VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Rainforest Cafe: comendo na floresta em Orlando

O Rainforest Cafe é um dos restaurantes mais populares entre os turistas que visitam Orlando hoje em dia. A razão do seu sucesso tem muito a ver com a ambientação do local, completamente decorada como se você estivesse dentro de uma floresta. As crianças entram no clima e adoram, enquanto a comida agrada a família toda. Esse restaurante já é um velho conhecido de muitos brasileiros que visitam Orlando e com certeza merecia um espaço aqui no Vai pra Disney.

Foto da entrada e da placa do Rainforest Cafe, que tem diversos animais como gorila, arara, onça e sapo. A fachada também tem um vulcão mais ao fundo.
Rainforest Cafe de Disney Springs já chama atenção pelo vulcão da sua fachada, que é ativado de tempos em tempos.

Como é o Rainforest Cafe

O Rainforest Cafe é uma rede de restaurantes americana presente em vários estados e que já até ganhou o mundo com unidades em outros países. Só em Orlando são duas unidades, todas dentro da Disney. Uma delas fica na entrada do Animal Kingdom e a outra em Disney Springs. Quem pretende dar um pulinho em Miami também pode conhecer a unidade que fica no Sawgrass Mills. Com relação à unidade do Animal Kingdom, vale destacar que o restaurante fica do lado de fora do parque, então você não precisa necessariamente de ingresso para comer lá dentro. Depois, quem tiver ingresso e quiser curtir o parque pode entrar pela entrada principal ou por catracas que ficam no próprio Rainforest Cafe.

Muita gente não sabe, mas o Rainforest Cafe pertence ao grupo que é dono de vários outros restaurantes, entre eles alguns outros favoritinhos dos brasileiros, como o T-Rex e o Bubba Gump.

Foto do interior do Rainforest Cafe com a decoração florestal, com árvores, cipós e borboletas
O clima do Rainforest Cafe é selvagem e a decoração florestal toma cada cantinho do restaurante.

Como eu já adiantei, o maior atrativo do Rainforest Cafe é o seu ambiente decorado para te fazer se sentir dentro da selva. Este simples fator faz com que a refeição seja uma verdadeira experiência para as crianças. Cada detalhe do restaurante é extremamente estimulante para os pequenos, mas não deixa de agradar os mais velhos também.

Na decoração, cada parte do Rainforest Cafe foca mais em uma parte específica do mundo animal. Tem área com aquários, área com macacos, onças e até dinossauro. A luz ambiente é mais baixa, o que colabora para o clima selvagem (e dificulta bastante para a gente tirar fotos, mas tudo bem).

A decoração é bem caprichada e se faz presente até nas mesas, que são todas estampadas para combinar com o tema florestal!  Além disso, eu adoro os bancos da área do bar, que são como animais. Quando você senta, fica parecendo que você é “parte animal” da cintura pra baixo. É difícil explicar, a foto abaixo te ajuda a entender do que estou falando.

Foto do bar do restaurante, com bancos com "estampa" de animais
A foto não saiu boa, mas como eu não consigo explicar direito sobre os bancos do bar, só mostrando uma imagem para vocês poderem entender. 🙂
Foto do aquário do Rainforest Cafe.
Aquário do Rainforest Cafe.

O ápice do clima selvagem acontece de tempos em tempos, quando a luz do Rainforest Cafe fica ainda mais baixa, um barulho alto de selva invade o ambiente e os bichos da decoração começam a se mexer. A maioria das crianças adora quando isso acontece e mal sabem pra onde olhar quando todos os animais começam a se mexer. Depois de alguns segundos o barulho para e o ambiente volta ao normal (ainda bem, né? Por mais legal que seja a cena, seria atordoante passar a refeição toda com a barulheira. rs).

Todo o capricho com o cenário não vem à toa e o Rainforest Cafe não dá ponto sem nó. A entrada dos restaurantes da rede sempre trazem uma lojinha com produtos com a mesma temática de floresta e animais. Você pode se distrair ali enquanto espera a sua mesa ficar pronta caso haja fila, mas a expectativa deles mesmo é que você se entusiasme tanto com o ambiente durante a sua refeição que acabe comprando uma coisinha logo depois para levar de lembrança. Eu adoro comer no Rainforest, mas sempre resisto super bem à lojinha. Nunca comprei nada ali, mas se você se interessar, existem diversos produtos diferentes para você levar.

Foto de alguns dos produtos vendidos na loja do Rainforest Cafe.
Alguns dos produtos vendidos lá na loja do Rainforest Cafe.

A comida do Rainforest Cafe

Muitos restaurantes que ficam famosos por algum outro fator que não seja a sua comida (no caso do Rainforest Cafe, a sua decoração) costumam deixar a qualidade dos alimentos em segundo plano. Para estes restaurantes geralmente o importante é não pisar na bola na comida e garantir a boa experiência através dos outros fatores. Isso não acontece no Rainforest Café, ainda bem! Apesar do local ser famoso pelo ambiente florestal, a comida é bem gostosa. Os pratos tem sim aquela cara bem americana, mas é tudo muito bem preparado e caprichado.

Desde as entradas até a sobremesa, sempre encontro boas opções no Rainforest Cafe. O cardápio é relativamente variado e tem opções de frango, carne, frutos do mar, sanduíches, saladas e massas. É tudo no estilo americano que alguns brasileiros não curtem tanto, mas para quem gosta (eu!) vale a pena. É tudo muito bem preparado! Outro destaque é o cardápio de drinques que também traz opções bem interessantes para quem estiver afim de algo diferente.

Foto do cardápio do Rainforest Cafe. grande e bem variado.
Cardápio do Rainforest Cafe é bem variado. Sempre encontro algo gostoso ali!

Na nossa última visita ao Rainforest Cafe, pedimos de entrada um dip (espécie de molho) de alcachofra, espinafre e queijo que vem acompanhado de tortilhas de milho (tipo doritos, sabe? só que sem tempero forte). Esse prato é bem tradicional nos EUA e eu adoro. O engraçado é que o Felipe nunca tinha experimentado essa entradinha, porque teoricamente ele não gosta de alcachofra e não é o maior fã de espinafre, então foi a primeira vez que ele deu uma chance para esse aperitivo. Eu até assustei quando ele aceitou minha sugestão para pedirmos isso. Resultado: ele amou!! E estava bem gostoso mesmo.

Foto do prato com um dos aperitivos, com chips e molho de alcachofra
Eu sou suspeita porque adoro espinafre e alcachofra, mas até o Felipe que não é tão fã desses ingredientes assim adorou esse aperitivo.

Depois da entrada super caprichada, eu que sou uma mulher planejada e já sabia que eu ia querer pedir sobremesa, decidi trocar o prato principal por uma sopinha de tomate que estava levinha e gostosa como eu queria. Era um pouco temperada demais para o meu gosto, mas dentro do padrão americana para sopas e molhos de tomate, sabe? Nada diferente do que eu esperava. Além disso, a sopa veio com um pão escorrendo no óleo que eu preferi não comer. Foi o único ponto negativo, pois a sopa em si estava bem boa. Já o Felipe pediu um cheeseburguer que veio hiper suculento e eu roubei vários pedaços! hihihi

Foto de um bacon cheeseburguer no prato do Rainforest Cafe
Bacon cheeseburguer do Fe. Estava beeeem gostoso!
Foto do prato com sopa e o pão de acompanhamento
Pedi sopinha já mirando na sobremesa depois! hihihi

Na parte das sobremesas, o destaque fica sempre para o famoso Volcano, que nada mais é do que uma montanha de brownie de chocolate que é servido morno, com sorvete de creme, chantilly e cobertura de caramelo e chocolate. Quando digo que é uma montanha de brownie, é porque é muuuita coisa mesmo. Eu e o Felipe juntos não demos conta de metade da sobremesa. Ainda por cima vem com uma vela de bolo que soltam faísca pra tudo que é lado sabe? E os garçons fazem um certo escândalo enquanto trazem o bolo para a sua mesa, gritando “Voooooooolcano” da cozinha até a sua mesa. hahaha É definitivamente o maior clássico do Rainforest Cafe!

Foto da Renata no Rainforest Cafe com o bolo Volcano em frente a ela na mesa (uma montanha de brownie com chantilly em cima)
A foto está péssima mas a idéia é mostrar que o Volcano realmente é uma montanha de brownie! Para dividir em muitas pessoas!!
Foto do bolo Volcano comido pela metade, com sorvete no meio e chantilly por cima
Fomos vencidos: não demos conta do Volcano inteiro. Precisava de mais umas duas pessoas para conseguir acabar com a sobremesa toda.

Ah! Não posso esquecer de dizer que o Rainforest Cafe do Animal Kingdom também serve café da manhã. Eu nunca comi o café de lá porque se eu quiser um café da manhã caprichado no dia do Animal Kingdom, curto mais a proposta do Tusker House. Mas fica a dica aos interessados. E se você tomar café da manhã por lá, não deixe de nos contar o que achou. 🙂

Rainforest Cafe ou T-Rex? Qual vale mais a pena?

Já falamos sobre o T-Rex aqui no blog, que é um verdadeiro sucesso em Disney Springs com sua temática de dinossauros. Além de pertencerem ao mesmo grupo, o T-Rex e o Rainforest acabam trazendo uma proposta bem similar de restaurante tematizado. Não é à toa que tanta gente nos pergunta qual dos dois restaurantes vale mais a pena. A resposta é claro que vai depender da sua preferência pessoal, mas vou contar aqui um pouco das minhas conclusões ao comparar os dois.

Em termos de decoração, os dois restaurantes são muito bem feitos. Eu acabo achando mais interessante a decoração do T-Rex mas talvez seja porque já conheço o Rainforest há tanto tempo que já me acostumei com ele. O ponto aqui na verdade vai depender se o seu grupo tem ou não uma preferência entre Dinossauros e Floresta como decoração. Se no seu grupo tiver alguém que ama dinossauros, o T-Rex sem dúvida é uma ótima pedida. Se outros bichos interessarem mais, o Rainforest claramente é mais indicado.

Foto do T-Rex, um dos restaurantes tematizados com dinossauros
O T-Rex é um dos restaurantes tematizados preferidos das crianças que curtem dinossauros. Como um todo, eu gosto mais da proposta do Rainforest.

Já comparando a comida entre os dois restaurantes, eu acho que o Rainforest é bem mais gostoso. O preço pode ser levemente mais caro no Rainforest Cafe, mas vai variar muito de acordo com o seu pedido. Por conta desse fator (comida melhor), eu confesso que gosto mais do Rainforest, mas realmente não tem resposta errada nesse caso. Diante dessas informações, escolha o restaurante que traz melhor proposta para você levando em conta comida, ambiente e preço.

Conclusão

O Rainforest se tornou um clássico para os turistas e fez por merecer esse título, já que é bem diferente de um restaurante tradicional. A proposta de ambiente selvagem é bem executada e nem por isso eles perdem pontos na qualidade da comida que servem (o que eu acho que acontece um pouco no T-Rex).

Com isso, acho que acaba sendo um restaurante americano bem completo tanto em alimentação como na experiência que se propõe. É uma ótima opção, principalmente para quem viaja com crianças, mas agrada a todos que curtem a cozinha americana ou que buscam uma experiência um pouquinho diferente do basicão.

Nome: Rainforest Cafe
Endereço: Unidade Animal Kingdom: 505 North Rainforest Road Lake Buena Vista, FL 32830 (Veja no Google Maps)
Unidade Disney Springs: 1800 E Buena Vista Drive Lake Buena Vista, FL 32830 (Veja no Google Maps)
Telefone: +1 407-938-9100 (Animal Kingdom) ou +1 407-827-8500 (Disney Springs)
Referência: Uma unidade em Disney Springs e outra no Animal Kingdom
Preço: US$25 a US$50 dólares por pessoa em média, podendo variar muito dependendo do pedido.
Horário de Funcionamento: Em Disney Springs sempre abre às 11h e fecha por volta de 22h30 e 23h. No Animal Kingdom o horário costuma ser das 8h30 às 20h30 ou 21h, dependendo do dia.
Cardápioclique aqui para ver o cardápio em português.
Disney Dining Plan: Sim, vale um crédito de Table Service.
Avaliação do VPD:Nota 3 de 5

 Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!