VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Receita: Fettuccine Chicken Alfredo do Olive Garden

O Olive Garden é um dos restaurantes mais queridos pelos turistas brasileiros que vão para Orlando e por isso, resolvi dividir aqui uma receita para matar saudades de um dos seus pratos mais famosos: o fettuccine chicken alfredo.

Eu faço essa receita há muuuitos anos, desde antes do VPD existir ou eu casar com o Felipe. Nem lembro quando foi a primeira vez que fiz, pra ser sincera, mas é daquelas receitas que a gente guarda com amor e que sempre faz sucesso com todo mundo. Espero que seja sucesso aí também! 

Foto de duas mãos segurando uma tigela com macarrão
Esse fettuccine faz sucesso aqui em casa!

Já aviso que vou dividir aqui a minha versão desse clássico do Olive Garden, que não é exatamente igual a receita deles, mas segue os mesmos princípios. Na verdade, eu acho que essa receita aqui tem uma baita vantagem que faz toda diferença no resultado final e no sabor do prato: vamos fazer tudo fresquinho, enquanto o Olive Garden trabalha com pratos pré prontos (nada contra, mas fresquinho é ainda melhor, né?). Poder fazer a receita do começo ao fim e aproveitar todos os sabores no prato final, faz essa massa ficar ainda mais gostosa, eu prometo! 😉 

Quem segue a gente lá no nosso canal do YouTube (se inscreve lá! 🙂 ) ou no instagram, já viu essa receita antes de eu postar aqui no blog (não consegui escrever antes, desculpa, gente!). Adorei ver que muita gente viu o vídeo e já fez logo depois porque é bem gostosa e BEM fácil de fazer.

Aliás, não posso deixar de falar o tanto que eu AMEI ver a rapidez que vocês foram pra cozinha e as fotos dos pratos estavam lindas. Fiquei super feliz de participar da decisão do cardápio de última hora de tanta gente! <3 Se você fizer essa ou outras receitas que dividimos, não esquece de marcar a gente no instagram, tá? Vou amar ver! 

Dicas pra fazer o fettuccine alfredo do Olive Garden

Bom, vamos lá! A receita é super fácil mas tem alguns ingredientes importantes que a gente não está acostumado a usar no dia a dia. Por isso, vou explicar a importância deles e as melhores substituições caso você não os encontre por aí, tá?

Cebola e alho em pó

Desde que comecei a fazer essa receita, passei a usar cebola e alho em pó para temperar qualquer franguinho grelhado. Fica delicioso, porque como os ingredientes estão desidratados, eles não queimam e dão um sabor super especial para o frango. Pra mim, são estes os ingredientes que dão o gostinho de comida americana nesse prato e por isso, são essenciais. 

Pesquisei aqui e vi que alguns sites vendem online cebola e alho em pó, mas se você tiver aí na sua casa cebola e alho desidratados em flocos, serve também. Basta bater muuuuito no liquidificador ou processador, até virar um pó. 

Creme de leite fresco

Eu amo esse ingrediente que é muito diferente do creme de leite de lata ou de caixinha. Lembrando que o creme de leite fresco é aquele que fica na geladeira do supermercado, que tem um teor de gordura diferente (maior! hehe) e aguenta temperaturas maiores também. Se você tentar usar a versão de lata ou caixinha nessa receita, deve talhar. O creme de leite fresco é importante pra encorpar e dar mais sabor ao molho da nossa massa. Se você não encontrá-lo de jeito nenhum por aí, você pode trocar por um molho branco básico, mas o resultado final vai ser um pouco diferente.

Outra opção é fazer o seu próprio creme de leite fresco em casa. Eu nunca fiz, mas você só precisa de leite integral pra fazer e tem várias receitas pela internet pra você seguir, como essa aqui.

Parmesão de verdade

Se você viu qualquer outra receita que eu fiz aqui, vai saber que eu sou super a favor de fazer substituições normalmente, mas aqui vou defender o parmesão mesmo!

Esqueça aqueles pózinhos vendidos em pacotinhos como queijo ralado. Não vou nem entrar no mérito do sabor (que não é de parmesão de verdade, mas tem quem ame. O Felipe adora por exemplo), mas a textura não serve pra esse molho. Estes pacotinhos de “queijo” são bem ressecados e envoltos em produtos químicos que o impedem de incorporar no molho alfredo. 

A base do molho alfredo é justamente o parmesão, então sem ele, o prato perde seu principal ingrediente. Nessa receita, você realmente vai precisar desse queijo, preferencialmente ralado na hora para incorporar melhor no molho. Compre um pedaço do queijo, escolha o parente ou amigo que menos vai roubá-lo enquanto rala pra você (nunca chame o Felipe, Bia ou a Julia! Ladrões de queijo!) e pronto. Pode parecer frescura, mas faz muuuuuita diferença nessa receita. 

A massa

Essa receita é tradicionalmente feita com fettuccine, mas funciona com outras massas frescas ou secas. O Hike fez com fusilli (macarrão parafuso) e ficou lindo! To morrendo de vontade de copiar. As massas mais largas ou que retenham mais molho (como o parafuso) funcionam melhor, mas use a que você tiver em casa.

Foto da panela sobre o fogão com o fettuccine sendo preparado
Essa foi a versão do Hike!

Ufa! Esclarecido tudo isso, vai ficar fácil fazer essa receita.

Receita do Fettuccine Chicken Alfredo do Olive Garden

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes

  • 2 filés de peito de frango bem finos (mais ou menos um dedo de espessura)
  • 1 ½ xícara de creme de leite fresco
  • 1 xícara de parmesão ralado 
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de chá de cebola em pó
  • 2 colheres de chá de alho em pó
  • 200 gramas de fettuccine ou massa da sua preferência
  • Sal a gosto
Foto do fettuccine já pronto, com queijo ralado em cima, em uma tigela azul e branca
Pode usar a massa que preferir!

Modo de fazer

Antes de mais nada, deixe uma panela bem grande, cheia de água no fogo, com sal. A gente vai precisar dessa água fervendo na hora de jogar o macarrão mais tarde. 

Depois disso, em um recipiente pequeno, misture o alho e cebola em pó e uma pitada generosa de sal. Use essa mistura para temperar o frango, apertando todo esse pó dos dois lados do frango.

Coloque uma frigideira com lateral alta (ou panela mesmo, tá valendo!) no fogo e adicione a manteiga. Quando derreter e começar a borbulhar, coloque os filés de frango e deixe grelhar dos dois lados (mais ou menos 2-3 minutos de cada lado). 

Transfira os filés para um prato limpo e mantenha a frigideira no fogo. Adicione o creme de leite fresco na frigideira, misture um pouco e deixe ferver alguns minutos para reduzir e engrossar. Enquanto isso, pique o frango em pedaços pequenos, para uma garfada (assim ninguém precisar cortar o frango no meio do macarrão depois) e transfira de volta para a frigideira, com o creme de leite fresco. 

Depois de cerca de 5 a 10 minutos, o creme de leite fresco vai reduzir um pouco e ficar mais encorpado. Nessa hora, adicione o parmesão aos poucos. O ideal é jogar pouco mais da metade e experimentar antes de jogar o resto. A potência do sabor do parmesão pode variar um pouco, mas em geral eu deixo umas 3 ou 4 colheres de sopa de fora do molho, e uso para finalizar os pratos. 

Só depois que você tiver adicionado o parmesão e misturado bem, experimente de novo para acertar o sal. 

Com o molho pronto, coloque o fettuccine para cozinhar. O ideal é escorrer a massa uns 30 segundinhos antes do tempo indicado na embalagem, porque ele vai continuar cozinhando no molho. Escorra a massa e a despeje na frigideira com o molho. Se sua frigideira for pequena, você pode escorrer a massa e colocar de novo na mesma panela, jogando todo o molho da frigideira lá dentro também para misturar tudo. Finalize com o resto do queijo ralado e coma logo em seguida.

Espero que você aproveite e mate um pouquinho da saudades da viagem através desse prato. Depois me conte o que achou e quais outras receitas de Orlando você sente saudade, tá? 🙂

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!