VPD Orlando - Vai Pra Disney
Escolhendo o seu cruzeiro

Qual a melhor época pra fazer um cruzeiro da Disney?

Qual a melhor época pra fazer o cruzeiro da Disney? Os cruzeiros são incríveis em qualquer época e eu aceitaria fazer um em literalmente qualquer dia do ano. Isso dito, a gente sabe que a experiência e as opções que você tem não vão ser sempre as mesmas. Então, qual a melhor época? No fundo, depende do que você procura. 

Cruzeiro da Disney em alto mar.
Os cruzeiros da Disney são sempre incríveis, mas a escolha da época pode afetar a sua viagem em vários aspectos, desde o aproveitamento até o custo

Qual a melhor época pra fazer um cruzeiro da Disney?

Eu não vou fazer suspense e já vou começar adiantando a resposta. Pra mim, tudo depende do que vem primeiro: o ovo ou a galinha? Ou nesse caso: o cruzeiro que você quer fazer ou a época que a sua viagem vai acontecer? Existe o melhor cruzeiro pra sua época ou a melhor época pro cruzeiro que você quer fazer – dependendo de qual escolha você fizer primeiro. Faz sentido?

Até mais do que parques, o perfil e preferências de cada um vai indicar muito a resposta da melhor época. Se você quiser fazer um cruzeiro pelo Alasca ou pelo Caribe, é claro que o que é a melhor época (ou até época possível) pode ter uma resposta diferente. De um jeito ou de outro, hoje vou falar um pouco sobre todas as variáveis importantes a serem consideradas para definir a melhor época para o SEU cruzeiro. 

Lotação e preço 

Exatamente o mesmo cruzeiro, para o mesmo destino e no mesmo navio, pode custar muito mais caro e estar muito mais cheio dependendo da época que você escolher – o que afeta direta e indiretamente a sua experiência a bordo. 

Cruzeiro da Disney mais vazio em uma época mais tranquila.
Com o navio mais vazio, a gente aproveita ainda mais as áreas comuns e também fica mais fácil conseguir reservas para diferentes atividades, tanto no navio como nos portos

Aqui não tem muito segredo, né? Um fator influencia o outro, ou seja, quanto mais lotados os cruzeiros de uma determinada época, mais caro ele vai ficando. Os cruzeiros que acontecem no que seria uma época ideal, acabam sendo mais procurados e ficando mais caros. Com isso, para muitos, o melhor mesmo acaba sendo ir na direção oposta e pegar o navio mais vazio e mais barato, um pouco antes ou um pouco depois desses períodos tidos como ideais. 

Apesar disso, é importante esclarecer que a época é só UM dos fatores que afeta o preço, mas não o único. Se você fechar com mais antecedência ou ver todas as dicas que já dei no vídeo aí embaixo, você pode pagar menos numa época teoricamente mais cara.

Esclarecido isso, aqui os principais épocas de atenção para evitar altas de preço: 

  • Caribe e Bahamas: mais caro na Páscoa, Thanksgiving, feriados, férias de verão e fim de ano. Segunda quinzena de Abril, começo de Maio  e Setembro, podem ser bons meses menos lotados e com clima legal.
  • Alasca: mais barato em Maio e Setembro e mais caro no ápice da temporada (de Junho a Agosto).
  • Europa: sempre caro, mas também tem tendência parecida com Alasca, com as “beiradas” (Maio e Setembro) mais baratas por ter menos procura e já não ser em férias escolares. 

Além disso, navios novos, itinerários com 2 dias em Castaway Cay ou passando na nova ilha Lookout Cay at Lighthouse Point, tendem a ser mais caros e mais cheios. 

Tabela comparando o valor e lotação dos cruzeiros Disney nas diferentes épocas do ano.
Visão geral da comparação de preço e lotação por mês

Para fugir das altas de preço e lotação, evitar os feriados e férias já ajuda bastante. Se não tiver jeito de fugir dessas épocas, lembre-se das outras dicas do vídeo acima para conseguir economizar mesmo assim.

Dica extra: pra quem tem tempo e flexibilidade, pode valer dar uma olhada nos cruzeiros de reposicionamento, que são cruzeiros que se iniciam em um porto e terminam em outro porto, muitas vezes hiper distante (por exemplo o Transatlântico, que sai da Europa e termina na costa dos Estados Unidos). São cruzeiros longos, em geral com muitos dias de alto mar, mas são cheios de programações especiais e trazem um preço por noite muito mais vantajoso. Só não se esqueça de incluir na sua conta do orçamento,  o valor das passagens de ida e de volta separadas, já que seu cruzeiro sai de um lugar e chega em outro completamente diferente. 

Destinos disponíveis 

Nem todos os cruzeiros estão disponíveis o ano todo. Alguns até estão, como Bahamas e Caribe, mas muitos outros, como Alasca, Europa e Havaí; não. Ou seja, dependendo do cruzeiro que você tem interesse, o destino já pode limitar a possibilidade de épocas. 

A Disney muda um pouco a sua oferta de cruzeiros em cada ano, mas aqui vai um resumo do que a gente costuma ver. Se você precisar de mais detalhes, lá no VPD Travel (nossa agência especializada em Orlando e cruzeiros Disney) tem uma ferramenta pra você filtrar os cruzeiros disponíveis de acordo com o destino de seu interesse e ver quando ele é oferecido. Aliás, dá pra filtrar por outros critérios também (como navio, quantidade de dias, porto de saída, etc) e no site da Disney também é possível criar muitos destes filtros. 🙂 

Além disso, fiz uma listinha com o resuminho do que temos até agora. Essa listagem aí embaixo reflete o que está disponível agora e a gente vai tentar atualizar este post a cada novo anúncio de itinerários que a Disney fizer. Além disso, é claro, tanto o site da nossa agência como o site da Disney trarão qualquer destino novo.

Ultima atualização: 5 de novembro de 2023

Janeiro

Cruzeiros especialmente pra Caribe e Bahamas. Pode ter algum destino diferente, como o Disney Wonder estará na Austrália em 2024 e 2025. Além disso, é comum ter opção de cruzeiros com dias temáticos especiais. Em 2024 por exemplo, tem opções de um Dia Pixar no Disney Fantasy e Dia Marvel no Disney Dream.

Outro detalhe legal é que para os cruzeiros de 2025, muitos itinerários já vão passar na ilha nova da Disney, a Lookout Cay at Lighthouse Point.

Fevereiro

Bahamas, Caribe além de uns diferentões – agora tem da Austrália e um de reposicionamento chegando no Havaí (que é um destino que vem e vai). Além disso, é comum ter opção de cruzeiros com dias temáticos especiais. Em 2024, por exemplo, tem opções de um Dia Pixar no Disney Fantasy e Dia Marvel no Disney Dream.

Março

Bahamas, Caribe e atualmente alguns na costa oeste, como Havaí, Baja California e Riviera Mexicana. 

Abril

Além de cruzeiros por Bahamas e Caribe aqui na costa leste, tem também Baja California e Riviera Mexicana saindo de San Diego, e em 2024 vai ter Sul do Caribe com o Disney Magic.

Maio

Além dos cruzeiros por Bahamas, Caribe, a gente vê que a Disney tá apostando mesmo na Baja California, e continua oferecendo esse destino até o Disney Wonder ir pro Alasca. Além disso, tem também o transatlântico levando o Dream de Fort Lauderdale até Barcelona num cruzeiro de 13 noites. Depois disso, ainda em Maio começa a temporada de cruzeiros pela Europa do Dream. <3

Cruzeiro da Disney pelo Alasca, com paisagem das montanhas próximas a uma geleira.
Em Maio começam os cruzeiros pelo Alasca e Europa

Junho

Tem coisa, viu? Pra começar, estamos no alto da temporada de cruzeiros pelo Alasca e pela Europa. Além disso, os cruzeiros por Bahamas e pelo Caribe continuam, inclusive com muitos itinerários passando pela ilha nova da Disney, a Lookout Cay at Lighthouse Point. Se você é do tipo que gosta de passar vontade e ficar sonhando, pode filtrar os cruzeiros de Junho pra isso. É o que eu faço sempre!

Julho

Julho continua basicamente a mesma maravilha de Junho, ou seja, com tudo que é bom: Bahamas, Caribe, com direito a ilha nova da Disney, além de cruzeiros incríveis pela Europa e Alasca! Destaque para o Disney Fantasy, que vai fazer até sul do Caribe em 2024! Ah, isso sem contar os cruzeiros que pegam o feriado de 4 de julho (dia da Independência Americana) que são sempre cheios, mas trazem alguma coisinha especial na programação.

Varanda de uma cabine do cruzeiro Disney com vista para Castaway Cay, a ilha da Disney.
Os cruzeiros de verão podem ser mais cheios, mas o clima costuma ser incrível!

Agosto

Segue nessa mesma linha de tudo de bom dos meses anteriores com muitas opções no Caribe, Bahamas, Alasca e Europa.

Setembro

Além dos cruzeiros pelo Caribe e Bahamas que não param, temos os últimos cruzeiros do Alasca e da Europa, que já podem estar mais baratos por ser fim de temporada. Depois tem os cruzeiros de reposicionamento destes navios.

Em 2024, pelo jeito o Dream vai ter “dry dock” porque ele vai dar uma pausinha depois dos cruzeiros europeus. Pra quem não sabe, dry dock é quando o navio fica um tempo parado para receber algumas atualizações e manutenção. Normalmente o Dream sai da Europa e vai pra Nova York em Setembro, mas em 2024 ele vai direto para Fort Lauderdale, no mês seguinte. Já o Wonder vai sair do Alasca e vai passar no Havaí, antes de seguir pra Austrália no mês seguinte.

Outro detalhe legal: muitos itinerários de Setembro já trazem celebração de Halloween.

Imagem do show de Halloween que acontece em alguns cruzeiros da Disney em Setembro e Outubro.
Em Setembro, muitos cruzeiros já trazem programação especial de Halloween

Outubro

Além dos cruzeiros de sempre pelo Caribe e Bahamas, em 2024 vai ter também o transatlântico trazendo o Dream de volta da Europa para os EUA. Dessa vez, ele vai pular a temporada por Nova York e vai direto para Fort Lauderdale. Além disso, o Disney Wonder finaliza seu cruzeiro pelo Havaí e de lá, segue para a Austrália. Muitos itinerários de Outubro trazem celebração de Halloween.

Disney Dream, um dos navios da Disney, saindo de Nova York.
A saída do porto de Nova York é a mais linda que eu já vi. Uma pena que em 2024 não terá cruzeiros saindo de lá

Novembro

Como sempre, Bahamas e Caribe continuam sendo oferecidos. Além disso, o Disney Dream foi pra San Juan onde faz Sul do Caribe, antes de voltar pra Flórida pra fazer os roteiros mais básicos no fim de ano. Em 2024, além dos cruzeiros mais tradicionais por Bahamas e Caribe, o Disney Magic vai pra San Juan fazer alguns cruzeiros pelo Sul do Caribe antes de ir para o Texas. Muitos itinerários já trazem decoração e festividades de Natal. 

Dezembro

Quase todos os navios farão cruzeiros por Bahamas e Caribe, saindo de diferentes portos (Fort Lauderdale, Port Canaveral e Galveston, no Texas). Só o Disney Wonder que não, já que ele ainda segue na Austrália. Vários itinerários trarão celebração de Natal e fim de ano. Em 2023 também está previsto o cruzeiro pelo Canal do Panamá do Disney Magic. Será o último cruzeiro pelo Canal do Panamá na lista da Disney até agora.

Risco de furacão 

Quando a gente escolhe a época de um cruzeiro, é importante levar o risco de furacão em consideração. Assim como a viagem de Orlando tem um risco, o cruzeiro naturalmente tem também. É um risco pequeno mas você pode dar azar. Eu que não sou um ímã de tempo bom em cruzeiros, já fui afetada duas vezes: em 2017 eu tive um cruzeiro cancelado e em 2022 tive um cruzeiro prolongado por conta de furacão. Tem até vlog no canal do meu cruzeiro de 4 noites que virou 6 noites. 

A chamada temporada de furacão vai teoricamente de Julho a Novembro, mas é mais forte de Agosto a Outubro. Ainda assim, eu fiz cruzeiros excelentes nessa época, com preços e clima ótimos inclusive. Não tem jeito, é dar azar, mas pode acontecer e vale saber disso na hora de escolher a época da sua viagem.

Rê e Minnie à bordo do Disney Wish.
A capitã Minnie nos manteve seguros e afastados da área do furacão

Clima, chuva e temperatura da água

Clima é algo que a Disney ainda não controla e nem a gente. O primeiro passo é aceitar que certa imprevisibilidade existe e sempre vai existir. Eu já peguei muita chuva em épocas excelentes e também já peguei sol pós furacão. Clima é incontrolável, mas a gente pode fazer a nossa parte para diminuir os riscos, escolhendo épocas com menos chuva e mais sol, principalmente pra quem quer ficar em destinos de praia. 

Para destinos como Alasca por exemplo, a chuva pode ser chatinha mas é esperada, e nem sempre altera os planos. Dizem que ela até ajuda a ver mais animais (apesar de que no meu caso não ajudou não). Já na praia, não tem o que falar, é uma droga quando chove mas também pode acontecer. Se acontecer com você, pode ser diferente do que você planejou, mas vai ter muita coisa rolando no navio. 

Pensando em destinos de praia, tão importante quanto o clima é a temperatura da água. Muita gente que vai viajar em Janeiro (quando é mais friozinho na Flórida) me pergunta se vale a pena fazer um cruzeiro – e super vale! As piscinas do navio são sempre climatizadas (não aquecidas, mas climatizadas) então dá pra aproveitar muito! Já as praias, depende muito do seu itinerário. Pra quem faz muita questão de entrar no mar, vale escolher um itinerário com portos de parada de clima mais agradável na época da sua viagem. Pra te ajudar com isso, fiz este resuminho das temperaturas médias e clima por mês em alguns portos de parada que os cruzeiros da Disney costumam visitar bastante.

Temperaturas médias por mês em alguns portos dos cruzeiros da Disney

Veja que como Castaway Cay fica pertinho de Nassau, usei os dados de lá pra entender o que esperar da ilha da Disney. Além disso, peguei dados de temperatura média, chuva e temperatura da água em Grand Cayman, Tortola e Cozumel, que são destinos muito visitados pela Disney – e que podem ser ótimas cartas na manga dependendo do seu objetivo.

Temperaturas médias da água por mês em alguns portos dos cruzeiros da Disney

Os dados estão aí pra olhar em mais detalhes, mas falando de Nassau e Castaway, a temperatura da água (e também fora) é melhor e mais ideal de fim de Abril a começo de Outubro, mas assim, Abril e até começo de Novembro ainda rola. Detalhe: tem gente na água o ano todo, tá? Estou falando pra quem não curte água tão gelada. As temperaturas mais quentes também coincidem com a época de mais chuva, mas que muitas vezes são pancadas no fim do dia, como a gente vê na Flórida ou no verão de boa parte do Brasil também.

Um pouquinho da Seven Mile Beach, em Grand Cayman.
Um pouquinho da Seven Mile Beach, em Grand Cayman

Você vai ver que as temperaturas fora dessa época não são congelantes, nem perto disso! Só é um pouco menos agradável.

Nível de chuva por mês em alguns portos dos cruzeiros da Disney

Veja que os demais destinos que analisei, que são alguns dos portos visitados nos cruzeiros pelo Caribe, tem temperaturas melhores que Nassau. Apesar disso, sempre vale repetir aquele avisinho: clima nunca é 100% garantido. Por exemplo, pela minha experiência mega pontual em Cozumel em Janeiro, a água estava geladíssima e impossível de entrar. Na mesma viagem, em Cayman a água tava perfeita e até Castaway Cay a gente entrou na água super de boa.

Piscina e mar ao fundo, em um resort em Cozumel.
Um dia lindo em Cozumel em Janeiro, mas na nossa experiência pontual, a água (nesse caso inclusive da piscina) estava bem gelada. Já em Castaway Cay e Grand Cayman, estava ótima!

Se eu tivesse que apostar em um destino pra nadar em Janeiro, seria Grand Cayman que eu adoro, tem o clima ótimo e uma praia gratuita excelente. A Disney faz bastante cruzeiros não tão longos passando por lá, inclusive em Janeiro. Pode ser uma alternativa interessante pra quem não faz questão de um navio específico e quer fazer cruzeiro nessa época.

A época que você tem!

Esse pode ser o fator determinante, especialmente pra quem quer juntar o cruzeiro com outra viagem ou pra quem tem menos flexibilidade para tirar férias. Às vezes você já vai pra Orlando em determinada época, então invariavelmente,  esta vai ser a época que você tem para o cruzeiro e pronto. Tudo certo! A Disney oferece cruzeiro durante o ano todo, tem destinos legais sempre e eu nunca vejo ninguém saindo triste deles em nenhuma época!

Se você já sabe a época da sua viagem, vale agora escolher a melhor opção entre as disponíveis nessas datas – e sempre tem opções ótimas pra escolher. A lista no começo desse post pode te dar uma ideia do que estará disponível, e a nossa ferramenta com a listagem completa pode te dar mais detalhes.

Navio Disney Dream atracado em Bermuda.
Disney Dream em Bermuda

Então, qual época escolher pro cruzeiro?

No fundo eu já acho que a gente precisa pensar diferente: não existe uma melhor época universal, e sim o melhor cruzeiro pra sua época ou a melhor época pro cruzeiro que você quer fazer – dependendo de qual decisão você tomou primeiro.

E aí, a melhor época pra diferentes cruzeiros pode ser diferente também. Sinceramente, isso quase me fez desistir de fazer este post, porque eu não queria dar uma resposta pronta que não seja verdadeiramente a melhor época PRA VOCÊ. Por isso acabei reajustando a rota e resolvi explicar todos os critérios importantes para levar em conta na sua avaliação do melhor cruzeiro dentro do que você está buscando. Com isso, eu sei que você tem tudo pra escolher um ótimo cruzeiro em vez de se apegar só a uma visão mais genérica que eu traga aqui. 

Navio Disney Wish em Castaway Cay, uma das ilhas da Disney.

Agora que já fiz isso, vai ter a visão genérica também. hahaha Pra mim, essas são algumas das minhas épocas preferidas:

  • Caribe e Bahamas: Fim de Abril e Maio são ótimos pra clima e mais barato que nas férias – é o meu período preferido. Pra quem tem flexibilidade, gosto bastante de Agosto e Setembro pelo bom equilíbrio de preço e clima, apesar da chance de furacão.
  • Alasca: ainda quero fazer um post só sobre o Alasca, porque é meu xodó mesmo. Qualquer época tem vantagens e desvantagens. Resumindo: no ápice da temporada tem melhor clima, mais chance de ver animais e é mais caro. Maio e Setembro são significativamente mais baratos, mas o clima é mais pesado e para alguns animais, a chance pode ser menor (se bem que animais, a Disney controla menos ainda do que o clima né?). Se o orçamento não for um problema, vá no ápice da temporada, mas ir em Maio e Setembro é incrível também e muuuuito melhor do que não ir.
  • Europa: gosto de Maio e Setembro pra evitar lotações, mas depende também do itinerário da sua preferência. Os destinos específicos na Europa podem ser oferecidos só em uma determinada época, então coloque tudo isso na balança.

O melhor de tudo? É que tem sim épocas melhores, mas não tem época ruim. Tem sempre cruzeiros legais em qualquer época do ano. Espero que este post te ajude a encontrar o melhor cruzeiro para a sua viagem. E se quiser nossa ajuda nessa escolha e no seu planejamento, é só mandar mensagem pra gente no VPD Travel ou no email cruzeiros@vpdtravel.com

Agora que você já sabe como escolher a melhor época para a sua viagem, se você quiser mais dicas de como escolher o seu cruzeiro, é só clicar aqui.