Cruzeiros

Como funcionam as refeições nos cruzeiros da Disney?

Cruzeiro é um tipo de viagem famoso pela fartura de comida, o que é a mais pura verdade! Ainda assim, quem está planejando um cruzeiro da Disney pela primeira vez sempre fica na dúvida de como funcionam as diferentes refeições por lá, o que está incluído no preço do cruzeiro e o que não está, entre outras coisas.

Eu já falei sobre todas as coisas que estão ou não incluídas no preço do cruzeiro nesse outro post, mas hoje vou tentar explicar um pouco melhor como funcionam as refeições por lá, em especial o jantar que é um pouco mais diferente. Espero conseguir com esse post, te ajudar a entender exatamente o que você pode esperar por lá.

A camiseta que define a viagem!

A camiseta que define a viagem!

Tem muita comida boa nos cruzeiros da Disney. Ta aí uma coisa que ninguém precisa se preocupar nesse tipo de viagem!

Tem muita comida boa nos cruzeiros da Disney. Ta aí uma coisa que ninguém precisa se preocupar nesse tipo de viagem!

Café da manhã e Almoço nos cruzeiros da Disney

O principal lugar para você fazer essas duas refeições durante o cruzeiro da Disney é no Cabanas – esse lugar lindo que todo mundo ama, já que ele está sempre cheio de comidas gostosas. Cabanas é o nome do restaurante buffet de todos os navios da Disney e eu acho impossível você terminar um cruzeiro sem amar este lugar.

O restaurante é enorme e super variado. Apesar da comida ser feita em uma quantidade impressionante (para milhares de pessoas), é também muito gostosa, tanto no almoço como no café da manhã.

O Cabanas é o restaurante buffet dos navios da Disney. Impossível não amá-lo!

O Cabanas é o restaurante buffet dos navios da Disney. Impossível não amá-lo!

Tanto as comidas do buffet do Cabanas como as bebidas que ficam disponíveis em algumas fontes em alguns pontos no restaurante, estão incluídas no preço do cruzeiro. É só chegar e comer o que quiser, quantas vezes quiser mesmo!

Além do Cabanas, pelo menos um dos restaurantes a la carte do jantar, funciona também durante o almoço e café da manhã. Quase sempre eles são a la carte, mas já vi eles montarem buffets nesses restaurantes também.

Também em todos os navios da Disney, você vai encontrar algumas lanchonetes com comidinhas estilo fast-food, próximas às piscinas. Todas as comidinhas ali, assim como a máquina de sorvetes e as ilhas com refrigerante, água, chá e café, também são de graça.

Nessa área da piscina e também em algumas outras partes do navio, você pode encontrar também alguns bares com drinques, smoothies e cafés especiais, pagos à partes.  No Disney Dream e no Disney Fantasy, tem também uma loja de doces e sorvetes próximo a saída do Cabanas que são pagas à parte, mas eu mesmo até prefiro o sorvete gratuito no estilo casquinha do McDonalds do que os doces dessas lojas! Sorte a minha! 😛

Os detalhes de quais restaurantes estarão abertos, qual tipo de serviço e horário de funcionamento, são sempre divulgados no Personal Navigator (o diário de bordo do navio com toda a programação diária) e também no aplicativo da Disney Cruise Line.

Ah! Tem também a possibilidade de pedir serviço de quarto, viu? A maioria dos itens do room service são gratuitos, salvo itens industrializados, como por exemplo uma garrafa de água ou uma latinha de coca-cola (bebidas que você consegue tomar sem gastar nada pegando direto nas ilhas de bebidas).

Dica: apesar de não estar no menu, você pode pedir sorvete do Mickey pelo room service sem custo algum! 😉

Aquele room service de respeito!

Aquele room service de respeito!

Para pedir café da manhã no serviço de quarto, você precisa preencher um formulário que é encontrado em todas as cabines, detalhando os itens que você vai querer e o horário que você deseja que eles sejam entregues no seu quarto. Esse formulário precisa ser preenchido, até a noite da data anterior. Basta deixar na porta do seu quarto, do lado de fora, que eles buscam e cuidam do resto. Nesse caso o único gasto que você terá será com a gorjeta de quem trouxer sua comida mesmo.

Jantar rotacional dos cruzeiros da Disney

Em cada viagem, um navio recebe milhares de pessoas entre tripulação e passageiros; e organizar a alimentação de tanta gente com qualidade, não é uma tarefa simples. No almoço e café da manhã, acaba sendo mais fácil porque a grande maioria das pessoas vai para o restaurante buffet, mas no jantar, todo mundo tem um restaurante a la carte designado.

Para poder organizar o fluxo de pessoas (evitar um restaurante com espera, enquanto outro está vazio), garantir que todo mundo encontre um menu diferente para o jantar toda noite, e para que você crie um elo com sua equipe de jantar (que com certeza vai ter um papel importante na sua experiência durante o cruzeiro) a Disney inventou esse tal de jantar rotacional, e a idéia foi tão boa que hoje é copiada por muitas outras empresas.

No Disney Wonder e no Disney Magic, tem até restaurante com personagem no jantar rotacional!

No Disney Wonder e no Disney Magic, tem até restaurante com personagem no jantar rotacional!

Funciona assim: todos os passageiros do navio são divididos em dois horários de jantar diferentes. Metade das pessoas janta super cedo, em geral as 17h45. Já o segundo grupo, senta por volta de 20h15. Para nós brasileiros, o segundo horário é preferência absoluta, mas o primeiro horário acaba sendo o mais concorrido, por ser o preferido das famílias americanas e muitas famílias com crianças pequenas. Aqui em casa nem a Julia, que tem só 2 anos, quer saber de jantar as 17h45, então sempre optamos pelo segundo horário.

Cada navio tem 3 restaurantes que fazem os jantares rotacionais durante todas as noites do cruzeiro. Você terá um restaurante por noite, ou seja, se fizer um cruzeiro de 4 noites ou mais, vai repetir pelo menos um restaurante ao longo da viagem, mas o cardápio será diferente todas as noites.  

Mesmo que você repita o restaurante, o cardápio sempre muda. Esse é o cardápio especial de Frozen de um dos jantares do nosso cruzeiro pelo Alaska.

Mesmo que você repita o restaurante, o cardápio sempre muda. Esse é o cardápio especial de Frozen de um dos jantares do nosso cruzeiro pelo Alaska.

Você não precisa reservar o restaurante do jantar, a Disney já fez isso por você. Os únicos restaurantes que precisam ser reservados são o Palo e o Remy (restaurantes só para adultos, cobrados à parte) ou o café da manhã gratuito com personagens, que acontece nos cruzeiros de 7 noites ou mais.

Os cruzeiros de 7 noites ou mais trazem café com personagens sem custo, mas precisa ser agendado antecipadamente.

Os cruzeiros de 7 noites ou mais trazem café com personagens sem custo, mas precisa ser agendado antecipadamente.

Para saber qual restaurante ir cada noite, basta ver um código que aparece na sua chave/cartão do quarto. Ali, estará indicada uma sequência de letras bem ao lado do horário do seu jantar, como na imagem abaixo. Essa sequência de letras representa a sua programação nos jantares do navio, sendo que cada uma ou duas letras (dependendo do navio) indica um restaurante diferente.

Um exemplo: em um cruzeiro de 4 noites no Disney Magic, recebi a sequência RRLA. Isso quer dizer que na primeira e na segunda noite, meu jantar foi no Rapunzel’s Royal Table, na terceira noite foi no Lumiere’s e na quarta noite foi no Animator’s Palate. Ou seja, a minha chave me deu a inicial de cada restaurante para eu saber onde eu deveria jantar. Se você tiver na dúvida com os códigos, sem neura! É só mostrar sua chave do quarto para qualquer funcionário do navio que eles poderão te ajudar a descobrir o restaurante da vez!

A sigla RRLA indica os restaurantes do meu jantar nesse cruzeiro: Rapunzel's Royal Table nas duas primeiras noites (RR), Lumiere's (L) e Animator's Palate (A).

A sigla RRLA indica os restaurantes do meu jantar nesse cruzeiro: Rapunzel’s Royal Table nas duas primeiras noites (RR), Lumiere’s (L) e Animator’s Palate (A).

Os restaurantes de cada navio e seu respectivos códigos que aparecerão na sua chave são:

Restaurantes do Disney Dream

  • Animator’s Palate (A)
  • Enchanted Garden (E)
  • Royal Palace (R)

Restaurantes do Disney Fantasy

  • Animator’s Palate (A)
  • Enchanted Garden (E)
  • Royal Court (R)

Restaurantes do Disney Magic

  • Animator’s Palate (A)
  • Rapunzel’s Royal Table (R)
  • Lumiere’s (L)

Restaurantes do Disney Wonder

  • Animator’s Palate (AP)
  • Tiana’s Place (TP)
  • Triton’s (TR)

E lembre-se: mesmo que você vá no mesmo restaurante duas ou três vezes durante o seu cruzeiro, em cada uma delas será apresentado um menu diferente! Além disso, o seu garçom principal, garçom assistente (responsável pelas bebidas da sua mesa) e o chefe dos garçons serão sempre os mesmos, todos os dias. Em pouco tempo eles vão aprender as suas preferências para te indicar os melhores pratos, poderão te dar dicas sobre os portos e atividades do navio, enfim, são pessoas que vão se tornar marcantes no seu cruzeiro, com certeza!

Ah, uma última dica: não é porque existe um cardápio, que a fartura no jantar é menor do que em um buffet, viu? Se quiser pedir duas ou três sobremesas, peça mesmo! Se quiser duas entradas, ou fazer uma entrada de prato principal, pode pedir também e não vai te custar nada a mais! Você que manda no cardápio! 😉

Duas sobremesas no jantar - minha pedida de sempre nos cruzeiros!

Duas sobremesas no jantar – minha pedida de sempre nos cruzeiros!

É basicamente isso! Apesar de gerar muitas dúvidas pré cruzeiro, no fundo o jantar rotacional é simples de entender logo no primeiro dia no navio.

Outra mudança que eu sempre faço no cardápio: adoro essa entrada do Animator's Palate, então peço para fazerem uma versão maior e como de prato principal. ;)

Outra mudança que eu sempre faço no cardápio: adoro essa entrada do Animator’s Palate, então peço para fazerem uma versão maior e como de prato principal. 😉

Outras opções de jantar nos cruzeiros da Disney

Se por qualquer motivo você não quiser comer no seu jantar rotacional, não tem problema! Você vai encontrar outras opções também. O Cabanas sempre oferece um menu a la carte no jantar. É uma comida mais simples, mas na realidade muito parecida com a oferecida em um dos restaurantes rotacionais. A vantagem de comer lá é a flexibilidade de jantar na hora que você quiser. Ainda assim, eu quase sempre prefiro ir no meu jantar rotacional mesmo.

Se nenhuma dessas opções te agradar, o serviço de quarto também funciona no jantar, além das lanchonetes fast-food (dependendo do horário). As vezes você só quer comer uma pizza de pijama vendo um filme na televisão, né? Nada mais férias do que isso! 

Essas são as opções disponíveis para todos, mas tem também os MARAVILHOSOS restaurantes só para adultos, estes sim pagos à parte, mas que podem valer a pena para uma noite especial.

Especial: restaurantes pagos à parte

São tantas as coisas já incluídas no preço do cruzeiro que eu raramente acho que algum adicional é necessário, mas aqui está uma exceção: os restaurantes só para maiores de 18 anos. 

Os navios da Disney trazem dois restaurantes para adultos, ambos sensacionais dentro de suas propostas. O primeiro deles é o Palo, restaurante italiano presente nos 4 navios, que oferece jantar todas as noites e brunch em datas selecionadas (geralmente nos dias de alto-mar, ou seja, em que o navio não pára em nenhum porto).

Todo o meu amor por essa polenta com cogumelos do jantar do Palo.

Todo o meu amor por essa polenta com cogumelos do jantar do Palo.

Tanto o jantar como o brunch são experiências excelentes, que em qualquer outro lugar custaria MUITO mais do que os US$30 (+ taxa ou bebidas alcóolicas) adicionais por pessoa cobrado ali. Digo com tranquilidade que o Palo é um dos meus restaurantes preferidos no mundo e que a polenta com cogumelos deles mora eternamente no meu coração. Se você ainda tem dúvida se vale a pena, logo logo vou fazer um post sobre essas refeições aqui no blog e aposto que você vai concordar comigo.

Um pouquinho só das muitas e muitas opções DELICIOSAS do brunch do Palo.

Um pouquinho só das muitas e muitas opções DELICIOSAS do brunch do Palo.

Além do Palo, os navios mais novos da Disney (Dream e Fantasy) trazem também um restaurante francês chiquérrimo chamado Remy, em homenagem ao personagem francês de mesmo nome. O Remy oferece menu degustação preparado com excelência, com cardápio assinado por chefs premiados. Bem a verdade, a refeição é caríssima, mas a idéia nesse caso é ser muito mais uma experiência gastronômica do que simplesmente uma refeição para matar a sua fome.

Custa US$95 por pessoa (-pausa para você recuperar o ar-), fora gorjeta e bebidas alcóolicas e por isso, realmente é só indicado para quem é apaixonado por gastronomia e vai fazer cada dólar gasto ser bem aproveitado. Eu sou apaixonada por gastronomia e para mim, foi inesquecível! Ainda vou escrever sobre o Remy também mas já mostrei um pouquinho do jantar deles no vídeo aí embaixo.

Mais do brunch do Palo…..

…e mais..

e mais!

O Remy também oferece uma experiência de degustação de sobremesas, que o Felipe já contou em mais detallhes aqui.

Tanto as refeições no Palo como no Remy, precisam ser agendadas com antecedência. O ideal é você fazer isso o quanto antes, especialmente para os brunches, que como não acontecem todos os dias, são hiper concorridos e as vagas normalmente esgotam rapidinho. Se você não conseguir uma mesa antecipadamente (e vale a pena ficar insistindo pelo site, viu?), há ainda uma chance de você conseguir uma vaga logo que entrar no navio, no dia do embarque. Vou ficar na torcida por você aqui, porque vale muito a pena!

O Felipe já contou mais do eventos de sobremesas do Remy aqui no blog.

O Felipe já contou mais do eventos de sobremesas do Remy aqui no blog.

Espero que este post tenha te ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre a alimentação no cruzeiro. Se havia alguma preocupação com isso, deu pra ver que ninguém vai passar fome, né? Muito pelo contrário, em geral nos cruzeiros a gente até esquece o que é ter fome! Esqueça a balança, aproveite suas férias e depois me conta qual comidinha você gostou mais para eu poder experimentar também, tá? 😛

 



O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.