VPD Orlando - Vai Pra Disney
Comida

Receitas de Orlando: Crème Brûlée da Disney

Receita do Crème Brûlée da Disney

Essa é uma das receitas que eu mais amo da Disney, mesmo não tendo nada a ver com as minhas viagens para Orlando: o crème brûlée do Victoria & Alberts.

Eu nunca nem fui no Victoria & Alberts, que é o restaurante mais chique da Disney inteira, mas conheci essa receita através de um dos livros da Disney, há mais de dez anos, enquanto eu e minha mãe tentávamos achar a versão perfeita do crème brûlée. E depois de umas boas 7 tentativas de outras receitas que não chegaram aos pés, foi essa da Disney que se tornou a nossa definitiva e pra mim, perfeita.

Ela é fácil, não dá trabalho, e fica melhor que de muitos restaurantes por aí. Você vai precisar de poucos ingredientes muito bons e alguns utensílios diferentes, mas olha.. vale a pena, viu?

Essa receita já tinha se tornado tradicional na minha família e virou uma das favoritas da família do Fe depois que a gente se casou. Faço sempre quando visitamos eles em Campinas, com direito a um mais caprichado pro meu cunhado que tanto gosta. 😛 Espero que faça sucesso por aí também!

Dicas para fazer o Créme Brûlée da Disney

A fava de baunilha

Essa receita usa semente de baunilha de verdade em vez de extrato ou essência. Isso faz toda a diferença no resultado, porque o sabor da baunilha fica muito mais especial.

Sei que esse é um ingrediente caro e difícil de achar, por isso, se você não encontrar de jeito nenhum, pode usar essência ou extrato de baunilha. Vai ficar gostoso também. Não ser exatamente a mesma coisa, mas funciona!

Agora, se você tiver a possibilidade de comprar as favas de baunilha, eu te prometo que você não vai se arrepender. Vale demais!

O maçarico

Para fazer o “brûlée” desse creme, ou seja, a crosta de caramelo queimadinha no topo, você vai precisar de um maçarico culinário. Caso você não tenha um e não tenha interesse em ter, tudo bem. Há outras formas de criar essa crostinha.

Você pode pegar uma colher velha (porque ela não vai prestar mais depois disso), levar na chama da boca do fogão e deixar esquentar bem. Em seguida, você passa em cima da camadinha de açúcar para que caramelize. Você vai precisar repetir o processo várias vezes para finalizar o doce e a colher vai ficar acabada no final, mas funciona.

De qualquer forma, se você gostar muito de crème brûlée, pode valer a pena investir num maçarico culinário, que dá para comprar pela internet mesmo.

O creme de leite fresco

Eu sinto que eu falo isso em todas as receitas, mas sim, eu amo creme de leite fresco! Algumas vezes você pode trocá-lo por creme de leite de caixinha ou de lata, mas este não é um desses casos. Pro creme brûlée ficar legal, você precisa usar o creme de leite FRESCO, aquele de garrafinha que fica na geladeira do supermercado.

Os potinhos

Se você for comprar o maçarico, provavelmente vai achar alguns kits que já trazem alguns potinhos pra crème brûlée também. A verdade aqui é que qualquer ramequim ou potinhos que possam ir ao forno vão funcionar. Essa receita rende 8 doces, mas eu só tinha 5 potinhos aqui, então fizemos um grandão num refratário maior e funcionou exatamente do mesmo jeito.

Receita do Crème Brûlée da Disney

Ingredientes

  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de açúcar refinado + 1/4 de xícara para caramelizar os cremes no final
  • 2 favas de baunilha
  • 6 gemas de ovos
Foto dos ingredientes da receita: açúcar, ovos, fava de baunilha, leite e creme de leite fresco

Modo de preparo

Pra começar, pré aqueça o forno a 180°C e deixe água fervendo em uma chaleira para usar daqui a pouco (os cremes vão assar em banho maria).

Em um recipiente, deixe as 6 gemas já separadas e reserve.

Corte as favas de baunilha no sentido longitudinal e com uma faca, raspe as sementinhas que ficam dentro. Despeje essas sementes e as favas raspadas em uma panela. Nessa mesma panela, adicione o creme de leite fresco, leite, o açúcar (só a 1 xícara) e deixe esquentar até ficar fervente.

Assim que as primeira bolhinhas surgirem na lateral, desligue o fogo, “pesque” as favas e as descarte (você pode guardar pra outro uso). Tenha um batedor de arame em mãos.

Com uma concha ou uma xícara, pegue um pouco do líquido quente, despeje nas gemas e vá mexendo sem parar pra não coagular. Repita o processo sem parar de mexer, até que você já tenha adicionado metade do líquido quente. Só então, despeje o restante de uma vez e misture até ficar homogêneo.

Coloque os recipientes em uma assadeira e despeje o líquido dentro de cada potinho aos poucos. Leve ao forno em banho maria por cerca de 50 minutos. Retire quando o creme já estiver firme. Deixe esfriar completamente e depois leve para a geladeira por pelo menos 3 horas (melhor ainda se for de um dia pro outro).

Logo antes de servir, pegue o 1/4 de xícara de açúcar e coloque aos poucos em cima dos cremes, formando uma camada fininha de açúcar. Com o maçarico (ou alternativa), vá queimando o açúcar para formar a camada de caramelo. Você pode fazer um banho de gelo para deixar os cremes (que nada mais é do que um pouco de água fria e gelo pra “sentar” os potes de creme) enquanto você carameliza. Com isso você evita que eles esquentem.

Sirva logo depois de caramelizar.

Foto da cobertura de açúcar do crème brûlée sendo caramelizada pelo maçarico

Espero que você goste. E se fizer, me marca lá no instagram e me conta o que achou, tá?

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.