com a gente, é só entrar lá no VPD Travel. 🙂