VPD Orlando - Vai Pra Disney
14 maio, 2021

Mudança importante no uso de máscaras e distanciamento nos EUA

Ontem o governo americano anunciou mudanças importantes nas recomendações sanitárias para pessoas totalmente vacinadas: o fim da necessidade de uso de máscaras e do distanciamento físico em algumas situações.

A notícia foi divulgada pela Casa Branca de acordo com as últimas recomendações do CDC – o centro de controle de doenças dos Estados Unidos. Segundo o novo protocolo, as pessoas que tiverem completado o ciclo de vacinação não precisarão mais usar máscara nem se manter distante dos outros em espaços abertos e em determinados espaços internos sem multidões.

Alguns dos estabelecimentos fechados onde ainda será obrigatório o uso de máscaras e distanciamento são locais com grandes multidões, como por exemplo:

  • Meios de transporte como avião, ônibus, trem
  • Estações de trem/ônibus e aeroportos

Segundo o CDC, uma pessoa é considerada totalmente vacinada depois de 2 semanas da segunda dose das vacinas Pfizer ou Moderna, ou 2 semanas após a vacina da Johnson & Johnson, de dose única.

Novas regras do CDC sobre o uso de máscaras em diferentes atividades.
Guia de indicação de uso de máscaras por atividade para vacinados e não vacinados

O que isso significa para os parques temáticos de Orlando?

Os parques vem seguindo as últimas orientações do CDC, com a Disney e a Universal eliminando a medição de temperatura na entrada dos parques. A Universal inclusive já vem implementando uma redução do distanciamento entre os visitantes.

Ontem, o CEO da Disney Bob Chapek anunciou inclusive que a capacidade dos parques já foi novamente aumentada dos 35% divulgados em novembro do ano passado. Eles não divulgaram em quanto está a capacidade atualmente, mas alguns estimam que deve chegar a 50% no verão americano.

Fila de pessoas próximas umas das outras no parque, durante a noite
A capacidade dos parques já está aumentando gradualmente

Além disso, foi divulgado que a Disney também está gradualmente diminuindo o distanciamento entre os visitantes, mas que os 2m de distancia ainda serão mantidos em locais como restaurantes, lojas e locais de relaxamento onde os visitantes podem tirar suas máscaras.

Sobre o uso de máscaras, o Bob Chapek comentou que é “uma grande notícia para o Disney World, especialmente para quem esteve na Flórida em pleno verão e usando máscaras“.

Não houve nenhuma confirmação sobre quando a Disney poderia relaxar a obrigatoriedade de máscaras no complexo, mas ontem também em outra entrevista para a CNBC ele declarou que “terão muito mais pessoas confortáveis em Orlando nesse verão.” Muita gente interpretou tudo isso como um indicativo de que o relaxamento poderia acontecer já no verão americano, mas ainda precisamos esperar uma confirmação oficial.

CEO da Disney, Bob Chapek, na tela da TV durante uma entrevista à CNBC
Bob Chapek em entrevista para a CNBC ontem

Vale lembrar que muitos dos ambientes internos dos parques temáticos ainda podem entrar na categoria de “ambiente fechado com multidão” do CDC, onde o uso de máscaras ainda é obrigatório pra todo mundo.

Além disso, outra boa notícia que o CEO deu é que 80% dos cast members que tinham sido dispensados no ano passado já voltaram ao trabalho.

Atualmente 154 milhões de americanos já receberam pelo menos 1 dose da vacina, o que representa quase 46% da população. A quantidade de pessoas consideradas totalmente vacinadas nos EUA é de 117 milhões de pessoas.

Para saber mais sobre nossa experiência na vacinação nos EUA, clique aqui ou dê play no vídeo abaixo: