VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Parques: Entendendo as atrações de Orlando

Apesar de já termos publicado muitas dicas sobre os parques de Orlando (clique aqui para ver todas elas), ainda é muito comum encontrar gente que me mostra uma foto dela com o Shrek e fala “Ah, essa foto eu tirei la na Disney“, mesmo esse sendo um personagem da Dreamworks, arqui-inimiga comercial do Mickey Mouse.

Essa confusão é bem natural pois a gente sempre associa Orlando como a cidade que abriga o maior complexo de parques temáticos da Walt Disney, mas os shows, montanhas-russas e personagens vão muito além das princesas. Então como entender a divisão e os grupos de parques que existem em Orlando?

O castelo de Hogwarts é maravilhoso por fora e por dentro! Mas ele fica no complexo da Universal e não na Disney
O castelo de Hogwarts é maravilhoso por fora e por dentro! Mas ele fica no complexo da Universal e não na Disney

Se sua dúvida é sobre quais parques escolher para a sua viagem a Orlando, clique aqui para ver as minhas dicas de como selecionar os melhores.

Primeiro passo: existem 3 grandes grupos de parques temáticos em Orlando:

  1. Walt Disney World Resort
  2. Universal Orlando Resort
  3. Sea World

Isso sem contar os parques menores, ou menos famosos como Legoland, Kennedy Space Center, The Holy Land Experience, Old Town, Gatorland, e por ai vai. Cada um desses complexos é composto por um conjunto de parques, e possuem seus pontos fortes e fracos, na nossa humilde opinião:

Entendendo os complexos de parques de Orlando

COMPLEXO WALT DISNEY WORLD

Esses são os parques temáticos do complexo Walt Disney World:

  • Magic Kingdom: o MK é o principal parque do complexo Disney e é o mais ligado aos personagens e as histórias criadas por Walt Disney. É o parque que tem como seu símbolo o castelo da Cinderela e em quase todos os grupos de turistas, este é o primeiro parque a ser visitado. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Magic Kingdom.
  • Epcot: conhecido como o “parque dos países” o Epcot combina a diversidade cultural de algumas nações com uma outra área bem grande que explora o futuro e novas tecnologias. Muita gente tem a impressão de que é um parque super direcionado aos adultos, mas eu conheço bastante criança alucinada com o Epcot. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Epcot.
  • Disney’s Hollywood Studios: é o menor parque do complexo mas o mais “divertido”. Com o tema do Cinema, o Hollywood Studios consegue trazer uma seleção bem grande de shows e também de atrações mais radicais como a montanha russa do Aerosmith e o elevador que despenca de um hotel mal assombrado. O fato de ser o menor parque o deixa mais interessante pois em menos de um dia você consegue visitar todas as atrações e repeti-las. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Hollywood Studios.
  • Disney’s Animal Kingdom: o AK é o parque mais diferentão dos outros, pois é completamente tematizado de regiões diferentes do mundo e conta com uma riqueza de detalhes na cenografia que é impressionante. Apesar da visual e dos horários bem alternativos, o Animal Kingdom é um parque que tem tudo pra você se divertir: montanha russa, atração que te molha (para os dias mais quentes), shows muito bons, personagens da Disney e animais de verdade. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Animal Kingdom.

Pontos positivos do complexo Disney

  • É completamente rodeado com a magia criada pelo Walt Disney, com personagens e histórias que fizeram parte da vida de todo mundo.
  • O melhor atendimento em qualquer lugar que você vai, do restaurante aos banheiros.
  • Os quatro parques oferecem o Fastpass+ (ticket de “fura fila”) gratuito.
  • As comidas são muito boas. Não importa se você come em um restaurante francês ou um hot dog na rua, na Disney a qualidade é sempre inegável.

Pontos fracos do complexo Disney

  • Algumas pessoas podem achar que existe uma falta de “brinquedos radicais” na Disney. De fato, são poucas as montanhas russas e todas são leves ou moderadas.
  • Como em quase todos os outros parques, tudo o que se compra lá dentro é bem caro.
  • Algumas regalias são reservadas a quem está em hotéis do complexo, como horas extras nos parques, compras entregues diretamente no hotel, estacionamento e transporte continuo e gratuito entre todos os parques e hotéis, etc. Clique aqui para saber quais os benefícios de se hospedar nos hotéis da Disney.
Parques: Impossível não se emocionar ao entrar no parque e caminhar em direção ao castelo
Magic Kingdom. Impossível não se emocionar ao entrar no parque e caminhar em direção ao castelo
COMPLEXO UNIVERSAL ORLANDO

Esses são os parques temáticos do complexo Universal Orlando Resort:

  • Universal Studios: é o mais antigo parque do complexo da Universal em Orlando e assim como o seu primo concorrente, é tematizado com clássicos de Hollywood. Tem boas montanhas russas e algumas atrações clássicas como a do E.T e o super popular, Beco Diagonal, do filme Harry Potter. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Universal Studios.
  • Island of Adventures: o IOA é atualmente conhecido como o “parque do Harry Potter” mas vai bem além disso. Conta com áreas dedicadas aos heróis da Marvel, ao Jurassic Park e personagens consagrados como Popeye, Dr. Seuss, Simbad. É um parque repleto de montanhas russas super radicais. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Islands of Adventures.
  • Volcano Bay: O parque mais novo do complexo (e também o primeiro aquático) trouxe para Orlando muitas atrações radicais e a novidade da fila virtual.O parque é todo caprichado nos detalhes, tem como tema as ilhas do pacífico e um grande vulcão que é como um marco central do local. Para quem busca atrações aquáticas mais radicais que as dos parques da Disney, é uma ótima pedida. Clique aqui para ler o roteiro completo do Volcano Bay.

Pontos positivos do complexo Universal

  • Três parques recheados de atrações muito radicais e hiper modernas.
  • Apesar de falhar na cenografia das áreas comuns dos parques, algumas atrações são absurdamente bem feitas e ricas em detalhes, como as filas da montanha russa da múmia, do E.T., e de toda a região do Harry Potter.
  • Salvo os meses de verão / férias nos EUA, e as atrações do Harry Potter, as filas tendem a ser pequenas quase sempre.
  • Como os parques são relativamente pequenos, em viagens mais corridas, é possível para fazer as melhores atrações dos dois em um único dia. Economia de tempo e ingresso.

Pontos fracos do complexo Universal

  • Se você quiser ter um ticket “fura-fila” como o Fastpass+ da Disney, terá que desembolsar mais dinheiro além do valor do ingresso. Clique aqui para saber o preço e como funciona o Express Pass da Universal.
  • O atendimento dos funcionários da Universal é bem inferior quando comparado aos da Disney. Aqui estou falando de cordialidade, atenção e simpatia mesmo.
  • As opções de alimentação são limitadas e quase sem restaurantes para quem gosta de sentar e ser servido (table-service). Veja aqui para o
  • Os parque da Universal costumam fechar bem mais cedo que os da Disney, ou seja, menos horas para você aproveitar nos parques.
Parques: Não tem quem não pare pra ver quando esse bicho começa a soltar fogo, na área do Harry Potter da Universal.
Não tem quem não pare pra ver quando esse bicho começa a soltar fogo, na área do Harry Potter da Universal.
COMPLEXO SEA WORLD

Esses são os parques temáticos do complexo Sea World:

  • Sea World: para os apaixonados pela vida no fundo do mar, o Sea World traz uma variedade enorme de shows com leões marinhos, golfinhos, tubarões e principalmente baleias (e a oitava geração da orca Shamu). É um parque bem querido pelas crianças e por muitos adultos também. Especialmente depois do lançamento de duas montanhas russas bem radicais. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Sea World
  • Bush Gardens (Tampa): não fica em Orlando mas é o parque preferidos dos alucinados por emoção. Apesar de ter nascido com uma proposta similar ao Animal Kingdom da Disney, o Bush Gardens é o mais radical dos parques da região com um conjunto de montanhas russas de deixar qualquer um de cabelo em pé. Clique aqui para ler o nosso roteiro para visitar o Busch Gardens.

Pontos positivos do complexo Sea World

  • Os dois parques tem uma proposta bem diferente dos outros de Orlando
  • São pequenos, e portanto, cansam bem menos.
  • Por serem menos populares, estão sempre mais vazios quando comparamos com os parques da Disney e da Universal. Boa pedida para datas em altíssima temporada.
  • Saem um pouco da proposta de personagens e filmes conhecidos.

Pontos fracos do complexo Sea World

  • Pra quem não gosta de show, o Sea World pode ser um pouco entediante. Incluo aí a questão dos shows com os animais marinhos, que sim, é uma polêmica bem grande que divide a nossa opinião também.
  • Já para quem não gosta de atrações hiper radicais, o Bush Gardens pode não ser a melhor opção.
  • A ida ao Bush Gardens toma um dia todo, pois a viagem até Tampa demora 1:30. São 3 horas dentro do carro.
  • O “fura-filas” dos parques, chamado de Quick Queue, também é pago separadamente, mas sai mais em conta do que o Express Pass da Universal.
Parques: Show dos leões marinhos da Sea Word. Animais adestrados e comédia.
Show dos leões marinhos da Sea Word. Animais adestrados e comédia.

Parques Aquáticos de Orlando

Além destes parques temáticos, cada um dos complexos possuí seus parques aquáticos, que eu sempre acho uma ótima pedida para quem viaja nos meses de calor, principalmente entre Maio e Outubro. São eles:

Parques: Toboggan Racers no Blizzard Beach, da Disney, em que você usa tapetes para deslizar até a piscina
Toboggan Racers no Blizzard Beach, da Disney, em que você usa tapetes para deslizar até a piscina

Espero que essas informações te ajudem na hora de planejar a viagem a Orlando e não deixe de nos contar o que você achou de cada um dos parques na caixinha de comentários abaixo.