VPD Orlando - Vai Pra Disney
Além dos parques

Natal em Orlando: Guia completo para aproveitar

A Disney é sempre mágica, mas no Natal especialmente ela fica ainda mais mágica, como eu sempre digo. Eu não sei se são as músicas, a decoração, as comidas especiais, os personagens em trajes diferentes ou o clima natalino assolando não só os parques, mas a cidade inteira. A única coisa que eu sei é que ir à Disney nessa época do ano é algo que todas as pessoas deveriam considerar pelo menos uma vez na vida.

E quando digo ir nessa época do ano, não digo necessariamente nos dias 24 e 25 de Dezembro não, mas durante toda a temporada natalina que começa ainda em novembro e termina nos primeiros dias de janeiro, logo depois do ano novo, quando tiram todas as decorações dos parques (por volta do dia 5, 6).

Aliás, se você puder escolher, minha recomendação é ir logo no começo da temporada de Natal. Isso porque os parques estarão bem mais vazios e assim você poderá aproveitar bem mais do clima e das atrações.

Imagem do castelo da Cinderella ao fundo, todo iluminado e com decorações de Natal na Main Street.
A época mais linda dos parques de Orlando!

Guia Completo do Natal em Orlando

Obs: Devido à pandemia de COVID-19, as celebrações de 2020 estão diferentes das tradicionais. Listamos aqui tudo que está confirmado, e também as atrações clássicas suspensas.

Já falei em outras matérias sobre as celebrações específicas de Natal, mas vou reunir aqui realmente TUDO que você precisa saber sobre a programação de Natal em Orlando, desde as festas de Natal, até opções de jantar e dicas para compras.

A ideia é fazer um guia completo e definitivo para quem vai passar o Natal (ou a temporada de Natal) na Disney, começando dos assuntos mais básicos e indo até os mais específicos.

Imagem de uma guirlanda de Natal verde e vermelha em formato de Mickey, com vários botões em formato de Mickey.
Como em todo lugar do mundo, as lojas ficam cheias de produtos natalinos.

Mickey’s Very Merry Christmas Party

Em 2020, a festa de Natal do Magic Kingdom não vai acontecer por conta da pandemia, mas o parque mantém as decorações e algumas programações especiais, que conto mais abaixo.

Falando agora sobre a festa tradicional, para mim, esta é a festa mais bonita e mais bem feita de todas que a Disney realiza. Eu sou suspeita porque adoro o Natal, mas ainda assim, cada detalhes dessa festa é impecável para mim. A imagem abaixo da parada te faz entender um pouquinho o que eu estou querendo dizer. Esta festa não acontece na noite de Natal, mas em datas selecionadas de novembro e dezembro (sendo que normalmente, a última data da festa é na semana anterior ao Natal), sempre no Magic Kingdom depois que o parque fecha para o grande público.

Parada de Natal da festa do Magic Kingdom. O castelo iluminado está ao fundo, a rua está decorada com guirlanda e vários personagens dançam na rua.
Parada especial de Natal do Magic Kingdom. Incrível!

Aliás, vale lembrar que esse é o único evento natalino da Disney pago à parte. O resto das celebrações nos outros parques já estão incluídos no preço do ingresso normal.

Na festa, os visitantes podem aproveitar boa parte das atrações do Magic Kingdom com filas menores, tirar fotos e interagir com diversos personagens, ganhar alguns mimos, além de assistir uma linda apresentação de show de fogos e a parada mais linda da Disney. Se você se interessou, eu já escrevi uma matéria só sobre esta festa, então não deixe de ver mais detalhes clicando aqui ou dê play no vídeo abaixo:

Outras atividades de Natal na Disney

Conforme falei antes, a Disney INTEIRA entra no clima de Natal e a festa que ocorre no Magic Kingdom é só a cereja do bolo. A partir de Novembro o Papai Noel começa a dar as caras, a iluminação e decoração natalina tomam conta de cada cantinho dos parques e uma série de programações especiais são agendadas com o intuito de celebrar o Natal.

Também já fiz uma matéria sobre a programação da Disney no Natal além da Mickey’s Very Merry Christmas Party. Nela você encontra todos os detalhes dos principais eventos planejados para esta época do ano. De qualquer forma, a fim de facilitar sua vida, vou citar aqui rapidamente os destaques e quem quiser mais detalhes, então basta acessar nossa outra matéria (clicando aqui).

Imagem da Main Street toda decorada para o Natal. Há pessoas sentadas dos dois lados aguardando a parada e o castelo iluminado está centralizado ao fundo.
O castelo fica especialmente incrível com a iluminação de Natal.

Magic Kingdom: além da festa

Em 2020 o Magic Kingdom recebe uma celebração mais simples por conta da pandemia, mas ainda cheia de decorações bonitas e super caprichadas. Entre os dias 6 de Novembro e 30 de Dezembro de 2020 acontece:

  • Projeções luminosas no castelo: ele se transforma em um caleidoscópio de imagens em tons festivos e pequenas queimas de fogos
  • Procissões de personagens: os personagens clássicos em roupinhas temáticas e parada dos soldados de brinquedo com a banda
  • Holiday Trolley: o bondinho passa pela Main Street enfeitado e com os Dapper Dans cantando musicas natalinas
  • The Jingle Cruise: é uma versão de Natal da atração Jungle Cruise, com alguns detalhes e decorações especiais. Em 2020, já começou em 2 de Novembro.
  • Muppets: os personagens estão de volta na Liberty Square aparecendo de tempos em tempos nas janelas decoradas para Natal.

E as celebrações clássicas que aconteciam até 2019 mas que não acontecem esse ano:

  • A Frozen Holiday Wish no Magic Kingdom: é a cerimônia de iluminação do Castelo da Cinderela no Magic Kingdom, em que a Elsa “congela” o castelo com a participação da Anna, Olaf e Kristoff.  Ele acontecia todas as noites às 18h15 e em noites de festa de Natal tem uma apresentação extra às 20h15. Ele não acontece em 2020, mas o castelo recebe projeções temáticas de Natal.
  • ABC Christmas Day Parade no Magic Kingdom: a parada de Natal na Disney (que é apresentada no canal de TV ABC) é na verdade gravada muitos dias antes do dia do Natal em si. Nos últimos anos, a gravação vem acontecendo nos 4 parques, e geralmente no começo de Novembro. Não acontece em 2020.
Imagem do castelo da Cinderella decorado com luzes.
O castelo da Cinderela fica lindo nessa época!

Epcot: International Festival of the Holidays

Entrada do Epcot no International Festival of the Holidays. Há topiárias do Mickey e da Minnie usando chapéus de Natal, e a bola do Epcot está do lado esquerdo.
O parque todo fica com comemorações de Natal!

Essas celebrações de Natal se espalham pelo parque todo, incluindo os países do World Showcase. Em 2020 acontece uma versão reduzida chamada Taste of the International Festival of the Holidays, entre 27 de Novembro e 31 de Dezembro. Não tem todas as atrações tradicionais do festival completo, veja abaixo o que está acontecendo em 2020:

  • An International Yuletide Extravaganza: pequenas celebrações de Natal que acontecem nos pavilhões que formam o World Showcase, mostrando a celebração em cada cultura. Tem até comidinhas especiais de diversas nações.
  • Procissão de personagens: Mickey, Minnie, outros clássicos, princesas e personagens de Frozen passeiam pelos países do World Showcase
  • Apresentação musical: as bandas JAMMitors, Mariachi Cobre e Voices of Liberty se apresentam no America Gardens Theater
  • Papai Noel: também faz uma procissão pelo World Showcase
  • Chip & Dale’s Christmas Tree Spree: caça ao tesouro interativo do Tico e Teco pelos países do Epcot durante o International Festival of the Holidays. Você compra o mapa (à venda nas lojas do parque por US$6.99 + taxas) e vai coletando adesivos nos lugares em que foram colocados enfeites de Natal. Quando tiver o mapa completo com todos os adesivos, então poderá trocar por uma surpresa.
  • JOYFUL! A Celebration of the Season: shows de música gospel no Future World

E abaixo, as atrações clássicas que não vão acontecer em 2020:

  • Candlelight Processional: uma linda cantata de Natal que ocorre no Epcot, no pavilhão dos Estados Unidos. Em muitos dos dias ela é narrada por celebridades, como por exemplo Neil Patrick Harris e Whoopi Goldberg. Ela não vai acontecer em 2020, mas em 2019 foi de 29 de Novembro até 30 de Dezembro de 2019, e a lista de narradores você vê aqui.
  • Candlelight Processional Dinner Package: um pacote num estilo muito parecido com o Fantasmic Dinner Package, ou seja, você paga um valor pela refeição e pela garantia de um lugar para assistir a cantata de Natal. O valor pode variar de acordo com o restaurante selecionado, e a concorrência por um assento é bem grande nos períodos mais cheios ou então quando uma celebridade muito querida vai narrar o evento. Portanto, se você já estiver planejando uma refeição em um dos restaurantes que inclui este pacote e gostaria muito de ver o Candlelight, pode ser uma boa opção. Não está sendo oferecido em 2020.
Imagem da cantata de Natal do Epcot. Várias pessoas cantam e seguram velas ao fundo, e o narrador Neil Patrick Harris está na frente.
Neil Patrick Harris de narrador! Destaque para o moço atrás dele que passou a cantata toda sorrindo pras fotos. Espertinho!

Hollywood Studios

O Hollywood Studios também tem sua própria celebração de Natal, mas em 2020 ela acontece em uma versão mais simples, com shows de projeções, procissões de personagens e Papai Noel em roupinhas festivas. A partir de 6 de Novembro acontecem:

  • For the First Time in Forever: A Frozen Sing-Along Celebration: o show de Frozen tem um final especial com tema natalino
  • Hollywood Holiday Tower Hotel: ao escurecer, a Tower recebe projeções especiais transformando-a em um gingerbread dos Muppets, um hotel de Toy Story, um canto nevado de Arendelle e uma vila insipirada no desenho Mickey’s Christmas Carol. Uma versão simplificada da Sunset Season Greetings.
  • Papai Noel: desfile na Hollywood Boulevard em seu conversível vermelho acenando para os visitantes
Tower of Terror iluminada com tema natalino. Foto: Disney

As seguintes atrações aconteciam até 2019, mas não vão acontecer em 2020:

  • Jingle Bell, Jingle Bam!: show de fogos e projeções do Hollywood Studios, feito para a temporada de Natal. São diversos contos natalinos projetados na frente do teatro chinês. Não acontece em 2020.
  • Sunset Seasons Greetings: celebração natalina do Hollywood Studios que começa no entardecer, e traz neve e luzinhas de Natal para a Sunset Boulevard. Além disso ficam espalhados ali outdoors apresentando contos de Natal com os personagens da Disney, e acontece um show de projeções na Tower of Terror. Acontece de forma adaptada em 2020.
  • Encontro com o Papai Noel : na loja Once Upon a Time, geralmente o Papai Noel ficava encontrando os visitantes, e entre 25 e 31 de dezembro, ficava o Pateta vestido de Papai Noel. Em 2020, o Papai Noel passa numa procissão acenando para os visitantes.
  • Holiday Cheer na Toy Story Land: a área entra no clima natalino com decorações especiais, música temática e os personagens com roupinhas de Natal. Não acontece em 2020.
  • Jingle Bell, Jingle BAM! Holiday Dessert Party: nos mesmos moldes da Fireworks Dessert Party, se trata de um pacote que te oferece um buffet de sobremesas, fondue e bebidas em um lugar reservado com o intuito de ver o show de natal do Hollywood Studios. O evento conta também com a participação de um personagem surpresa e um óculos 3D especial para assistir ao show. Contamos nossa experiência nela aqui, mas não acontece em 2020.
Tower of Terror no Hollywood Studios com projeções de Natal.
Show de projeções na Tower of Terror, como parte do Sunset Season Greetings

Animal Kingdom

Em 2020 a celebração também é mais simples, com decoração especial pelo parque e barquinhos temáticos nos rios de 6 de Novembro em diante. Veja abaixo tudo que foi confirmado:

  • Donald’s Dino Bash Festive Flotilla: a comemoração com o Donald e Tico e Teco acontece num barco esse ano, passando e acenando para os visitantes
  • Discovery Island Drummers: os tradicionais bateristas continuam passando nos barquinhos, mas em clima natalino
  • Pandora: a área de Avatar está com decoração especial festiva
  • Papai Noel: caminhada pelo parque e acenando para os visitantes de longe
Animal Kingdom em clima de Natal. Imagem: Disney

Disney Springs

O Disney Springs entra no clima natalino com decoração especial, DJ’s tocando músicas temáticas e até chuva de neve (de espuma). Além disso, algumas das atrações clássicas foram adaptadas para 2020:

  • Christmas Tree Trail: trilha de árvores de Natal exposta no centrinho da Disney para comemorar a temporada de fim de ano, esse ano em versão reduzida, com menos árvores.
  • Holiday Scavenger Hunt: caça ao tesouro em que você pega (de graça!) um guia e o mapinha de localidades participantes e procura o tesouro em cada uma delas. Por fim, ao completar tudo, tem direito a trocar por um presentinho, e está confirmado para 2020.
  • Papai Noel e Mamãe Noel: aparecem em barcos no lago Buena Vista

E as seguintes atrações aconteciam até o ano passado, mas não acontecem em 2020:

  • Encontro com o Papai Noel: o bom velhinho ficava disponível para tirar fotos lá no Marketplace do Disney Springs com fotógrafos do Photopass (e fotos incluídas no Memory Maker) mas em 2020 ele estará apenas em um desfile de barcos acenando para os visitantes.
  • Café da Manhã com o Papai Noel no T-Rex, em Disney Springs: nos anos anteriores o restaurante T-Rex ofereceu um café da manhã especial com o Papai Noel, mas não vai acontecer em 2020. Os preços ficaram em torno de $32 para adultos e $20.50 para crianças (taxas e gorjetas já inclusas). O cardápio teve itens clássicos americanos como por exemplo omelete, torradas, waffle, bacon, salsichas e mais. Tem que reservar com antecedência pelo telefone, conforme explicamos aqui.

Outras atividades no complexo da Disney

  • Decoração de Natal nos hotéis da Disney: algumas decorações são realmente impressionantes e com toda a certeza valem a visita (se você ama a época do Natal assim como eu), como por exemplo a casa de pão de gengibre (Gingerbread) gigante no Grand Floridian. As decorações estão presentes em 2020, mas as casas de gingerbread não.
  • Mini Golf no Winter in Summerland: pode ser uma atividade não oficialmente natalina, mas esse mini golf da Disney é todo tematizado de Natal. Pode ser uma boa alternativa para evitar os parques cheios sem sair do clima das festas de final de ano.
  • Tours de Natal (SUSPENSO): a Disney faz vários tours com diferentes temas, inclusive dois sazonais para esta época do ano. Neles você consegue entender um pouco mais como toda a programação da temporada de Natal é orquestrada, além de conhecer as principais atrações natalinas do complexo Disney. Mais detalhes você encontra no nosso post de tours da Disney.
Imagem de um mini golf temático de Natal. Há caixas de presentes espalhados e o Mickey sai de dentro de uma delas.
Mini Golf natalino da Disney!

Natal no complexo da Universal

A Universal também se empenha bastante na celebração natalina, e em 2020 trará algumas das clássicas experiências modificadas:

  • Celebração de Natal do Harry Potter no complexo da Universal Studios: a Universal traz uma celebração especial de Natal nas áreas do Harry Potter dos parques da Universal; no Beco Diagonal, no Universal Studios, e na vila de Hogsmeade, no Islands of Adventure. De 14 de novembro de 2020 até 3 de janeiro de 2021 essas partes do parque ficam com decoração especial, também com novos pratos e bebidas temáticos dessa temporada natalina (como a cerveja amanteigada quente), e um show noturno de luzes no castelo de Hogwarts.
Show de projeções de Natal no castelo de Hogwarts no Islands of Adventure.
O castelo de Hogwarts iluminado para o Natal!
  • Parada Universal Studios featuring Macy’s: um dos eventos mais tradicionais do feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos é a parada da Macy’s que acontece em Nova York. Como parte da programação de Natal, a Universal e a Macy’s realizam uma parada parecida no parque. Em 2020, não será exatamente uma parada, os balões ficam expostos e os visitantes que vão caminhando por eles.
  • Grinchmas no Islands of Adventure: toda a área deste parque que é conhecida como Seuss Landing se transforma a fim de receber o Natal do Grinch.
  • Universal’s Holiday Character Celebration: parada especial de Natal com personagens clássicos da Universal, como Minions, Shrek e Madagascar

E atração do passado que não acontece esse ano é:

  • Apresentação da banda Mannheim Steamroller na Universal (SUSPENSO): eu não conheço essa banda então confesso que não tenho muito o que comentar. Sei apenas que eles se apresentam todo ano ao vivo em datas selecionadas. Não está confirmada para 2020.

Natal nos outros parques de Orlando

É claro que a Disney e a Universal não são as únicas celebrando o Natal em Orlando. Os outros parques também prepararam algumas programações especiais que valem ser mencionadas, também em versões adaptadas para 2020:

  • SeaWorld’s Christmas Celebration: a festa de natal do SeaWorld acontece durante o horário de funcionamento normal do parque em datas selecionadas de Novembro e Dezembro. Para participar basta ter o ingresso normal de admissão no parque. A festa conta com shows especiais de Natal tanto com Papai Noel quanto com os animais aquáticos, além de uma decoração bem bonita de várias árvores de Natal em cima da água. Em 2020 acontece de 13 de novembro a 31 de dezembro.
  • Christmas Bricktacular na Legoland: eventos natalinos também acontecem na Legoland durante o horário de funcionamento do parque, aos finais de semana. Em 2020, acontece nos dias 27 a 29 de Novembro, e  5, 6, 12, 13, 19, 24 até 31 de dezembro. Coisas simples, mas que as crianças gostam, como por exemplo tirar foto com um Papai Noel de lego em tamanho real ou procurar o Papai Noel em uma espécie de caça ao tesouro.
Yoda, Darth Vader e R2-D2 infláveis com chapéus e decorações de Natal. Há várias luzinhas coloridas no chão.
Decoração de Natal de um dos hóspedes da área de camping do Fort Wilderness

Jantar/Ceia de Natal na Disney

Esta parte já é voltada para quem estará na Disney no Natal MESMO (não apenas na temporada natalina) e portanto precisa planejar uma ceia por lá. Todos os restaurantes da Disney ficam abertos no Natal, mas apenas alguns oferecem menus especiais para essa data.

Independente de você ir num jantar natalino ou não, sem dúvida fugir da muvuca dos parques é algo que você dará valor em um dia tão cheio como esse (veja como é viajar para Orlando Dezembro clicando aqui). Caso decida encarar, alguns restaurantes buffets nos parques oferecem itens especiais de Natal no dia 25, como por exemplo:

  • Biergarten, no Epcot
  • Rose & Crown no Epcot

Extra: o Liberty Tree Tavern não oferece menu especial para o Natal, mas eu pessoalmente acho o menu do jantar deles bem tradicional natalino (no estilo americano) com peru, carne, batatas e vegetais. Pode ser uma boa opção para quem decidir passar este dia no Magic Kingdom, ou ainda a noite do dia 24 de Dezembro. Para quem vai passar essa data no Epcot, o Garden Grill também serve peru e dá para quebrar o galho como refeição natalina. Além do que, é tudo uma delícia por lá!

Varias comidas típicas de Natal em pratos brancos em uma mesa: há uma espécie de farofa, peru, molho, pãezinhos e vagem.
A comida do Liberty Tree Tavern no jantar tem cara de Natal durante o ano todo!

Caso tenha interesse em uma refeição natalina fora dos parques, alguns restaurantes dos hotéis da Disney oferecem menu especial de Natal. Mas lembre-se que os americanos celebram o Natal mesmo no dia 25 (enquanto no Brasil a gente já comemora no dia 24). Assim, estes menus especiais são para o dia 25, ok?

  • Sanaa, no Animal Kingdom Lodge
  • Ale & Compass, no Yacht Club
  • Whispering Canyon Café, no Wilderness Lodge

Lembrando que além de menus especiais, sempre é uma boa reservar uma refeição com personagens para celebrar a data. A grande maioria das refeições com personagens da Disney está suspensa por conta da pandemia, e as que estão funcionando estão adaptadas para garantir o distanciamento físico. Para ver a lista atualizada com as refeições com personagens clique aqui.

Dicas para fast foods no Natal da Disney

Se, sabendo que os parques estarão cheios, você não quiser perder o pouco tempo que terá para visitar atrações se preocupando com alimentação, então os restaurantes quick service (ou fast foods) podem ser uma boa saída. Mas eles também poderão rapidamente se tornar uma cilada se você não tomar cuidado com alguns detalhes.

Lembre-se que você não foi a única das milhares de pessoas no parque a abdicar de uma refeição sentada em um ambiente confortável em favor de mais tempo para ir nas atrações. Por isso, as filas dos restaurantes quick service poderão ficar gigantescas e demorar quase que o mesmo tempo que um restaurante tradicional.

Parada de Natal do Magic Kingdom. O Olaf está em um carro que possui uma casinha coberta de Neve. O castelo iluminado está ao fundo.
Olaf também está presente no Natal!

A fim de evitar esta demora, considere fazer as suas refeições em horários bem alternativos, quando todo mundo já comeu ou então bem antes de todo mundo sequer cogitar comer. É sempre o melhor jeito de evitar grandes filas.

Outra opção que ajuda a evitar as filas é pedir as comidas pelo celular com a função Mobile Order, no app da Disney. Assim você não tem que enfrentar a fila do caixa e só vai direto retirar a comida num balcão quanto ela estiver pronta, e é atualmente o sistema de pagamento preferido no complexo da Disney para evitar aglomerações e filas.

A gente já contou como funciona esse sistema aqui e também no vídeo abaixo:

Por fim, existe sempre a possibilidade de levar alguns lanches fáceis de casa para os parques. Assim você evita qualquer fila e ainda economiza um dinheirinho. Clique aqui para ver as regras para entrar com alimentos nos parques se quiser cogitar esta opção.

Comemorações dentro do hotel

Se você for hóspede da Disney e quiser adicionar algo a mais ao seu Natal quando voltar pro hotel, você pode preparar uma surpresa para sua família e pedir algum item decorativo do Disney’s Floral & Gifts (área que cuida desse tipo de coisa e que possui um site à parte do da Disney) ou mesmo um pacote completo de Natal que inclui vários presentes, decoração no quarto e alguns outros mimos, mas vale o aviso: não é nada barato (em torno de US$450).

Por uma série de motivos, muitas pessoas que estão em Orlando nessa época do ano preferem fazer uma comemoração mais intimista no próprio hotel. Para isso, é claro que cada hotel vai ter sua política para auxiliar nessa programação. Alguns podem até oferecer uma ceia no quarto, mas a maioria não faz isso.

Por isso, aos interessados em passar o Natal no hotel, eu sugiro considerar opções de Condos (estes hotéis em que você aluga um ambiente igual de um apartamento, com sala e cozinha também). Nas nossas recomendações de hotéis você encontra alguns que oferecem esta opção. Além disso, as Villas da Disney também oferecem cozinha, mas são bem mais caras. Outra alternativa dentro da Disney com cozinha são as casinhas do Fort Wilderness.

Nesse caso, preparar a ceia pode virar uma atividade para a família toda fazer unida. Mas não esqueça de programar todas as compras com alguma antecedência, pois os supermercados costumam fechar mais cedo no dia 24 e a grande maioria nem abre no dia 25 de Dezembro. Eu compraria no dia 23 de preferência, para que você não pegue só o que sobrar.

Prateleira do supermercado com várias embalagens plásticas com comida.
Comidinhas prontas para levar pra montar a ceia em casa. Ficam feias na embalagem mas na verdade são muito gostosas.

Se você quiser cear no hotel mas não quiser tanto trabalho, lembre-se que alguns mercados oferecem muitos pratos prontos feitos por lá. Caso isto te interesse, eu recomendo principalmente o Whole Foods, que já falamos aqui no VPD. Lá é tudo preparado fresquinho com ingredientes de qualidade, além de ter opções bem variadas. Em segundo lugar, sugeriria o Publix. Eu não compraria a comida pronta do Walmart não. É Natal, você merece uma comida melhor do que a do Walmart! rsrs

Para ver nosso guia completo de Supermercados em Orlando, é só clicar aqui.

Imagem de um buffet dentro do supermercado. Há várias opções de comida e algumas pessoas estão escolhendo o que pegar.
Buffet de pratos quentes para levar. Tem bastante opção para quem não quer fazer a ceia.

Comemorações pela cidade

Nem só de parques se faz o Natal em Orlando e assim como qualquer outra cidade, Orlando tem muitas outras opções para esta época do ano. Aqui vão algumas das coisas que eu gosto de fazer:

  • Iluminação de Natal pela cidade: pode parecer bobo, mas eu adoro mesmo ver as decorações natalinas das casas dos moradores de Orlando e região. Nos Estados Unidos as pessoas capricham tão mais na decoração do que no Brasil, é lindo de ver! É claro que se a decoração de Natal aqui fosse tão barata e duradoura quanto é lá, a gente também caprichava desse jeito. Já que não é o caso, me contento em admirar a decoração das casas das cidades americanas que visito mesmo. As decorações em Celebration e em Winter Park são as mais bonitas para mim.
  • Natal no Gaylord Palm Resort Orlando Christmas Parade: é uma das tradicionais comemorações de Natal fora dos parques em Orlando, mas poucos brasileiros sabem da existência. Neste hotel, além da decoração de Natal, há algumas atrações diferentes. Destaco a ICE! que te coloca em um ambiente hiper frio (mas eles te dão roupas apropriadas) com esculturas de gelo e escorregadores de gelo de verdade. Para você escorregar! Não precisa ser criança para participar, apesar de ser BEM mais voltado para os pequenos. Estes são só os destaques para mim, mas para conferir toda a programação do Gaylord Palms, clique aqui. Em 2020 a festa vai de 13 de Novembro de 2020 até 3 de Janeiro de 2020.
Escorregador de gelo no Gaylord Palms. Ele está todo iluminado em azul e há decorações típicas nas laterais.
Escorregador de gelo do Gaylord Palms. Ao vivo ele é menor do que parece na foto, tá? hehehe
  • Patinação no gelo: em alguns lugares da cidade você poderá encontrar pista de patinação do gelo. A mais tradicional da região fica em Winter Park e cobra menos de 10 dólares por ingresso. Felipe que adora patinar no gelo, eu acho um pouco escorregadio demais para minha coordenação motora, mas tá valendo!

Dica para parques cheios

Conforme já adiantei acima, se você realmente for visitar os parques na semana do Natal (ou do Ano Novo também), é preciso se preparar psicologicamente para as multidões que você terá que enfrentar nos parques, visto que esta é a época mais cheia do ano inteiro.

Antes que você entre em pânico com esta informação, lembre-se que ainda assim é uma época muito bonita de se visitar Orlando. Além disso, não deixe de ver as nossas dicas para enfrentar parques cheios clicando aqui. Mas tem três dicas que eu preciso colocar aqui, pois são especialmente importantes para quem vai esta época do ano:

  1. Chegue BEM cedo, para pegar o parque abrindo. Isso é mandatório pois é o momento que você poderá aproveitar mais as atrações (já que o parque ainda não encheu) e também para garantir que você vai conseguir entrar. Nessa época, os parques (especialmente o Magic Kingdom) costumam atingir capacidade máxima e fechar seus portões para quem deixou para chegar mais tarde.
  2. Faça uma reserva em um restaurante se for visitar os parques na semana do Natal/Ano Novo. Isso porque quando os parques atingem alguns níveis de lotação, apenas quem tem uma reserva, ou é hóspede da Disney ou tem passe anual poderá entrar.
  3. Considere os Dinner Packages: se você estiver planejando ver o Candlelight ou o Fantasmic e visitar algum restaurante durante o dia, não deixe de considerar estes pacotes que já te garantem um bom local para assistir os shows após sua refeição. É sem dúvida uma ótima maneira de te poupar tempo e desgaste nas filas que você teria que enfrentar para conseguir assistir ao Fantasmic e ao Candlelight sem os pacotes nessa época do ano.

Ressalto: se quiser outras dicas, então veja aqui a nossa outra matéria específica sobre o assunto.

Pista de patinação no gelo sendo montada. Há várias casinhas coloridas em volta com guirlandas e decorações de Natal.
Pistinha de patinação sendo montada em Celebration

Dicas para quem vai viajar com crianças no Natal

Se você for com crianças pequenas (que curtem tanto esta época do ano) então não deixe de ver também nossas dicas para quem viaja com crianças, que são ainda mais importantes nessa época de parques cheios. Uma dica especialmente importante para esta época do ano: se estiver planejando alugar ou comprar um carrinho para que as crianças possam descansar, faça isso com antecedência se sua viagem estiver marcada para os dias mais lotados (próximos do Natal e Ano Novo) a fim de garantir a disponibilidade.

Compras no Natal e Boxing Day, dia de promoções pós Natal

Para quem está planejando passar o dia 24 ou 25 de dezembro fazendo compras a fim de evitar a lotação dos parques, é importante se atentar ao horário de funcionamento dos principais centros comerciais da cidade, pois ele será mais curto do que nos demais dias.

Agora, se você vai passar o Natal na Disney, grandes são as chances de você passar também o dia 26, um dia conhecido nos Estados Unidos como Boxing Day. Este dia é marcado pelas trocas de presentes e por grandes promoções de itens que não foram vendidos no Natal. No bom português, é um hiper saldão pós natal. Se as coisas já são mais baratas lá nos EUA, quando acontece uma promoção dessas então, a gente faz a festa! Uma boa oportunidade para trocar um dia cheio nos parques por um dia cheio de sacolas! A dica é também verificar o horário de funcionamento dos centros de compras neste dia.

Outlet em Orlando. Há poucas pessoas andando, palmeiras no centro e lojas nas laterais.
Fique atento ao horário de funcionamento dos shoppings e outlets na época de Natal e Ano Novo

Enfim, com estas informações e dicas, espero que se sinta pronto para aproveitar bastante a temporada de Natal da Disney. E vou ficar na torcida para que você se sinta tão maravilhado com o clima e a programação natalina como eu me sinto ano após ano. 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!