VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Piores épocas na Disney: quando evitar viajar para Orlando

Já falei muito de lotação de parques aqui no blog porque este é sem dúvidas um dos fatores que mais impacta o seu aproveitamento da viagem. Todo mundo quer evitar ao máximo as filas e passar mais tempo de fato curtindo as atrações que fazem a gente amar tanto Orlando.

Nem sempre você vai poder viajar naquela época de baixa temporada, mas tem determinadas épocas do ano que acho que você deveria tentar evitar sempre que puder. São os dias mais lotados e transformam completamente a experiência de parque: muitas filas, muito caos, pessoas mais estressadas e pouco aproveitamento.

Separei aqui hoje essas datas que eu acho que você deveria fugir a todo custo e algumas diquinhas extras pra você evitar a lotação nessa e em qualquer época do ano. Também fiz um vídeo falando um pouco sobre isso lá no nosso canal pra quem prefere vídeo, mas achei que era importante trazer aqui pro blog também.

Épocas pra evitar viajar pra Orlando

Páscoa 

Páscoa é um feriado importante e leva muitas famílias para os parques de Orlando. A semana da Páscoa acaba sendo uma das mais cheias do ano todo, e se juntar com o período de Spring Break (o que acontece normalmente) fica pior ainda.

O lado bom é que se a sua viagem for mais longa, você até consegue aproveitar desviando da lotação dos parques mais populares ao longo dessa semana, optando pelas programações mais alternativas e concentrando as atrações populares antes ou depois do feriado. Ainda assim, se puder evitar como um todo viajar na Páscoa, vai ser melhor ainda. 

Imagem de ovo de páscoa decorativo no Epcot, um dos parques da Disney. Foto da Páscoa, uma das épocas a se evitar em Orlando.
A páscoa leva bastante gente para os parques

Julho

Julho é um mês meio complicado por ser férias em quase todo o mundo, além de ser verão no hemisfério norte – e isso tudo faz muita gente ficar animado para visitar a Disney. Apesar disso, se a gente for olhar friamente, com o passar dos anos a “lotação relativa” de Julho diminuiu.

O que quero dizer com isso é que enquanto outras épocas do ano foram se tornando mais atrativas e mais lotadas com o passar do tempo, Julho ficou mais ou menos do mesmo jeito – ou às vezes eu sinto até que levemente mais vazia do que já foi no passado.

Resumindo: não é exatamente uma época ideal, mas dá sim pra curtir, se você só puder viajar em época de férias escolares e preferir dias mais quentes.

Agora, tem um feriado no começo do mês que a situação é bem diferente e a lotação dos parques é pesada MESMO: o feriado do dia da Independência.

Castelo do Magic Kingdom em meio a multidão de visitantes. Ilustrando a lotação de julho, uma das épocas para evitar viajar por trazer parques muito cheios.
Feriados em geral deixam os parques mais cheios, e o 4 de julho é um dos principais feriados

Em qualquer feriado os parques ficam super cheios, mas o 4 de julho é um dos mais importantes feriados americanos e leva multidões de patriotas para celebrar nos parques. O show de fogos especial é realmente bem bonito (e normalmente também é apresentado na véspera), mas os parques ficam tão cheios que você consegue visitar pouquíssimas atrações e precisa estar disposto a passar o dia todo trombando com as multidões – e logo no calor, quando a gente quer tudo menos ficar no meio da muvuca, né?

Se você tiver viajando nessa época, lembre-se que assim como qualquer feriado, o 4 de julho traz algo além das multidões nos parques: muitas promoções nos outlets. Eu não sei você, mas eu prefiro ficar com as promoções! Então evite os parques nos dias próximos ao feriado e curta as compras ou programações mais alternativas. Vai valer a espera! 

Spring Break

O Spring Break é um recesso escolar e universitário americano que pega muitos brasileiros de surpresa, já que não existe no Brasil. O pior de tudo é que é uma época meio confusa, já que cada escola tira de um jeito e em uma data diferente. Ou seja, no final o período de Spring Break se estende por um bom tempo: em geral do fim de fevereiro até meados de abril ainda tá rolando Spring Break. Em alguns anos ele se concentra mais em fevereiro/março outros pega mais março/abril (sim, quem viaja em março não consegue escapar). Entenda quando este recesso vai acontecer no ano da sua viagem, porque ele afeta e muito a lotação dos parques.

Pior do que só deixar os parques cheios, eu acho que a galera do Spring Break tem uma agitação diferente. Ainda que na Disney tenham um perfil mais familiar do que quem tá curtindo o Spring Break em Cancún, é uma agitação diferente pra mim. É uma lotação mais pilhada, que me incomoda um pouco mais. Enfim, se puder evitar, você não vai se arrepender. 

Thanksgiving

O feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) é das celebrações mais tradicionais da cultura americana. Para muitas famílias é até mais tradicional que o Natal!

O dia mesmo do Thanksgiving é na quarta quinta-feira de novembro (seguido das megas promoções de Black Friday, que já começam no fim da tarde/noite de quinta mesmo), mas a verdade é que muitas pessoas tem um recesso durante a semana toda. O resultado é que a semana do dia de Ação de Graças é uma das mais lotadas dos parques de Orlando no ano inteiro, ainda mais do que os outros feriados.

Imagem do castelo do Magic Kingdom em uma manhã de céu azul
Os parques principais ficam mais cheios nessa data!

Viver uma data tão tradicional e fazer parte dessa celebração enquanto está nos Estados Unidos é uma experiência super interessante, que tem seu valor. Agora, falando de aproveitamento de parques, você vai se dar bem melhor se vier em outra data. Como sempre, se não tiver jeito, tente pelo menos evitar os principais parques nessa semana e isso já vai fazer uma boa diferença na sua vida. 

Eu já fiz um post só sobre passar o feriado de Ação de Graças em Orlando. Então se você for mesmo viajar nessa época, clique aqui para ver mais detalhes. 

Natal e Ano Novo

Pronto, agora chegamos no maior caos possível, na época que às vezes os parques chegam a fechar suas portas por atingirem o nível de lotação máxima, pensa só como é isso!

É até difícil pensar numa aglomeração nesse nível hoje em dia, mas acontecia todo ano e se Deus quiser, logo volta a acontecer também – mas isso não significa que você deve se enfiar lá no meio não. 

Parada de Natal do Magic Kingdom com Mickey em carro alegórico e castelo iluminado com luzes de Natal ao fundo. A semana do natal é uma das épocas para evitar visitar os parques por causa da lotação.
A semana do Natal e do Ano Novo são MUITO cheias!

Passar celebrações tão importantes na Disney pode parecer uma boa idéia, mas você está longe de ser o único a pensar nisso. Milhares e milhares de famílias do mundo inteiro viajam para Orlando nessa época, transformando a experiência de parque em algo completamente diferente do que é no restante do ano.

Passar o dia todo nos parques é sempre um pouco desgastante, mas de um jeito gostoso, de quem está aproveitando tanto que ficou até cansado. Já no Ano Novo e no Natal, você se desgasta muito menos nas atrações e muito mais no caminho entre elas, nas filas (pra tudo, até pra ir ao banheiro) e no stress que essa lotação causa. Sempre digo pra quem vai nessa época, para evitar se basear nessa experiência para decidir se curte ou não os parques. Tem gente viaja nessa época e no fim diz: tava lotado, mas eu amei, quero voltar em outra época! Já outras pessoas, ficam meio chocados com a lotação e falam: nossa, não valeu o que eu gastei. Não volto mais! Pra esses eu sempre digo que vale a pena tentar voltar em outra época porque a experiência será infinitamente melhor. 

Se essa é a época que você pode viajar e não tem remédio, tudo bem. Vá e faça o máximo para aproveitar cada segundo. Agora, se você tiver um pouquinho de flexibilidade pra ir em outra época, você não vai se arrepender. 

Dicas extras para evitar lotação nos parques

Mesmo em outras épocas do ano, saber de algumas dicas práticas sobre o funcionamento dos parques e da sua lotação, podem te ajudar a evitar muitas filas. São elas:

Cuidado no Epcot

Na maior parte do ano, tem algum festival rolando no Epcot e eu AMO cada um deles. Os festivais são incríveis e você já consegue curtir o principal deles só com o seu ingresso de admissão no parque mesmo. Já tem post sobre cada um dos festivais do Epcot aqui no blog, mas agora o importante mesmo é você saber como ele afeta lotação desse parque.

Como muitos residentes gostam de curtir as coisas especiais dos festivais do Epcot durante o final de semana, o parque fica sempre mais cheio de sexta a noite até domingo, quando tem festival rolando. Qualquer um deles! Então, se você que vai estar de férias e puder evitar o final de semana, vai encontrar o parque bem mais tranquilo. 

Imagem do parque Epcot durante o Festival of the Arts, um dos festivais oferecidos por este parque. A dica é evitar o Epcot nos finais de semana sempre que tiver algum festival.
Quando tem festival, vale evitar o Epcot aos finais de semana

Atenção nos parques aquáticos

Nos meses quentes, outra atração que chama bem a atenção dos residentes locais durante os finais de semana são os parques aquáticos. Curtir parque aquático no calor da Flórida é uma programação deliciosa, mas vai ser ainda mais gostosa se você evitar essa lotação extra e for em um dia de semana. 

Imagem do parque Aquático Volcano Bay
Como você vai estar de férias, visite os parques aquáticos durante a semana

Feriados

Obviamente qualquer feriado traz uma lotação maior nos parques, então sempre fique de olho nas datas críticas próxima à sua viagem. O nosso Guia de Orlando mês a mês tem tudo que você precisa saber sobre qualquer época do ano. O lado bom é que os EUA tem até que poucos feriados e a maioria deles trazem lotações mais pontuais, por poucos dias e que podem ser contornada com uma boa estratégia de roteiro dia a dia. 

Festa de Natal e Halloween da Disney

Eu amo as comemorações de Natal e Halloween em Orlando, em especial as festas que acontecem no Magic Kingdom, mas independente de você querer participar ou não desses eventos, eles afetam a vida e a programação de todo mundo que viaja entre agosto e dezembro

O que acontece: nos dias da festa, o Magic Kingdom fecha mais cedo e não tem apresentação do show de fogos tradicional (só tem show de fogos da festa pra quem pagou ingresso pra participar). Ou seja, isso significa que as datas de festa não são ideais para visitar o parque e nessa época é super importante evitá-las para poder curtir mais horas de parque e ver o show de fogos no fim da noite. 

Magic Kingdom durante a festa de Halloween, que afeta a dinâmica da lotação deste parque.
As festas são super legais, mas elas afetam a programação de todo mundo

O outro lado da moeda é que todo mundo quer evitar os dias de festa (que não são poucos), o que significa que os dias SEM festa costumam ficar um pouco mais cheios. Ainda assim, acho que vale a pena encarar uma lotaçãozinha a mais pelo benefício de mais horas e show de fogos na sua visita ao Magic Kingdom, independente de ir na festa também ou não. 

Se por acaso você for nesse parque duas vezes, pode optar por ir uma em dia de festa (um pouco mais vazio) e outro em dia sem festa (pela experiência mais completa). Se resolver participar da festa (eu adoro!), vá ao parque com seu ingresso normal em uma data diferente da que você vai à festa e veja todas as dicas que eu já dei aqui no blog sobre a festa de Natal e a festa de Halloween

Mais importante do que evitar lotação! 

Podendo, acho que você tem que evitar ao máximo essas épocas complicadas, mas se não tiver jeito e você acabar precisando viajar em uma época muito cheia, lembre-se: mais do que qualquer evitar filas, evite focar no lado negativo das coisas. Reclamar nunca vai ser melhor do que aproveitar, então use o seu tempo de férias da melhor maneira possível, buscando curtir mesmo em vez de se lamentar. 

Com planejamento, você já saberá o que esperar e com isso, consegue evitar frustrações, além de poder se preparar melhor para enfrentar os parques e aproveitar em qualquer lotação. Se você está lendo esse post, é porque está se planejando e isso vai fazer uma baita diferença!

Veja todas as dicas que a gente já deu aqui no blog sobre viajar em épocas de muita lotação e para cada etapa do planejamento da sua viagem, que eu tenho certeza que você vai conseguir aproveitar muito!  

De qualquer forma, espero que essas dicas te ajudem a escolher uma época bem gostosa para a sua viagem e que você aproveite cada minutinho dela! 🙂