Lightning Lane: guia prático sobre a nova fila rápida da Disney
Neste post
Aviso importante: a partir do dia 24 de julho de 2024, a Lightning Lane Individual passará a se chamar Lightning Lane Single Pass, enquanto o Genie+ será Lightning Lane Multi Pass e terá um funcionamento um pouco diferente. Explicamos melhor aqui nesse post e ao longo do texto abaixo também.
Uma visita aos parques da Disney traz sempre muita felicidade, mas traz também de carona muitas filas – a gente gostando disso ou não. Recentemente a Disney apresentou uma novidade polêmica para quem quer evitar filas e otimizar o seu dia no parque: as Lightning Lanes, alternativa paga à parte (ou seja, não está incluída no ingresso) que podem te economizar muito tempo e fazer o dia render bem mais.
Apesar de não serem sempre necessárias, as Lightning Lanes podem sim ser bem interessantes e fazer uma diferença significativa no seu dia de parque – em alguns parques mais do que em outros. Por isso, hoje quero explicar tudo que você precisa saber pra decidir se e quando vale a pena comprar a Lightning Lane e como encaixar este benefício no seu planejamento para ter uma experiência melhor na sua visita aos parques da Disney.
O que é a Lightning Lane?
Esse nome um tiquinho complicado é como a Disney chama sua nova fila rápida, expressa, que te permite conhecer as atrações sem precisar esperar quase nada. O acesso a Lightning Lane é pago, e pode ser oferecido de dois jeitos diferentes, dependendo da atração.
- Genie+: pacotão que tem como principal benefício o acesso à Lightning Lane de várias atrações dos parques. Se você quer saber mais do Genie+, aguenta aí que esse post é o próximo que vou publicar aqui no blog.
- Lightning Lane individual: nem todas as atrações têm a fila rápida incluída no pacotão do Genie+. A Disney que não é boba nem nada, resolveu vender separadamente a Lightning Lane para as duas atrações mais populares de cada parque. Os preços podem variar de acordo com o dia e com a atração.
Veja que a Lightning Lane de cada atração é oferecida de um único jeito: ou é vendida de forma individual ou é parte do Genie+, nunca as duas coisas. Ou seja, nenhuma atração que está no Genie+ tem fila rápida vendida de forma avulsa também e vice e versa.
Pode parecer confuso, mas eu prometo que vai ficar mais fácil com o exemplo prático daqui a pouco. Além disso, acho também esse assunto tem gerado TANTA confusão principalmente por três motivos:
- A vontade de encontrar equivalência com FastPass+: apesar de suas semelhanças, a Lightning Lane não é só um novo nome para uma versão paga do FastPass+. O funcionamento é diferente e tentar fazer a Lightning Lane se encaixar na caixinha do antigo FastPass+ faz com que a gente assuma de forma errada um monte de suas regras. No fim do dia você acaba não sabendo o que é verdade e o que você assumiu porque pensou “mas quando eu usava o FastPass+ era assim”. Pra entender o novo sistema, o melhor mesmo é desapegar e esquecer o FastPass+.
- Rótulos: como está todo mundo entendendo essas novidades ainda, muita gente passou a chamar de Lightning Lane só as filas rápidas vendidas de forma individual, e aí ficam perdidas quando a gente começa a falar também do Genie+. Todas as filas rápidas são chamadas de Lightning Lane, independente da forma disponível para comprá-las: avulsa ou dentro do pacotão do Genie+.
- O nominho não ajuda: fazer o que, né? Não foi a gente que escolheu esse nome difícil e confesso que ainda não me acostumei. Troque o termo Lightning Lane por fila rápida se isso tudo estiver parecendo complicado demais. Talvez isso ajude a facilitar as coisas. 😉
Antes de continuar, quero explicar um pouco melhor o aviso que coloquei no começo do texto. A Disney anunciou que a partir do dia 24 de julho de 2024, a Lightning Lane Individual receberá o nome de Lightning Lane Single Pass.
Na prática, tudo vai continuar funcionando basicamente da mesma forma, a única diferença é que agora também será possível comprar a fila rápida das atrações mais concorridas de forma individual e com antecedência (e não mais apenas no dia da visita).
Como temos um post inteirinho dedicado o Genie+ aqui, hoje vou focar principalmente na Lightning Lane individual, vendida de forma avulsa, combinado? Vamos lá!
Atrações da Disney com Lightning Lane individual
Como eu falei, atualmente apenas uma atração em cada parque oferece a Lightning Lane individual (exceto o Magic Kingdom, que tem duas). São elas:
- TRON Lightcycle Run
- Seven Dwarfs Mine Train
- Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind
- Star Wars: Rise of the Resistance
- Avatar Flight of Passage
Cada pessoa pode comprar duas Lightning Lanes individuais por dia, desde que você tenha ingresso Park Hopper para poder visitar mais de um parque por dia, claro. Não é possível comprar a Lightning Lane duas vezes para a mesma atração no mesmo dia.
Como comprar a Lightning Lane?
Atualmente a Disney só permite que a gente compre a Lightning Lane no dia da visita ao parque, mas isso deve mudar em breve. Quem é hóspede da Disney, do Swan & Dolphin e do Shades of Green (que não são operados pela Disney) pode comprar a Lightning Lane a partir das 7h da manhã do dia da visita, mesmo que o parque abra bem mais tarde.
Quem não é hóspede da Disney, pode comprar a Lightning Lane individual a partir da abertura do parque. Ou seja, os hóspedes da Disney conseguem ter acesso primeiro e garantir as filas rápidas mais concorridas.
Mas, a partir de 24 de julho de 2024, os hóspedes dos hotéis da Disney poderão fazer o agendamento até 7 dias antes do check-in (durante toda a estadia de até 14 dias). Para todos os outros visitantes, a compra e agendamento ficarão disponíveis com 3 dias de antecedência da data de início de uso do ingresso (para todos os dias de ingresso). Já aqueles com ingressos sem data de início de uso (como é o caso dos portadores de passe anual), poderão comprar e agendar para qualquer um dos próximos 3 dias.
Ah, ainda será possível comprar o Single Pass (que conhecemos hoje como Lightning Lane) no dia da visita mesmo, tá? Assim como acontece hoje, a compra e agendamento irão abrir sempre às 7h da manhã. Ou seja, os passes estarão disponíveis a partir das 7h da manhã do dia que você pode agendar (3 ou 7 dias antes)
Um detalhe importante é que você não precisa estar dentro do parque para comprar a Lightning Lane. Se você pretende por exemplo começar o dia em um parque e terminar em outro, pode comprar a Lightning Lane para o segundo parque enquanto está curtindo o primeiro!
A compra da Lightning Lane individual é feita pelo próprio aplicativo da Disney, e é super fácil! Basta seguir esse passo a passo!
Passo a passo pra comprar
- Entre no aplicativo do My Disney Experience e faça seu login
- Clique nos 3 tracinhos no canto inferior da tela para acessar o menu. Em seguida, escolha a opção “Tip Board”
- Você vai ver uma lista de atrações, o tempo de espera de cada uma (caso o parque já esteja aberto) e a opção de Lightning Lane.
- Procure a atração que você quer comprar a Lightning Lane individual. Ali já vai ter um botão falando sobre a Lightning Lane e o seu preço para o dia (lembre-se que os preços variam). Clique nesse botão para comprar o acesso rápido.
- Você vai ver uma tela explicando o que é o Lightning Lane. Basta clicar no botão azul escrito “Continue” para prosseguir.
- Em seguida, você poderá escolher o intervalo de tempo para usar a sua Lightning Lane, de acordo com o que ainda estiver disponível. Você pode ir clicando nessas bolinhas de cada hora para ver as opções disponíveis nesse período. Quanto mais você demora pra agendar, menos horários vão sobrar para você poder escolher. Vale lembrar que você só poderá usar a Lightning Lane uma vez dentro dessa janela de tempo.
- Logo abaixo dos horários, dá pra ver se você já tem algum outro plano próximo do seu agendamento para a Lightning Lane. Diferente do que acontecia no FastPass+, a Disney vai te deixar marcar a sua Lightning Lane mesmo que você tenha outros planos aparecendo aí. Cabe a você se programar para garantir que vai conseguir dar conta de tudo – e na maioria das vezes é super possível conciliar os planos. Eu odiava o sistema do FastPass+ querendo limitar meus planos pra cada hora, prefiro muito mais assim!
- A última parte dessa tela mostra pra quem você está comprando a Lightning Lane. Eu estava comprando só pra mim, mas você tem a opção de comprar para outras pessoas que estejam viajando com você, desde que vocês já sejam amigos no My Disney Experience.
- Depois de escolher o horário e verificar as outras informações, clique em “Continue”.
- Você verá uma tela com um resumo de todos os dados da compra da Lightning Lane: a atração, especificações (como altura mínima), data de uso, preço, horário de utilização e todos os outros detalhes. Verifique se está tudo certinho antes de continuar.
- Em seguida, você verá as informações da tela para pagamento: suas informações, seus contatos e na terceira caixinha, os dados para pagar. Clique nessa terceira caixinha para escolher a forma de pagamento. Se você já tiver um cartão cadastrado no site da Disney, ele deve aparecer aqui.
- Depois de escolher a forma de pagamento, clique em “Next” para continuar.
Na tela final com o resumo do pedido, você ainda precisa dar check na caixinha dizendo que concorda com os termos e condições da compra e por fim, apertar o botão verde escrito “Purchase” para finalizar a compra.
- Pronto, você vai ver a tela de confirmação com o código da sua compra e deve receber um email com as mesmas informações.
A próxima vez que você entrar no seu Tip Board, já vai ver a Lightning Lane reservada e o horário indicado para usá-la.
Como usar a Lightning Lane?
Depois de comprar a Lightning Lane, não tem segredo nenhum. É só ir até a entrada da atração dentro do horário agendado e seguir para a fila de Lightning Lane. Todas as atrações tem duas filas: a normal que chama “Stand-by Entrance” e a de Lightning Lane. As duas são super bem sinalizadas e é fácil saber qual entrar.
Na entrada da fila de Lightning Lane você vai ver um totem com o Mickey, bem parecido com aquele que fica na entrada do parque (igual o da foto). Quando chegar seu horário de usar a Lightning Lane (na verdade até pra 5 minutinhos antes), basta usar a sua MagicBand, cartão ou ingresso no celular (com o Disney MagicMobile) para encostar no Mickey do totem. Ele deve ficar verde, indicando que você tem acesso à Lightning Lane e com isso, sua entrada será permitida.
As filas de Lightning Lane são bem mais rápidas do que as filas do finado Fastpass+ costumavam ser. Na minha experiência (ainda recente, já que é um sistema novo), normalmente minha espera não chegava a 5 minutos. É claro que isso pode mudar se a Disney decidir aumentar a oferta de Lightning Lanes assumindo que a gente estaria disposto a esperar mais, mas por enquanto a experiência foi realmente hiper rápida com quase zero fila.
Vale a pena comprar a Lightning Lane?
Vou começar falando a boa notícia de que que você definitivamente não precisa comprar a Lightning Lane para aproveitar os parques. Se não fizer sentido no seu orçamento ou nos seus planos de viagem, fique tranquilo que essas novidades não vão te impedir de curtir a Disney. Continua valendo a pena DEMAIS curtir os parques sem estes recursos.
Isso dito, para quem tem o orçamento mais flexível ou o tempo de viagem mais apertado, as Lightning Lanes são um recurso incrível. Especialmente em atrações mega concorridas como Rise of the Resistance, é maravilhoso poder optar por pagar alguns dólares a mais e economizar todo esse tempo. O tempo das suas férias que antes você ficaria parado na fila, agora você pode usar para conhecer mais e mais atrações.
Eu queria muito ser contra todos esses sistemas novos que são pagos à parte. Eu me programei toda para detestá-los, mas simplesmente não consegui. Ainda acho que é cedo para conclusões definitivas porque a Disney pode sim estar querendo causar uma boa impressão inicial, visto que eles sabem como a apresentação desses adicionais pagos foi mal vista por muitos visitantes frequentes. Vamos ver a longo prazo, mas até agora a Lightning Lane provou muito bem o seu valor.
A maior surpresa é que mesmo pra quem não quer pagar, essas novidades tem se mostrado positivas. A verdade é que eu prefiro bem mais a Lightning Lane e Genie+ do que o antigo sistema de FastPass+. Mesmo para quem não pretende gastar um centavo, as filas normais estão mais rápidas do que eram na época do FastPass+ e o dia todo fica mais produtivo assim. Já pra quem escolhe gastar um pouco mais com esses benefícios (de repente economizando mais em outras coisas), a experiência de parque ficou ainda mais eficiente.
Tá certo que a gente sempre tem que se planejar, até pra entender todas as coisas que a Disney oferece e fazer boas escolhas, mas de alguma forma, a possibilidade de ganhar tempo com o Lightning Lane torna a visita ao parque mais tranquila e fácil.
Eu queria muito detestar a Lightning Lane e o Genie+ mas a verdade é que eu amei. Gosto principalmente porque sei que elas são opcionais e não determinam quem vai ou não aproveitar o parque. Inclusive, mesmo para quem tem dólares sobrando na carteira (quer me fazer um pix? :P) eu NÃO acho que vale a pena comprar todas as Lightning Lane sem critérios.
Quando vale comprar a Lightning Lane individual?
A decisão não é tão simples e depende do orçamento, do tempo de viagem, da quantidade de dias que você vai visitar os parques, das atrações que interessam o seu grupo, da lotação na época da viagem, entre outras coisas.
Em qualquer época, acho vantajoso comprar Lightning Lane individual para Rise of the Resistance e Flight of Passage, que são sem dúvidas as duas melhores atrações da Disney e duas das maiores filas.
Para as outras, vale você avaliar o seu interesse em conhecer cada uma e sua tolerância a encarar uma fila por elas. Além disso, tem dois outros fatores importantes pra você levar em consideração:
Você pretende comprar o Genie+ em algum dia? Lembre-se que o Genie+ já vai te ajudar a poupar muito tempo nos parques e talvez, com esse tempo que você já economizou nas outras filas, pode topar encarar uma fila normal em vez de comprar o Lightning Lane individual também.
O perfil de cada parque? gastar com Lightning Lane vai ser bem mais interessante em parques que a gente fica com o dia mais travado em filas, seja porque tem muitas atrações e são muitas filas no dia (como o Magic Kingdom) ou porque todo mundo se concentra em poucas atrações, fazendo com que as filas sejam demoradas (como o Hollywood Studios).
Ainda vou fazer um post com estratégia de cada parque com e sem os adicionais, mas pensando em todos estes fatores você já vai poder tomar uma decisão consciente para o seu grupo.
De uma maneira bem genérica, eu dividiria assim:
Sempre vale a pena:
- Flight of Passage
- Rise of the Resistance
Se não pesar no bolso e você quiser conhecer:
- Seven Dwarfs Mine Train
Se bobear com a fila virtual:
- Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, mas já tem passo a passo completo aqui no blog para você se garantir na fila virtual gratuita, clique aqui para ler.
- TRON Lightcycle Run
Dicas importantes
- Pode esgotar: para funcionar bem, a Lightning Lane tem uma quantidade de vagas limitadas e pode esgotar rapidamente para as atrações mais populares, em especial Rise of the Resistance. Compre logo no horário de abertura, tanto para evitar ficar sem vagas como para ter mais opções de escolha.
- Truque secreto: testei essa dica porque funcionava com FastPass+ e deu certo para a reserva de Lightning Lane também. Seguinte: se você quiser um horário diferente do que está aparecendo disponível no aplicativo, tente ficar indo e voltando na tela do agendamento algumas vezes para ver se aparece alguma opção diferente (volte uma etapa antes de mostrar os horários depois prossiga de novo). Não é garantido, mas o sistema da Disney às vezes dá uns bugs e mostra outros horários. Eu mesma estava vendo a opção de marcar Rise of The Resistance por volta de 16h e precisava marcar antes. Fiquei indo e voltando algumas vezes e consegui agendar pra 14h25. 🙂 Não é garantido e não recomendo você fazer isso se as vagas tiverem acabando (nesse caso, só se garanta pra não ficar sem), mas se houver tempo e disponibilidade, pode ser bom ter essa carta na manga. 😉
- 2 por dia: cada parque oferece Lightning Lane individual para uma atração e você pode agendar 2 Lightning Lanes avulsas por dia para parques diferentes se tiver ingresso Park Hopper. Só garanta que você vai agendar em um horário que tem certeza que poderá estar no segundo parque e que seu ingresso te permite visitar mais de um parque por dia.
- Não é parte do Genie+: outro mito que surgiu com esse novo sistema, é que o Lightning Lane individual é um “upgrade” do Genie+ e que você precisa primeiro adquirir o Genie+ para poder comprar as filas rápidas oferecidas individualmente. Isso não é verdade! Você pode comprar só uma Lightning Lane individual, pode comprar dois, pode comprar o Genie+ e uma Lightning Lane, ou pode comprar tudo que tem direito. É sua escolha!
Se perguntassem antes, a gente nunca ia querer a inclusão de recursos pagos como a Lightning Lane, mas quando a gente pensa no tanto que já gastamos com a viagem, ter a opção de gastar só um pouquinho a mais pra fazer todo o tempo de férias valer mais a pena é uma possibilidade bem atrativa. A verdade é que agora a gente tem mais recursos e consegue pensar em mais estratégias diferentes para aproveitar os parques, fazendo uso de filas rápidas ou não.
Sinto que hoje as duas filas (paga e gratuita) estão funcionando de uma maneira muito boa, mas é um equilíbrio muito delicado. Agora é torcer pra Disney ser muito prudente nas decisões para manter esse equilíbrio e garantir uma experiência rápida a um preço justo para quem compra a Lightning Lane, enquanto oferece uma espera razoável com possibilidade de um dia eficiente no parque para quem não quer gastar mais com estes adicionais, pois já gastou demais no ingresso mesmo. Disney, estamos confiando em você!