VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Qual a melhor época para ir à Disney?

Com a fronteira dos EUA abrindo, volta a pergunta: quando é a melhor época para viajar? Porque é claro que a gente está morrendo de vontade de turistar logo, mas não é só porque a fronteira vai abrir que necessariamente esse será o melhor momento pra fazer viajar. A gente já esperou tanto, né? Então agora é importante escolher bem pra fazer a viagem ser tudo que a gente merece depois de tanta espera. Ninguém quer ir pra lá bem nos dias mais cheios, em que todas as atrações estão com horas de filas e o dia não rende nada.

É verdade que enfrentar filas e um certo nível de multidão é parte de qualquer viagem à Disney, afinal milhares de pessoas visitam os parques todos os dias do ano. A média é de 120 mil pessoas por dia nos 4 parques da Disney!

Escolher bem a época da sua viagem pode resultar em parques mais tranquilos, bem menos gastos e muito mais divertimento! 😉

Apesar disso, é importante entender que existe uma grande variação na lotação dos parques ao longo do ano: há dias com grandes multidões (como Natal e Ano Novo, quando os parques atingem lotação máxima e chegam a fechar os portões). Por outro lado há dias de uma multidão bem menor, que se dispersa pelos parques de tal forma que você só percebe como eles estão realmente cheios na hora das paradas ou dos fogos.

Além de te salvar tempo nos parques, escolher uma época de parques mais vazios te ajuda a economizar em todos os aspectos. Seguindo a boa e velha lei da oferta e da procura, durante baixa temporada você tem mais chance de conseguir hotéis com bons preços e passagens áreas baratas. Além do que, até os ingressos dos parques ficam mais baratos.

Ah, e importante: ao contrário de como funcionava até 2020, não é mais só comprar o ingresso e chegar no parque! Agora, além de definir a época da viagem e marcar a data de início de uso dos ingressos no momento da compra, também é necessário agendar o dia que você vai visitar cada parque da Disney por meio do Disney Park Pass. A gente já explicou como esse sistema funciona aqui e é simples, mas é sim um fator a mais no planejamento. Na hora de definir o período da sua viagem, vale checar o calendário de disponibilidade e fazer esse agendamento assim que comprar os ingressos para garantir!

Boneco do Buzz Lighyear em frente a um prédio azul do All-Star Movies. Blocos com as letras BUZZ estão ao lado dele.
Dependendo da época da sua viagem, é até mais fácil conseguir promoções de hospedagem e passagem aérea.

Para te ajudar ajudar a decidir a melhor época para a sua viagem, já há muitos anos fazemos um calendário de locação indicando as melhores e piores épocas para ir aos parques nos próximos 12 meses (e a cada 3 meses atualizamos com as informações mais recentes). Além disso, para que você possa entender o raciocínio por trás dessas recomendações, fazemos sempre uma análise mês a mês dos principais eventos críticos que podem resultar em parques lotados.

Em condições normais, acredito que isso seria o suficiente para te ajudar a escolher uma boa época para sua viagem – mas a essa altura a gente já tá calejado de saber que não tem nada de normal nas condições que a gente vive faz um tempo já! E é impossível negar o impacto de tudo que aconteceu e está acontecendo na lotação dos parques e na decisão da melhor época pra viajar.

Como escolher a melhor época pra viajar após a abertura da fronteira?

Normalmente a gente já precisa avaliar lotação, custo, eventos acontecendo, clima, entre outros fatores para definir quando viajar. Agora, além de tudo isso, temos mais alguns fatores pra levar em conta:

  • Abertura da fronteira
  • Celebração dos 50 anos do Walt Disney World
  • Datas de abertura de novas atrações

Todos esse fatores nunca tiveram precedentes e se acumulam com outros tantos fatores (como cenário econômico, mudanças nos benefícios da Disney, pandemia) que tornam muito difícil fazer qualquer previsão. Ao longo dos muitos meses de fronteira fechada, eu fiquei num debate sem fim sobre o calendário de lotação do VPD que está aí embaixo. Eu travava quando ia mexer nele porque eu sei que muita gente se baseia nessa análise pra escolher a época da viagem e eu levo essa confiança muito a sério, por isso vou ser bem transparente aqui também: é super complicado fazer uma escolha com tantos fatores indefinidos.

No fim, o que eu percebi é que o importante agora é já começar a pensar nessa decisão aceitando e assumindo um certo nível de imprevisibilidade. A partir do momento que você aceita isso, já flexibiliza a programação e entra no modo vigilante para acompanhar todas as novidades e não ser pego desprevenido caso alguma delas traga impacto à época da sua viagem.

A comemoração dos 50 anos vai sim afetar a lotação no fim de 2021!

A gente tem que planejar estando tranquilo com a possibilidade de ter que se adaptar. Você vai ter que definir uma época, certo? Então tome essa decisão com o que se sabe agora e se algo novo surgir, você faz os ajustes necessários na programação dia a dia para aproveitar mais diante de qualquer imprevisto.

Outro ponto importante é não minimizar o impacto dos fatores antigos só porque agora tem coisas novas pra gente olhar. A maioria das pessoas não consegue viajar em qualquer época do ano e o calendário de feriados e eventos especiais vai continuar definindo muito da distribuição da lotação dos parques. Não menospreze isso!

Fiz um vídeo pra falar um pouco sobre as prováveis melhores épocas pra viajar depois que a fronteira abrir e você pode ver em detalhes dando play aí em cima, mas resumindo:

  • A gente já sabe é que provavelmente esse fim de ano NÃO é a melhor época pra se viajar pensando em custo-benefício. Se não bastasse toda a demanda represada pelos meses de fronteira fechada, a gente tem também o início da celebração dos 50 anos que deve atrair muita gente pros parques. Vai ser lotado, vai ser caríssimo, vai ser estressante e você vai passar mais tempo em filas do que aproveitando.
  • Além disso, esperar tem uma vantagem clara: entender melhor a dinâmica de todas as novidades recentes em práticas. Os parques mudaram muito nesse tempo de pandemia: entre fim do FastPass+, Disney Genie+, fim de fila virtual na Rise of the Resistance, Early Theme Park Entry pros hóspedes e tantas outras coisas; a realidade é que a estratégia pra aproveitar o parque também está mudando.
    É claro que quanto mais a gente vê dos parques na prática nesse novo cenário; melhor a gente vai entender as alternativas e possibilidades pra aproveitar mais – tanto pra quem quer pagar por qualquer benefício como pra quem não quer. Quem esperar, já vai poder ter todas essas dicas adicionais pra aproveitar a viagem ainda mais.
A chegada do Disney Genie e do novo FastPass+ pago deve trazer várias mudanças na estratégia para aproveitar os parques!
  • De resto, a gente se apoia no que já sabemos: recessos e feriados que já costumam atrair muitas pessoas pros parques e estão explicados melhor aí embaixo. Considerando tudo isso, esse fim de 2021 deve ser um acúmulo de fatores para contribuir pra uma lotação grande:
    • Outubro: início da celebração dos 50 anos, novos shows de fogos do Epcot e Magic Kingdom e abertura oficial da atração de Ratatouille.
    • Novembro: abertura da fronteira dando espaço para uma demanda de turismo internacional que estava represada desde maio/2020. Fim do mês tem feriado de Ação de Graças que sempre resulta em uma das semanas mais lotadas (e caras) do ano pra visitar Orlando.
    • Dezembro: cheio devido as celebrações de Natal e Ano Novo, em especial na segunda quinzena.
  • Se você quiser muito viajar esse ano, provavelmente as melhores brechas são começo de novembro ou começo de dezembro. Pra quem vai viajar ano que vem, o calendário abaixo e o nosso Guia de Orlando Mês a Mês pode ajudar nessa decisão.
  • O mais importante é que independente de você viajar esse ano ou só ano que vem, tem muito que você pode fazer AGORA pra planejar a sua viagem melhor e principalmente economizar. Depois de tomar a decisão da época, comece a pesquisar os principais gastos da viagem e resolva as principais despesas que costumam sofrer aumentos. Por exemplo, a Disney tem costume de aumentar os ingressos todo começo de ano. Fique atento para comprar seus ingressos antes do aumento. A gente já deu muitas dicas pra economizar nos diferentes aspectos da viagem aqui.

Antes, algumas informações importantes:

  • O calendário abaixo analisa a lotação dos parques exclusivamente. Para saber mais sobre temperatura, programações, dicas de compras e outros aspectos de uma viagem para Orlando em cada mês, veja o nosso Guia de Orlando mês a mês.
  • É claro que a lotação de dois parques pode ser diferente, e no calendário abaixo focamos em mostrar os períodos em que você consegue aproveitar os parques vazios, moderados ou cheios fazendo uma boa programação dia a dia. Mais perto da sua viagem, se quiser um olhar mais detalhado, use nossa calculadora de lotação dos parques considerando os dias da sua viagem e os parques que vai visitar apenas.
  • Para que um roteiro seja balanceado a lotação é um fator muito importante, mas não é o único. Assim, veja aqui todas as nossas dicas para montar o seu roteiro dia a dia em Orlando depois que escolher a época da sua viagem.

Qual a melhor época para ir à Disney ?

Última atualização: Setembro/2021

Essa página é atualizada a cada 3 meses. A próxima atualização será publicada em Janeiro/2022 com dados até Dezembro/2022.
Ainda que você dificilmente vá ver os parques desertos, a quantidade de pessoas visitando os parques pode variar muito ao longo do tempo. Escolher bem a época da viagem pode fazer TODA a diferença.

Antes de deixar seu comentário, ATENÇÃO:

Esta previsão de lotação dos parques foi montada com base em diversos estudos (alguns gratuitos e outros pelos quais pagamos para ter acesso) e junta o nosso conhecimento com diversas análises estatísticas de estudiosos especializados.

A cada atualização, tentamos aperfeiçoá-la, trazendo novas fontes de dados de modo a conseguir uma estimativa mais precisa para ajudar no planejamento de vocês, mas também não temos nenhuma bola de cristal aqui.

Por isso, cabe a cada um a decisão de confiar ou desconfiar das estimativas acima. No entanto, não forneceremos mais qualquer tipo de justificativa a respeito da lotação em datas específicas além das já citadas no texto acima. Comentários com este tipo de pergunta serão aprovados, porém não serão respondidos.

Registramos aqui que, dentro de todos estes estudos, já indicamos a lotação mais provável para cada dia, com base no nosso conhecimento. Gostaríamos de ter todo o tempo disponível do mundo para repetir ponto a ponto do calendário, dia a dia, mas não temos. Por isso, vamos focar o nosso tempo aqui no blog para responder todas as outras questões dos leitores que ainda não conseguimos dividir a resposta em um post. Agradecemos desde já a compreensão de todos vocês. 🙂

Principais acontecimentos mês a mês

Janeiro

Resquícios do ano novo:
Até próximo do dia 5 de Janeiro, os parques ainda estão mais cheios com pessoas do mundo inteiro, que escolheram a Disney como destino para o Reveillon. Quando o ano novo cai durante a semana (em 2021 cairá em uma sexta), geralmente o resto da semana toda tem uma lotação adicional das festas de fim de ano. No entanto, os parques sempre vão gradativamente esvaziando ao longo destes dias até ficarem bem mais tranquilos. Apesar da decoração linda e dos shows incríveis de Natal, é sempre bom evitar os parques nesses primeiros dias do ano.

Nos primeiros dias do ano, a decoração maravilhosa de Natal ainda pode ser observada nos parques.

Maratona Disney:
Estes são dias meio chatinhos de ir aos parques. Não tanto pela lotação (que tem um crescimento leve), mas os parques ficam com alguns caminhos interditados por causa da maratona até certa hora do dia. Por causa disso você precisa dar uma voltinha para chegar ao seu destino.

Já que nem todos os dias o evento está em todos os parques (e as corridas menores acabam antes do parque abrir), é super fácil de evitá-lo se você quiser. Se possível, é bom evitar, mas se não der pra evitar, não vai atrapalhar tanto a sua programação. O lado bom é que enquanto a maratona acontece, tem uma galera correndo ou torcendo em vez de estar nas filas das atrações. Além disso, a maratona sempre traz personagens super legais para o parque. Aproveite! 😉 Clique aqui para saber mais sobre as corridas da Disney.

Datas da Maratona em 2022: 5 a 9 de janeiro

Martin Luther King Day:
Assim como em todos os feriados nacionais, espere parques bem cheios. O Martin Luther King Day cai sempre na terceira segunda-feira de Janeiro, e os parques ficam cheios já no final de semana que antecede esta data. Em 2022, acontece dia 17 de janeiro.

Epcot International Festival of the Arts:
O festival mais recente do Epcot celebra os mais diferentes tipos de arte. Visto que ele ainda está encontrando seu espaço, não deu para sentir grandes alterações na lotação dos parques motivadas por ele.

Porém, o único cuidado que vale você ter é com alguns residentes de Orlando que vão passear no Epcot durante o final de semana para conferir as novidades do festival, então, se puder, evite este parque aos sábados ou domingos. Para saber mais sobre este evento, clique aqui.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Janeiro aqui.

Fevereiro

Mardi Gras Universal:
Apesar de não ser tradicional nos Estados Unidos todo, a Universal comemora o Mardi Gras (Carnaval) em datas selecionadas de fevereiro a abril. Em algumas dessas datas, os parques podem ficar mais cheios, principalmente se eles confirmarem alguma banda ou cantor famoso para se apresentar gratuitamente por lá, como já é de costume. Leia mais sobre o Mardi Gras da Universal clicando aqui.

O carnaval da Universal que acontece na época de fevereiro a abril
O carnaval da Universal.

President’s Day:
Este feriado sempre cai na terceira segunda-feira do mês e leva muitos americanos até os parques de Orlando. Em 2022, o President’s Day acontece no dia 21 de fevereiro e deve impactar negativamente a lotação dos parques.

Princess Half Marathon Weekend:
Uma das meia maratonas da Disney; espere um pouquinho mais de lotação durante estes dias, mas nada grave. Em 2022, ela vai acontecer nos dias 24 a 27 de fevereiro.

Epcot International Festival of the Arts:
Relativamente novo, este festival que celebra os mais diferentes tipos de arte ainda está encontrando seu espaço e por enquanto, não deu para sentir grandes alterações na lotação dos parques motivada por ele.

Porém, o único cuidado que vale você ter é com alguns residentes de Orlando que vão passear no Epcot durante o final de semana para conferir as novidades do festival, então se puder, evite este parques aos sábados ou domingos. Para saber mais sobre este evento, clique aqui.

São vários festivais diferentes no Epcot ao longo do ano.

Carnaval:
Apesar do carnaval não ser uma comemoração tão tradicional nos EUA, é uma tradição para nós brasileiros. Muita gente decide fugir do trio elétrico e dos desfiles brasileiros e vai para Orlando aproveitar os dias de folga. Como resultado, espere uma lotação um pouco maior nos dias dessa festa.

Spring Break:
No últimos anos, algumas faculdades americanas definiram o seu Spring Break para os últimos dias de Fevereiro, o que pode ter um impacto na lotação dos parques no final do mês. Em 2022, as escolas e faculdades vão tirar uma ou duas semanas de recesso entre final de fevereiro e meados de abril. Parece que a situação que vai ser pior mesmo em março e abril, quando se concentra o Spring Break da grande maioria das escolas e faculdades.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Fevereiro aqui.

Março

Spring Break:
Como eu já adiantei, este mês traz o início da temporada de Spring Break, que são “mini férias” das faculdades e colégios americanos. Cada faculdade e escola tira o Spring Break em uma data diferente, sempre entre março-abril (algumas até no fim de fevereiro, conforme falei antes). Ou seja, a lotação dos parques será bastante prejudicada nesta época por conta desse recesso.

Flower & Garden Festival:
A Disney tem um lindo festival de jardinagem que começa em março e se estende até fim de maio ou começo de junho. Em 2021, ele aconteceu entre 3 de março e 5 de julho. Nesse meio tempo, muitos residentes de Orlando e fãs da Disney podem ir ao parque para conferir o festival, que acontece no Epcot, mas acho que isso contribui bem pouco para a lotação dos parques como um todo.

O Flower & Garden atrai muitos residentes de Orlando para o Epcot aos finais de semana

O foco dos residentes fica sendo o Epcot, principalmente nos finais de semana. Para mais informações sobre essa festa, clique aqui.

Páscoa:
Depende do ano, né? Mas se a Páscoa cair em Março, pode contribuir para uma lotação bem maior. Em 2022 será só em Abril.

Mardi Gras Universal:
Apesar de não ser tradicional nos Estados Unidos todo, a Universal comemora o Mardi Gras (o Carnaval) em datas selecionadas de Fevereiro a Abril. Em algumas dessas datas, os parques podem ficar mais cheios, principalmente se eles confirmarem alguma banda ou cantor famoso para se apresentar gratuitamente algum dia, como já é de costume. Leia mais sobre o Mardi Gras da Universal clicando aqui.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Março aqui.

Abril

Spring Break:
O Spring Break, que são “mini férias” das faculdades e colégios americanos, se estender até meados de abril em 2022, afetando muito a lotação dos parques nesse meio tempo.

Páscoa:
Os fatores críticos de Abril são basicamente os mesmos de Março. Todavia, em 2022, o mês de Abril terá também a Páscoa no dia 17! Lado bom: logo depois da Páscoa já acaba aquele “bololô” do Spring Break.

Flower & Garden Festival:

Com o fim do Spring Break e da Páscoa, o festival influencia mais a lotação do Epcot nos finais de semana, quando os residentes de Orlando e região também aproveitam para curtir o evento. Para saber mais sobre esse festival, clique aqui.

O Flower & Garden Festival acontece por volta da época da Páscoa.

Mardi Gras Universal:
A Universal é festeira pra caramba e em abril ainda costuma comemorar o carnaval (Mardi Gras por lá). Em algumas dessas datas, os parques podem ficar mais cheios, principalmente se eles confirmarem alguma banda ou cantor famoso para se apresentar gratuitamente algum dia, como já é de costume. Leia mais sobre o Mardi Gras da Universal clicando aqui.

Springtime Surprise Weekend:

Será um novo evento de corrida da Disney que acontecerá todos os anos na primavera americana. Os temas serão diferentes a cada ano e eles prometeram divulgar novos detalhes em breve! Por enquanto, o que já sabemos é que em 2022 essa corrida acontecerá entre os dias 31 de março e 3 de abril.

Star Wars Half Marathon – Dark Side:
Mais uma meia maratona da Disney, essa trazendo o tema da moda: Star Wars! Você tem que admitir que é no mínimo divertido ver a galera correndo fantasiada de Star Wars. Tem sempre umas fantasias ótimas!! Apesar disso, falando de lotação, a corrida não deve afetar tanto assim o movimento dos parques. As datas pra 2022 ainda não foram divulgadas!

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Abril aqui.

Maio

Em geral Maio também é um mês ótimo, com lotação bem abaixo da média, um clima delicioso e ainda tem o Flower & Garden Festival para se apreciar.

Flower & Garden Festival:
O festival de jardinagem da Disney continua ao longo do mês de Maio e pode afetar levemente a lotação do Epcot, principalmente durante os finais de semana. Para saber mais sobre esse festival, clique aqui.

O parque fica cheio de topiárias dos personagens e rende ótimas fotos 🙂

Memorial Day:
Feriado nacional que acontece na última segunda-feira de Maio. Como em todo feriado, espere os parques bem cheios nesta época. Este feriado ainda costuma marcar o início das férias de verão de muitas escolas americanas, ou seja, marca também o início de uma temporada de parques lotados. Em 2022, acontece em 30 de Maio.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Maio aqui.

Junho e Julho

Férias:
Disney é sempre uma delícia, mas podendo escolher, eu realmente evito ir pra lá nessa época do ano. Digo isso por causa das férias de verão nos países do hemisfério norte (e em Julho no Brasil e outros países também).

Além do parque ficar muito cheio, faz MUITO calor. É a época do ano que você menos vai querer estar no meio de uma multidão. Se você tem filhos, precisa viajar no período escolar e não se importar com frio, então dê preferência a Janeiro ou Dezembro. Se não tiver jeito, veja nossas dicas para curtir os parques em dias cheios clicando aqui e dicas para lidar com o calor aqui.

Imagem do rio de corredeira no parque aquático Typhoon Lagoon. Os visitantes estão flutuando no rio sobre boias, e há árvores ao redor.
O Typhoon Lagoon é ideal para uma época quente

4 de Julho:
Dia da independência dos Estados Unidos. Os parques estarão lotados todos os dias do mês, mas estarão especialmente cheios neste dia de feriado nacional, principalmente Magic Kingdom e Epcot. Se você não puder evitar estar lá, o lado bom é que você verá um show de fogos muito especial. 🙂

Dica: se você quiser ver os fogos e fugir do parque no 4 de julho, em geral o Magic Kingdom apresenta este show especial também na véspera do feriado, dia 3. O parque ainda fica HIPER cheio, mas é mais tragável do que a lotação do dia 4 mesmo.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Junho aqui, e em Julho aqui

Agosto

Fim de férias:
O começo de Agosto ainda é bem cheio devido às férias de verão nos EUA, mas vai esvaziando gradativamente ao longo do mês. Lá pela metade do mês os parques começam a ficar mais tranquilos, mas como ainda é o final do verão, faz calor e pode chover bastante.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Agosto aqui.

Que tal aproveitar os meses de calor para visitar uma praia próxima de Orlando?

Setembro

Em Setembro definitivamente todo mundo que estava de férias já foi embora e os parques costumam ficar mais vazios. Este é provavelmente o mês mais vazio de todos e um dos melhores para estar em Orlando. O clima de verão continua, com muito calor e o sol da Flórida, mas você encontrará bem menos filas.

Minha dica aqui é: mesmo que você termine de ir nas atrações do Magic Kingdom, Epcot ou Hollywood Studios antes deles fecharem, fique até os shows de encerramento dos parques, pois valem MUITO a pena, tá?

Labor Day:
Feriado nacional na primeira segunda-feira de Setembro. Já que é feriado, espere um parque mais cheio neste dia e no final de semana que o antecede. Dica: os outlets costumam ter promoções ótimas nos feriados, então fuja dos parques e corra para lá! Em 2022, acontecerá em 5 de setembro.

O Food & Wine Festival ocorre em setembro

Food & Wine Festival:
Setembro é uma época marcada pelo Food & Wine Festival, um festival de gastronomia que acontece no Epcot. Para este evento, são montados diversos quiosques representando diferentes países ou regiões do mundo. Cada quiosque vende comidinhas e bebidas típicas. Em 2021, o evento foi super longo e foi de 15 de julho até o dia 20 de novembro.

Além disso, são realizadas palestras, degustações especiais e muitas atividades para os amantes da gastronomia. Se quiser mais informações, clique aqui e veja o post que fizemos sobre este festival, ou então dê play no vídeo aí embaixo.

O importante aqui é dizer que existe um aumento do número de pessoas no Epcot por causa desse evento, mas isso deve passar completamente desapercebido por você, visto que o parque passa o mês todo mais vazio. A dica, assim como em todo festival, é fugir do Epcot nos finais de semana, quando os residentes de Orlando também invadem o parque para curtir o evento.

Festas de Halloween:
Nessa época alguns parques fazem eventos de Halloween bem tradicionais na cidade, principalmente o Magic Kingdom e a Universal Studios. As duas festas tem perfis bem diferentes (a primeira é mais bonitinha, enquanto a segunda é mais assustadora mesmo). No entanto, podem ser bem interessantes para incrementar sua programação.

Apesar do Halloween ser só no fim de outubro, os parques começam a celebração ainda em setembro, em algumas noites selecionadas, depois que os parques fecham.

Em 2021, o evento no Magic Kingdom será o After Hours Boo Bash. Ele é um pouco diferente da festa que acontecia até 2019 (a Mickey’s Not So Scary Halloween Party), e contamos mais detalhes sobre datas e preços desse novo evento aqui. Ao contrário de anos anteriores, a queima de fogos do parque continua acontecendo mesmo nas noites com festa.

Na Universal Studios, o Halloween Horror Nights acontece em noites selecionadas entre dias 3 de setembro e 31 de outubro de 2021. Mesmo pra quem não for participar da festa, dá para ir tranquilamente no parque no dia de Halloween. Clique aqui para saber sobre a festa da Universal, e aqui para ver o guia geral das festas de Halloween de Orlando.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Setembro aqui.

Em setembro as festividades de Halloween começam a aparecer por Orlando!

Outubro

Em Outubro os parques já começam a encher um pouco mais, mas a lotação ainda fica bem abaixo da média.

Food & Wine Festival
Novamente é possível notar um aumento na lotação devido o Food & Wine Festival, mas é um movimento concentrado no Epcot, principalmente durante os finais de semana. Leia mais sobre o Disney’s Food & Wine Festival aqui.

Columbus Day:
Feriado que acontece sempre na segunda segunda-feira de Outubro. Em 2022, acontecerá no dia 10 de Outubro. Espere uma lotação “grandinha” durante o final de semana que antecede este feriado, então a dica de fugir para os outlets continua valendo para essa data também. Enquanto os parques estão com filas nos feriados, os outlets ficam cheio de promoções!

Em outubro a festa de Halloween da Disney continua rolando em diversas datas. Uma ótima chance de tirar foto com personagens nos trajes mais fofos!!

Festas de Halloween:
As celebrações de Halloween começam em setembro, mas ganham bem mais força em outubro. Muita gente vai a Orlando nessa época para ir às festas de Halloween.

É até meio engraçada a dedicação dos americanos – você vê umas famílias completamente fantasiadas com roupas que eles mandaram fazer especialmente para este dia!

O evento de Halloween do Magic Kingdom acontece em noites selecionadas!

Clique aqui para ver mais informações sobre o evento de Halloween da Disney em 2021 , clique aqui para saber sobre a festa da Universal, e aqui para ver o guia geral das festas de Halloween de Orlando.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Outubro aqui.

Logo que acaba o Halloween, o clima de Natal já começa a invadir Orlando!

Novembro

Essa talvez não seja exatamente a melhor época com relação a lotação (apesar de não ser ruim também), mas definitivamente é o começo da temporada mais linda dos parques, pois a decoração de Natal é colocada logo no começo de Novembro.

Food & Wine Festival:
Novamente é possível notar um aumento na lotação no Epcot (principalmente nos finais de semana) por conta dos últimos dias do Disney’s Food & Wine Festival.

International Festival of the Holidays

Também no Epcot, mais para o fim do mês, começa um novo festival, agora com o tema de Natal, chamado International Festival of the Holidays. Com isso o parque fica ainda mais lindo para as celebrações de fim de ano e traz várias atividades especiais. Todavia, pensando em lotação, vale evitá-lo mais uma vez aos finais de semana, quando os residentes locais também aproveitam estas festividades. Em 2021, o International Festival of the Holidays vai de 26 de novembro a 30 de dezembro.

Feriado de Ação de Graças:
Na semana toda do feriado de Ação de Graças os parques devem ficar BEM cheios. Então a dica é deixar esses dias separados para as compras. Se acabe nas promoções da Black Friday, que em 2021 será em 26 de Novembro e em 2022 será em 25 de novembro, mas evite ir aos parques durante estes dias, ok?

Wine & Dine 1/2 Marathon Weekend:
Mais uma das meia maratonas da Disney. Espere os parques levemente mais cheios durante o final de semana deste evento, que em 2021 acontecerá entre os dias 4 a 7 de novembro. No entanto, a lotação não chega a prejudicar o seu aproveitamento dos parques.

O fim do ano é a época mais linda em Orlando!

Disney Very Merriest After Hours:

Assim como a festa de Halloween em setembro e outubro, a Disney realiza um evento de Natal no Magic Kingdom depois do parque fechar para o grande público já a partir de novembro.

Até 2019, a Disney realizava a Mickey’s Very Merry Christmas Party. Com a pandemia e a comemoração dos 50 anos, esse evento passou por modificações e agora vai se chamar Very Merriest After Hours. Apesar desse novo formato, várias coisas que a gente já conhecia e amava estarão de volta em 2021, como o show de fogos especial e a parada temática. Para mais informações sobre esse evento de Natal, clique aqui.

A principal mudança em 2021 é que mesmo nas noites de festa, o show de fogos de encerramento Disney Enchantment será apresentado. Ou seja, quem for visitar o parque em dia de festa não ficará sem ver os fogos, e quem for participar do evento poderá assistir os dois shows.

Em 2021, o evento de Natal será um pouco diferente do que costumava ser!

Gravação da Parada de Natal da ABC:
Tradicionalmente, a Disney recebe a gravação da parada de Natal do canal de TV ABC (que pertence a Disney) por alguns dias. A gravação costuma ser nos 4 parques no começo de Novembro e as datas são divulgadas bem próximo ao evento mesmo.

Vale ficar alerta com a possível lotação adicional durante esses dias por conta desse evento, e também com a alteração na programação de shows dos parques, pois alguns são cancelados, especificamente no Magic Kingdom. Além disso, já que algumas celebridades costumam aparecer no parque para gravar, espere uma lotação maior de modo geral. Mesmo que caia no meio da sua viagem, dá para você se organizar para evitar o Magic Kingdom nesses dias.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Novembro aqui.

Se for viajar no fim do ano, aproveite o friozinho para comer um fondue no Melting Pot. 🙂

Dezembro

O começo do mês geralmente é mais calmo, mas gradativamente os parques vão se enchendo até chegar ao nível máximo de lotação no fim do ano. Apesar disso, não tem como não se encantar com o clima de Natal na Disney.

Eu adoro essa temporada. Se tiver a chance, vá no começo do mês para conseguir aproveitar melhor os parques e conferir toda a programação e decoração de Natal da cidade. Se sua viagem for nesta época, veja o nosso guia do Natal em Orlando e o guia do Ano Novo em Orlando.

International Festival of the Holidays

Dando continuidade às festividades de fim de ano, o International Festival of Holidays continua no Epcot por todo o mês de dezembro, o que deixa o parque ainda mais bonito. Novamente, a dica aqui é evitar o Epcot durante os finais de semana, quando muitos residentes locais optam por visitá-lo também.

Natal e Ano Novo:

Por volta do dia 20 de dezembro os parques já ficam intransitáveis. A lotação chega próxima à máxima todos os dias; nos dias 25 e 31 de dezembro, muitas vezes os parques chegam a fechar os portões ainda antes do meio dia, pois já atingiram a lotação máxima e ninguém mais pode entrar.

Essa é realmente a semana mais cheia do ano. Se por um lado a decoração e os fogos são maravilhosos, por outro lado, você mal vai conseguir andar no meio de tanta gente. Se você não tiver escolha e for viajar nessa época, veja nossas dicas para aproveitar os parques em dias cheios clicando aqui.

A parada de Natal é linda DEMAIS!

Disney Very Merriest After Hours:

Assim como em Novembro, a festa de Natal no Magic Kingdom continua rolando em dezembro depois do parque fechar para o grande público, em noites selecionadas.

Conforme eu disse, em 2021 a festa mudou e ao contrário de anos anteriores, o parque não irá fechar mais cedo nos dias do evento e a queima de fogos do parque vai continuar acontecendo. Um detalhe importante é que quem for participar do Very Merriest After Hours poderá entrar no parque a partir das 19h (somente com o ingresso do evento mesmo) e assistir também o novo show Disney Enchantment. Veja todos os detalhes de datas e preços desse evento em 2021 clicando aqui.

Veja mais dicas e informações sobre Orlando em Dezembro aqui.

Não consigo explicar quão mágica é a época de Natal na Disney. Linda, linda, linda!

Afinal, qual a melhor época?

Evitando a semana de Natal e Ano Novo, Spring Break e o período de férias americanas, praticamente qualquer época do ano pode ser boa para ir à Disney. Todo mês tem seus dias críticos, mas são dias que você pode evitar se programando para fazer outras coisas, como ir as compras.

As épocas que eu mais gosto de ir pra Disney são começo de Maio, Setembro e final de Novembro/começo de Dezembro, mas esta é só a minha preferência pessoal. Portanto, olhe com cuidado os acontecimentos de cada mês e escolha a melhor época para a sua viagem. E mais uma vez: se por qualquer motivo você precisar ir em uma época de grande lotação, veja nossas dicas para aproveitar melhor os parques em dias de muitas filas, clicando aqui.