VPD Orlando - Vai Pra Disney
Além dos parques

NBA: jogo de basquete em Orlando

Orlando é internacionalmente conhecida como a cidade dos parques de diversão e das compras, mas há muito mais para fazer além do Mickey Mouse e da Michael Kors. Por isso hoje vou falar sobre um desses programas alternativos que a gente mais curte: um jogo de basquete da NBA!

Para comprar seus ingressos da NBA com desconto no VPD, clique aqui.

Vista da quadra do Amway Center, do mezanino superior
Vista da quadra do Kia Center, do mezanino superior

Entendendo a NBA

Para quem não conhece, a NBA é a liga nacional de Basquete nos EUA e por lá, eles são tão fãs do esporte quanto somos do futebol aqui no Brasil. A temporada da NBA acontece todos os anos entre Outubro e Junho do ano seguinte. Cada time da liga joga 82 jogos durante uma temporada contra todas as outras equipes. Sendo assim, alguns times podem se enfrentar 3 ou 4 vezes na temporada.

Em Abril começa a fase do mata-mata, chamada de Playoffs. Nessa fase, os times se enfrentam em uma sequência de “melhor de sete” até que sobram os dois times ganhadores, um do lado Leste dos EUA e o outro do lado Oeste. Finalmente em Junho os dois times se enfrentam nas finais, também em uma sequência de “melhor de sete” – então, quem vence mais ganha a temporada.

Orlando Magic teve suas dificuldades na temporada passada da NBA, mas nesse jogo ganhou dos NY Knicks! Foi lindo!
Orlando Magic teve suas dificuldades em temporadas passadas, mas nesse jogo ganhou dos NY Knicks! Foi lindo!

Orlando tem uma das principais equipes da liga, o Orlando Magic, que apesar de nunca ter ganhado uma temporada, chegou às finais de 94/95 e de 08/09. O Magic também é conhecido pelas estrelas do basquete que passaram pela equipe desde sua fundação. Para citar alguns: Shaquille O’Neal, Penny Hardaway, Francis Steve, Dwight Howard, Vince Carter e o brasileiro Anderson Varejão.

Na cidade, os jogos do Orlando Magic acontecem no Kia Center, um estádio que impressiona pela organização, tecnologia e infra estrutura. É lá que eu e a Re sempre vamos assistir os jogos quando estamos na cidade.

O Amway Center é dividido em diferentes andares mas todo mundo consegue acompanhar o jogo, até porque tem esse telão gigante, com imagem em alta definição.
O Kia Center é dividido em diferentes andares mas todo mundo consegue acompanhar o jogo, até porque tem esse telão gigante, com imagem em alta definição.

O Kia Center (antigo Amway Center)

Antes da gente contar um pouco mais sobre o estádio do Orlando Magic, vale lembrar que o seu nome mudou no final de 2023. Como contamos aqui, ele era conhecido como Amway Center e, após a equipe fechar uma parceria com a marca de carros Kia, o local passou a se chamar Kia Center. Apesar do novo nome, nada muda pra quem já tem ingressos para os jogos, tá? O lugar continua o mesmo, a mudança foi apenas no nome!

A arena oficial do Orlando Magic fica em Downtown Orlando, a área mais central da cidade e muito pouco explorada pelos turistas. Aliás, faço um parênteses aqui pois é uma região cheia de restaurantes, bares e pontos interessantes para quem quer sair um pouco do eixo parques-shoppings. Além disso o caminho até lá é bem rápido, leva uns 15 minutos pela I-4.

Todo o entorno do estádio é bem preparado para receber as multidões nos dias de jogos, mas sem atrapalhar o resto da cidade. Existem diversas opções de estacionamento, além de uma grande diversidade de locais para ir antes e depois do jogo.

O Kia Center é muito moderno e tem poucos anos de vida, foi inaugurado em 2010. Além dos jogos de basquete do Orlando Magic, ele também abriga jogos menores de outras ligas, partidas de hockey e shows durante todo o ano. Aliás, uma dica é dar uma olhada no site da arena a fim de conferir a programação mais atualizada.

O legal é chegar cedo e já curtir todo o espetáculo que antecede a partida.

Assim como é de praxe nos estádios de esportes mais modernos, todas as seções do Kia Center oferecem lugares sentados. Mais abaixo você poderá ver que as seções começadas com 2, que vão de 201-232, ficam no mezanino superior, ou seja, mais longe da quadra e por isso, ali é que você deve achar os ingressos mais baratos. Por outro lado, as seções começadas com 1, que vão de 101-118, ficam no mezanino inferior e assim os ingressos são mais caros. Clique aqui para ver a nossa opinião sobre cada setor do Kia Center.

Note que ainda há as seções laterais, formadas por letras e números, que são os camarotes. Já que eles são majoritariamente ocupados por associados da equipe e pessoas que compram ingressos para a temporada toda (season tickets), a oferta nos camarotes é menor. Além disso, você pode comprar ingressos nas áreas chamadas de Floor (W, S, N e E), que ficam na beirada da quadra, lado a lado com os jogadores. Os ingressos nessa seção facilmente ultrapassam a casa dos $700 dólares.

mapa de assentos para os jogos da NBA em Orlando, na arena Amway Center. Os setores são divididos por números e cores.

A primeira vez  que vimos um jogo, muito econômicos que somos, escolhemos a seção 208 para assistir ao Magic jogar, na Promenade A. Pagamos $54 por pessoa, mas dependendo do jogo os preços começam próximos de US$15.

Meu único comentário: o mezanino superior é BEM íngreme e algumas pessoas (cof cof -a Re-cof cof) ficam com aflição de estar ali por causa da altura. Mas fique tranquilo, porque o local é bem seguro. A Re mesma disse que a “zonzeira” é passageira e logo você se acostuma.

Atualmente já experimentamos a maioria das seções do estádio e a minha impressão é que não tem nenhum lugar ruim, principalmente por causa da qualidade do telão que não te deixa perder nenhum lance. Quando você está em um local mais longe, em que você enxerga os jogadores bem pequenos lá longe, ainda assim você acaba acompanhando pelo telão.

No telão dá sempre para acompanhar tudo que acontece no jogo!
No telão dá sempre para acompanhar tudo que acontece no jogo!

Uma seção que merece destaque para mim é a Club, pois ela traz normalmente um dos melhores custos benefícios: se por um lado é uma distância legal para ver o jogo, por outro lado o valor não é tão pesado. Gosto bastante!

Assistir uma partida do Ultimate também é sem dúvida algo incrível para quem está disposto a investir mais nessa experiência e curte muito os jogos da NBA. Além de assistir os jogos bem de pertinho com uma visão privilegiada, você ainda tem acesso ao Ultimate Lounge com comida e bebida all inclusive. Lá você encontra de um tudo, desde pratos quentes, snacks, máquina de sorvete até cervejas de diferentes marcas. Considere isso na hora de avaliar os preços, pois o ingresso do Ultimate significa não precisar gastar depois com jantar, com toda a certeza.

Comprando os ingressos

Os ingressos para os jogos do Orlando Magic na NBA podem ser comprados em diversos lugares. Primeiramente, pelo site oficial da liga, que é o Ticketmaster (é a loja oficial da maior parte dos times). Também é possível comprar em sites e lojas de revendedores oficiais, na bilheteria do estádio no dia do jogo, além de sites classificados nos EUA, de quem comprou e não vai mais no jogo (cof cof cambistas cof cof).

O VPD Orlando tem uma parceria com uma dessas revendedoras oficiais para a venda de ingressos com desconto! Assim você já adquire seus ingressos pagando em reais e até mais barato do que pela Ticketmaster, além de contar com todo o nosso suporte na hora da compra e na escolha dos assentos. Clique aqui para ver os valores.

Felicidade de entrar na quadra do Magic!!
Felicidade de entrar na quadra do Magic!!

Independente de onde você deseja realizar sua compra, sempre recomendamos que adquira os ingressos com alguma antecedência, principalmente para os jogos mais populares. Sabemos que muita gente tem dúvidas sobre o processo de compras, então vamos explicar como comprar seu ingresso pelo Ticketmaster e pelo VPD Travel.

Comprando os ingressos pelo VPD Travel

Conforme falei antes, já há alguns bons anos o VPD tem uma parceria com uma operadora representante da NBA com o intuito de oferecer aos nossos queridos leitores mais uma opção de compra de ingressos para os jogos do Orlando Magic, em reais e com desconto.

Nessa parceria, você tem a opção de:

  • Fazer o pagamento em reais
  • Fazer a compra direto no Brasil através do Pix, boleto ou cartão de crédito
  • E a única taxa cobrada é o IOF de 0,38% – ou seja, não há cobrança de 4,38% de IOF ou de taxas de conveniência, como acontece comprando via Ticketmaster
O VPD fez um novo site só para a venda de ingressos do jeito que vocês sempre nos pediram: em reais, com descontos, possibilidade de parcelamento e pagamento no cartão, com toda a segurança e sem impostos abusivos. Depois conte para a gente o que achou, tá? :)
O VPD tem um site só para a venda de ingressos em reais, com descontos, com toda a segurança e sem impostos abusivos.

Vale dizer que independente da opção de pagamento, as vendas pelo VPD serão sempre convertidas em reais antes do pagamento final e o único imposto cobrado é o IOF de 0,38%, que vem detalhado no email que você recebe após a compra. Ou seja, não tem que gastar mais dinheiro pagando IOF de 4,38% pela operação com cartão de crédito nos sites americanos que vendem em dólar, nem aquela taxa de conveniência que é comum dos sites de vendas de shows e de partidas esportivas.

Além disso, sempre vale lembrar que todo o atendimento e suporte a quem compra por aqui é feito pessoalmente por nós do VPD. Algo que a gente não abre mão! Aliás, outra coisa que a gente não abre mão é a opinião de vocês, que inclusive foi a razão da criação desse site. Por isso, palpites, sugestões e críticas são sempre bem vindos! 🙂

O ingresso comprado com o VPD deve ser impresso na sua casa e usado diretamente na catraca, na hora de entrar no Kia Center.

Comprando os ingressos pelo Ticketmaster

Aqui vamos ensinar como comprar pelo Ticketmaster (clique aqui para acessar), que é o vendedor oficial escolhido pelo Orlando Magic. Quando as vendas começarem, por lá você conseguirá navegar por todos os jogos já agendados da temporada em que o Orlando Magic vai jogar, em casa ou em outra cidade. Para comprar, você pode fazer um filtro pela cidade, e em seguida selecionar os jogos que vão acontecer em Orlando. Não vai comprar jogo em Cleveland por engano, hein?

Lista com os jogos do Orlando Magic que vão acontecer em Orlando

Jogo selecionado, então em seguida é hora de escolher os assentos disponíveis.

NBA - Todas as sessões do estádio. É só ir passando o mouse para verificar os preços em cada sessão.
Todas as sessões do estádio. É só ir passando o mouse para verificar os preços em cada sessão. Olha ai um preço bem baratinho.

Depois de escolhidos os assentos, você vai ter que realizar seu cadastro na Ticketmaster, ou fazer login, caso já tenha uma conta. Na sequência, você verá na tela a forma de entrega dos ingressos, que para as compras no site deles agora é apenas por meio digital.

na compra via Ticketmaster os ingressos devem ser apresentados no celular

Para ninguém se desesperar aqui, veja que eles avisam que os ingressos não são enviados por e-mail, é necessário logar na conta ou no aplicativo da Ticketmaster para ter acesso a eles. Vale a pena já checar se estão aparecendo certinho logo depois de finalizar a compra.

Por fim, é só colocar os dados do cartão de crédito, que tem que ser internacional e estar desbloqueado para compras no exterior. Alguns cartões pré-pagos também funcionam para compras via internet. Lembre-se que além das taxas de conveniência (que você vê no carrinho no final da compra) será cobrado também o IOF de 4,38% (que não vai aparecer no carrinho no final da compra).

Datas dos jogos da NBA em Orlando em 2023/2024

Para os jogos de 2023/2024, as datas serão as seguintes:

Outubro/2023 (pré-temporada):

  • 17/10/2023, terça-feira, às 19h – Orlando Magic vs. New Orleans Pelicans
  • 20/10/2023, sexta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Flamengo

Os ingressos pra esses dois jogos já estão disponíveis lá no VPD Travel, clique aqui para comprar.

Outubro/2023 (temporada regular):

  • 25/10/2023, quarta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Houston Rockets

Novembro/2023:

  • 04/11/2023, sábado, às 19h – Orlando Magic vs. Los Angeles Lakers
  • 06/11/2023, segunda-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Dallas Mavericks
  • 09/11/2023, quinta-feira, às 22h30 – Orlando Magic vs. Atlanta Hawks
  • 11/11/2023, sábado, às 18h – Orlando Magic vs. Milwaukee Bucks
  • 21/11/2023, terça-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Toronto Raptors
  • 22/11/2023, quarta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Denver Nuggets
  • 24/11/2023, sexta-feira, às 14h30 – Orlando Magic vs. Boston Celtics
  • 26/11/2023, domingo, às 18h – Orlando Magic vs. Charlotte Hornets
  • 29/11/2023, quarta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Washington Wizards

Dezembro/2023:

  • 01/12/2023, sexta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Washington Wizards
  • 11/12/2023, segunda-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Cleveland Cavaliers
  • 20/12/2023, quarta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Miami Heat
  • 27/12/2023, quarta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Philadelphia 76ers
  • 29/12/2023, sexta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. New York Knicks

Janeiro/2024:

  • 07/01/2024, domingo, às 18h – Orlando Magic vs. Atlanta Hawks
  • 09/01/2024, terça-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Minnesota Timberwolves
  • 19/01/2024, sexta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Philadelphia 76ers
  • 21/01/2024, domingo, às 18h – Orlando Magic vs. Miami Heat
  • 22/01/2024, segunda-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Cleveland Cavaliers
  • 28/01/2024, domingo, às 18h – Orlando Magic vs. Phoenix Suns

Fevereiro/2024:

  • 08/02/2024, quinta-feira, às 19h00 – Orlando Magic vs. San Antonio Spurs
  • 10/02/2024, sábado, às 19h00 – Orlando Magic vs. Chicago Bulls
  • 13/02/2024, terça-feira, às 19h30 – Orlando Magic vs. Oklahoma City Thunder
  • 14/02/2024, quarta-feira, às 19h00 – Orlando Magic vs. New York Knicks
  • 27/02/2024, terça-feira, às 19h00 – Orlando Magic vs. Brooklyn Nets
  • 29/02/2024, quinta-feira, às 19h00 – Orlando Magic vs. Utah Jazz

Março/2024:

  • 03/03/2024, domingo, às 18h – Orlando Magic vs. Detroit Pistons
  • 10/03/2024, domingo, às 18h – Orlando Magic vs. Indiana Pacers
  • 13/03/2024, quarta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Brooklyn Nets
  • 17/03/2024, domingo, às 18h – Orlando Magic vs. Toronto Raptors
  • 19/03/2024, terça-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Charlotte Hornets
  • 21/03/2024, quarta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. New Orleans Pelicans
  • 23/03/2024, sábado, às 19h – Orlando Magic vs. Sacramento Kings
  • 27/03/2024, quarta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Golden State Warriors
  • 29/03/2024, sexta-feira, às 19h – Orlando Magic vs. LA Clippers
  • 30/03/2024, sábado, às 19h – Orlando Magic vs. Memphis Grizzlies

Abril/2024:

  • 01/04/2024, segunda-feira, às 19h – Orlando Magic vs. Portland Trail Blazers

Se quiser ser avisado quando as vendas desses jogos começarem, é so preencher o formulário abaixo:

Estacionamento no Kia Center

Recomendo muito usar o estacionamento oficial do Kia Center, chamado de Geico Garage. Apesar de ver algumas outras opções por valores mais baixos ao redor do estádio, achei muito melhor parar no estacionamento oficial e não precisar nem sair na rua, já que ele tem ligação com o estádio por uma conexão coberta. Quando fomos na última temporada, pagamos $20.

Geico Garage no estádio do Orlando Magic
Geico Garage no estádio do Orlando Magic

Atualmente, o estacionamento na Geico Garage é vendido apenas antecipadamente. Ele pode ser comprado online no site da Ticketmaster ou na bilheteria durante os horários normais de funcionamento, e a compra deve ser feita até às 17h na véspera da data do jogo. Se for comprar, lembre-se de selecionar o jogo e a data correta, já que o estacionamento é específico para a partida.

Já nos estacionamentos ao redor, os preços variam entre $10 e $20 e não precisam de reserva antecipada, mas dependem da disponibilidade. Em geral, sempre tem vaga SE você chegar um pouco mais cedo do que o início da partida (o que eu sempre recomendo, já que tem um monte de apresentações legais antes do jogo mesmo e para mim, isso é parte da experiência).

Ponte que liga o Geico Garage e o Amway Center
Ponte que liga o Geico Garage e o Kia Center

A experiência do jogo da NBA

Ir assistir um jogo de um esporte tão importante nos EUA é uma experiência única que a gente adora. A começar pela organização no estacionamento e entrada na arena. Além da segurança, das infinitas opções de comida e da limpeza que é impecável. Ir a uma partida da NBA é como estar em um show: tem música, jogos, dança (as famosas líderes de torcida!), propaganda, dirigível voando por cima de todos no estádio…. quase não tem jogo de basquete de fato.

Pra quem curte o esporte como a Re e eu, o jogo é muito emocionante, mas mesmo quem não curte se diverte pra caramba. Nem que seja com o intuito de comer um cachorro quente com batatinhas e uma cerveja. A verdade é que a experiência vai bem além da partida esportiva.

O estádio é muito seguro para ir com a família toda, e não tem muvuca e empurra empurra. Até os banheiros são tranquilos e limpos e tem até playground para as crianças lá no Kia Center. É bem familiar mesmo!

Escadas rolantes que nos leva até o mezanino superior. O lugar é alto mesmo
Escadas rolantes que nos levam até o mezanino superior. O lugar é alto mesmo
Veja só a limpeza e organização da área interna da arena do Orlando Magic. Só na NBA mesmo
Veja só a limpeza e organização da área interna da arena do Orlando Magic. Só na NBA mesmo

Dicas importantes para você curtir o jogo com tranquilidade

  • Não leve, sob nenhuma condição, mochilas, sacolas e bolsas grandes. Desde antes da pandemia de covid-19 a entrada desses itens no estádio já era expressamente proibida, com exceção de bolsas de mulheres pequenas ou médias. Isso mudou e agora nenhum tipo de bolsa é permitido, independente do tamanho.
  • Não esqueça o cartão: o Kia Center não aceita dinheiro vivo em nenhuma das lojas ou quiosques de comida e bebida, apenas pagamento por meios digitais, como cartões de crédito, débito ou por aproximação com o celular (ewallets).
  • Apesar de não ser obrigatório, o uso de máscara no estádio para vacinados e não vacinados acima de 2 anos é altamente recomendado.
  • Chegue com antecedência, a fim de evitar aglomerações na entrada, conseguir boas vagas no estacionamento (perto dos elevadores) e curtir o show que antecede o jogo. A gente gosta de chegar 1 hora antes de jogo e aproveitamos pra caramba. Os portões do Kia Center abrem 90 minutos antes do início da partida. Você já pagou o ingresso mesmo, então aproveite a festa por completo!
  • Leve roupas quentes se for nos meses de inverno e outono. Nesse período, acontecem diversas apresentações de patinação no gelo e jogos de hockey no Kia Center, então a quadra de basquete é montada em cima do rinque de gelo. Por isso as sessões mais próximas acabam ficando bem geladas.
  • Imprima os ingressos em casa e tire foto deles com o seu smartphone. Assim, caso você perca as impressões, pode usar o código de barras da foto a fim de entrar na arena.
  • Para quem vai viajar com criança, sempre surge a dúvida sobre ingresso infantil. A regra da NBA é a seguinte: crianças até 90cm não pagam o ingresso desde que sentem no colo dos pais. Qualquer criança acima desse limite de altura (e sim, eles são rigorosos com o limite) ou  então que queira um assento próprio paga igual aos adultos.
  • Escolha um time e torça. Nada mais divertido do que comemorar com o ponto do seu time ou então sofrer com o do outro.

Enfim, agora é curtir o jogo com uma pipoca e refrigerante!