VPD Orlando - Vai Pra Disney
27 junho, 2019

Latam passará a cobrar por bagagem despachada nos voos para os EUA

Notícia péssima, mas importante para quem está planejando viagem para os EUA e está na fase da escolha da passagem aérea: a Latam vai passar a cobrar uma taxa para despachar bagagem em sua tarifa mais barata.

As regras de despacho de bagagem variam muito de uma empresa para a outra, por isso já fizemos aqui um guia com as regras de peso de bagagem em vôos internacionais, e agora a Latam entrou na lista de empresas que vende passagens sem nenhuma mala despachada incluída.

As regras de bagagem mudam muito de uma companhia para outra!

As regras de bagagem mudam muito de uma companhia para outra!

Quem comprar passagem da Latam com origem no Brasil e destino para os EUA a partir de 1 de Julho de 2019, atenção: a tarifa mais barata (Promo) não incluirá nenhuma bagagem despachada. Apenas uma mala de mão de 10kg será permitida sem custo.

Para poder despachar uma mala de 23kg, será preciso pagar US$45 (se fizer antecipadamente), ou US$90 se deixar pra fazer no check in. A Gol opera com um sistema bem parecido, com a tarifa mais barata que não inclui nenhuma bagagem despachada.

A Latam tem 4 categorias de tarifa na classe econômica, e a partir de 1 de Julho cada uma terá uma regra de bagagem diferente para vôos aos EUA:

  • Promo: nenhuma bagagem incluída
  • Light: 1 bagagem de 23kg
  • Plus: 2 bagagens de 23kg
  • Top: 2 bagagens de 23kg

Essas regras são válidas apenas para quem comprar de 1 de Julho de 2019 em diante. Quem já está com passagem emitida ou quem comprar até essa data ainda pega a regra antiga: 2 malas de 23kg cada em todas as tarifas.

A Latam é atualmente a única empresa que opera vôos diretos entre São Paulo e Orlando, então o impacto no bolso dos turistas vai ser bem significativo. A Gol voa de Brasília e Recife direto para Orlando, e a Azul de Campinas, Belo Horizonte e Recife.

Muita atenção às regras de bagagem de cada companhia

Muita atenção às regras de bagagem de cada companhia

A Azul ainda permite despachar 2 malas de 23kg cada sem nenhum custo adicional, então agora mais do que nunca vale a regra de ouro: compare muito e coloque todos os custos na ponta do lápis pra ver qual opção vale mais a pena. Às vezes, uma empresa está mais barata que a outra mas sem nenhuma bagagem incluída, e quando a gente adiciona o preço da bagagem o preço final acaba ficando ainda maior do que a outra empresa que parecia ser mais cara, mas que inclui malas despachadas.

Para ver mais dicas de como conseguir passagem barata para Orlando, veja aqui nosso post completo.