VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Pacote para Orlando: como montar e economizar

Planejar uma viagem ao exterior sozinho pode parecer complicado, principalmente para os marinheiros de primeira viagem. Nessas horas, muitas pessoas acabam recorrendo ao pacote fechado das agências e excursões que, apesar de práticas, acabam te limitando e encarecendo sua viagem.

Apesar de parecer trabalhoso, planejar sua viagem e montar o seu pacote sozinho (mesmo nunca tendo ido ao exterior) não é nenhum bicho de sete cabeças! Montando o seu próprio pacote de viagem para a Disney você terá uma viagem muito mais personalizada e feita sob medida para você, além de economizar.

Por isso reunimos aqui um passo a passo pra te ensinar como montar o seu pacote de viagem para Orlando em 15 etapas, sem ter que pagar nenhuma empresa e provavelmente economizando muito na conta final. Ao longo do guia, vá clicando nos links marcados na cor azul para ir abrindo as matérias correspondentes ao passo que está lendo.

Montar um pacote pra viajar para Orlando não é um bicho de 7 cabeças! Foto de uma placa no aeroporto de Orlando, onde está escrito "Welcome to Orlando"
Montar um pacote pra viajar para Orlando não é um bicho de 7 cabeças!

Observação: diante da pandemia de COVID-19, outros fatores adicionais precisam ser levados em conta na hora de decidir se planejar uma viagem faz sentido para cada um. Aqui nesse outro post a gente discute tudo isso e ajuda no pré-planejamento nesse cenário de incertezas.

Montando seu pacote para Orlando em 15 passos

Passo 1: Defina a época da viagem

O primeiro passo pra montar seu pacote é definir em qual período você deseja viajar. Algumas pessoas têm bastante flexibilidade, enquanto outras só podem viajar em períodos de férias escolares. De um jeito ou de outro, é importante considerar a lotação dos parques para que você tire o melhor proveito da viagem.

Confira aqui o nosso calendário de lotação estimada para os parques dia a dia e busque planejar a viagem para um período mais tranquilo. Vale lembrar que diante das incertezas da pandemia, é difícil estimar com precisão a lotação para os próximos meses.

Outro fator que você pode querer considerar é a temperatura, se você fizer questão de parques aquáticos ou então se quiser fugir de temperaturas extremas. Clique aqui e veja todas as informações sobre clima e temperatura em Orlando ao longo do ano e garanta que não vai ter nenhuma surpresa.

No nosso Guia de Orlando Mês a Mês, você também pode ver mais detalhes sobre as épocas que te interessarem, como programações especiais, datas para aproveitar as compras e outros pontos de atenção.

Passo 2: Tire o passaporte e o visto americano

Para viajar para outro país, todos os brasileiros precisam de um passaporte. Além disso, para entrar nos EUA, é preciso também de um visto válido. Então, antes de mais nada, corra a um posto da Polícia Federal para emitir um passaporte. Veja aqui todas as informações que precisa saber sobre como tirar o passaporte e o visto.

Exemplo de visto de turismo americano. Foto: Shujenchang. O visto tem uma foto do proprietário, um homem, e seus dados ao lado.

Com o passaporte pronto, você terá que solicitar um visto de turista americano, também conhecido como visto B2 (não imigrante). Muita gente nos pergunta se é necessário contratar um despachante para fazer esse serviço e minha resposta é quase sempre não.

O processo pode ser um pouquinho demorado e você vai ter que preencher diversas informações, mas não é nada difícil e a gente te ensina passo a passo como preencher a papelada do visto no vídeo abaixo.

Passaporte e visto nas mãos, é hora da melhor parte, começar a planejar a viagem em si.

Passo 3: Compre passagem aérea barata

Essa é a facada número 1 do seu pacote (das 3 que você vai ter na sua viagem: passagem, hotel e ingressos).

Em geral, as passagens podem custar até metade de toda a viagem, já que voar para o exterior não é nada barato. Apesar disso, dá sim pra economizar (e muito!) procurando passagens na baixa temporada e aproveitando as promoções que hora ou outra pipocam pela internet.

Qual o melhor jeito de comprar passagem aérea? Pesquisando e ficando de olho nas promoções. Para garantir que não vai pagar preços abusivos, confira aqui todas as nossas dicas para conseguir comprar uma passagem área barata para Orlando.

Com as passagens compradas, é hora de partir para a escolha de onde você irá dormir quando viajar.

Passo 4: Escolha onde irá se hospedar

Escolher um hotel é uma tarefa importante. Muita gente quer “só um lugar pra dormir”, mas esquecem de que sem segurança e um mínimo de conforto, a viagem pode se tornar um pesadelo.

Para garantir a escolha de um hotel seguro e com um preços dentro do orçamento, veja aqui todas as nossas dicas sobre a escolha de hotel. Nessa escolha, vale levar em conta todos os tipos de hospedagem existentes em Orlando (clique aqui para ler sobre todas elas).

Um bom exemplo de hotel econômico e seguro em Orlando é o Clarion Inn Lake Buena Vista. Foto do quarto do Clarion Inn Lake Buena Vista, com duas camas de casal e a pia do banheiro à vista no fundo.
Um bom exemplo de hotel econômico e seguro em Orlando é o Rosen Inn Lake Buena Vista, que contamos aqui

Outro ponto importante é considerar se desejam ou não ficar em hotéis dentro dos complexos da Disney ou Universal, visto que esses resorts trazem seus benefícios mas costumam ser um pouco mais caros por isso. Clique aqui para saber sobre os hotéis da Disney, e aqui sobre os hotéis da Universal.

Depois que tiver tomado todas estas decisões, se quiser uma dica extra, não deixe de ver aqui as nossas recomendações de hotéis, todos testados e aprovados pela gente. Lembrando que no VPD Travel, nossa agência de viagens, a gente oferece vários hotéis com desconto, possibilidade de pagar em reais e parcelar – além de contar com a nossa ajuda no seu planejamento. Se quiser nos considerar na sua pesquisa, é só entrar no site ou nos mandar um email no reservas@vpdtravel.com que vamos adorar participar do seu planejamento! 🙂

Passo 5: Defina quais parques irá visitar

Essa é uma das perguntas que mais fazem pra gente aqui no VPD e no nosso Instagram, mas acredito muito que a resposta para cada pessoa seja bem diferente. A escolha dos parques que valem a pena incluir na viagem vai depender de uma série de fatores, sendo os principais a sua preferência pessoal e o tempo de viagem.

Magic Kingdom: o parque que todo mundo quer visitar e entra em quase todo pacote de viagem. Imagem do castelo da Cinderela com os personagens em frente (Mickey, Elsa, Olaf e outros)
Magic Kingdom: o parque que todo mundo quer visitar!

Algumas pessoas podem amar atrações radicais enquanto outras detestam, por isso levar em conta o perfil do seu grupo é essencial na seleção de parques. Além disso, você pode ter vontade de conhecer todos os parques de Orlando, mas ter uma quantidade muito pequena de dias para ficar na cidade. Nesse caso, terá que fazer algumas escolhas. Um dos grandes benefícios de poder montar seu pacote e sua viagem sem agências é poder definir os parques mais legais para o seu grupo especificamente!

Para ajudar nessa decisão, a gente criou um breve resuminho de cada um dos parques, que você encontra aqui. Com base nessas informações, você poderá entender melhor a proposta de cada um e então selecionar os melhores para o seu grupo.

Passo 6: Compre os ingressos para os parques

Agora que você já definiu quais parques visitar, é hora de comprar os ingressos. Este é outro assunto amplamente tratado aqui no site, pois existem diversas opções de pacotes e de canais de vendas para você considerar (e os preços variam bastante!). As compras são feitas por dias para cada complexo de parques (por exemplo: 4 Dias de Disney, 2 Dias de Universal e assim por diante).

Os ingressos são menos complicados do que parecem! É só entender como eles funcionam pra montar o seu pacote! Foto do cartão magnético que serve como ingresso da Disney, ao lado de uma MagicBand cor-de-rosa.
Os ingressos são menos complicados do que parecem!

Eu sei que de cara pode parecer complicado, mas eu prometo que não é. Basta você ler esta matéria aqui onde explico tudo sobre os ingressos e já respondo as perguntas mais comuns sobre este tema.

E caso queira considerar a gente do VPD Travel na sua pesquisa de cotação de ingressos, é só acessar aqui. Assim como hotéis, a gente também oferece ingressos com desconto e com pagamento direto em reais. 😉

Passo 7: Monte o roteiro da sua viagem dia a dia

Esta é uma das etapas que eu mais gosto e mais defendo a importância de cada um dar o seu toque pessoal: montar o seu roteiro de viagem dia a dia. Eu garanto que mesmo que você gaste muito dinheiro para alguém fazer um pacote com um roteiro personalizado pra você, nunca será tão bom quanto o roteiro feito gratuitamente por alguém do seu grupo que realmente conhece todos vocês.

Parte essencial de montar seu pacote é pensar no roteiro. Imagem de um roteiro feito em tabelas.

Nós já ensinamos como fazer o seu roteiro dia a dia aqui no blog. Basta seguir todas as dicas que você encontra aqui (inclusive com um modelinho que é só você preencher) e pronto! A programação ficará pronta rapidinho.

Nessa etapa, não deixe de considerar os seguintes fatores importantes:

  • Compras: é importante já ter idéia do que você quer comprar e quais centros de compras deseja visitar para encaixar nos dias da viagem. Para recomendações de lojas e dicas sobre compras, clique aqui .
  • Como é Orlando no mês da sua viagem? Para saber de tudo que rola na cidade durante a sua viagem, quais programações você pode querer participar e o que pode preferir evitar, use e abuse do nosso Guia de Orlando Mês a Mês, onde você pode encontrar as principais promoções nas compras, dicas de programações especiais pela cidade, informações sobre o clima e muito mais.
  • Refeições: mesmo que exista espaço para mudar os planos durante a viagem, é sempre bom já traçar na programação os restaurantes que desejam visitar, principalmente para quem quer fazer alguma refeição com personagens da Disney. Além disso, não caia no mesmo erro de tantos brasileiros de achar que só se vive de hambúrguer nos parques. É possível comer bem e barato em qualquer parque da Disney, como já ensinamos aqui. E para mais ideias para rechear sua programação, veja os restaurantes que recomendamos clicando aqui .

Passo 8: Agende a visita aos parques da Disney

Agora que você já sabe qual parque vai visitar em cada dia, é hora de agendar as suas visitas nos parques da Disney. Diferente dos parques da Universal ou do grupo Sea World, só o ingresso não vai ser o suficiente para você poder visitar os parques da Disney. Você precisa de um Disney Park Pass, que nada mais é do que uma reserva para visitar o parque.

Essa é uma novidade relativamente recente, que começou quando os parques reabriram na pandemia e que veio pra ficar. Veja aqui o nosso o passo a passo para fazer sua reserva e tudo que você precisa saber sobre o Disney Park Pass.

O mais importante agora é você saber que essas reservas são limitadas e em algumas datas, as vagas podem sim esgotar. Por isso, sempre verifique a disponibilidade dos parques antes de comprar o seu ingresso e assim que possível, faça a sua reserva para já se garantir. Se depois você mudar a programação, você ainda poderá cancelar a reserva existente e fazer uma nova (mediante disponibilidade), mas reservando com antecedência você já evita ficar sem vaga para um parque na data que você queria visita-lo.

Dica extra: aproveite esse momento para entender também os recursos adicionais, pagos à parte, oferecidos pelos parques e como funciona cada um deles. São recursos pra te ajudar e passar menos tempo na fila, que não são absolutamente necessários mas podem quebrar o galho se você tiver pouco tempo ou viajar em uma época muito cheia. Já expliquei tudo o que você precisa saber sobre eles nos links abaixo.

Passo 9: Escolha sua opção de transporte

Apesar de alguns discordarem, pra mim, a melhor maneira de se locomover em Orlando é alugando carro. Isso porque a cidade não é provida de um sistema de transporte público eficiente e pegar ônibus circular (chamado de Lynx) é bem demorado, apesar de barato. Orlando também não é uma cidade para pedestres, já que todos os lugares são muito distantes entre si. Ou seja, sobra então a opção de aluguel de carro ou contratar um carro de outra forma.

Apesar disso, recentemente o valor da locação de carro subiu muito, então é preciso avaliar com atenção todas as suas alternativas para ver o que faz mais sentido para a sua viagem e para o seu orçamento. Veja aqui uma comparação sobre as diferentes formas de transporte para a sua viagem.

Se você for alugar carro:

Existem algumas locadoras, mas as mais conhecidas são a Alamo, Hertz, Budget, National, Avis, Sixt e por ai vai. Quase todas elas tem loja no aeroporto, o que significa que você vai poder sair de lá dirigindo. Não deixe de ler a matéria que fizemos sobre como alugar carro sem pagar muito, clicando aqui.

Além disso, já contamos aqui nossa avaliação sobre as locadoras mais conhecidas. Clique aqui para saber sobre as melhores e piores locadoras de Orlando na nossa opinião.

Se você decidir alugar carro, vai precisar tomar uma decisão sobre pedágio. As locadoras podem tentar te oferecer um pacote de pedágio pré pago que em alguns casos é vantajoso mesmo e em outros, é a maior furada. Entenda a política praticada pelas diferentes locadoras no nosso guia definitivo de pedágios em Orlando.

Alugar carro em Orlando costuma ser a opção mais popular em pacote de viagem pra se locomover na cidade. Foto tirada de trás do volante de um carro, e à frente é possível ver as placas roxas do complexo da Disney.
Alugar carro em Orlando costuma ser a opção mais popular e cômoda pra se locomover na cidade

Se você não quiser alugar carro:

Tá tudo certo! Mesmo que você não queira dirigir, há diversas opções de transporte por Orlando. Clique aqui para ver o nosso manual de Orlando sem carro e entender melhor suas alternativas, como Uber, táxi, transfer, entre outras. Nesse caso, é interessante avaliar se vale a pena se hospedar dentro da Disney para aproveitar o máximo do transporte interno do complexo.

Passo 10: Compre dólares

Sendo Orlando o paraíso das compras, agora é hora de definir como e quanto de dinheiro você vai levar para comer, comprar e passear pela cidade. O quanto levar vai depender muito do que você planeja comprar, do seu perfil de hospedagem e muito mais. A gente já detalhou aqui nessa outra matéria quanto custa uma viagem para Orlando, falando dos preços e custos de cada etapa.

Aqui nesse outro post, você encontra diversas dicas para ajudar a fazer o cálculo de quanto levar para gastar lá, ajudando a entender o valor para cada caso especificamente. Aqui você encontra dicas para aproveitar melhor as compras em Orlando, e aqui dicas de segurança nas compras.

Sobre como levar o seus dólares para Orlando, são muitas as opções disponíveis: cartão de crédito, cartão pré-pago e dinheiro em espécie, entre outras. Veja aqui todas as opções disponíveis e as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Passo 11: Contrate um Seguro Viagem

“O seguro morreu de velho” é a frase que o meu pai repete e que me faz contratar um seguro toda a vez que eu vou viajar. Depois de muitas viagens, já precisei acionar o seguro algumas vezes e evitei de gastar uma grana porque tinha seguro! Você provavelmente já ouviu dizer que o sistema de saúde dos EUA é um dos mais caros do mundo. Sendo assim, se você torcer o pé na viagem e não tiver um bom seguro, se prepare para gastar muitos dólares.

A gente espera não precisar usar, mas é sempre bom estar coberto durante a viagem e um bom seguro precisa entrar no seu pacote! Foto da central de atendimento médico da Disney, que mostra o Mickey e a Minnie com roupas de médicos.
A gente espera não precisar usar, mas é sempre bom estar coberto durante a viagem

Para evitar dores de cabeça, contrate um seguro de viagem confiável aqui no Brasil e viaje sem preocupação. Os preços são bem em conta e eles podem te salvar até de mala extraviada. Clique aqui para ler o nosso guia de contratação de seguro de viagem antes de comprar esse item do seu pacote.

Passo 12: Arrume as suas malas

Finalmente chegou a hora! E arrumar as malas da viagem também não precisa ser nenhum pouco complicado. Veja as nossas dicas sobre o assunto aqui e siga a nossa listinha do que não pode ficar de fora da sua bagagem. Agora é deixar tudo pronto e partir para o aeroporto! Boa viagem!

Comprar malas nos EUA geralmente vale muito a pena também! A foto mostra diversas malas em cores variadas no corredor de uma loja.
Comprar malas nos EUA geralmente vale muito a pena também!

EXTRA: Requisitos para a viagem durante a pandemia

Nesses tempos malucos que vivemos, além do passo a passo tradicional para planejar a viagem, é super importante se atentar às exigências para entrar nos Estados Unidos e depois para retornar ao Brasil. Por isso, fiz um resuminho rápido de todos os requisitos.

Para entrar nos Estados Unidos

  • Todos os viajantes com mais de 18 anos precisam apresentar um comprovante de vacinação para entrar. Menores de 18 anos não precisam apresentar comprovante de vacinação. Veja aqui o passo-a-passo para emissão do comprovante.
  • O viajante é considerado completamente vacinado 14 dias após a aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina. Não é necessário possuir as doses de reforço para entrar nos EUA.
  • O teste negativo de COVID-19 não é mais exigido para entrar nos EUA, mesmo para menores de 18 anos que ainda não estejam com a vacinação completa.

Para voltar pro Brasil

  • Para maiores de 12 anos, é necessário apresentar comprovante de vacinação (o mesmo apresentado para entrada nos EUA) ou teste negativo de Covid realizado um dia antes do embarque. Atualmente, tanto a vacinação completa quanto o teste negativo são aceitos para entrada de brasileiros e estrangeiros no país.
  • Crianças menores de 12 anos não precisam apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo.
  • As doses de reforço não são necessárias para comprovar a vacinação, apenas o esquema vacinal primário. A última dose do esquema vacinal primário (seja a segunda dose ou dose única, no caso da Janssen) deve ter sido tomada 14 dias antes da data do embarque.  

Passo 13: Chegando em Orlando

A chegada nos EUA, principalmente para quem está saindo do país pela primeira vez, causa uma porção de dúvidas e inseguranças: é imigração, alfândega, conexão, troca de malas, aluguel de carro ou ainda, encontrar o seu traslado. É tanta dúvida, que preparamos um guia de como funciona a chegada nos EUA e no aeroporto de Orlando, para desvendar todas as dúvidas em relação a isso. Clique aqui, para ler o guia completo.

Além disso, se você tiver optado por alugar carro, veja aqui também nossas dicas sobre como dirigir em Orlando.

A alegria de ter montado um pacote de viagem e chegar finalmente em Orlando! Foto da placa do terminal B no aeroporto de Orlando.
A alegria de chegar em Orlando!

Passo 14: Aproveite os parques com os roteiros

Agora que chegou a hora de aproveitar os parques que você escolheu visitar, veja nos nossos roteiros as nossas dicas para tirar o melhor proveito do seu dia em cada um deles. É claro que é a nossa opinião pessoal de quem já visitou os parques muitas vezes, mas nos roteiros, buscamos te indicar o caminho das pedras e garantir que você não vai perder tempo em nenhuma furada! Espero que aproveite!

Aproveite muito os parques, passeios, atrações e o pacote completo de Orlando! Foto da entrada do castelo de Hogwarts, com as torres e gárgulas, na Universal
Aproveite muito os parques, passeios e atrações de Orlando!

Passo 15: Arrume a mala para o retorno

Quando a viagem estiver chegando ao fim, chega aquela hora sempre complicada de arrumar as malas da volta. Para garantir que você não tenha problema com roubos e furtos das bagagens que começaram a ficar cada vez mais comuns nos aeroportos do mundo todo, clique aqui para ler as dicas na hora de preparar a mala, de forma a evitar cair em golpes.

Além disso, na hora de preparar as malas é bom sempre lembrar da alfândega. Já que Orlando é um importante centro de compras para os milhões de brasileiros que visitam a cidade todos os anos, a alfândega está de olho em todo mundo que volta de lá. Por isso, antes de se jogar nos shoppings e outlets dos EUA, clique aqui para ler e entender todas as regras da alfândega no Brasil. Assim, na hora da volta, você já fica sabendo se será taxado e qual o valor das taxas.

Foto do corredor no interior de um avião. É possível ver a parte de trás de diversas fileiras de poltronas, com as telas acopladas atrás.
Hora de ir embora… e começar a pensar na próxima!

Extra: dicas para quem não fala inglês

Uma insegurança comum de quem não fala muito inglês é de não conseguir se comunicar bem em Orlando. Se este é o seu caso, te garanto que você pode ficar tranquilo. Orlando é uma cidade super preparada para receber os turistas e estão bem acostumados com os brasileiros. De qualquer forma, para te ajudar a fazer bonito chegando lá, veja aqui algumas dicas de frases chaves em inglês para decorar e usar na sua viagem para Orlando.

Agora que está tudo pronto, faça como eu e leve tudo anotado e organizado. Preparamos o Guia do Viajante Preparado para você não esquecer de nada do seu pacote. É um check list com todas as informações importantes para que você leve na viagem junto com o seu passaporte. Faça o download do guia clicando no ícone abaixo:

Guia do viajante preparado - Como montar seu pacote - Link para download

Viu só? Seguindo estas dicas você conseguirá planejar a sua viagem do começo ao fim, montando o seu próprio pacote sem precisar gastar tanto e com toda a certeza vai aproveitar muito mais. Aliás, depois não deixe de voltar aqui pra contar pra gente como foi, hein?

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!