VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Pandemia em Orlando: o que está diferente

Diante da pandemia de COVID-19, a dinâmica de funcionamento dos estabelecimentos comerciais do mundo inteiro está diferente do que a gente estava acostumado até o começo de 2020. Bom, o que não está diferente a essa altura do campeonato, né?

E quando o assunto é Orlando, estamos falando de parques temáticos com grandes multidões, fluxo intenso de pessoas vindas de diferentes lugares e, por isso, tudo teve que ser adaptado para a reabertura que começou em junho do ano passado e segue modificado mesmo com o avanço da campanha de vacinação nos EUA.

A bola do Epcot com o céu azul ao fundo, em um dia antes da pandemia.
Várias coisas estão diferentes em Orlando!

Para ajudar quem está querendo saber o que está funcionando e o que está suspenso ou alterado nos parques e estabelecimentos de Orlando, reunimos aqui todas as informações do que está diferente.

Vale lembrar que todas essas informações estão sujeitas à alteração a qualquer momento, já que não foi divulgada uma data para que as coisas retornem ao normal. Por isso, vamos manter essa página em constante atualização conforme a situação for mudando.

A ideia é que esse post seja mesmo um bom resumão atualizado, que você possa consultar sempre que quiser ver como andam as coisas por Orlando, e vou deixar aqui embaixo o nosso vídeo mais recente de notícias e atualizações de Orlando 🙂

Última atualização: 20 de Setembro de 2021

Disney

A dinâmica do complexo da Disney está diferente, e muitas das experiências icônicas de uma visita aos parques não estão disponíveis ou foram modificadas.

Para começar, a primeira grande mudança que todo mundo que pretende visitar os parques precisa saber é que é preciso fazer um agendamento antecipado da visita, escolhendo o dia e parque desejado. É o chamado Disney Park Pass e, sem esse agendamento, a entrada no parque não é permitida.

Imagem do cartão magnético que funciona como ingresso da Disney, ao lado de uma MagicBand cor-de-rosa. Agora só o ingresso não é mais o suficiente, pois é preciso agendar as visitas aos parques.
Só o ingresso não é suficiente, é necessário agendar a data da visita também!

Essa é a forma da Disney controlar a quantidade de visitantes em um parque em determinado dia, a fim de manter a ocupação mais baixa e garantir o distanciamento entre os visitantes, sem superlotação.

Abaixo a lista completa de experiências modificadas ou suspensas.

Experiências modificadas ou suspensas

  • Encontros com personagens tradicionais: os encontros com a presença de fotógrafos e abraços, beijos e aperto de mão nos personagens não estão disponíveis. Ainda é possível vê-los, mas a uma distância segura e cada visitante tira a sua própria selfie
  • Refeições com personagens: muitas refeições com personagens estão suspensas. As que estão sendo oferecidas tem experiências modificadas, com personagens à distância, e são as seguintes Topolino’s Terrace, Garden Grill, Ravello, Hollywood & Vine, Chef Mickeys e Tusker House. No jantar do Be Our Guest a Fera também aparece, mas só passeando pelo salão, sem parar para tirar fotos. O Cinderella’s Royal Table e o Crystal Palace estão abertos, mas sem personagens. Veja aqui a lista completa.
Margarida no pavilhão do Canadá, no Epcot, posando para fotos com os visitantes. Os encontros com personagens tradicionais já não estão acontecendo devido ao distanciamento social exigido pela pandemia.
Os encontros com personagens como a gente conhecia não estão acontecendo
  • Shows noturnos: os shows de fogos Happily Ever After e Epcot Forever voltaram a ser apresentados no dia 1 de julho de 2021, bem como o Wonderful World of Animation, no Hollywood Studios, que retornou dia 1 de agosto de 2021. O Fantasmic não está sendo exibido e ainda não tem data para retornar. O Rivers Of Light do Animal Kingdom foi suspenso de vez e não vai mais voltar.
  • Shows em auditórios: alguns shows já retornaram, como o Frozen Sing-Along e a Bela e a Fera no Hollywood Studios, o do Rei Leão no Animal Kingdom, o Monsters, Inc. Laugh Floor no Magic Kingdom e o Turtle Talk with Crush no Epcot. Por enquanto shows como a Pequena Sereia e Procurando Nemo ainda não tem previsão de retorno.
  • Paradas: as paradas e shows do Magic Kingdom não estão sendo apresentadas, mas no lugar estão acontecendo versões adaptadas (e mais simples) de desfiles com os personagens acenando de longe
Mickey e Minnie no balão da parada do Magic Kingdom, acenando para os visitantes. As paradas e os shows noturnos foram suspensos por causa da pandemia.
As paradas e shows noturnos da Disney também estão suspensos
  • Parques aquáticos: o Typhoon Lagoon segue fechado sem data de reabertura, mas o Blizzard Beach reabriu no dia 7 de Março de 2021.
  • FastPass+: a Disney anunciou que o sistema de fura-filas não retornará e um sistema pago entrará em funcionamento mais pra frente, o Lightning Lane. No momento, a única forma de ir nas atrações é esperando na fila normal mesmo (exceto a Rise of the Resistance, que tem fila virtual)
  • Reservas de restaurante: as reservas de restaurantes são oferecidas com menos antecedência, com apenas 60 dias da visita. Veja aqui como fazer.
  • Bibbidi Bobbidi Boutique: nenhuma das 3 unidades do salão de transformação das crianças em princesas e cavaleiros está operando
  • Experiências especiais: os tours, dessert parties e experiências gastronômicas estão suspensas desde a reabertura, veja a lista completa aqui.
  • Extra Magic Hours: as horas adicionais de parque para hóspedes dos hotéis da Disney foram extintas e um substituto Early Theme Park Entrance foi anunciado para 2021 e começará a partir de 1 de outubro, além de um tempo a mais nos parques depois do fechamento, esse apenas para hóspedes de hotéis da categoria luxo, como contamos aqui.
Entrada da atração Toy Story Mania, no Hollywood Studios, mostrando a fila de Fastpass+ e a fila normal. O Fastpass+ e as Extra Magic Hours estão suspensos por causa da pandemia.
As Extra Magic Hours são um benefício para hóspedes que não está sendo oferecido desde a reabertura
  • Dining Plan: o plano de refeições da Disney também não está sendo oferecido.
  • Single Rider: as filas “tapa-buraco” que preenchem espaços vazios nos carrinhos das atrações com pessoas dispostas a irem separadas do grupo não estão disponíveis
  • Festa de Halloween: as festas de Halloween de 2020 no Magic Kingdom foram canceladas, mas eles fizeram uma celebração adaptada e mais simples, como contamos aqui. Para 2021, foi confirmado o novo evento Disney After Hours BOO BASH de 10 de agosto a 31 de outubro, como contamos aqui
  • Festa de Natal: as festas de Natal do Magic Kingdom e o
    Candlelight Processional no Epcot foram cancelados em 2020, mas a Disney anunciou outras celebrações que contamos aqui e aqui. Para 2021 um novo evento já está confirmado e com ingressos a venda, o Very Merriest After Hours, que vai acontecer em datas selecionadas entre 8 de novembro de 21 de dezembro. Quem quiser ler mais detalhes sobre ele é só clicar aqui.
  • Corridas da Disney: as corridas que aconteceriam de novembro de 2020 a abril de 2021, foram canceladas. A Wine&Dine Half Marathon Weekend de 2021 está confirmada para acontecer de 4 a 7 de novembro de 2021, e a WDW Marathon Weekend, a Princess Half Marathon Weekend de 2022 também já estão confirmadas.
  • Transporte interno: as linhas de ônibus, monorail, barcos e Skyliner estão rodando normalmente
  • Ingresso Hopper e Hopper Plus: a opção de fazer Hopper voltou com algumas mudanças em 1 de janeiro de 2021, como contamos aqui, e o Hopper Plus com visita ao aquático voltou com a reabertura do Blizzard Beach
  • Magical Express: o traslado gratuito do aeroporto para os hotéis da Disney continua até o final de 2021, mas vai parar de ser oferecido para estadias a partir de 1 de janeiro de 2022

Sobre o uso de máscaras, desde o dia 15 de junho de 2021, o uso em ambientes externos não é mais obrigatório para quem já foi completamente vacinado. Para os ambientes internos, após um relaxamento da obrigação, desde 30 de julho de 2021 a Disney voltou a exigir o uso de máscaras.

Nos transportes (como ônibus, monorails e Skyliner), o uso de máscaras continua também sendo obrigatório para todos os visitantes, mesmo quem já foi vacinado.

A Disney não pede nenhum comprovante de vacinação aos visitantes, mas é esperado que quem ainda não foi vacinado continue usando a máscara em todos os locais necessários.

planilha mostra locais em que são ou não são necessárias máscaras na Disney
As regras atualizadas de uso de máscaras para visitantes.

O Disney Springs está aberto, com lojas e restaurantes funcionando e seguindo as mesmas medidas de segurança dos parques. Os estabelecimentos operados por terceiros, e não pela Disney, podem ter variação de funcionamento, e dá pra conferir tudo aqui no site oficial.

Caixa d'água com a logo de Disney Springs, que teve sua reabertura pós-pandemia antes dos parques.
O Disney Springs reabriu antes dos parques, e boa parte das lojas e restaurantes estão funcionando

Nem todos os hotéis da Disney estão abertos, e atualmente apenas os seguintes estão recebendo visitantes:

Os hotéis que já tem data prevista para reabertura são:

E apenas um hotel não tem previsão de reabertura:

Foto do quarto pirata do hotel Caribbean Beach; Alguns hotéis da Disney reabriram, mas outros ainda não tem previsão de reabertura por conta da pandemia.
Todos os hotéis da Disney já tem data para reabertura!

Universal Studios

Os parques da Universal também estão com capacidade reduzida e muitas modificações na operação dos parques.

Apesar da capacidade reduzida, não é necessário fazer uma pré-reserva para poder visitar os parques da Universal, basta ter um ingresso válido que ele te dará direito a entrar no parque. Em feriados e épocas cheias, os parques tem atingido capacidade máxima e não recebem mais visitantes. Eles avisam sempre no Twitter, então vale checar antes de ir.

Além disso, outras operações modificadas incluem:

  • Parque aquático: o Volcano Bay reabriu em 1 de março de 2021
  • Single Rider: as filas mais curtas para quem topa ir separado do grupo não estão disponíveis
  • Express Pass: o fura-filas pago da Universal continua sendo oferecido
  • Halloween Horror Nights: as festas de Halloween de 2020 foram canceladas , mas já confirmaram que ela vai voltar em 2021 e inclusive anunciaram as datas.
  • Encontros com personagens: nos mesmos moldes da Disney, os personagens encontram à distância e apenas posam para selfies
  • Shows noturnos: o Cinematic Celebration está acontecendo na Universal Studios apenas em alguns dias selecionados (veja como checar a programação aqui), mas o show de luzes de Harry Potter no Islands of Adventure está acontecendo diariamente.
  • Paradas: a Universal’s Superstar Parade voltou a ser oferecida em junho de 2021, com personagens como Minions, Bob Esponja e mais.
Foto do vulcão que é símbolo do Volcano Bay. o parque aquático da Universal, com o céu azul ao fundo.
O Volcano Bay é o parque aquático da Universal

Além disso, as seguintes atrações estão fechadas por tempo indeterminado:

  • A Day in the Park with Barney
  • Fear Factor Live
  • Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl (fechada de segunda a sexta feira, abre sábado e domingo)
  • Poseidon’s Fury
  • Storm Force Accelatron

O uso de máscaras não é mais obrigatório para visitantes vacinados, tanto em áreas externas quanto internas. Para visitantes não vacinados, segue a recomendação de usar máscara em ambientes internos.

No Volcano Bay, uso das máscaras também não é obrigatório, e inclusive não é nem permitido usar máscaras nos tobogãs.

Os seguintes hotéis do complexo estão abertos atualmente:

O Loews Sapphire Falls Resort reabriu em Maio, mas fechou novamente em Agosto e segue sem previsão de reabertura.

Foto das pranchas de surf coloridas formando o nome do hotel, o Endless Summer - Surfside Inn. Apenas dois hotéis da Universal seguem fechados durante a pandemia.
Alguns hotéis da Universal seguem fechados

Grupo SeaWorld

Os parques SeaWorld, Busch Gardens, Aquatica e Discovery Cove estão todos abertos, mas também funcionando com diversas modificações por conta da pandemia:

  • Capacidade reduzida
  • Encontros com personagens

Já os seguintes itens seguem normalmente:

  • Quick Queue: o fura filas está sendo vendido
  • All Day Dining: o plano de refeições também continua sendo oferecido
Imagem da arraia que é símbolo da Manta, uma das melhores montanhas-russas do SeaWorld. Agora também é preciso agendar a visita a esse parque pelo site oficial.
Para visitar os parques do grupo SeaWorld também é necessário agendar

Assim como na Universal, o uso de máscaras nos parques do grupo não é mais obrigatório para visitantes vacinados, nem em espaços fechados nem em restaurantes.

Desde 19 de Julho de 2021 não é mais necessário fazer uma pré reserva para visitar os parques.

As festas de Halloween do Busch Gardens e do SeaWorld aconteceram em 2020 e também já estão confirmadas para 2021, como contamos aqui.

ICON Park

O complexo do ICON Park (antigamente conhecido como iDrive 360) reúne a roda gigante, o Madame Tussauds e o aquário Sea Life, e todos estão abertos e em funcionamento com as medidas de segurança de sempre da pandemia:

  • Distanciamento entre visitantes
  • Uso de máscaras ainda é obrigatório

No caso da roda gigante, cada cápsula só é preenchida com integrantes do mesmo grupo, de forma a não aglomerar desconhecidos em espaços fechados.

Imagem da roda-gigante do ICON Park com o céu azul ao fundo. Apenas pessoas do mesmo grupo entram nas cápsulas da roda gigante.
Apenas pessoas do mesmo grupo entram nas cápsulas da roda gigante

Shoppings e Outlets na pandemia

Os principais shoppings de Orlando, Florida Mall e Mall at Millenia, e os outlets Premium estão abertos e em funcionamento, e alguns como o o Mall at Millenia ainda requerem uso de máscaras, enquanto outros dispensam o uso para quem estiver completamente vacinado, seguindo recomendação do CDC (centro de controle de doenças dos EUA).

Imagem do estacionamento do Premium Outlet em Orlando, com carros enfileirados e o céu azul ao fundo.  Usar máscaras e manter o distanciamento é essencial na hora das compras na pandemia.
Usar máscaras e manter o distanciamento é essencial na hora das compras

Supermercados e farmácias na pandemia

As principais redes de supermercados como Walmart, Target, Publix e Trader Joe’s, e também farmácias como Walgreens e CVS seguem abertos e em funcionamento.

Seguindo as últimas recomendações do CDC, quem tiver completado o ciclo de vacinação não precisa mais usar máscaras, mas os não-vacinados ainda precisam usar.

Vale lembrar que o governador da Flórida e o prefeito de Orange County retiraram todas as restrições de capacidade de estabelecimentos e obrigatoriedade de máscaras, então cabe a cada estabelecimento reforçar ou não o uso.

O CDC também alterou as recomendações de uso de máscaras nos EUA e dispensou a obrigatoriedade em diversas situações para quem estiver completamente vacinado, como contamos aqui.

Espero que esse guia ajude a entender a situação em Orlando durante a pandemia!

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!