VPD Orlando - Vai Pra Disney
30 novembro, 2020

Passe de Saúde Digital da IATA tem mais informações divulgadas

Semana passada foram divulgados mais detalhes sobre o Travel Pass, um passe de saúde digital que está sendo desenvolvido pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

A ideia por trás da iniciativa é concentrar os dados de saúde dos viajantes em uma espécie de passaporte digital, que poderá trazer certificados como resultados de testes e comprovante de vacinação contra COVID-19.

Com o avanço das pesquisas de vacinas e início dos planos de vacinação em alguns países, o setor já está se organizando para ter esse tipo de informação consolidada de forma segura, e o passe de saúde digital é um dos caminhos. Isso pode inclusive acelerar o processo de reabertura de fronteiras entre países com restrição, como é o caso do Brasil, EUA e Europa.

Visão geral de como será o funcionamento do Passe de Saúde Digital da IATA
Visão geral de como vai funciona o Travel Pass da IATA

Com esse tipo de passe, companhias aéreas, empresas de entretenimento e outras indústrias poderiam utilizar essas informações para garantir a segurança dos ambientes públicos e diminuir o risco de exposição ao novo coronavírus. Isso pode ser útil tanto para checar a saúde dos visitantes quanto para garantir a segurança dos funcionários que ali trabalham.

Diversas companhias aéreas e empresas de eventos de grande porte, como a Ticketmaster, já estão demonstrando interesse em utilizar um passe de saúde digital para acelerar a retomada de atividades no setor.

Além disso, ele também poderia ser utilizado em estádios esportivos, aeroportos, ambientes de trabalho e de educação.

A Disney, Universal e SeaWorld ainda não se pronunciaram sobre o assunto, mas não seria nenhuma surpresa se elas também seguissem por essa linha. Todas elas, especialmente a Disney, tem uma grande preocupação em garantir a segurança nos parques, que por sua natureza envolvem multidões e proximidade entre os visitantes. Além disso, também tem uma necessidade de acelerar a retomada de aumento de capacidade sem colocar em risco a saúde pública, e o passe de saúde digital pode ser o caminho para tal.

Foto da Star Wars Galaxy's Edge muito cheia em Orlando
Os parques de Orlando podem usar o Passe de Saúde Digital para diminuir o risco à exposição de COVID-19

A IATA confirmou que pretende lançar seu passe de saúde digital já no primeiro trimestre de 2021, e outras empresas também estão desenvolvendo ferramentas parecidas, como o IBM Digital Health Pass e o CLEAR Health Pass.

O que vocês acham sobre o assunto? Concordam com o uso do passe de saúde digital e da obrigatoriedade de comprovar testes e vacinação? Conte pra gente aqui embaixo 🙂