VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Luminous: o que eu achei do novo show de fogos do Epcot

O Luminous é o novo show de fogos do Epcot e estreou no final de 2023, mas eu só pude assisti-lo pela primeira vez em janeiro com a minha família. Eu pensei em compartilhar minha opinião na ocasião, mas achei melhor esperar pra vê-lo mais algumas vezes antes para ter impressões mais permanentes. A essa altura já aprendi que a minha primeira impressão dos shows de fogos nunca é a definitiva

Foto oficial do Luminous, com raios coloridos saindo de uma estrutura no meio do lago do Epcot.
O Luminous chegou no fim de 2023, pra encerrar as celebrações dos 100 anos da Walt Disney Company

Na época do Harmonious (antigo show do Epcot), a minha impressão inicial mudou e o mesmo já vem acontecendo com o Luminous. Acho que isso acontece um pouco porque eu preciso desapegar do show antigo e só consigo avaliar o novo espetáculo de forma mais justa depois que me livro um pouco das amarras do antecessor. Vou contar tudo que penso sobre o novo show aqui, mas se quiser uma versão mais resumida do assunto, é só dar play no vídeo aí embaixo. Aproveita pra já se inscrever no canal, que tem muita dica legal chegando por lá.

O que eu achei do Luminous no Epcot?

Você está vendo que vou falar do Luminous como se ele estivesse substituindo o Harmonious, tá? Porque o Epcot Forever (show temporário que foi apresentado entre os dois) é apenas um show substituto que eu realmente fazia zero questão. Acho que era tão fraquinho que eu praticamente faço de conta que ele nem existiu. 

O Luminous tenta corrigir alguns defeitos importantes do show anterior

Estou explicando isso pra você saber que toda a minha avaliação do Luminous tem como base de comparação um show que eu ADORAVA. O Harmonious era levemente controverso, mas era lindo, diferente dos demais e simplesmente espetacular. Isso dito, ele tinha seus problemas nítidos:

  1. A sua estrutura poluía a vista do World Showcase, já que era um trambolho gigantesco no meio da World Showcase lagoon.
  2.  Essa estrutura do Harmonious tinha seu valor e criava efeitos incríveis no lago, mas devido ao seu formato, a experiência de assistir o espetáculo era muito diferente dependendo da sua localização. A estrutura só oferecia uma boa vista do show pra quem estava em espaços muito específicos (perto da entrada do World Showcase ou entre os pavilhões da Itália e do Japão). 

Acho importante lembrar de tudo isso pra poder dizer me parece que o Luminous tentou misturar o melhor dos últimos shows (não o Epcot Forever). Parece que a Disney escutou os pontos que não funcionavam e tentou criar algo com efeitos levemente similares aos do Harmonious na água, mas que pudesse ser apreciado de todo o lago e que não afetasse tanto a vista durante o dia. Ao mesmo tempo, é um show com bem mais cara de Disney do que o antigo Illuminations.

Imagem do antigo show Harmonious, com projeções azuis em grandes telas dentro do lago.
O Harmonious era lindo, mas essa estrutura atrapalhava durante o dia e tornava o show menos impactante dependendo do ponto em que você assistia

O resultado é um show bem interessante, bonito e caprichado. Ele tem alguns elementos bem a cara do Epcot, como o momento em que os pavilhões vão se acendendo enquanto a narração dá boas vindas em diferentes idiomas. Eu amei isso! Também tem vários elementos bem Disney, trazendo a presença de várias trilhas de filmes – e com músicas menos óbvias em muitos casos. O mais legal é que o Luminous faz tudo isso sem precisar se apoiar na existência de telas, e por isso ele pode ser igualmente apreciado por praticamente todo o contorno do lago do parque. 

Resumindo: o Luminous consegue ser mais com cara de Disney e mais moderno que o Illuminations e ao mesmo tempo mais democrático e menos disruptivo do que o Harmonious. Um belo equilíbrio!  

Outro ponto positivo é que ele dá a impressão de que a Disney não economizou na presença de fogos para o espetáculo. A parte pirotécnica é linda demais. Eles deram o melhor que a Disney tem pra oferecer ali e ficou bem legal.

A Disney não economizou nos fogos

Como você pode ver, o show não tem nenhum defeito absurdo tecnicamente falando, maaaas… sempre tem um mas, né? Apesar de tudo isso, eu sinto que o Luminous ainda não me fisgou completamente. Falta um  fator “UAU” que faça a gente se encantar e traga uma emoção a mais para ele. E no fim do dia, todos os elementos do show estão lá justamente pra te fazer sentir uma emoção diferente, né? 

Talvez o problema seja a música. Eu sinto que as pessoas que fazem os shows do Epcot (inclusive o Harmonious que eu adorava) não andam sabendo fazer uma música que te prenda, que te faça sair cantando e que te conduza pela emoção do show. Sei lá, não sei se eles estão tentando algo diferente que não funcionou tão bem ou se simplesmente eles eram melhores nessa parte antes! 

Eu acho que lá no Magic Kingdom, a tentativa do Disney Enchantment até tinha um pouco dessa música emotiva, mas ainda assim menos que o Happily Ever After (que teve o seu retorno triunfal). Aliás, sabe quem tinha uma música simples, emotiva e legal? As cavalcades dos 50 anos da Disney World. Era uma música super bonitinha, a gente rapidinho aprendia e saia cantando junto. Deixava uma mensagem clara e aquilo entrava pro coração.

Foto do show de fogos Luminous, com fogos vermelhos em cima do lago do Epcot.
Falta uma música de impacto, sabe?

O mesmo acontecia no Illuminations, que terminava lindamente e aquela música “We Go On” ficava na cabeça e levava a gente ia embora do parque ainda no clima do fim do espetáculo. O Luminous é lindo, bem feito, mas não é tão envolvente ou emocionante quanto eu gostaria.

Talvez seja ainda uma questão de tempo e de eu ainda estar me acostumando com o novo show. Talvez ele só não me seja tão familiar, mas eu sinto falta dessa dose a mais de emoção para elevar esse show a um outro patamar. Isso dito, ele é um show maravilhoso, um espetáculo do jeito que só a Disney sabe fazer e que vale MUITO a pena assistir. Nos tempos de Epcot Forever, muitas vezes eu ia embora do parque antes do fim do dia porque não fazia questão de ver o show. Com o Luminous, isso já está longe de ser verdade e cada vez que eu vejo este show, gosto um pouco mais dele.

O Luminous é uma ótima forma de encerrar o dia no Epcot 🙂

Onde assistir o show?

Pela minha avaliação, já dá até pra você saber os melhores lugares para ver o show. Essa é uma escolha muito mais tranquila do que era antigamente no Harmonious, e por isso mesmo você nem precisa se posicionar com a mesma antecedência que antes. Qualquer lugar no contorno do lago que não tenha muita obstrução, oferece uma boa vista do show. Ou seja, só vale evitar ficar exatamente na frente do pavilhão dos EUA por causa do teatro que fica ali, ou em uma área com mais postes ou árvores que te impeçam de ter uma vista do lago. Se você tiver vendo o lago e o céu logo acima dele, vai ver o show bem. 🙂 

Outro ponto que eu gosto bastante é a varanda da área externa dos restaurantes do pavilhão do Japão (que não faz parte dos restaurantes e você não precisa jantar lá pra assistir o show na varanda). Estou falando daquela varanda em cima da loja, sabe? Além de uma vista linda do show ainda tem a decoração do pavilhão e a Spaceship Earth do outro lado do lago complementando o cenário (aliás, este extra também pode ser visto de boa parte dos pavilhões). Eu gosto da varanda porque dá pra ver o show sem ninguém na sua frente praticamente, mas se quiser assistir de lá, vale se posicionar com uma boa antecedência porque o sucesso deste pequeno espaço já é bem conhecido.

foto do show de fogos luminous, com pessoas assistindo em frente ao lago e fogos da cor roxa no céu.
Não precisa estar na primeira fila nem nada do tipo pra aproveitar o show!

De qualquer forma, não tem muito erro e não faltam locais legais para acompanhar o Luminous. Nada mais gostoso do que comprar uma comidinha entre a infinidade de opções no Epcot e sentar nos arredores do lago para comer enquanto espera o show começar. 

Independente do lugar, assista o Luminous porque vai valer muito a pena. E depois me conte o que achou do show, combinado? Ah! Se quiser aproveitar ainda mais seu dia no Epcot, não deixe de ver nosso roteiro gratuito aqui. 🙂