VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Receitas de Orlando: sopa de cheddar do Le Cellier

Eu já falei muito por aqui do Le Cellier, restaurante do pavilhão do Canadá, no Epcot que é sem dúvida um dos melhores restaurantes dentro de parque. Tudo um lá é delicioso, mas pra mim, o mais gostoso mesmo é a sopa de queijo cheddar branco, que é abraço na alma. Já fui mais de uma vez no Le Cellier só pra comer essa sopa de cheddar.

Quando comecei a dividir receitas aqui no VPD pra matar a saudade de Orlando, fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que pediu a receita dessa sopa! Não tem jeito, né? Como não amar uma sopa feita com queijo, bacon e cerveja. Claramente não é a sopinha da dieta, mas é deliciosa, aconchegante e acho que tá todo merecendo esse aconchego hoje em dia.

Essa receita foi divulgada pela própria Disney em vários dos seus livros de receitas (que eu coleciono) e eu faço aqui em casa há muitos anos, antes mesmo de eu e o Felipe casarmos, de criarmos o VPD! Tem teeempo!

Substituição de ingredientes

Antes de passar a receita, já adianto que o mais difícil para prepará-la é encontrar um ou outro ingrediente no Brasil, mas a boa notícia é que existem várias possibilidades de substituições.

Os ingredientes que podem te dar mais trabalho são:

Queijo cheddar branco:

Eu já fiz tudo que podia pra levar esse queijo pro Brasil. Procurei em mil lojas, falei com importadores, mas nunca consegui que alguém vendesse queijo cheddar branco no Brasil. Se você encontrar, contra pra gente aqui, tá?

O lado bom é que apesar da aparência diferente, o sabor é o mesmo do cheddar laranja de boa qualidade. Estou falado do QUEIJO CHEDDAR DE VERDADE e não aquela versão cremosa ou processada. Tem que ser queijo queijo.

Foto da sopa original do Le Cellier, no Epcot, em uma tigela branca e com temperos verdes e vermelhos sobre ela, no centro.
O quiosque do Canadá é sempre um dos meus preferidos pois eles servem alguns pratos do restaurante Le Cellier a preços mais acessíveis. Essa sopa de cheddar com cerveja a gente AMA!

Se você quiser simplificar, não encontrar queijo cheddar de verdade aí ou não quiser uma sopa laranja, pode trocar pelo queijo meia cura ou minas padrão, que acho bem parecido com o cheddar branco.

Cerveja

A Disney mostra essa receita com algumas variações, com cerveja Pale Ale, Red Ale ou qualquer tipo Ale canadense. Aqui em casa a gente sempre fez com qualquer Ale que encontramos, dando preferência para as mais escuras e funciona super bem.

Queria esclarecer isso só pra ninguém achar que precisa desistir da receita se não encontrar a lista certinha de ingredientes. Agora sim, você encontra o passo a passo explicadinho aí embaixo.

Foto da Renata com uma tigela azul e branca com a sopa de cheddar do Le Cellier, com um pouco de cebolinha picada por cima
Essa sopa de cheddar é só amor!

Receita: Sopa de Cheddar do Le Cellier (Epcot)

Ingredientes:

  • 250 gramas de bacon cortado em pedacinhos de aproximadamente 1cm
  • 1 cebola roxa média
  • 3 talos de salsão cortados em pedaços de 0.5cm (ou processado)
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de farinha
  • 2 xícaras de caldo de galinha
  • 4 xícaras de leite
  • 340 gramas de queijo cheddar branco picado (ralado ou processado)
  • 1 colher de sopa de Tabasco
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 1/2 xícara de cerveja (preferencialmente uma tipo Ale mais escura)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Cebolinha a gosto

Modo de fazer:

Coloque todo o bacon em uma panela ainda fria, ligue o fogo e deixe dourar. Quando estiver começando a ficar dourado, adicione a manteiga, cebola e salsão e deixe refogar até a cebola ficar mais macia e translúcida, entre 3 a 5 minutos. Adicione a farinha e misture até cozinhar completamente a farinha (veja o processo no vídeo se ficar com dúvidas).

Quando a farinha virar uma massa cozida, comece a adicionar aos poucos o caldo de galinha, mexendo bem à cada adição. Deixe ferver por uns 15 minutinhos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Em seguida, adicione o leite, também aos poucos se a sopa estiver muito grossa ainda e deixe em fogo baixo por mais 15 minutos. Desligue o fogo, adicione o Tabasco, molho inglês, queijo e cerveja. Se a sopa estiver muito grossa, adicione um pouco mais de leite.

Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva imediatamente com a cebolinha.

Espero que goste e que essa receita te faça se sentir um pouquinho mais perto do Epcot. Se fizer, já sabe né? Amooo ver as fotos das receitas, então marca a gente lá no instagram pra gente passar vontade aqui. 😉

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!