VPD Orlando - Vai Pra Disney
16 março, 2020

Políticas de cancelamento durante a pandemia de Coronavírus

Em meio ao cenário de incerteza diante da pandemia de COVID-19, o setor de turismo está sendo fortemente abalado com fechamentos de parques temáticos e atrações turísticas, suspensão de cruzeiros e cancelamento de voos. Estamos contando tudo em mais detalhes nesse outro post, que está em constante atualização.

Sei que isso alterou os planos de muita gente e por isso resolvi fazer este post. Como cada empresa está lidando com a situação de uma forma diferente e a gente não quer deixar ninguém na mão nesse momento delicado, eu reuni aqui todas as regras e políticas de cancelamento, remarcação ou reembolso de cada uma delas divulgadas até agora.

Última atualização: 29 de Maio de 2020

Disney

Os parques temáticos da Disney fecharam no dia 16 de março, e os hotéis em 20 de março. O Magic Kingdom e o Animal Kingdom devem reabrir em 11 de Julho, e o Epcot e Hollywood Studios em 15 de Julho.

Hotéis

Os hotéis do complexo também estão fechados, e quem tinha reserva para estadias durante o fechamento pode mudar datas sem multa ou receber um reembolso integral.

Os hotéis ainda não tem data para reabrir, por enquanto apenas os Disney Vacation Club e o Fort Wilderness foram confirmados para reabrir em 22 de Junho.

Foto do hotel Caribbean Beach, na Disney, com decoração caribenha, palmeiras e prédios pintados de azul e amarelo. A Disney flexibilizou sua política de cancelamento de hotéis.
Os hotéis da Disney estão fechados até o final do mês

Se reservou diretamente com a Disney, eles vão reembolsar o valor pago e cancelar automaticamente todas as reservas do período. Se tiver feito com outro canal de venda, entre em contato com eles para confirmar como será feito esse reembolso.

Veja aqui os anúncios oficiais.

Ingressos

Sobre ingressos, a Disney automaticamente estendeu a validade de todos os ingressos com data de uso durante o período do fechamento, inclusive os ingressos promocionais. Agora eles valem até 15 de Dezembro de 2020.

Não é preciso fazer mais nada, os ingressos já foram atualizados e você pode verificar isso no seu My Disney Experience. Se não puder viajar até essa data, poderá pedir o valor de volta em um voucher pra usar na compra de um ingresso futuro, e eles não estão oferecendo reembolso em dinheiro.

Ingressos para os eventos especiais Early Morning e After Hours de durante o período de fechamento serão automaticamente reembolsados.

Imagem do cartão magnético que funciona como ingresso da Disney, ao lado de uma MagicBand cor-de-rosa. O cancelamento dos ingressos não é possível, mas é permitida a remarcação.
Os ingressos da Disney não estão sendo reembolsados, mas podem ser remarcados

Pra quem tinha planejado viajar nos próximos meses e quiser mudar a data de uso, dá pra fazer pelo My Disney Experience e escolher uma nova data de visita, pagando a diferença de preço (se houver). Contamos aqui como fazer.

Vale lembrar que qualquer mudança só pode ser feita daqui do Brasil para ingressos emitidos há menos de 90 dias. Depois disso, as mudanças podem ser feitas apenas diretamente no Guest Relations do parque ou do Disney Springs.

Para ingressos promocionais fora do período de fechamento não é possível alterar pelo My Disney Experience e, nesses casos, o ideal é checar com o canal de venda onde comprou os ingressos pra entender suas opções.

Veja aqui os anúncios oficiais.

Cruzeiros

Todos os cruzeiros da Disney com partidas até 28 de Julho foram cancelados.

Esses itinerários suspensos podem receber um reembolso integral do valor pago ou um crédito de 125% do valor pago pra usar em um cruzeiro futuro. Se seu objetivo for adiar a viagem, pode valer muito a pena essa segunda opção para ganhar 25% de bônus!

Veja as informações oficias aqui.

Imagem do navio de cruzeiro da Disney parado no porto, com visitantes em volta e o céu azul atrás. O navio é o Disney Fantasy, segundo as letras em amarelo escritas sobre ele.
O período de cancelamento dos cruzeiros da Disney aumentou

Cirque du Soleil

As apresentações do novo show Draw to Life foram canceladas, e o show agora não tem mais uma data específica para estrear.

Quem comprou ingresso poderá solicitar o reembolso, por email no lasvegas.customerservice@cirquedusoleil.com. Ou também pelo telefone, número de atendimento é o + 1 (702) 352-0221, e explicamos aqui um passo a passo de como fazer ligação para os EUA de graça.

Veja as informações oficias aqui.

RunDisney

As corridas do Star Wars Rival Run Weekend de 16 a 19 de Abril foram canceladas. Os valores pagos estão sendo integralmente reembolsados aos participantes.

Veja as informações oficias aqui.

Universal Studios

A Universal de Orlando fechou seus 3 parques do complexo, e vai reabrir em 5 de Junho.

Diferentes tipos de ingressos da Universal podem ter políticas de cancelamento diferentes, dependendo do canal de venda. Confirme com quem te vendeu os ingressos para entender as condições do seu caso.

Se comprado diretamente no site da Universal, os ingressos comprados entre 4 de Março e 15 de Abril para visitas até 31 de Agosto de 2020 são reembolsáveis.

Se sua intenção for apenas adiar a viagem, fique de olho na validade dos ingressos, porque quase sempre eles valem por 1 ano a partir da data de compra, então nem precisa pedir reembolso nesses casos.

Para quem adquiriu os ingressos promocionais de 2 parques – 2 visitas + 2 visitas grátis, ou 3 parques – 2 visitas + 2 visitas grátis, com validade original para 18/12/2020, automaticamente as validades serão estendidas para 17/12/2021.

Quem adquiriu ingressos de 14 dias de visitas ilimitadas para o ano de 2020, automaticamente as validades serão estendidas para 30/06/2021.

Foto do portal da Universal Studios iluminado durante à noite, com muitos visitantes circulando
Em muitos canais de venda, a Universal oferece reembolso integral.

A Universal também os hotéis do complexo no dia 20 de março, e visitantes com reservas durante o período de fechamento dos parques podem cancelar sem taxas até 24 horas antes do check-in.

Para reservas feitas entre 4 de Março e 1 de Maio de 2020 e estadias até 31 de Agosto de 2020, todas serão reembolsáveis se canceladas até 24h antes da data do check in.

Veja aqui as informações oficiais.

Grupo SeaWorld (Busch Gardens, Discovery Cove e Aquatica)

Alguns parques do grupo SeaWorld, o SeaWorld, Discovery Cove e Aquática, devem reabrir em 11 de Junho.

Em geral os ingressos não são reembolsáveis, mas tiveram sua validade estendida até 31/12/2021. Ou seja, ainda dá pra usar por um bom tempo. A regra exata pode variar de acordo com o canal de venda, então confirme com quem te vendeu os ingressos pra ter certeza direitinho.

Veja aqui as informações oficiais.

Kennedy Space Center

O parque reabriu em 28 de Maio.

Os ingressos geralmente podem ser reembolsados integralmente com o canal de venda.

Veja aqui as informações oficiais.

Foto da bola azul que é símbolo da NASA na entrada do Kennedy Space Center
O Kennedy Space Center ainda não tem previsão de reabrir

Legoland

O complexo de parques da Legoland também está fechado, e a reabertura planejada para 1 de Junho.

Os ingressos também estão sendo reembolsados integralmente, é só entrar em contato com o canal de venda.

Veja aqui as informações oficiais.

Foto do ponto do ônibus que leva ao parque Legoland Florida, todo colorido e com o tema Lego
O reembolso está disponível para a Legoland

NBA

O restante da temporada de basquete de 2019/2020 foi suspenso e os ingressos estão sendo reembolsados a medida que forem chegando as datas dos jogos.

Entre em contato com o canal de venda onde comprou os ingresso para solicitar o reembolso.

ICON Park Orlando

O ICON Park Orlando reabriu em 15 de Maio o museu de cera Madame Tussauds e o aquário Sea Life Orlando. A roda gigante The Wheel ainda continua fechada por tempo indeterminado.

Ingressos que venciam durante o período do fechamento tiveram a validade estendida até o fim do ano, ou o reembolso integral. Entre em contato com canal de venda para entender suas opções.

Saiba mais aqui.

Companhias aéreas

Todas as companhias aéreas estão permitindo alterações nas datas das passagens aéreas sem pagamento de taxa, apenas cobrando a diferença tarifária.

O cancelamento com reembolso varia de acordo com a companhia aérea, a data de emissão da passagem, a data do voo e o tipo de tarifa. Por isso, vale acessar o site de cada uma delas para entender qual é o seu caso. A maioria das companhias permite o reembolso em forma de créditos para usar em voos futuros.

Em casos de voos cancelados, o reembolso integral é sempre oferecido.

Imagem do interior de um avião. É possível ver a parte de trás de diversas fileiras de poltronas, com as telas acopladas atrás. Com as companhias aéreas, o cancelamento pode ter regras variadas e é importante se informar.
Fique atento às diferentes políticas das companhias

American Airlines

A empresa suspendeu gradativamente todos os voos entre Brasil e EUA, e planeja retomá-los a partir de 6 de Maio de 2020.

Para viagens até 30 de Setembro de 2020, a remarcação de data será isenta de taxa de alteração, pagando apenas a diferença tarifária. Visitantes afetados pelos voos suspensos podem solicitar o reembolso no site da companhia ou pelo canal de venda.

Veja mais aqui.

Avianca

A companhia colombiana cancelou todos os vôos de 23 de Março até 30 de Abril de 2020.

Para viagens até 31 de Maio, é possível alterar o itinerário sem multas.

Veja mais aqui.

Azul

Permite alterar sem taxas as passagens compradas para viagens até 30 de Junho de 2020. Também é possível cancelar o bilhete e receber em crédito para a compra de nova passagem no futuro, com validade de 1 ano a partir da data de emissão do bilhete cancelado.

Veja mais aqui.

Latam

A empresa está permitindo mudança sem taxas de passagens para bilhetes comprados até 18 de Julho de 2020, pagando apenas a diferença tarifária.

Veja mais aqui.

Foto da placa do terminal B no aeroporto de Orlando.
Remarcações e reembolsos de voos foram flexibilizados pelas companhias aéreas

Copa Airlines

A companhia aérea do Panamá suspendeu todos os vôos internacionais de até 21 de Abril de 2020.

A companhia não está cobrando taxa de alteração para passagens compradas até 31 de março de 2020 e com data de viagem até 15 de junho de 2020.

As passagens que não forem utilizadas poderão ser usadas em uma nova viagem até 31 de Dezembro de 2021.

Veja mais aqui.

Delta

Quem tem passagem pra voar até 31 de Maio pode remarcar a passagem uma vez sem custo adicional, pagando apenas a diferença tarifária.

Veja mais aqui.

Gol

A Gol anunciou a suspensão dos voos internacionais de 23 de março até 3 de Maio de 2020.

Para viagens até 14 de Maio de 2020, permitido alterar a data sem taxas, pagando apenas a diferença tarifária.

Veja mais aqui.

United Airlines

Passagens para viagem até 31 de Maio podem ter sua data alterada sem custos, pagando apenas a diferença tarifária.

Além disso, cancelaram os voos para Washington e Chicago no mês de Abril.

Veja mais aqui.

Sei que ninguém queria ter este tipo de problema para resolver, mas é melhor do que viajar no meio da pandemia, né? O lado bom (perspectiva é tudo nos dias de hoje) é que ninguém precisa cancelar a viagem: pode ser sim só uma pequena alteração de planos e alguns meses a mais para planejar e tornar a viagem ainda melhor. Essa tem sido a palavra de ordem aqui no VPD, e vamos continuar com os posts para ajudar nesse replanejamento. 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!