VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Passeios nos cruzeiros da Disney: como escolher as Port Adventures

Os passeios nos portos de parada podem ser um dos pontos altos do seu cruzeiro. As possibilidades são as mais vastas e é claro, vão variar de acordo com o seu itinerário, mas uma coisa é sempre verdade: você vai poder escolher entre os passeios da Disney Cruise Line ou passeios fechados por fora

Isso sem falar da possibilidade de não fazer nenhuma excursão em alguns portos, algo que em determinados destinos faz mais sentido do que em outros, já que a Disney Cruise Line tem itinerários bem variados. Depois de muitos cruzeiros feitos, já tive a experiência de fechar passeios por conta própria e de fechar com a Disney, então decidi reunir aqui dicas do que você precisa saber para decidir a melhor opção para você.

pessoas nadando em piscina natural dentro do hotel Atlantis, nas Bahamas
Passeio no Atlantis, fechado com a Disney, no dia da parada em Nassau

É claro que essa sempre vai ser uma decisão pessoal e não existe uma resposta universal válida por todos os casos, então em vez de te falar “feche com a Disney” ou “feche por fora”, quero falar dos critérios que vão afetar essa decisão e o que acho importante você levar em conta quando estiver pesando e avaliando cada um desses fatores.

Para quem preferir, já tem vídeo no canal sobre esse assunto, é só dar play aí embaixo:

Preço

Não é uma regra absoluta, mas os passeios fechados com terceiros podem ser significantemente mais baratos. É claro que nem tudo é igual e você precisa avaliar o fornecedor, mas é fato que a Disney cobra o dela ali, então sim, fechar com a Disney é mais caro na grande maioria dos casos. Muitas vezes você vai encontrar o mesmo passeio, com a mesma descrição e por um preço bem menor com uma empresa terceira.

Respaldo

A Disney Cruise Line trabalha com terceiros que oferecem um serviço de qualidade. A equipe da Disney já faz esta curadoria e não vão querer ter a marca deles vinculada à uma empresa que não seja séria e quando você fecha com eles, sabe disso. Já quando fecha por fora, precisa fazer essa pesquisa cuidadosamente por conta para garantir que não vai ter furada, golpe ou falta de segurança. 

Além de jogar o nome da empresa no Google e caçar qualquer coisa falada sobre ela, costumo checar sempre em sites como o TripAdvisor, que não tem vínculo com as empresas e você sabe que as reviews vão ser honestas.

paisagem com lago e montanhas em uma parada de passeio em Skagway, Alasca.
Passeio em Skagway, no Alasca, fechado com uma empresa fora da Disney

Risco

Se você estiver em uma excursão da Disney e ela atrasar, o navio vai esperar porque é uma atividade da Disney e eles estarão em contato com a organização. Se você fizer por fora e ela atrasar, você pode dar tchauzinho pro navio do porto porque eles não vão te esperar. Isso não significa que é melhor não fazer, mas que é válido fazer com tempo de sobra para lidar com eventuais imprevistos. Quanto mais longo o seu passeio e mais perto de terminar perto do horário do navio sair, mais é válido fechar com a Disney mesmo.

Disponibilidade de passeios nos cruzeiros

Muitas vezes, quando não o preço, este é o fator que faz muita gente recorrer a terceiros. Em alguns destinos, as excursões mais populares esgotam antes do agendamento ficar disponível para quem está indo no primeiro cruzeiro, já que quem já fez pelo menos um tem maior antecedência para fazer os agendamentos. Isso significa que em alguns casos, você já começa o agendamento sem disponibilidade. 

passeio de trenó com cachorros em montanha nevada no Alasca.
Dog Sledding, um dos passeios mais difíceis de conseguir vaga com a Disney nos itinerários do Alasca

Ainda vale ficar checando sempre porque as vagas aparecem, tanto para as Port Adventures como para outras atividades no navio, viu? Inclusive, logo que embarcar você pode conversar com o Guest Service sobre vagas adicionais. Nós já vimos passeios super concorridos ficarem disponíveis no dia do embarque e pelo próprio aplicativo.

Mas se quiser garantir, você pode procurar por fora que a variedade de fornecedores vai ser maior e consequentemente, a quantidade de vagas também. Dica: cheque sempre a política de cancelamento, às vezes você pode reservar com uma empresa terceira para se garantir e continuar checando com a Disney novas vagas.

Variedade de passeios nos cruzeiros

Eu acho a variedade de passeios oferecidos pela Disney Cruise Line bem grande, mas caso você queira fazer algo que não encontrou ali, sempre vale olhar fora dela também para uma lista ainda mais ampla. Em alguns portos de parada de praia, por exemplo, você pode querer pegar um “day use” em um hotel para curtir a praia e a estrutura do hotel, algo que hoje é bem limitado de opções na lista de atividades da Disney.

placa escrita Cozumel na entrada do porto no México.
Parada em Cozumel, exemplo de destino que a Disney tem pouca opção de day-use em hotéis

Fechar as excursões com a Disney Cruise Line ou com terceiros? 

Como adiantei logo no início, não existe uma resposta universal para essa pergunta, mas esses são os fatores que você vai ter para considerar e cada hora um vai falar mais alto. 

Também tem a questão do perfil de cada viajante: quanto mais avesso ao risco, mais inclinado você pode ficar a fechar com a Disney, que já vai ter exigido bons requisitos de segurança dos seus fornecedores e também evita o risco do navio partir sem você. Tem quem goste de pesquisar a reputação de terceiros por conta e outros que preferem deixar na mão da Disney mesmo.

Porém, em algumas situações mesmo perfis iguais vão ter que olhar para outros critérios, como limitação de disponibilidade ou orçamento. Quanto mais apertado o seu orçamento ou mais caro o passeio, mais tendencioso você pode ficar a fechar por fora, e quanto mais concorrido, maior a chance de você recorrer à terceiros por falta de vaga na Disney. De qualquer forma, pesando todos estes aspectos na balança, você vai poder achar a melhor opção pra você.

praia no México com mar azul e pessoas nadando no mar

Lembrando mais uma vez da terceira opção: não contratar nada. Em muitos casos, só sair e passear por conta no área do porto é sim uma opção ótima! Não é sempre o que faz mais sentido, mas em muitos casos faz sim, especialmente nas Bahamas, no Caribe e outros destinos de praia. Não considere que você sempre vai precisar de uma excursão porque não é verdade. Avalie suas alternativas e o que faz mais sentido pra você aproveitar ainda mais o sonho de viagem que é um cruzeiro! 

E se quiser reservar seu cruzeiro com a gente e contar com nossa ajuda no seu planejamento todo, a gente adora participar! É só clicar aqui para solicitar uma cotação ou mandar email pra cruzeiros@vpdtravel.com.

Espero que estas dicas te ajudem a tomar uma decisão melhor sobre os seus passeios nos cruzeiros, que você ache opções incríveis e curta muito a sua viagem!