VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Receita: Fettuccine Chicken Alfredo do Olive Garden

O Olive Garden é um dos restaurantes mais queridos pelos turistas brasileiros que vão para Orlando e por isso, resolvi dividir aqui uma receita para matar saudades de um dos seus pratos mais famosos: o fettuccine chicken alfredo.

Eu faço essa receita há muuuitos anos, desde antes do VPD existir ou eu casar com o Felipe. Nem lembro quando foi a primeira vez que fiz, pra ser sincera, mas é daquelas receitas que a gente guarda com amor e que sempre faz sucesso com todo mundo. Espero que seja sucesso aí também! 

Esse fettuccine faz sucesso aqui em casa!

Já aviso que vou dividir aqui a minha versão desse clássico do Olive Garden, que não é exatamente igual a receita deles, mas segue os mesmos princípios. Na verdade, eu acho que essa receita aqui tem uma baita vantagem que faz toda diferença no resultado final e no sabor do prato: vamos fazer tudo fresquinho, enquanto o Olive Garden trabalha com pratos pré prontos (nada contra, mas fresquinho é ainda melhor, né?). Poder fazer a receita do começo ao fim e aproveitar todos os sabores no prato final, faz essa massa ficar ainda mais gostosa, eu prometo! 😉 

Quem segue a gente lá no nosso canal do YouTube (se inscreve lá! 🙂 ) ou no instagram, já viu essa receita antes de eu postar aqui no blog (não consegui escrever antes, desculpa, gente!). Adorei ver que muita gente viu o vídeo e já fez logo depois porque é bem gostosa e BEM fácil de fazer.

Aliás, não posso deixar de falar o tanto que eu AMEI ver a rapidez que vocês foram pra cozinha e as fotos dos pratos estavam lindas. Fiquei super feliz de participar da decisão do cardápio de última hora de tanta gente! <3 Se você fizer essa ou outras receitas que dividimos, não esquece de marcar a gente no instagram, tá? Vou amar ver! 

Dicas pra fazer o fettuccine alfredo do Olive Garden

Bom, vamos lá! A receita é super fácil mas tem alguns ingredientes importantes que a gente não está acostumado a usar no dia a dia. Por isso, vou explicar a importância deles e as melhores substituições caso você não os encontre por aí, tá?

Cebola e alho em pó

Desde que comecei a fazer essa receita, passei a usar cebola e alho em pó para temperar qualquer franguinho grelhado. Fica delicioso, porque como os ingredientes estão desidratados, eles não queimam e dão um sabor super especial para o frango. Pra mim, são estes os ingredientes que dão o gostinho de comida americana nesse prato e por isso, são essenciais. 

Pesquisei aqui e vi que alguns sites vendem online cebola e alho em pó, mas se você tiver aí na sua casa cebola e alho desidratados em flocos, serve também. Basta bater muuuuito no liquidificador ou processador, até virar um pó. 

Creme de leite fresco

Eu amo esse ingrediente que é muito diferente do creme de leite de lata ou de caixinha. Lembrando que o creme de leite fresco é aquele que fica na geladeira do supermercado, que tem um teor de gordura diferente (maior! hehe) e aguenta temperaturas maiores também. Se você tentar usar a versão de lata ou caixinha nessa receita, deve talhar. O creme de leite fresco é importante pra encorpar e dar mais sabor ao molho da nossa massa. Se você não encontrá-lo de jeito nenhum por aí, você pode trocar por um molho branco básico, mas o resultado final vai ser um pouco diferente.

Outra opção é fazer o seu próprio creme de leite fresco em casa. Eu nunca fiz, mas você só precisa de leite integral pra fazer e tem várias receitas pela internet pra você seguir, como essa aqui.

Parmesão de verdade

Se você viu qualquer outra receita que eu fiz aqui, vai saber que eu sou super a favor de fazer substituições normalmente, mas aqui vou defender o parmesão mesmo!

Esqueça aqueles pózinhos vendidos em pacotinhos como queijo ralado. Não vou nem entrar no mérito do sabor (que não é de parmesão de verdade, mas tem quem ame. O Felipe adora por exemplo), mas a textura não serve pra esse molho. Estes pacotinhos de “queijo” são bem ressecados e envoltos em produtos químicos que o impedem de incorporar no molho alfredo. 

A base do molho alfredo é justamente o parmesão, então sem ele, o prato perde seu principal ingrediente. Nessa receita, você realmente vai precisar desse queijo, preferencialmente ralado na hora para incorporar melhor no molho. Compre um pedaço do queijo, escolha o parente ou amigo que menos vai roubá-lo enquanto rala pra você (nunca chame o Felipe, Bia ou a Julia! Ladrões de queijo!) e pronto. Pode parecer frescura, mas faz muuuuuita diferença nessa receita. 

A massa

Essa receita é tradicionalmente feita com fettuccine, mas funciona com outras massas frescas ou secas. O Hike fez com fusilli (macarrão parafuso) e ficou lindo! To morrendo de vontade de copiar. As massas mais largas ou que retenham mais molho (como o parafuso) funcionam melhor, mas use a que você tiver em casa.

Essa foi a versão do Hike!

Ufa! Esclarecido tudo isso, vai ficar fácil fazer essa receita.

Receita do Fettuccine Chicken Alfredo do Olive Garden

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes

  • 2 filés de peito de frango bem finos (mais ou menos um dedo de espessura)
  • 1 ½ xícara de creme de leite fresco
  • 1 xícara de parmesão ralado 
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de chá de cebola em pó
  • 2 colheres de chá de alho em pó
  • 200 gramas de fettuccine ou massa da sua preferência
  • Sal a gosto
Pode usar a massa que preferir!

Modo de fazer

Antes de mais nada, deixe uma panela bem grande, cheia de água no fogo, com sal. A gente vai precisar dessa água fervendo na hora de jogar o macarrão mais tarde. 

Depois disso, em um recipiente pequeno, misture o alho e cebola em pó e uma pitada generosa de sal. Use essa mistura para temperar o frango, apertando todo esse pó dos dois lados do frango.

Coloque uma frigideira com lateral alta (ou panela mesmo, tá valendo!) no fogo e adicione a manteiga. Quando derreter e começar a borbulhar, coloque os filés de frango e deixe grelhar dos dois lados (mais ou menos 2-3 minutos de cada lado). 

Transfira os filés para um prato limpo e mantenha a frigideira no fogo. Adicione o creme de leite fresco na frigideira, misture um pouco e deixe ferver alguns minutos para reduzir e engrossar. Enquanto isso, pique o frango em pedaços pequenos, para uma garfada (assim ninguém precisar cortar o frango no meio do macarrão depois) e transfira de volta para a frigideira, com o creme de leite fresco. 

Depois de cerca de 5 a 10 minutos, o creme de leite fresco vai reduzir um pouco e ficar mais encorpado. Nessa hora, adicione o parmesão aos poucos. O ideal é jogar pouco mais da metade e experimentar antes de jogar o resto. A potência do sabor do parmesão pode variar um pouco, mas em geral eu deixo umas 3 ou 4 colheres de sopa de fora do molho, e uso para finalizar os pratos. 

Só depois que você tiver adicionado o parmesão e misturado bem, experimente de novo para acertar o sal. 

Com o molho pronto, coloque o fettuccine para cozinhar. O ideal é escorrer a massa uns 30 segundinhos antes do tempo indicado na embalagem, porque ele vai continuar cozinhando no molho. Escorra a massa e a despeje na frigideira com o molho. Se sua frigideira for pequena, você pode escorrer a massa e colocar de novo na mesma panela, jogando todo o molho da frigideira lá dentro também para misturar tudo. Finalize com o resto do queijo ralado e coma logo em seguida.

Espero que você aproveite e mate um pouquinho da saudades da viagem através desse prato. Depois me conte o que achou e quais outras receitas de Orlando você sente saudade, tá? 🙂