VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Qual a melhor rota para o Epic Universe em 2025?

O Epic Universe é o parque mais novo de Orlando e, apesar de super legal, tem uma particularidade um pouquinho complicada. Ele traz poucas atrações SUPER populares, que concentram o interesse e as filas, enquanto a quantidade de atrações secundárias também é pequena, o que acaba não ajudando muito a distribuir as lotações. Isso significa que as principais atrações ficam com MUITA fila, especialmente se você escolher a hora errada para visitá-las.

É por isso que desde a abertura do Epic, a gente vem analisando e tabulando os tempos de fila das principais atrações desse parque, pra poder responder de vez: qual é a melhor rota no Epic Universe? Ou seja, por onde você deve começar e em qual momento enfrentar a fila das principais atrações para minimizar a sua espera? 

Portal de entrada do Epic Universe
O Epic Universe é um parque de poucas atrações populares e muitas filas

Qual a melhor rota do Epic Universe?

Desde antes do Epic abrir, a gente tinha algumas suposições de qual seria a melhor rota. Mas, precisávamos ver como as coisas seriam na prática e observar os movimentos das multidões, para aí sim bater o martelo a respeito do melhor plano de ação ali no parque. Afinal, a lógica aqui é simples: a gente precisa primeiro entender o que a maioria das pessoas faz, pra tentar ir na contramão das multidões e, com isso, pegar menos fila. 

Como o Epic tem poucas atrações, faz sentido a gente definir a rota toda pensando em como evitar o pico de espera nas principais:

  • Harry Potter and the Battle at the Ministry
  • Mario Kart: Bowser’s Challenge
  • Mine-Cart Madness
  • Hiccup’s Wing Gliders

Como a atração de Harry Potter é a mais popular, muita gente acha que a melhor estratégia é chegar cedo e ir direto pra lá. Em muitos parques, essa abordagem funciona mesmo. Mas, no caso do Epic, eu acho que hoje esta é a pior alternativa. Como a Harry Potter and the Battle at the Ministry não abre na Early Admission (tempo extra que os hóspedes da Universal tem para aproveitar algumas atrações), muita gente chega cedo e vai direto esperar essa atração abrir. Mesmo muitos dos hóspedes, que podem entrar cedo, abrem mão de visitar outras atrações durante o tempo de Early Admission pra ficar já na porta da área de Harry Potter.

fila da atração Harry Potter and the Battle at the Ministry no Epic Universe
A atração Harry Potter and the Battle at the Ministry é a mais popular do parque!

Eu não considero esta uma boa estratégia, nem para quem é hóspede da Universal nem para quem não é. Pensa comigo:

  • Quem é hóspede da Universal, pode até acabar pegando menos fila, mas vai ser difícil poupar tempo o suficiente para justificar o tempo que deixou de economizar nas outras atrações que estavam abertas na Early Admission.
  • Quem não é hóspede da Universal, vai chegar na área de Harry Potter depois dos hóspedes. Ou seja, no fim já vai ter uma boa fila por lá, enquanto outras áreas do parque ainda estarão sem fila. Mais uma vez, o custo de deixar de aproveitar as outras filas pequenas acaba sendo alto demais. 

Como a grande maioria das pessoas chega e vai pra área de Harry Potter, o que a gente notou observando os tempos de fila é que logo cedo é o pior horário para ir nessa atração. Quase todos os dias, é logo no começo do dia que ela atinge o pico de filas.

Em geral, o movimento é mais ou menos assim: a fila atinge o pico logo cedo, e começa a diminuir perto do 12h (quando costuma ter seu menor tempo de espera na maioria dos dias). Depois disso, há um leve aumento no meio da tarde e, às vezes, um aumento mais acentuado de novo no fim do dia, seguido de um comportamento que a gente ainda não identificou o padrão. Às vezes, no fim do dia, o tempo de fila diminui de novo e às vezes volta a crescer, muitas vezes depende de outras atrações estarem funcionando plenamente ou não. 

Gráfico do acompanhamento do tempo médio das filas das principais atrações do Epic Universe

Resumindo: chegue cedo e comece por outra área, onde você vai poder de fato aproveitar as primeiras horas do dia com muito menos fila. A área de Harry Potter é uma ótima candidata para ser a segunda ou terceira visitada no parque. Aí vem a pergunta: por qual área começar, então? Aqui tudo vai depender da Early Admission. Dependendo do que abrir mais cedo para os hóspedes da Universal, o plano pra quem não é hóspede vai mudar também.

Para quem é hóspede da Universal 

Se a Universal seguir suas próprias regras e abrir mais cedo as atrações que oficialmente fazem parte da Early Admission, a melhor alternativa pros hóspedes da Universal é começar pela área de Super Nintendo. Dá para ir direto para a Mario Kart: Bowser’s Challenge, tirar umas fotos na área e já ficar na cara do gol pra quando a Mine- Cart Madness abrir.

vista geral da área de Super Nintendo World do Epic Universe
Para quem é hóspede, começar pela área de Super Nintendo World pode ser uma boa!

Se você quiser, pode já ir também na Yoshi’s Adventure. Eu não gosto muito dessa atração, mas se você quiser conhecer, melhor ir sem fila de uma vez. Quem decidir comprar uma Power-Up Band pode já ficar ali pela área pra já fazer os desafios logo cedo, já que estas filas também aumentam ao longo do dia. 

Depois disso, você pode seguir um caminho parecido com o indicado para os não hóspedes. 

Para quem não é hóspede da Universal

Se você não for hóspede, pode até checar os tempos de fila chegando no parque antes de bater o martelo. Mas, o mais provável é que a área de Super Nintendo já esteja um pouco cheia quando você puder entrar nela. Por isso, minha recomendação aqui é ir direto pra Isle of Berk, a área de Como Treinar seu Dragão. Essa área, além de linda, é a que mais tem atrações. Ou seja, além de evitar uma fila grande (a da Hiccup’s Wing Gliders) você consegue evitar várias filas médias se for logo cedo. No fim das contas você economiza um tempão.

vista do lago central da Isle of Berk no Epic Universe
A Isle of Berk é uma ótima opção para os não hóspedes começarem o dia no parque

A Hiccup’s Wing Gliders não é a primeira opção da maioria das pessoas que visitam o parque mas, ao longo do dia, a fila vai crescendo até se tornar uma das maiores do parque todo. Ou seja, é uma das atrações que você mais consegue economizar tempo em fila indo logo cedo. Fora que é uma atração super legal, então é bem capaz que você queira até repetir depois.

Dependendo do horário que você sair da Isle of Berk, você pode encarar a fila de Harry Potter and the Battle at the Ministry de uma vez ou seguir pra Dark Universe. Cheque sempre os tempos no aplicativo da Universal antes de tomar sua decisão, mas eu dou preferência para ir pra área de Super Nintendo mais pro fim da tarde. Só vale ficar atento com os horários para encontros com personagens caso isso seja importante pra você. 

fila da Hiccup's Wing Gliders no Epic Universe
A Hiccup’s Wing Gliders costuma ter filas bem menores na parte da manhã

Dicas importantes para aproveitar o Epic Universe

Mesmo que você tenha sua rota definida, é importante ter alguns outros pontos em mente para garantir o sucesso do seu plano de ação. Nada complicado, mas são dicas que fazem a diferença.

Cuidado com as mudanças de última hora

O que eu te passei aqui são as estratégias mais indicadas para o cenário mais comum e provável, quando as coisas funcionam da maneira que é esperada. Ou seja, as atrações da Early Admission não mudam e as demais abrem direitinho no horário de abertura do parque. Infelizmente, este cenário ideal, apesar de provável, não é uma certeza. 

trilho da atração Mine-Cart Madness no Epic Universe
A Mine-Cart Madness não está na lista oficial de atrações da Early Admission, mas às vezes pode estar aberta nesse período

É até que bem comum a Universal mudar as atrações abertas no Early Admission sem aviso prévio ou alguma atração não abrir logo cedo como deveria. Por isso, é importante ter flexibilidade pra ajustar os planos. Mais do que decorar a estratégia que a gente sugere aqui, vale entender a lógica por trás da melhor abordagem para o início do dia do parque, ajustando seus planos de acordo com o cenário que você encontrar lá no Epic. Basicamente:

  • Se você for hóspede da Universal, chegue cedo (antes do início da Early Admission) e comece pela área mais popular que já estiver aberta. 
  • Se você não for hóspede da Universal, chegue cedo (antes do parque abrir) entenda o que já abriu pros hóspedes e como estão os tempos de fila. Normalmente, o melhor é evitar tanto Harry Potter como a área mais popular aberta para os hóspedes. Vá para a área mais popular, fora essas duas. 
Placa com as direções das áreas do Epic Universe
Entenda as possibilidades no dia da sua visita para traçar a melhor estratégia

Chegue cedo

A maioria das pessoas se programam pra chegar cedo, mas poucos de fato conseguem. Mais do que qualquer outra dica, chegar cedo é a que eu mais repito porque é a que mais te ajuda a evitar muito tempo em fila. Chegue pelo menos uns 30-45 minutos antes do parque abrir pra você. Assim você tem tempo de estacionar,  passar pela segurança, entrar no parque e entender o cenário ali, para traçar a sua melhor estratégia. 

Chegue cedo para já ficar na cara do gol da área que você deseja começar o dia!

Cheque a previsão do tempo

Muitas das atrações do Epic são externas e fecham quando chove. Dependendo da previsão do tempo, você pode precisar alterar um pouco sua rota no parque para tentar ir em mais atrações externas antes da chuva chegar. Se a previsão for de chuva o dia inteiro, pode valer tentar trocar o dia da visita a esse parque.

Visão aérea do Epic Universe
O Epic Universe é um parque espalhado e com muitas atrações externas. Se a previsão for de muita chuva, prefira visitá-lo em um outro dia!

Não espere milagres

A fila de Harry Potter é grande o dia todo e, mesmo que você consiga pegar o momento de menos fila, você ainda vai esperar um bocado. Indo um pouco depois, você vai pegar menos fila do que logo cedo, mas esta ainda tem tudo pra ser sua maior fila no parque. Já vá sabendo disso!

Vá preparado para pegar uma fila grande na atração de Harry Potter independente do horário!

Conclusão sobre a melhor rota para o Epic Universe

Se nos primeiros dias de parque aberto ainda havia muita indefinição, hoje a gente já tem uma visão bem clara da melhor rota no Epic – pelo menos por hora. Isso dito, a gente não pode esquecer que o Epic Universe ainda é um parque novo e as coisas ainda podem mudar. Se até a estratégia de parques mais consolidados muda, que dirá de um parque novo! 

A gente ainda precisa ver como vai ser a primeira temporada de fim de ano no Epic e outras épocas em que a lotação se torna realmente problemática. Ou ainda, precisamos ver se as pessoas vão começar a se tocar que ir direto para o Harry Potter é cilada e vão começar a lotar mais as outras áreas, mudando a dinâmica do parque. Isso tudo pode acontecer, mas não espero nenhuma mudança de curto prazo. De qualquer forma, a gente vai continuar monitorando aqui e qualquer novidade, atualizaremos este post.

Imagem do portal de entrada da área de Harry Potter no Epic Universe
Hoje, ir direto para área de Harry Potter não é a melhor estratégia, mas isso pode mudar com o tempo

O mais importante é saber que, mesmo sem uma rota ideal ou uma estratégia perfeita, o Epic é um parque cheio de atrações legais e fácil de aproveitar. A ideia aqui é te ajudar a aproveitar ainda mais e esperar de menos. Mas, de qualquer jeito, o Epic tem relativamente poucas atrações e é possível curtir muito do que ele oferece em um dia normal, mesmo sem a programação perfeita.

Se você quiser mais dicas pra aproveitar esse parque, a gente já tem o roteiro completo dele aqui no blog e também lá no canal. Espero que estas dicas te ajudem e você aproveite bastante! 🙂 

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!