VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Receitas de Orlando: cheesecake da Cheesecake Factory

Tá bom, vai! Não é a receita oficial da Cheesecake Factory, mas é a minha receita preferida de cheesecake, e fica bem parecida com a deles. Essa receita é mais uma de um dos livros de receitas da Disney, que nunca me decepciona. Acho que você vai gostar! 😉

Cheesecake é uma das sobremesas mais tradicionais nos Estados Unidos, e ganhou meu amor assim que experimentei pela primeira vez. Apesar de um ou outro truque, essa receita é super fácil de fazer e só exige paciência – e vamos ser honestos, né? A batedeira, forno e geladeira vão fazer o maior trabalho, a gente tem só que esperar mesmo. Prometo que vai valer todos os minutinhos de espera. 

Dicas para fazer o cheesecake da Cheesecake Factory

Essa não é uma receita com segredos, mas tem uma ou outra diquinha que vale a pena você saber antes de começar para garantir que seu cheesecake vai ficar exatamente como você quer.

Se você não tiver batedeira

Eu usei a batedeira para fazer essa receita no vídeo, mas se você não tiver uma por aí, dá tranquilamente pra fazer na mão usando um batedor de arame. Eu já fiz muitas vezes assim, em especial quando eu ainda namorava o Felipe e fazia na casa dele. O resultado final é exatamente o mesmo.

O tal do creme de ricota

Eu nunca tinha ouvido falar do creme de ricota antes de fazer cheesecake, e nem sempre esse é o ingrediente mais fácil de se encontrar. Ele deixa o seu doce ainda mais levinho e delicioso, mas se você não encontrar, dá pra trocar por mais cream cheese. Foi o que eu fiz no vídeo por exemplo.

Para procurar o creme de ricota, vá na parte de refrigerados dos supermercados, perto da manteiga, creme de leite fresco e cream cheese. Sem jabá, no Brasil, eu sempre encontrei mais fácil o da Tirolez.

Temperatura dos ingredientes

Para melhor resultado, é essencial que o cream cheese e o creme de ricota estejam em temperatura ambiente quando você for fazer o seu recheio. O ideal é que os ovos também estejam fora da geladeira há um tempinho. Isso fará com que todos os ingredientes incorporem melhor e sem que você precise bater demais sua massa. 

A assadeira

Pra fazer o seu cheesecake, você vai precisar de uma assadeira de fundo falso com laterais altas, de aproximadamente 20cm aproximadamente. Essa é a medida ideal para um cheesecake alto. A minha era um pouco maior, por isso meu cheesecake ficou um pouco mais baixo, mas tá valendo. Ninguém precisa deixar de fazer se tiver uma assadeira um pouco maior ou menor, né? 😉 

Dica extra: eu gosto de cobrir o fundo da assadeira com papel alumínio. Assim, caso a manteiga vaze quando derreter, não suja o meu forno. 😉 

Uma vez sujei o forno do Felipe com caramelo queimado e aprendi minha lição pra todo sempre.

Receita de cheesecake da Cheesecake Factory

Ingredientes

Para a base:

  • 100 gramas de biscoito/bolacha maizena
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 5 colheres de sopa de manteiga

Para o recheio:

  • 300 gramas de cream cheese original em temperatura ambiente
  • 250 gramas de creme de ricota em temperatura ambiente
  • 180 gramas de açúcar
  • 2 ovos + 1 gema
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 100 ml de creme de leite fresco

Além disso, você vai precisar de uma assadeira de fundo removível como eu já falei na parte das dicas.

Foto dos ingredientes da receita: bolacha maizena, ovos, manteiga, açúcar, creme de ricota, cream cheese, amido de milho, leite e essência de baunilha.

Modo de preparo

Para a base:

Pré aqueça o forno a 180°C. Derreta a manteiga completamente. Em seguida, em um processador ou liquidificador, triture a bolacha até fazer uma farofinha bem fina. Despeje essa farofinha para um recipiente e em seguida, adicione o açúcar e a manteiga derretida.

Com uma colher, misture os 3 ingredientes até que vire uma farofinha mais molhada. Despeje no fundo da assadeira untada e aperte bem com uma colher, o fundo de um copo ou com sua mão mesmo, fazendo uma camada mais firme. Não precisa cobrir ou untar a lateral da assadeira, só o fundo mesmo. 

Coloque a assadeira no forno pré-aquecido a por 5 minutinhos, sem deixar queimar. Lembre-se que essa base vai voltar pro forno com o resto do cheesecake e você não vai querer que ela queime. Retire a massa do forno mas não o desligue. Deixe pré aquecendo enquanto faz o recheio.

Para o recheio:

Com uma batedeira ou batedor de arame, misture o creme de ricota e cream cheese até virar um creme homogêneo e mais levinho. Se começar a ficar parado nas laterais da batedeira, raspe com uma espátula e leve o creme ao centro para bater melhor. 

Quando tiver mais aerado, adicione o açúcar e o amido de milho, e deixe bater até incorporar (uns 2 ou 3 minutos).

Enquanto isso, em um recipiente, adicione os dois ovos, a gema e a baunilha e bata levemente com um garfo. Coloque essa mistura na batedeira e deixe bater mais alguns minutos até virar um creme lisinho. Por último, adicione o creme de leite fresco. Assim que ele incorporar ao creme, desligue a batedeira e verifique se ficou algum gruminho de cream cheese. Caso haja gruminhos, misture mais um pouco com uma espátula ou batedor de arame, e despeje esse creme na assadeira, em cima da base de biscoito.

Coloque o cheesecake no forno pré aquecido e deixe assar por cerca de 50 minutos a 1 hora, até que as bordas comecem a dourar mas ele fique bem lisinho no centro. Se começar a dourar e ainda estiver muito mole, cubra com papel alumínio.

Assim que ficar pronto, desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar completamente lá dentro, com a porta entreaberta, pra evitar que ele rache. Depois, passe para a geladeira e deixe gelar por pelo menos 4 horas.

Sirva com a calda de sua preferência, a minha é de morango que eu já ensinei aqui

Foto da Renata segurando a fatia de cheesecake da Cheesecake Factory em frente à câmera e sorrindo. A cheesecake está coberta por morangos e calda de morango.
A calda de morango fica uma delícia nessa receita!

Essa é aquela receita que já foi sucesso no Natal da nossa família, em jantares com amigos e de tempos em tempos alguém me pede. Já tenho até um email pronto que mando quando um amigo me pede (que agora será substituído por este post). Espero que você goste e aproveite tanto quanto a gente por aqui! 🙂 

Se fizer essa receita de cheesecake e tirar foto, não esquece de marcar a gente no instagram. E se quiser ver as próximas dicas e receitas, aproveita pra se inscrever no nosso canal. Estamos quaaaase chegando em 100 mil inscritos! 😀

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!