VPD Orlando - Vai Pra Disney
Cruzeiros

Como funcionam as refeições nos cruzeiros da Disney?

Cruzeiro é um tipo de viagem famoso pela fartura de comida, o que é a mais pura verdade! Ainda assim, quem está planejando um cruzeiro da Disney pela primeira vez sempre fica na dúvida de como funcionam as diferentes refeições por lá, o que está incluído no preço do cruzeiro e o que não está, entre outras coisas.

Eu já falei sobre todas as coisas que estão ou não incluídas no preço do cruzeiro nesse outro post, mas hoje vou tentar explicar um pouco melhor como funcionam as refeições por lá, em especial o jantar que é um pouco mais diferente. Espero conseguir, com esse post, te ajudar a entender exatamente o que você pode esperar por lá.

Foto da camiseta que define a viagem, que diz "Eat, cruise, eat more".
A camiseta que define a viagem!
Foto de uma sobremesa em uma das refeições dos cruzeiros da Disney, com uma jarrinha de cobertura ao lado
Tem muita comida boa nos cruzeiros da Disney. Ta aí uma coisa que ninguém precisa se preocupar nesse tipo de viagem!

Café da manhã e almoço nos cruzeiros da Disney

O principal lugar para você fazer essas duas refeições durante o cruzeiro da Disney é no Cabanas – esse lugar lindo que todo mundo ama e que eu acho impossível você terminar um cruzeiro sem se apaixonar também, já que ele está sempre cheio de comidas gostosas. Cabanas é o nome do restaurante buffet de 4 dos 5 navios da Disney, sendo que apenas no Wish ele se chama Marceline Market e funciona um pouquinho diferente, com os funcionários servindo as comidas nos diversos balcões ao invés de você mesmo pegar.

Os restaurantes são enormes e super variados. Apesar da comida ser feita em uma quantidade impressionante (para milhares de pessoas), é também muito gostosa, tanto no almoço como no café da manhã.

Foto da placa do Cabanas, o restaurante buffet dos navios da Disney
O Cabanas é o restaurante buffet de 4 navios da Disney. Impossível não amá-lo!

Tanto as comidas do Cabanas/Marceline Market como as bebidas que ficam disponíveis em algumas fontes em alguns pontos no restaurante estão incluídas no preço do cruzeiro. É só chegar e comer o que quiser, quantas vezes quiser mesmo!

Além do Cabanas/Marceline Market, pelo menos um dos restaurantes a la carte do jantar funciona também durante o almoço e café da manhã. Quase sempre eles são a la carte, mas já vi eles montarem buffets nesses restaurantes também.

Não bastasse isso, em todos os navios da Disney você ainda vai encontrar algumas lanchonetes com comidinhas estilo fast-food, próximas às piscinas. Todas as comidinhas ali, assim como a máquina de sorvetes e as ilhas com refrigerante, água, chá e café, também são de graça.

Nessa área da piscina e também em algumas outras partes do navio, você pode encontrar também alguns bares com drinques, smoothies e cafés especiais, pagos à partes. No Disney Dream, Disney Fantasy e Disney Wish, tem também uma loja de doces e sorvetes que são pagas à parte, mas eu mesmo até prefiro o sorvete gratuito no estilo casquinha do McDonalds do que os doces dessas lojas! Sorte a minha! 😛

Foto do enfeite de uma das sorveterias do cruzeiro, que mostra o Mickey e a Minnie dividindo um sorvete

Os detalhes de quais restaurantes estarão abertos, qual tipo de serviço e horário de funcionamento, são sempre divulgados no aplicativo da Disney Cruise Line, depois que você embarca e entra pelo celular na rede do navio. Dá até para ver os cardápios dos restaurantes rotacionais com antecedência!

Ah! Tem também a possibilidade de pedir serviço de quarto, viu? A maioria dos itens do room service são gratuitos, salvo itens industrializados, como por exemplo uma garrafa de água ou uma latinha de coca-cola (bebidas que você consegue tomar sem gastar nada pegando direto nas ilhas de bebidas).

Dica: apesar de não estar no menu, você pode pedir sorvete do Mickey pelo room service sem custo algum! 😉

Foto do sanduíche de sorvete do Mickey sendo entregue no room service
Aquele room service de respeito!

Para pedir café da manhã no serviço de quarto, você precisa preencher um formulário que é encontrado em todas as cabines, detalhando os itens que você vai querer e o horário que você deseja que eles sejam entregues no seu quarto. Esse formulário precisa ser preenchido até certa hora da noite da data anterior. Basta deixar na porta do seu quarto, do lado de fora, que eles buscam e cuidam do resto. Nesse caso o único gasto que você terá será com a gorjeta de quem trouxer sua comida mesmo.

Jantar rotacional dos cruzeiros da Disney

Em cada viagem, um navio recebe milhares de pessoas entre tripulação e passageiros, e organizar as refeições de tanta gente com qualidade, não é uma tarefa simples. No almoço e café da manhã, acaba sendo mais fácil porque a grande maioria das pessoas vai para o restaurante buffet, mas no jantar, todo mundo tem um restaurante à la carte designado.

Para poder organizar o fluxo de pessoas (evitar um restaurante com espera, enquanto outro está vazio), garantir que todo mundo encontre um menu diferente para o jantar toda noite, e para que você crie um elo com sua equipe de jantar (que com certeza vai ter um papel importante na sua experiência durante o cruzeiro) a Disney inventou esse tal de jantar rotacional, e a ideia foi tão boa que hoje é copiada por muitas outras empresas.

Foto do restaurante com personagem no jantar rotacional do Disney Wonder e no Disney Magic
No Disney Magic tem até restaurante com personagem de Rapunzel!

Funciona assim: todos os passageiros do navio são divididos em dois horários de jantar diferentes. Metade das pessoas janta super cedo, em geral as 17h45. Já o segundo grupo, senta por volta de 20h15. Para nós brasileiros, o segundo horário é preferência absoluta, mas o primeiro horário acaba sendo o mais concorrido, por ser o preferido das famílias americanas e de muitas famílias com crianças pequenas. Aqui em casa nem as crianças querem saber de jantar as 17h45, então sempre optamos pelo segundo horário.

Cada navio tem 3 restaurantes que fazem os jantares rotacionais durante todas as noites do cruzeiro. Você terá um restaurante por noite, ou seja, se fizer um cruzeiro de 4 noites ou mais, vai repetir pelo menos um restaurante ao longo da viagem, mas o cardápio será diferente todas as noites.  

Foto do cardápio especial de Frozen de um dos jantares do cruzeiro pelo Alaska.
Mesmo que você repita o restaurante, o cardápio sempre muda. Esse é o cardápio especial de Frozen de um dos jantares do nosso cruzeiro pelo Alasca.

Você não precisa reservar o restaurante do jantar, a Disney já fez isso por você. Os únicos restaurantes que precisam ser reservados são o Palo, Remy e Enchanté, restaurantes só para adultos, cobrados à parte e opcionais.

Nossa mesa em um dos jantares rotacionais no nosso cruzeiro no Disney Magic.

Para saber a qual restaurante ir cada noite, na tela inicial do aplicativo você terá a informação de qual o restaurante daquele dia. Se quiser ver todos os dias de uma vez, na parte chamada Dining Schedule você consegue ter uma visão total, e inclusive já checar o cardápio de cada um dos jantares. Ali também terá o número da sua mesa, que será o mesmo todas as noites e que você informa na entrada do restaurante para que a equipe te acompanhe até a mesa.

Os restaurantes dos jantares rotacionais de cada navio são:

Restaurantes do Disney Wish

  • 1923
  • Worlds of Marvel
  • Arendelle: A Frozen Dining Adventure

Restaurantes do Disney Dream

  • Animator’s Palate
  • Enchanted Garden
  • Royal Palace

Restaurantes do Disney Fantasy

  • Animator’s Palate
  • Enchanted Garden
  • Royal Court

Restaurantes do Disney Magic

  • Animator’s Palate
  • Rapunzel’s Royal Table
  • Lumiere’s

Restaurantes do Disney Wonder

  • Animator’s Palate
  • Tiana’s Place
  • Triton’s

E lembre-se: mesmo que você vá no mesmo restaurante duas ou três vezes durante o seu cruzeiro, em cada uma delas será apresentado um menu diferente! Além disso, o seu garçom principal, garçom assistente (responsável pelas bebidas da sua mesa) e o chefe dos garçons serão sempre os mesmos, todos os dias. Em pouco tempo eles vão aprender as suas preferências para te indicar os melhores pratos, poderão te dar dicas sobre os portos e atividades do navio, enfim, são pessoas que vão se tornar marcantes no seu cruzeiro, com certeza!

Ah, uma dica importante: não é porque existe um cardápio, que a fartura no jantar é menor do que em um buffet, viu? Se quiser pedir duas ou três ou todas as sobremesas, peça mesmo! Se quiser duas entradas, ou fazer uma entrada de prato principal, quiser com mais molho, sem molho, pode pedir também e não vai te custar nada a mais! Você que manda no cardápio! 😉

Duas sobremesas no jantar do cruzeiro
Duas sobremesas no jantar – minha pedida de sempre nos cruzeiros!

Para quem tem alguma alergia ou restrição alimentar, fique tranquilo pois a Disney leva isso muito a sério. Antes de embarcar você já consegue informar na reserva, pelo site ou aplicativo, sobre a restrição, assim sua equipe de garçons já será avisada com antecedência. Na primeira noite essa equipe já vai te orientar sobre as opções e em alguns casos, deixar pré-definidas as comidas dos próximos dias, assim a cozinha já estará preparada com todos os cuidados necessários.

Em todas as refeições você vai encontrar também opções de pratos vegetarianos, que vão estar identificados no cardápio. Se por acaso tiver algum prato com carne, mas que tem um acompanhamento que te chamou a atenção, peça para o garçom uma versão adaptada! Eles fazem de tudo para que você tenha a melhor experiência possível.

Foto do prato com a entrada (massa) do Animator's Palate
Outra mudança que eu sempre faço no cardápio: adoro essa entrada do Animator’s Palate, então peço para fazerem uma versão maior e como de prato principal. 😉

É basicamente isso! Apesar de gerar muitas dúvidas pré cruzeiro, no fundo as refeições do jantar rotacional são simples de entender logo no primeiro dia no navio.

Outras opções de jantar nos cruzeiros da Disney

Se por qualquer motivo você não quiser comer no seu jantar rotacional, não tem problema, você vai encontrar outras opções também. O serviço de quarto também funciona no jantar, além das lanchonetes fast-food (dependendo do horário). Às vezes você só quer comer uma pizza de pijama vendo um filme na televisão, né? Nada mais férias do que isso! 

Essas são as opções disponíveis para todos, mas tem também os MARAVILHOSOS restaurantes só para adultos, estes sim pagos à parte, mas que podem valer a pena para uma noite especial.

Especial: restaurantes pagos à parte

São tantas as coisas já incluídas no preço do cruzeiro que eu raramente acho que algum adicional é necessário, mas aqui está uma exceção: os restaurantes só para maiores de 18 anos. 

Os navios da Disney restaurantes para adultos sensacionais dentro de suas propostas. O primeiro deles é o Palo, restaurante italiano presente nos 5 navios, que oferece jantar todas as noites e brunch em datas selecionadas (geralmente nos dias de alto-mar, ou seja, em que o navio não pára em nenhum porto).

Foto do prato com a polenta com cogumelos do jantar do Palo.
Todo o meu amor por essa polenta com cogumelos do jantar do Palo.

Tanto o jantar como o brunch são experiências excelentes, que em qualquer outro lugar custaria MUITO mais do que os US$50 (+ taxa ou bebidas alcóolicas) adicionais por pessoa cobrado ali. Digo com tranquilidade que o Palo é um dos meus restaurantes preferidos no mundo e que a polenta com cogumelos deles mora eternamente no meu coração. Se você ainda tem dúvida se vale a pena, ainda vou fazer um post sobre essas refeições aqui no blog e aposto que você vai concordar comigo.

Foto da mesa cheia de opções em uma das refeições pagas à parte no cruzeiro da Disney, o brunch do Palo
Um pouquinho só das muitas e muitas opções DELICIOSAS do brunch do Palo.

Além do Palo, no Disney Dream e no Fantasy a Disney Cruise Line traz também um restaurante francês classudo chamado Remy, em homenagem ao personagem francês de mesmo nome. O Remy oferece menu degustação preparado com excelência, com cardápio assinado por chefs premiados.

No Disney Wish, o navio mais recente da Disney, além do Palo (que nesse navio é uma Steakhouse) tem também um restaurante mais chique, na mesma linha do Remy, o Enchanté.

Bem a verdade, essas refeições são caríssima, mas a ideia nesse caso é ser muito mais uma experiência gastronômica do que simplesmente uma refeição para matar a sua fome.

O preço do jantar é US$135 por pessoa (-pausa para você recuperar o ar-), fora gorjeta e bebidas alcóolicas e por isso, realmente é só indicado para quem é apaixonado por gastronomia e vai fazer cada dólar gasto ser bem aproveitado. Eu sou apaixonada por gastronomia e para mim, o jantar no Remy foi inesquecível! Ainda vou escrever sobre ele também, mas já mostrei um pouquinho do jantar deles no vídeo aí embaixo.

Foto dos doces em uma das refeições pagas à parte no cruzeiro da Disney, o brunch do Palo
Mais do brunch do Palo…
Foto de pães e croissants em uma das refeições pagas à parte no cruzeiro da Disney, o brunch do Palo
…e mais..
Foto de queijos, patês e outros em uma das refeições pagas à parte no cruzeiro da Disney, o brunch do Palo
e mais!

O Remy e o Enchanté também oferecem uma experiência de degustação de sobremesas que custa US$65 por pessoa, além do brunch que é US$80 por pessoa. O Felipe já contou em mais detalhes aqui sobre a degustação de sobremesas no Remy.

Tanto as refeições no Palo como no Remy e no Enchanté precisam ser agendadas com antecedência. O ideal é você fazer isso o quanto antes, especialmente para os brunches, que como não acontecem todos os dias, são hiper concorridos e as vagas normalmente esgotam rapidinho. Se você não conseguir uma mesa antecipadamente (e vale a pena ficar insistindo pelo site, viu?), há ainda uma chance de você conseguir uma vaga logo que entrar no navio, no dia do embarque. Vou ficar na torcida por você aqui, porque vale muito a pena!

Foto do jantar de degustação de sobremesas do Remy, uma das refeições especiais pagas à parte do cruzeiro
O Felipe já contou mais do eventos de sobremesas do Remy aqui no blog.

Espero que este post tenha te ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre a alimentação no cruzeiro. Se havia alguma preocupação com isso, deu pra ver que ninguém vai passar fome, né? Muito pelo contrário, em geral nos cruzeiros a gente até esquece o que é ter fome! Esqueça a balança, aproveite suas férias e depois me conta qual comidinha você gostou mais para eu poder experimentar também, tá? 😛

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!