VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Preço do Cruzeiro da Disney: o que já está incluído?

Os cruzeiro da Disney parecem um sonho de tão maravilhosos e eu poderia (mas não vou) passar horas descrevendo os motivos desse ser o jeito perfeito de passar minhas férias (ou melhor ainda, o final delas, quando dá para fazer uma dobradinha com os parques de Orlando). Mas como você pode imaginar, tudo isso vem com um custo, que não é nada pequeno! Apesar disso, em geral o custo é menor do que parece num primeiro momento.

Muita gente se assusta (com razão) ao ver os preços dos cruzeiros da Disney, mas se esquece de considerar tudo que está incluso nesse valor. Aliás, para entender o real custo de uma viagem como essa, é essencial entender exatamente o que está ou não incluído no preço que você paga quando faz sua reserva.

Cruzeiro da Disney é caro mesmo, mas tem muita coisa embutida nesse preço!
Cruzeiro da Disney é caro mesmo, mas tem muita coisa embutida nesse preço!

Acima de tudo, entender melhor a composição do preço te permite fazer bom proveito de tudo que pagou para ter direito. Além disso, você fica sabendo exatamente o que você ainda vai ter que pagar e evita sustos no seu orçamento no final da viagem.

Diferente de uma viagem para Orlando, NY ou qualquer outro destino mais tradicional, você não vai comprar primeiro passagem, depois hotel, para em seguida pensar em alimentação, entretenimento e tudo o mais. No cruzeiro tudo (ou quase tudo) é pago junto, de uma vez só.

Não é que o cruzeiro vai ficar barato de repente a partir do momento que você souber de tudo que está incluído (longe disso!). Mas ao menos assim você já sabe que não vai precisar gastar com um MONTE de outras coisas (visto que já pagou por elas no montante do cruzeiro) e o que assustou no começo pode se tornar mais viável no seu orçamento.

O portal por onde começa o sonho do cruzeiro em Port Canaveral! <3
O portal por onde começa o sonho do cruzeiro em Port Canaveral! <3

Aliás, para quem tem um orçamento pré determinado, fique sabendo que é sempre MUITO mais fácil de controlar gastos extras no cruzeiro do que em uma viagem para Orlando, ou para praticamente qualquer destino.

Por isso a ideia do post de hoje é desmistificar um pouco o preço do cruzeiro e destrinchar os detalhes do que está incluso ou não nesse valor. Das opções não inclusas (ou seja, pagas à parte), vou falar também o que vale a pena gastar seu tão suado dólar e o que não vale, na minha opinião.

O que está incluso no preço do Cruzeiro da Disney?

Vou começar logo esclarecendo que o valor que você recebe em uma cotação de cruzeiro costuma ser sempre para o seu quarto todo (e não por pessoa). É assim que a Disney mostra os preços, é assim que a gente mostra os preços no VPD Travel, e é assim que a graaaande maioria das pessoas que vendem cruzeiro Disney mostram os preços.

Esse é em geral o primeiro susto que as pessoas têm: quando olham uma cotação de cruzeiro e imaginam que vão ter que multiplicar aquele valor para a quantidade de pessoas no grupo. Não vão, o preço já é mostrado como total para todos no quarto.

Como eu falei, nesse valor já estará incluído um monte de coisas, e vou listar as principais delas aí embaixo. Já que é muita coisa, separei em categorias. Tentei resumir as principais coisas nessa tabelinha aí embaixo e entro em mais detalhes ao longo do post. Vamos lá!

O que está ou não incluído no preço do cruzeiro

Quarto + serviço

Lógico que no valor já está incluído o quarto para todos os hóspedes e também a arrumação dele. E vale já dizer que os quartos dos navios da Disney tem sempre um serviço de arrumação muito superior ao da maioria dos hotéis. O atendente que fica responsável pelo seu quarto se apresenta ao seu grupo e fica sempre por perto dos quartos, caso alguém precise de algo. Além disso, ele ou ela vai arrumar seu quarto todo dia de manhã, e de novo à noite, preparando tudo para quando você for dormir.

Para quem vai fazer uso de sofá cama ou cama suspensa, esses atendentes guardam estas camas de manhã, para o quarto ter mais espaço de circulação, e arrumam tudo de novo a noite enquanto os hóspedes jantam, para estar tudo prontinho na hora de dormir.

O quarto do cruzeiro fica sempre arrumadinho e ainda por cima tem um travesseiro maravilhoso!
O quarto do cruzeiro fica sempre arrumadinho e ainda por cima tem um travesseiro maravilhoso!

O que é pago à parte?

A gorjeta dessa pessoa maravilhosa que está longe da própria família, trabalhando no navio e fazendo todo o possível para tornar seu quarto mais aconchegante e sua viagem mais agradável. Sim, eu estou forçando a barra porque essas pessoas contam com essa gorjeta como parte do salário e fazem a parte delas para merecer isso (e muitas vezes até mais!), então acho importante incluir a gorjeta como parte dos gastos extras que você vai ter no cruzeiro.

É recomendado dar US$4,75 por pessoa, por noite. Ou seja, se você estiver fazendo um cruzeiro de 3 noites, em um casal, o recomendado seria 4x3x2=US$28,50 de gorjeta para essa pessoa que cuidou do seu quarto. 

Nosso quarto do cruzeiro após a arrumação noturna. Até meus óculos escuros viraram decoração!
Nosso quarto após a arrumação noturna. Até meus óculos escuros viraram decoração!

Vale a pena? Já deu para ver que eu acho que super vale a pena. Na verdade, bem honestamente, acho uma sacanagem não pagar a gorjeta de quem arruma seu quarto no cruzeiro. Essa gorjeta é tão esperada que a Disney já inclui na sua conta a bordo do navio e se você não quiser pagar, precisa ir lá tirar (explico melhor aí embaixo, na parte das gorjetas dos garçons, que também segue esse padrão).

Alimentação

No preço do cruzeiro já está incluído café da manhã, almoço e jantar durante toda a duração da viagem, nos restaurantes rotacionais (são 3 por navio, e ainda vou escrever mais sobre isso) e no restaurante Buffet Cabana’s, que no Disney Wish chama Marceline Market.

Em geral, a maioria das pessoas toma café e almoça no Cabana’s ou Marceline e janta nos outros restaurantes, sendo que cada dia você será designado para um restaurante específico no jantar, onde vai se sentar em uma mesa específica e será sempre atendido pelos mesmos garçons.

Se você quiser tomar café ou almoçar em alguns desses restaurantes rotacionais ou jantar no Cabana’s ou Marceline tudo bem também.

O buffet do Cabana's está incluído no preço do cruzeiro e é maravilhoso!
O buffet do Cabana’s está incluído no preço do cruzeiro e é maravilhoso!

Coma o quanto quiser em todos esses restaurantes, pois está tudo dentro do preço que você já pagou. Quer experimentar todas as sobremesas!? Aproveite! Quer repetir aquela entrada maravilhosa? Repita duas, três ou quantas vezes quiser. Tá tudo certo (e tudo pago também).

Mas calma lá que a comilança gratuita está longe de acabar. Note que a filosofia de curtir um cruzeiro se baseia em comer bem, descansar e se divertir. E é muito difícil não engordar nessa viagem! Na minha opinião se alguém conseguir emagrecer no cruzeiro, deveria ganhar outro grátis. É impossível! 😛

Entrada de Brie a milanesa do Royal Palace. Se você quiser pode pedir pra repetir quantas vezes quiser, porque também está tudo pago.
Entrada de Brie a milanesa do Royal Palace. Se você quiser pode pedir pra repetir quantas vezes quiser, porque também está tudo pago.

Além dos restaurantes para as refeições mais tradicionais, ainda é “de graça” (na verdade incluído no preço que você já pagou, mas tudo bem):

  • As lanchonetes fast-food que ficam no deck da piscina e servem frutas, pizzas, nuggets, cachorro quente, cheeseburger e essas coisas. É bem o tipo de comida que você acaba comendo só porque está ali de bobeira, sem fazer nada. Mas essas coisas são parte deliciosa das férias então sem culpa, hein?
    Nada mais eu e Felipe do que comer um cachorro quente no meio da tarde. E nada mais Bia do que falar que vai buscar um negocinho pra beliscar enquanto a gente tá tomando sol e de repente ela volta com uns paninis de brie, batata frita, umas coisas mega elaboradas juntas. 
  • Sorvetes de máquina que ficam no deck da piscina: antes eles tinham o sorvete do dia, mas tenho visto os sabores se repetindo, então acho (não tenho certeza) que não tem mais nenhuma regra quanto a isso, mas o importante é que tem sempre essas máquinas de sorvete com opções deliciosas para refrescar. Tem até cone para você montar sua casquinha, mas eu pessoalmente acho bem borrachuda a casquinha dos cruzeiros. Eu até pego, mas é só pra fazer de taça para o meu sorvete mesmo. Tanta coisa boa para comer, eu que não vou focar nessa casquinha isopor (minha opinião, mas Felipe curte).  
  • As ilhas de bebidas que se encontram no deck da piscina e também dentro do Cabana’s, servindo água, chá, café (o pior do mundo, talvez), limonada e refrigerantes.
Cordeiro incrível que eu também não paguei nada a mais para comer no meu cruzeiro.
Cordeiro incrível que eu também não paguei nada a mais para comer.
  • Praticamente o menu inteiro de room service (bom e velho serviço de quarto) também está incluído, tirando apenas alguns itens industrializados, como água ou refrigerante engarrafado, ou doces e salgadinhos que vem em saquinhos/pacotinhos fechados. Mas com tanta coisa já inclusa no preço, eu acho bem desnecessário pegar qualquer coisa paga à parte no room service. Do que está incluído no preço (grande maioria), você encontra muitas opções legais. Dá para pedir café da manhã no quarto, alguns cookies para comer a tarde ou uma refeição completa a qualquer hora. É claro que é esperado que você dê alguma gorjeta para quem te levar a comida (1 ou 2 dólares tá ótimo), mas a comida em si é toda gratuita.

O que é pago à parte?

Assim como no caso do serviço de quarto, a gorjeta da equipe que te serve nos jantares rotacionais (que é sempre a mesma) também não está incluída no preço do cruzeiro e é algo mais que merecido. Considere esse gasto a mais na hora de se planejar para um cruzeiro. São 3 pessoas que você terá contato durante o jantar, e a Disney recomenda as seguintes gorjetas para cada um deles:

  • Dining Room Server (seu garçom principal): $4,75 por pessoa por noite (ou seja $14,25 por pessoa num cruzeiro de 3 noites, por exemplo).
  • Assistant Server (garçom assistente): $3,75 por pessoa por noite (ou seja, $11,25 por pessoa num cruzeiro de 3 noites).
  • Head Server (chefe dos garçons): $1,25 por pessoa por noite ($3,75 por pessoa no exemplo que estou usando).
Defendo mesmo, porque essa galera trabalha duro merece demais essa gorjeta.
Defendo mesmo, porque essa galera trabalha duro e merece demais essa gorjeta.

Junto com a pessoa que arruma seu quarto, essas são as únicas gorjetas que você com certeza precisa contar durante o cruzeiro Disney e por isso devem ser parte do custo planejado para a viagem. O resto todo é opcional (visto que outras programações que você pode dar gorjeta são programações opcionais).

A Disney já vai pré cobrar de você o valor sugerido de gorjeta na sua conta a bordo do navio, e no último dia do cruzeiro você vai receber no seu quarto um envelope para cada um desses funcionários, com um papel para colocar dentro com o valor já sugerido. Você pode complementar esse valor no envelope que dá para cada um deles ou reduzi-lo no Guest Service (já dei minha opinião, mas vou defendê-los de novo: essas pessoas realmente merecem. Considere isso como parte do custo da viagem).

Todo navio do cruzeiro tem algumas lanchonetes onde você também come a vontade sem pagar nada a mais.
Todo navio tem algumas lanchonetes onde você também come a vontade sem pagar nada a mais.

Além disso, os restaurantes só para adultos Palo, Remy, Enchanté e Palo Steakhouse (dependendo do navio) são cobrados à parte. O Palo cobra US$50 extra por um jantar ou um brunch, enquanto o Remy e o Enchanté cobram US$125 pelo jantar e US$75 pelo brunch, refeições que custariam MUITO mais se não fossem dentro do navio.

Polenta do palo, um amor eterno. É uma refeição paga à parte no cruzeiro mas eu adoro mesmo assim.
Polenta do Palo, um amor eterno. É uma refeição paga à parte mas eu adoro mesmo assim.

Vale a pena? Aqui vai depender muito do seu paladar. Pessoalmente, eu sou fã do Palo e nunca vou me cansar de comer lá. A comida é esplêndida e com certeza vale os $50 dólares + gorjeta. Já o Remy é um restaurante que dizem que poderia ter estrelas Michelin, mas vou ser sincera: acho refinado demais pro meu gosto. Se você é uma pessoa com um paladar mais requintado do que o meu, acho que vale muito a pena. Agora eu não gosto de um monte de ingredientes que eles usam, então apesar de achar um SUPER restaurante, não é a escolha certa pra mim.

Mas reforço: é um SUPER restaurante e não acho que o preço, apesar de caríssimo, não seja justificado. Só não combina tanto com meu gosto quanto o Palo. Ainda vou falar em mais detalhes sobre estes dois restaurantes por aqui para você poder avaliar se vale ou não para você.

O soufflé de chocolate do Palo também é muito gostoso.
O soufflé de chocolate do Palo também é muito gostoso.

Para não prolongar muito esse post, vou listar meio rapidinho o que mais não está incluído e se eu acho que vale a pena ou não:

  • Pipoca e comidinhas vendidas na entrada do cinema – não acho que vale a pena, já que você pode pegar outros snacks no Cabana’s ou Marceline, lanchonetes, room service e levar para o cinema sem pagar nada.
  • Bebidas alcóolicas: apesar de ser paga à parte no navio, você pode trazer 2 garrafas de vinho por pessoa maior de 21 anos OU um engradado de 6 cervejas que precisam ir na sua mala de mão, e não na despachada. Isso dito, em geral eu curto mais tomar um vinho só no Palo mesmo e de resto, se for pra beber, gosto de experimentar os drinques diferentes do navio. Há até um pacote de vinhos que você pode comprar no navio, ir bebendo durante a viagem e o que sobrar, você pode levar embora. Meu pai comprou e achou que valeu a pena. De novo: aqui tudo depende do seu paladar. Eu acho que vale a pena gastar de vez em quando com um drinque ou outro porque pra mim é um consumo esporádico e não planejado. Se o seu for planejado, considere sim já trazer o seu limite de bebida em vez de comprar lá. Ah! Se você quiser consumir seu vinho em um dos restaurantes de jantar (os rotacionais e os cobrados a parte), vai ser cobrado US$26 dólares de rolha por garrafa.
Drinques esporádicos enquanto tomamos sol na piscina. É pago à parte no cruzeiro, mas de vez em quando, vale a pena.
Drinques esporádicos enquanto tomamos sol na piscina. É pago à parte mas de vez em quando, vale a pena.
  • Bebidas engarrafadas: sim, você vai precisar pagar à parte por refrigerantes ou até água engarrafada. Você pode optar por levar uma garrafinha para encher nas ilhas de bebidas da Disney ou então comprar um engradado de água e levar pro navio, que é o que eu faço normalmente – só precisa estar na mala de mão. É mais barato comprar no Walmart/Target e levar, e não acho que seja nenhum trabalho adicional. Se você quiser, pode também comprar um engradado no room service, mas eu em geral compro antes mesmo.
  • Café decente: não acho correto chamar de decente o café das ilhas da Disney. Ele é no máximo tolerável se você é bem viciado em café como eu, mas de tempos em tempos gasto um pouco a mais pedindo um espresso ou indo até as cafeterias especiais (estilinho Starbucks), como o Cove Cafe, para pedir algum drinque de café diferente. Não são muito caros, são fartos e bem gostosos.
  • Nem os sorvetes e doces das lojas Venellope’s Sweets and Treats (Disney Dream) da Sweet on You (Disney Fantasy), da Joyful Sweets (Disney Wish), nem os smoothies do Frozen Treats (Magic, Dream e Fantasy) e Sulley’s Sips (Disney Wonder) estão incluídos. Sinceramente? Gostosinhos, mas completamente dispensáveis!
Como boa viciada em café, não consigo ficar só no café gratuito do cruzeiro mais do que 24 horas seguidas.
Como boa viciada em café, não consigo ficar só no café gratuito do navio mais do que 24 horas seguidas.

Entretenimento

A Disney oferece atividades bem variadas para todas as idades no navio. Algumas são pagas à parte (como o Bingo ou um workshop de bebidas, ou uma transformação de Princesas/Piratas no Bibbidi Bobbidi Boutique) mas há inúmeras opções gratuitas. Eu raramente pago alguma coisa para me entreter no navio, simplesmente porque não é necessário. Entre as opções que já estão incluídas no valor que você pagou estão:

Encontro com personagens

Você deve imaginar que em um navio da Disney, as opções de encontro com personagens são inúmeras né? Os personagens mais clássicos aparecem cada dia com uma roupinha diferente (marinheiro, pirata, roupa de gala etc.) e além deles, é possível tirar foto com princesas, Stitch, pirata Jack Sparrow (especialmente em Castaway Cay), heróis da Marvel, e tantos outros. Uma vez eu e a Bia encontramos a Bela vagando pelo Dream e foi super legal. Um encontro com personagens assim, sem fila e quando a gente não estava nem esperando!

Encontro surpresa com a Bela.
Encontro surpresa com a Bela.

Alguns encontros com personagens, em especial as princesas clássicas e as de Frozen aparecendo todas juntas, podem exigir um ticket com horário marcado, que você precisa agendar, seja antecipadamente pelo site da Disney (se ficar disponível) ou no Guest Service logo que você entrar no navio. De qualquer forma, você continua não pagando nada a mais por isso.

Minnie de pirata. <3
Minnie de pirata. <3

Vale destacar que alguns cruzeiros específicos ainda trazem um dia temático com diversas programações e encontros especiais com personagens. Tem cruzeiro com dia de Marvel e dia Pixar, por exemplo. Se você for um fã, vale procurar por esses itinerários específicos.

Alguns itinerários (em geral, com 7 dias ou mais e pelo menos 2 dias no oceano, sem parar em portos) trazem até um café da manhã com personagens gratuito. Apesar de grátis, o evento pode ser concorrido, então se quiser participar, faça sua reserva antecipadamente pelo site do Disney Cruise Line. Se não, tente ir no Guest Service ver se ainda tem vaga logo que entrar no navio.

Apresentações Artísticas/ Shows tipo Broadway

Toda noite a Disney prepara alguma apresentação em seus navios. Algumas são lindas e outras são só legaizinhas, mas todos com aquela super produção da Disney. Nos itinerários mais longos, a Disney intercala seus shows com noites com performances (mágicos, comediantes e essas coisas). Não acho que seja uma programação obrigatória no seu cruzeiro, mas eu recomendo assistir pelo menos os shows mais tradicionais de cada navio, principalmente se você tiver crianças no grupo. Não precisa ver todos, mas assistir um ou dois por viagem vale a pena.

Um pedacinho do Golden Mickey's, com a participação de Toy Story.
Um pedacinho do Golden Mickey’s, com a participação de Toy Story.

Os musicais costumam ser os mais legais desse shows e para as crianças, pode ser um dos pontos altos da programação de cada dia. Hoje alguns itinerários trazem musical da Rapunzel, Aladdin, Frozen, Bela e a Fera e A Pequena Sereia.

Cinema

Os navios da Disney trazem um cinema com uma seleção limitada de filmes, mas em geral tem sempre opções ótimas e recentes, inclusive filmes ainda em cartaz. É bem comum as pessoas conseguirem assistir estreia de filmes (da Disney, Marvel etc.) já lá no navio mesmo. Como eu falei na parte de alimentação, a dica aqui é não pagar pela pipoca e pegar uns snacks antes em outro lugar gratuito. 🙂  

Piscinas e toboágua

Pelo que você paga pelo cruzeiro, já tem acesso também às piscinas do navio e aos toboáguas (quando existe um). Para quem vai fazer o cruzeiro no Dream ou no Fantasy, o Aquaduck é um toboágua super gostoso que tem uma vista linda do oceano. Tem até uma parte do toboágua que fica externa ao navio. Já o Disney Wish tem o Aquamouse, que é uma mistura de toboágua e atração, também super divertido. Todos são muito gostosos, super tranquilos, nada radicais. Acho que todo mundo que está dentro do limite mínimo de altura (é preciso ter pelo menos 1,06cm) deve conhecê-los.

Já quem vai fazer o cruzeiro no Magic, tem incluso o Aquadunk, que tem nome parecido mas é um toboágua bem diferente. Enquanto no Aquaduck é tudo tranquilinho, você vai quase passeando no toboágua, o Aquadunk já é para quem gosta mais de adrenalina, já que você entra em uma cápsula e o chão “some” debaixo dos seus pés, fazendo você cair direto no toboágua. Proposta diferente, mas super divertida.

Foto da Disney que mostra os detalhes bem melhor do que as minhas: olha como o Aquaduck tem uma parte externa ao navio. Muito legal!
Foto da Disney que mostra os detalhes bem melhor do que as minhas: olha como o Aquaduck tem uma parte externa ao navio. Muito legal!

Além disso, há piscinas na área para família do navio, viradas para uma telona que fica passando filmes da Disney.  

Há ainda uma piscina só para adultos (bem mais calma) e algumas jacuzzis (para família e para adultos também). Dependendo do navio há também algumas outras amenidades nessa área, como uma piscina meio diferentona no sundeck do Dream (a Satellite Falls, que eu acho bem esquisita) mas para esse post, acho que não precisamos entrar em mais detalhes né? As piscinas estão incluídas e os toboáguas também! isso que importa. 😉

Até parece que as piscinas além de gratuitas, seriam vazias né? Grátis sempre, vazias só nos dias que o navio para em algum porto! :P
Até parece que as piscinas além de gratuitas, seriam vazias né? Grátis sempre, vazias só nos dias que o navio para em algum porto! 😛

Para quem está viajando com bebê (como já foi meu caso muitas vezes), fica a dica do playground molhado que já rende um bom divertimento para os pequenos, que não podem entrar nas piscinas até serem desfraldados.

Playground molhado. A Julia se divertiu horrores aí!
Playground molhado. A Julia se divertiu horrores aí!

Atividades esportivas

A maioria das atividades esportivas está inclusa no preço do cruzeiro. Essa definitivamente não é a área que eu mais frequento no navio, mas se você gostar muito de esporte, pode contar com esse espaço bem bonito e com várias atividades gratuitas. Acho que a única coisa cobrada à parte são os simuladores.

Um pedacinho do mini golf na área esportiva do navio.
Um pedacinho do mini golf na área esportiva do navio.

O que é pago à parte?

Alguns workshops e atividades oferecidas nos navios são gratuitas mas outras são pagas à parte. É o caso, por exemplo, de vários workshops de degustação de bebidas ou do bingo que eu já mencionei antes. Do lado das crianças, se paga à parte atividades como o o Royal Court Royal Tea, que é um chá todo especial com as princesas, ou o Bibbidi Bobbidi Boutique, um salão onde as crianças podem se transformar em princesas ou piratas (só no caso de noite dos piratas). Se você não quiser gastar, dá pra ficar tranquilo nas opções gratuitas, mas não se decepcione se notar que algumas atividades são pagas. Eu já estou te avisando desde já. 🙂

Vale a pena? aqui é uma questão completamente pessoal, mas com certeza há opções que eu acho que valem a pena sim. Vai depender muito do seu interesse por cada atividade, avaliando se o preço vale para você, diante do seu interesse pessoal pelo tema. Mesmo para as crianças, o Bibbidi Bobbidi Boutique e o Royal Court Royal Tea são super caros, mas são experiências inesquecíveis se o orçamento permitir. Aqui não tem jeito, cada caso é um caso. O que vale a pena pra mim pode não valer pra você e vice e versa.

Outros

Algumas outras coisas super importantes de citar não se encaixam nas categorias acima, então estou listando elas aqui. Você não precisa pagar por:

Clubes de Recreação Infantil

A Disney tem clubes de recreação para crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos. O Oceaneer Club e o Oceaneer Lab para crianças de 3 a 12 (com atividades segmentadas para as diferentes faixas etárias, lógico), a Edge para pré adolescentes de 11 a 14 anos e a Vibe para os adolescentes de 14 a 17. Você só precisa registrar as crianças/adolescentes, mas não paga nada e tanto as atividades como os espaços dedicados a cada idade são muito legais!

As áreas infantis são lindas, até eu queria brincar ali! :P
As áreas infantis são lindas, até eu queria brincar ali! 😛
Detalhe fofo de um dos banheiro da área de recreação infantil.
Detalhe fofo de um dos banheiro da área de recreação infantil.

Castaway Cay

Se o seu cruzeiro passar por essa ilha privativa da Disney em Bahamas, você pode aproveitar suas praias e seus restaurantes sem pagar nada. Lógico que a Disney oferece um zilhão de atividades pagas na ilha também, como pesca, parasailing, passeios de barco, jet-ski, etc, etc, etc. Mas você realmente não precisa gastar um centavo a mais para curtir horrores seu dia aqui se não quiser. Por exemplo, em um dos nossos cruzeiros, ninguém gastou nada em Castaway Cay e foi o dia mais legal da viagem, como contei aqui

Saudades, Serenity Bay!
Saudades, Serenity Bay!

Não vou me prolongar, mas os destaques aqui são o Pelican Plunge (um escorregador no meio do mar) e Serenity Bay, praia só para os adultos. Ah! Tem também a corrida de 5k que todo mundo que quiser pode participar logo cedo. Também não custa um centavo a mais e você ganha uma medalha bonitinha.

O Pelican Plunge é um toboágua no meio do mar!
O Pelican Plunge é um toboágua no meio do mar!
Ahhhh Castaway Cay! Sempre linda!
Ahhhh Castaway Cay! Sempre linda!

Academia

Todos os navios oferecem uma academia para quem não quer descuidar do corpo e da saúde. As academias são bem bonitas, com esteiras com vista pro mar e tudo o mais. Além disso, há também uma área para quem quer correr em um dos decks no navio.

Comunicação via app do Disney Cruise Line

O aplicativo de celular do Disney Cruise Line tem várias funcionalidades interessantes para usar quando você está a bordo do navio. A mais legal de todas na minha opinião é o chat interno que te permite mandar mensagem para outros membros do seu grupo que estão passeando pelo navio. O whatsapp vai precisar de internet (que é paga) pra funcionar, mas o aplicativo do Disney Cruise Line te permite conversar nesse chat de graça. Às vezes ele perde o sinal, mas logo volta a funcionar! 

O que é pago à parte?

O SPA (Senses SPA & Saloon)

Todos  os navios trazem um SPA bem bonito com atividades para todos os gostos e bolsos. Tem desde uns chuveiros de aromaterapia que custam pouquinhos dólares até massagens completas de horas e mais horas por algumas centenas de dólares. Tem também serviço de barbearia e salão de beleza (incluindo manicure e pedicure).

Vale a pena? Ah, vai de gosto, mas as massagens podem ser um presente seu para você mesmo. Nada mais justo. A parte de salão de beleza eu por enquanto só experimentei a manicure, já que infelizmente meu cabelo nunca vai ficar direito perto da maresia. Entrego pra Deus mesmo e resolvo quando o cruzeiro acaba!

O SPA é pago a parte.
O SPA é pago a parte.

Internet

A internet é paga, cara e não necessariamente boa. Tá aí uma coisa que a Disney Cruise Line ainda é falha, mas dá até para entender o motivo. Um sinal excelente no meio do mar é querer muito, né? A oferta varia de acordo com o navio, sendo que o Disney Wonder está funcionando em um formato diferente dos outros 4 navios, que estão com um sistema mais moderno.

Já prepare seu celular para a escassez de internet mesmo se você planejar comprar um plano: atualize os aplicativos (e instale o do Disney Cruise Line!) antes de embarcar no navio, tire todas as atualizações e notificações automáticas das suas configurações e faça tudo o possível para que seu celular consuma o mínimo de dados possível.

No Disney Magic, Dream, Fantasy e Wish hoje você pode escolher entre 3 pacotes diferentes que oferecem internet ilimitada, sendo que o que diferencia cada um é o preço e a velocidade. Os valores vão entre $18 e $42 por dia, e ficam um pouco mais baratos se você comprar de uma vez para todos os dias da viagem.

Já para o Disney Wonder os pacotes variam de cerca de $20-90 dólares ou você pode pagar $0,25 por MB. Aqui, na primeira noite do cruzeiro você consegue se inscrever para usar 50MB gratuitos, que são oferecidos só nesse momento.

Vale a pena? Olha, não é o melhor uso do seu dinheiro mas tem gente que não consegue ou não pode ficar desconectado, então essa é a única solução. Eu sempre acabo comprando mesmo achando caro, então é uma daquelas situações que eu me sinto meio rendida. Vale a pena? Não! Mas eu compro mesmo assim.

Port Adventures

Se você quiser participar de alguma excursão ou passeios pré agendados com a Disney em uma ou mais parada nos portos, todas elas são pagas à parte. Nada te impede de sair e explorar a cidade sozinho, mas em geral há algum gasto envolvido no meio, seja para usar uma praia em um hotel, ou para alugar um carro/pagar um taxi para chegar onde você quer. Vale sempre pesquisar cada um dos portos e avaliar as suas opções para calcular os custos que você vai ter.

Você pode marcar excursões da Disney nos portos até mesmo no navio, mas em geral a gente gosta de marcar tudo antes, com calma e pesquisando bem.
Você pode marcar excursões da Disney nos portos até mesmo no navio, mas em geral a gente gosta de marcar tudo antes, com calma e pesquisando bem.

Ah! Se o seu orçamento estiver apertado ou se você simplesmente não se interessar por um ou mais portos do seu itinerário, você pode ficar no navio numa boa curtindo todas as amenidades gratuitas dele sem se preocupar com dinheiro. Aliás, nos dias de parada, o navio fica mais vazio e você consegue aproveitar tudo ainda mais. Foi o que eu fiz no dia que paramos em Nassau em um dos nossos cruzeiros, como contei aqui

Estou falando isso considerando todas as outras paradas além de Castaway Cay, onde continuo reforçando que dá super tranquilo para aproveitar sem gastar um centavo com eu falei antes.

Vale a pena? há opções para todos os gostos e bolsos, e o valer ou não a pena vai ser mais uma vez uma decisão pessoal. Com certeza você consegue achar algo legal em todos os portos.

Ah! E se você quiser se aventurar sozinho, sem excursão da Disney, nada te impede, viu? É só ficar atento ao horário que você precisa estar de volta no navio.

It’s a Small World Nursery (Berçário)

Os clubes de recreação infantil são gratuitos e oferecem atividades para crianças a partir de 3 anos. Para crianças menores, há a opção do It’s a Small World Nursery, um berçário onde você pode deixar seu filho para ir curtir algumas atividades de adultos. Ele custa US$9 por hora para o seu primeiro filho e US$8 a partir do segundo.

O berçário para crianças com menos de 3 anos também é pago à parte.
O berçário para crianças com menos de 3 anos também é pago à parte.

Eu ouvi falar muito bem desse serviço mas nunca usei porque a Julia é um grude só comigo e eu não tive coragem de deixar ela ali, sozinha com gente que só fala inglês. Ainda assim, não é porque não funciona pra mim que não vai funcionar pra você. Se a Julia fosse menos grudinho da mamãe, eu deixaria ela numa boa. Tenho certeza que segue o mesmo padrão de excelência do resto do navio. Se você tiver chance de ter uma experiência pessoal com o It’s a Small World Nursery, conte para a gente como foi. Tenho muito interesse em saber.

No nosso caso, a melhor solução para conseguirmos algum tempo sem bebê foi convencer a vovó dela a participar da nossa última viagem! Funcionou que foi uma beleza! 🙂

Pacote de Fotos

Mais ou menos no estilo do Memory Maker, o Disney Cruise Line também oferece um pacote ilimitado de fotos, que rende um post por si só para falar de todos os detalhes. Para resumir, ele não é barato e por isso só vale a pena se você estiver planejando mesmo aproveitar cada oportunidade e tirar um monte de fotos. Vale especialmente se o cruzeiro for uma experiência que vocês não pensam em repetir tão cedo (e por isso vão querer registrar cada momento possível da viagem).

Transporte até o porto

A Disney até oferece uma opção de ônibus do aeroporto de Orlando ou de seus hotéis até Port Canaveral, mas é pago a parte. Custa $39 por pessoa, por trecho ($78 ida e volta), sendo que você não escolhe muito bem o horário de saída ou que chega no porto. É a Disney que define isso e um mesmo ônibus pode fazer várias paradas em hotéis da Disney antes de efetivamente seguir até o porto. 

Para cada porto a Disney vai ter determinadas opções, por exemplo, para os cruzeiros saindo de Miami eles oferecem ônibus do aeroporto até o porto e vice-versa, pelo valor de $21 por pessoa, por trecho ($42 ida e volta).

Em geral eu prefiro outras opções, como alugar um carro e deixar no estacionamento do porto, contratar transfer particular, ou até pegar um Uber dependendo do local de partida, pois dependendo do tamanho do seu grupo, pode ficar mais barato do que o transporte da Disney e ainda te dá o benefício de escolher a hora que quer ir/chegar. A gente oferece um desconto no transfer de Orlando para Porto Canaveral para quem reserva o cruzeiro pelo VPD Travel. 🙂

De um jeito ou de outro, é importante lembrar disso na hora de calcular o orçamento da viagem.

Lavanderia

Válido para quem vai fazer cruzeiros mais longos e não quer levar um monte de roupa. Custa bem baratinho: US$3 a lavadora e também US$3 a secadora, além do sabão e amaciante que custam US$1 cada. Nada proibitivo!

Gastos adicionais “escondidos” no cruzeiro

Fiz um título chamativo de propósito para você não deixar de ler, mas não deixa de ser verdade. Na hora de colocar na ponta do lápis o custo do cruzeiro, é importante levar em conta o canal que você escolheu para comprar seu cruzeiro, pois isso vai pesar no preço final, mesmo que muitos tenham preços “de tabela” iguais ou parecidos.

Há diversos canais de vendas, sites e agências em que você pode cotar seu cruzeiro (inclusive a gente, através do VPD Travel). Faça uma cotação com uns dois ou três canais de sua confiança e compare para ver o que vai ser mais interessante pra você. Pesquisa é sempre a melhor opção!

Encontro com princesas no Dream.
Encontro com princesas no Dream.

O principal “pulo do gato” que você deve ficar de olho é com relação a cobrança de +6,38% de IOF ou IRRF. Acho que uns 95% dos canais de venda só te passam esse custo depois, mas você paga por um ou por outro. O IOF é cobrado em sites internacionais, como por exemplo o da Disney; vão te cobrar o valor de tabelas normalmente e só na fatura do cartão que vai vir esse 6,38% a mais.

Do outro lado, muitas sites/agências brasileiras te passam o valor de base e no fim falam que vai ter o “imposto de turismo” de 6,38% ainda a ser adicionado. Não são todas, mas sempre vale perguntar se você está recebendo o valor final ou se vão incluir alguma taxa depois. 

Vale a pena fazer um cruzeiro Disney?

Sei que esse post ficou um pouco longo (em geral quando eu sumo por alguns dias, você pode apostar que vem post longo por aí!), mas achei melhor ser detalhista em alguns pontos. Afinal, quem gastou milhares de dólares em um cruzeiro tem direito de saber tudo que poderá usufruir sem pagar nada a mais, e tirar o máximo de proveito do dinheiro investido.

Minha opinião é que cruzeiros da Disney são caros mesmo, mas eles também são extremamente especiais. Nunca saí de um achando que não valeu o dinheiro investido, muito pelo contrário.

Só faltava eu falar que não vale a pena! Quase que saio arrastada de todos que faço, de tanto que eu amo. hahaha
Só faltava eu falar que não vale a pena! Quase que saio arrastada de todos que faço, de tanto que eu amo. hahaha

O fato de você pagar quase tudo antecipadamente te faz relaxar ainda mais e curtir todas as regalias do navio, sempre regado àquele clima de magia Disney. Veja que apesar de ser um valor alto, você não terá que gastar mais com hotel, entretenimento ou alimentação se não quiser. Quando a gente leva em conta o quanto gastaria com todos esses pontos em Orlando por exemplo, o valor adicional para estar no cruzeiro parece bem mais interessante, né?

É isso aí! Espero que essa lista te ajude a aproveitar ainda mais o investimento do cruzeiro, sem surpresas no final da viagem. E depois conte pra gente como foi! 🙂