VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Orlando em 2021: o que esperar da lotação dos parques?

Em meio a um cenário com tantas perguntas e incertezas sobre o futuro, umas das dúvidas que mais preocupa os turistas que pretendem viajar em 2021 é sobre a lotação dos parques: vai ficar mais cheio mesmo? Hoje vou tentar falar um pouquinho de todos os fatores que podem piorar ou reduzir a lotação de Orlando em 2021. 

A primeira coisa que é importante esclarecer é que tudo que a gente fala sobre 2021 envolve um cenário ainda cheio de incertezas e perguntas sem respostas. Planejar agora é aceitar e aprender a lidar com essa realidade. Por mais ansioso que todo mundo esteja pra ver o fim da pandemia, para ver abertura de fronteiras, pra viajar e pra voltar a vida normal, a verdade é que a nossa ansiedade não faz nada disso chegar mais cedo. Algumas respostas que a gente tanto quer só vão ficar mais claras com o passar do tempo e o desenrolar dos fatos. 

Imagem mostrando o início da Main Street no Magic Kingdom à noite. O parque está vazio, com algumas pessoas perto do castelo e outras saindo do parque.
A gente só vai ter algumas respostas sobre a lotação dos parques daqui um tempo!

Não é ideal, mas calma! Pelo menos essas respostas estão chegando! O mundo não está parado e isso tudo vai passar, as respostas vão chegar e estão cada vez mais próximas – mas hoje a gente ainda precisa aceitar a incerteza de tudo isso.

Eu falo isso, porque eu detesto escrever um post sobre um assunto que eu não tenho todas as respostas certeiras, mas nesse caso, eu não consigo te trazer uma previsão precisa do futuro. O que eu posso fazer é abrir o jogo, ser completamente transparente com vocês e compartilhar todos os fatores e variáveis que estão na minha cabeça, os questionamentos que eu tenho feito sobre a lotação futura, e como eu acho que isso afeta o seu planejamento e decisões de viagem. 

É um pouco disso que eu quero dividir hoje, como um bate papo mesmo. E pra eu não ficar falando sozinha, me conta a sua opinião, que outras variáveis você pensou, o que você acha… Quero saber tudo isso nos comentários. 😉

O que esperar da lotação de 2021?

Além dos fatores já tradicionais da lotação de qualquer ano (que não se engane: também terão um papel importante em 2021) há vários fatores adicionais que entrarão na balança e trarão consequências para a lotação dos parques: pra pior ou pra melhor. Eu vejo muitas pessoas ou pendendo pra um lado ou pro outro,  mas acredito que todos eles terão importância:

O que pode fazer os parques mais cheios em 2021

  • Comemoração dos 50 anos do Walt Disney World
  • Pessoas que tiveram a viagem cancelada em 2020 e quiseram remarcar para 2021
  • Pessoas que nem queriam, mas estão com data limite em 2021 para reagendamentos de passagem e, por isso, vão viajar 
  • Pessoas que já estavam planejando ir pra Disney em 2021 ou marcaram a “viagem da birra” durante a pandemia
  • Pessoas aproveitando promoções de passagem e hotéis 
  • A gente merece um pouco de parque, né? Depois desse 2020, tá todo mundo louco pra viver um pouco de magia Disney e curtir as férias em Orlando.

O que pode fazer os parques menos cheios em 2021

  • Os efeitos econômicos da pandemia, como maior desemprego, redução de ganho de pequenas empresas e diminuição do orçamentos de muitas famílias, afetaram os planos de viagem de muita gente. 
  • Pessoas com medo da lotação da comemoração dos 50 anos
  • Pessoas que preferiram jogar a viagem para 2022 para evitar lidar com as incertezas de quando as coisas voltarão mais ao normal. 
  • Dólar altíssimo, tornando o orçamento reduzido e a viagem muito mais cara para quem ainda não tinha comprado os principais itens. Uma das maneiras que muita gente lida com isso é adiando a viagem para economizar por mais tempo. 
  • Nem todo mundo pode viajar a qualquer hora. Muita gente gastou férias ou vai gastar durante a pandemia (sempre bom lembrar que ainda não acabou) e vai ter que jogar os planos de viagem lá pra frente. Muita gente perdeu o emprego e ao achar outro emprego (torcendo demais pra todo mundo achar!) não vai poder tirar férias de cara.
  • Nem todo mundo vai se sentir à vontade pra viajar ao mesmo tempo: alguns só querem esperar as fronteiras abrirem mesmo, já outros preferem esperar a vacina. Falando em vacina, tem também o fato de que nem todo mundo vai ter acesso a uma imunização do coronavírus ao mesmo tempo. 
  • Existe um “tempo de reação” das pessoas entre decidir viajar e de fato realizar a viagem. Para a grande maioria das pessoas, é necessário esse tempo para programar a viagem e também garantir a disponibilidade de dias para viajar. Como muita gente está (do meu ponto de vista, corretamente), esperando a confirmação dessas notícias para achar que faz sentido viajar, mesmo que a gente acordasse amanhã com um pacote completo de boas notícias no jornal, não quer dizer que os parques já iriam ficar lotados no mesmo instante, por causa desse tempo de reação. E aqui as notícias esperadas por cada um para decidir viajar vão mudar, e podem incluir desde confirmação de vacina até volta de show de fogos ou encontro com personagens. 
Castelo do Magic Kingdom à noite, iluminado de roxo e azul pelo show de fogos Happily Ever After, ainda sem data prevista para retorno em 2021.
Muita gente pode optar por não viajar sem algumas experiências

E o que tudo isso significa?

Bom, ninguém sabe ao certo né? Já comecei o post falando isso! Honestamente, apesar de ter mais fatores contra uma lotação adicional, eu ainda acho que como um todo, a gente vai ver sim uma demanda represada de 2020 aumentando a lotação dos parques em 2021, mas não de maneira uniforme durante o ano todo. 

De qualquer forma, a gente tem sempre uma percepção pessoal das coisas e a nossa visão dos fatos é influenciada pelo meio em que vivemos. Eu falo o dia todo com gente que ainda está animada pra viajar, que ama falar de Orlando e tudo o mais. Se você entrar em sites, instagram, grupos de Facebook de viagem, vai encontrar muita gente que está louca pra viajar logo. A realidade do grupo de pessoas que a gente convive não é necessariamente a realidade absoluta, então temos que relativizar a nossa percepção dos fatos e admitir: não sabemos exatamente como vai ser no futuro.

A julgar pela pequena amostra que tivemos em Orlando nos últimos feriados, só com os locais mesmo, em que os parques e praias da Flórida ficaram lotados, acredito que o movimento nos parques vai ser grande sim. É meu achismo, tá? Mas pra mim, este nem é o ponto principal! 

Imagem da Frontierland no Magic Kingdom, onde a parada da tarde está passando. Várias pessoas andam atrás do carro que leva o Mickey e a Minnie
É difícil dizer com certeza, mas a lotação dos parques pode ser maior em 2021 sim

Além de todos estes fatores que eu já listei, tem um dos mais importantes sobre lotação, e que muita gente esquece: mesmo quem não perdeu o emprego, mesmo os americanos que não precisam se preocupar com dólar ou fronteira, mesmo com uma suposta vacina, a verdade é que as pessoas nem sempre podem viajar quando querem. Muitas só tem disponibilidade na época de feriados e recessos escolares mesmo. 

Isso significa que mesmo que a lotação de 2021 seja maior, não significa que essa lotação adicional vai se distribuir de maneira uniforme ao longo do ano. De todos esses fatores, muitos trazem incertezas ou são variáveis novas, que ninguém pode prever ao certo. Mas alguns dos fatores que mais afetam a distribuição da lotação dos parques ao longo do ano, já são bem claros sim.

Ou seja, se você já pretende viajar em 2021, talvez a gente não saiba dizer se os parques estarão 10%, 20% ou 80% mais cheios em média no ano (ou mais vazios!), mas se você quer saber a melhor época (considerando que seja permitido a entrada nos EUA), já dá pra entender algumas implicações importantes para essa decisão. Independente do nível de lotação médio do ano ser maior ou não, é coerente partir do pressuposto (bem provável) que haverá uma concentração de multidões principalmente em volta dois fatores: celebração de 50 anos e feriados. Minhas considerações sobre cada uma delas:

O efeito 50 anos do Walt Disney World

Ainda que nada do caos de 2020 tivesse acontecido, a expectativa sempre foi de um 2021 agitado em Orlando. A celebração dos 50 anos do Walt Disney World vai atrair uma legião de fãs para celebrar esse marco. A Disney sempre soube fazer uma festa bem feita, e com certeza não vai deixar a data passar batido. É claro que com os efeitos financeiros da pandemia, parte dos projetos e planos para o aniversário de 50 anos e para o futuro, foram adiados, mas ainda tem muita novidade que deve chegar aos parques como parte dessa celebração.

O Walt Disney World (ou seja, a Disney de Orlando) fará 50 anos mesmo no dia 1 de Outubro. Eles ainda não divulgaram quando começarão a campanha de celebração, mas ela deve durar alguns meses. Por exemplo, os 60 anos da Disneyland foram celebrados por cerca de 1 ano e meio lá na Califórnia! Quando a gente tiver mais detalhes de datas e programações especiais, é claro que vamos fazer um post sobre os 50 anos da Disney em Orlando, mas por enquanto, para efeitos de planejamento, o que você precisa mesmo saber é:

  • Se você não faz questão de ver as novidades ou a festa dos 50 anos, você pode tentar viajar antes para evitar essa lotação adicional. 
  • Não sabemos quando a festa começa, mas em Outubro ela vai estar rolando com certeza, já que é o aniversário mesmo. Ou seja: espere um outubro muito mais agitado do que normalmente – e provavelmente os meses subsequentes também.
  • Fique de olho no calendário de novas atrações: as atrações que vão inaugurar como parte da celebração não devem abrir todas no mesmo dia. Essas inaugurações costumam ser espalhadas ao longo do tempo. Isso significa que dependendo da data da sua viagem, pode ter uma atração nova em um dos parques (e um burburinho adicional para conhecê-la). Quando a Disney anunciar as datas de lançamento das novas atrações, a gente vem correndo contar aqui 🙂
Castelo da Bela Adormecida na Disneyland Califórnia, decorado para a comemoração dos 60 anos que aconteceu em 2015. Esta é a melhor referência de dureação da celebração que temos para imaginar como será os 50 anos do Walt Disney World em 2021.
Na Califórnia, a comemoração do aniversário de 60 anos durou quase 1 ano e meio

Feriados: quando dá pra viajar! 

Ainda que todo mundo esteja morrendo de vontade de viajar, tenha condição financeira e saúde pra isso, a grande maioria das pessoas não pode tirar férias a qualquer hora. Por isso, a concentração das multidões deve continuar sendo nos feriados e épocas de recesso, como Spring Break ou férias de verão. 

Quando a gente combina os fatores feriados e celebração de 50 anos, dá para imaginar que os feriados a partir de Outubro (ou seja, Columbus Day, Thanksgiving, Natal e Ano Novo) sejam especialmente mais cheios. Ainda assim, como muita gente não aguenta mais ficar em casa (e inclusive já saiu de casa por não aguentar mais), acho que as férias de verão americano de 2021 serão especialmente agitadas também. 

A gente não tem todas as datas que podem afetar a lotação (como abertura de novas atrações e celebração dos 50 anos) mas os feriados a gente já sabe exatamente quando serão, e vale a pena evitar ao máximo.

Entrada da montanha-russa dos 7 anões no Magic Kingdom. Várias pessoas entram na fila, que marca 110 minutos de espera e outras na fila de fastpass+ (ainda sem data para voltar em 2021).
Feriados e férias serão especialmente mais cheios, e vale evitar

Muita gente tem perguntado do nosso calendário de lotação, que eu religiosamente atualizava a cada 3 meses, mas eu realmente não tenho visto sentido de atualizá-lo sem antes ter essa conversa com vocês. Em resumo: tem muitas incertezas, mas hoje a gente já consegue ter alguma visão do horizonte do futuro. Vou atualizar o calendário de lotação com base em tudo isso que a gente conversou aqui, mas como o cenário ainda é incerto, pode ter certeza que eu vou atualizando o calendário sempre com as melhores previsões dentro do que sabemos.

Da mesma forma, pensando no seu planejamento, minha sugestão pra você é tomar suas decisões pensando numa data de seu interesse, mas só bater o martelo mesmo quando for imprescindível. Quanto mais informações você tem na hora que fixa os seus planos de viagem, mais você conseguirá planejar em um “terreno mais seguro”, com menos chance de ter que alterar seus planos novamente ou até encontrar uma lotação que você não previu antes. Eu já fiz um post com dicas para planejar a viagem durante a pandemia, e meu objetivo hoje mesmo era só explicar o que tenho pensado a respeito de lotação.

E você, o que acha? Mantém os planos de viajar pra Orlando em 2021 ou vai esperar pra ver? Eu pra falar a verdade, estou louca pra poder aglomerar nos parques com segurança de novo e não vou nem reclamar se acabar no meio da multidão, quando isso for viável de novo. 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!