Parques

Rider Switch: como evitar filas com crianças pequenas

Viajar com crianças pequenas tem seus desafios para os pais, apesar de ser uma experiência maravilhosa. Se você se animou para planejar uma viagem com uma criança pequena, tenho uma boa notícia! Hoje vou explicar melhor como funciona uma das melhores vantagens que os parques oferecem para quem viaja com crianças: o Rider Switch ou Child Swap!

Esses nomes podem parecer estranhos, mas eu te prometo que você vai sentir muito amor por eles logo logo! Sempre falo que eu amo tudo que me faz evitar filas nos parques e esta é uma das melhores formas de não só evitar filas, mas também de multiplicar seus Fastpass+ quando você viaja com crianças. Ou seja: é a melhor dica para pais, avós, tios, padrinhos ou qualquer adulto viajando com criança pequena e quer aproveitar o parque também.

O que é o Rider Switch?

Esse é o nome dado ao revezamento nas filas das atrações. Caso dois adultos estejam se revezando para ir em uma atração (enquanto o outro fica com a criança), o Rider Switch permite que o segundo adulto pegue uma fila menor.

Fica mais fácil de entender com um exemplo, então imagine que eu, o Felipe e a Julia (de 2 anos) vamos ao parque e a Julia ainda não tem altura ou sequer vontade de ir na Splash Mountain ainda. Logo, enquanto o Felipe vai na atração, eu preciso ficar com ela do lado de fora e depois, trocamos os papéis, certo?

Bom, nesse processo a gente teria que pegar a fila duas vezes, o que tomaria um tempão.  É exatamente aí que entra o Rider Switch entra para salvar o dia! Ele permite que o segundo adulto pegue a fila de Fastpass+ para não precisar esperar tanto tempo na fila. Nada mais justo, né?

O melhor é que se você escolher bem suas atrações e seus Fastpass+, com o artifício do Rider Switch, você consegue multiplicar as atrações que você visita na fila mais curta (explico já já melhor essa parte aqui).

Algumas atrações permitem que você passe pela fila de fastpass+ quando está revezando com outra pessoa para ir na atração e cuidar de uma criança que não vai.

Algumas atrações permitem que você passe pela fila de fastpass+ quando está revezando com outra pessoa para ir na atração e cuidar de uma criança que não vai.

Como funciona o Rider Switch da Disney?

Este esquema de revezamento chama Rider Switch na Disney e Child Swap na Universal e a forma que você usa este benefício muda um pouquinho em cada caso. Na Disney, o Rider Switch só existe em algumas atrações (bem que podia existir em muitas outras!) e funciona assim:

  1. Você precisa ir até a entrada da atração com a criança e com o(s) adulto(s) que vão ficar esperando com ela.
  2. Ali, é só avisar que você quer fazer Rider Switch e o funcionário da Disney vai pedir para ver o cartão ou MagicBand de todos que vão ficar esperando. Até 3 adultos podem pegar o Rider Switch.
  3. Com as MagicBands/cartões, o funcionário da Disney vai incluir o Rider Switch na sua conta do My Disney Experience. Se você olhar no seu aplicativo depois disso, vai aparecer como se fosse um Fastpass+ adicional na sua conta, com um horário pré determinado (em geral entre 20 minutos e 1 hora depois do agendamento, dependendo do tempo de fila da atração).
  4. O primeiro adulto ou primeiro grupo de adultos, vai para a fila da atração (fila normal ou fila de Fastpass+) enquanto o segundo adulto/grupo de adultos espera do lado de fora. O ideal é você aproveitar esse tempo do lado de fora para ir em outras atrações mais indicadas para as crianças.
  5. Depois, quando o horário marcado para o Rider Switch chegar, os adultos que antes ficaram esperando com a criança, vão para a fila de Fastpass+ utilizando o Rider Switch.
Enquanto um de nós vai ao Soarin', o outro normalmente fica na atração do Nemo que a Julia ama!

Enquanto um de nós vai ao Soarin’, o outro normalmente fica na atração do Nemo que a Julia ama!

Veja que quem vai usar o Rider Switch não precisa ir sozinho na atração, mas pode levar até dois acompanhantes, desde que os mesmos também estejam presentes na hora de mostrar os cartões/magicbands para o funcionário da Disney. Por exemplo, a foto aí embaixo foi de um dia em que a Bia e o Hike estavam com a gente no parque, então eles foram comigo no Rider Switch. Alguns sortudos podem acabar indo na atração duas vezes dependendo do caso (por exemplo: se a Bia tivesse optado por ir comigo com o Rider Switch e com o Fe usando Fastpass+ dela também).

 

Esse é o funcionamento nos parques da Disney, nas atrações que oferecem Rider Switch. Infelizmente não são muitas, mas pelo menos são as atrações mais populares que oferecem esta vantagem. Ou seja, pelo menos você evita as maiores filas.

Quais atrações da Disney oferecem o Rider Switch?

A lista completa de atrações com Rider Switch é esta aqui:

MAGIC KINGDOM (veja aqui o roteiro completo)

  • Big Thunder Mountain
  • Space Mountain
  • Splash Mountain
  • Stitch’s Great Scape
  • The Barnstormer
  • Tomorrowland Speedway
  • Seven Dwarfs Mine Train

EPCOT (veja aqui o roteiro completo)

  • Mission: SPACE
  • Soarin’
  • Test Track
  • Frozen Ever After*

HOLLYWOOD STUDIOS (veja aqui o roteiro completo)

  • Rock ‘n’ Roller Coaster
  • Star Tours
  • The Twilight Zone Tower of Terror
  • Slinky Dog Dash
  • Alien Swirling Saucers

ANIMAL KINGDOM (veja aqui o roteiro completo)

  • DINOSAUR
  • Expedition Everest
  • Kali River Rapids
  • Primeval Whirl
  • Avatar Flight of Passage

* oficialmente, a Disney oferece Rider Switch na atração de Frozen, mas esta é uma atração que eu não recomendo utilizar a técnica de multiplicar Fastpass+ com este artifício (que vou explicar direitinho como funciona já já). Digo isso por 2 motivos:

  1. É uma atração que em geral as crianças gostam
  2. Pela minha experiência, os funcionários ficam meio confusos quando você fala do Rider Switch, então eu não iria 100% contando com isso (como é o caso quando você vai multiplicar seus fastpasses).
Muito improvável usar Rider Switch aqui porque em geral as crianças amam essa atração!

Muito improvável usar Rider Switch aqui porque em geral as crianças amam essa atração!

Como multiplicar seus Fastpass+ com o Rider Switch?

Você pode aproveitar este recurso para otimizar seu uso de Fastpass+ na Disney, mas precisa prestar atenção para fazer tudo direitinho e não acabar com metade do seu grupo tendo que pegar a fila normal enquanto o outro usa Fastpass+, hein?

Lembra do meu exemplo sobre o uso do Rider Switch da Disney em que eu ganhei o Rider Switch enquanto o Felipe pegou a fila para ir na atração? Agora suponha que a gente tenha pegado um Fastpass+ para o Soarin’ só para o Felipe. Depois de pegar o Rider Switch, em vez de entrar na fila normal, o Felipe pode ir para a fila de Fastpass+ e usa o seu fura filas já agendado antecipadamente. Quando ele sair e trocar comigo, eu vou poder pegar a fila de Fastpass+, mas usando o Rider Switch. Ou seja, com apenas um Fastpass+ só, nós dois conseguimos visitar a atração com a fila menor.

Se você aplicar esta mesma lógica em outras atrações que oferecem o Rider Switch e que sua criança não quiser ir, você conseguirá dobrar o número de atrações que você visita pela fila de Fastpass, com a ajuda deste recurso.

Marcando Rider Switch e multiplicando fastpass+!

Marcando Rider Switch e multiplicando fastpass+!

Para não errar na hora de multiplicar seus Fastpass+ com o Rider Switch, é importante você:

  1. Garantir que só vai fazer isso para atrações que trazem este benefício.
  2. Garantir que você só vai fazer isso para atrações que a criança não queira ir. Por exemplo, não adianta fazer isso pra Frozen Ever After normalmente, porque as crianças querem ir junto, logo, o Rider Switch não se aplica.
  3. Garantir que você está contemplando o seu grupo inteiro na sua escolha, lembrando que o Rider Switch é para até 3 pessoas (a que espera e mais 2 acompanhantes).

Tomando estes cuidados você consegue multiplicar seus Fastpass+ e aproveitar mais o parque, enquanto se revezam para ir em atrações para as crianças enquanto esperam.

Outra atração queridíssima que a opção de Rider Switch.

Outra atração queridíssima que oferece a opção de Rider Switch.

Se você não viaja com criança pequena e acha isso em injusto, vou te lembrar que:

  • Para todas as outras filas que não oferecem Rider Switch, quem viaja com criança pequena precisa se revezar pela fila normal, tomando muito mais tempo.
  • Mesmo nas filas de Fastpass+ com o Rider Switch, ainda é necessário tomar o dobro de tempo porque são duas pessoas (ou dois grupos) pegando a fila de Fastpass+ separadamente.
  • Você já tentou vestir uma criança enquanto ela corre e pula na cama? Você já tentou trocar a fralda de uma criança que detesta trocador? Já deu comida pra criança enquanto ela quer conversar ou cantar uma música em vez de comer? Não? Então não diga para nenhum pai ou ninguém que acompanha uma criança pequena que você acha isso injusto, tá? 🙂

O Rider Switch é um benefício mais do que justo e que tem que ser utilizado da melhor forma possível. Nem assim, ele balanceia as coisas para os pais, que sempre priorizam as atrações pros seus filhos com toda felicidade do mundo, mas que também merecem se divertir um pouco em outras atrações ao longo do dia, né? 😉

Como funciona o Child Swap da Universal?

Na Universal o Rider Switch chama Child Swap e está disponível em praticamente qualquer atração que não é indicada para crianças pequenas. O lado ruim é que a Universal te faz pegar a fila com a criança junto, o que é sempre bem complicado já que o forte das crianças não é ter paciência, né? Funciona assim:

  1. Seu grupo inteiro entra junto na fila da atração.
  2. Quando chegar sua vez, antes de você ser direcionado para o brinquedo, você avisa que vai fazer Child Swap.
  3. O funcionário da Universal vai te mostrar uma salinha, chamada “Family Room”, onde você pode esperar com a sua criança. A salinha em geral tem alguma distração para ajudar o tempo passar mais rápido.
  4. Quando o primeiro adulto voltar da atração, ele troca de lugar com o que ficou na salinha e pronto! O segundo adulto já vai estar lá na frente da fila, é só avisar o funcionário da Universal que você está usando o Child Swap e ir direto para a atração sem pegar qualquer fila.
Salinha de espera em uma das atrações da Universal.

Salinha de espera em uma das atrações da Universal.

A mesma salinha por dentro, com algumas distrações para crianças.

A mesma salinha por dentro, com algumas distrações para crianças.

Esse é o benefício mais legal que os parques oferecem para quem viaja com crianças pequenas! Permite que as crianças e os adultos aproveitem mais, sem ter que esperar tanto tempo em fila. A versão da Universal também não fica muito atrás, apesar de você precisar pegar a fila uma vez.

Conseguir um fastpass+ no Slinky Dog Dash já é luxo! Conseguir e poder multiplica-lo é maravilhoso!

Conseguir um fastpass+ no Slinky Dog Dash já é luxo! Conseguir e poder multiplica-lo é maravilhoso!

A verdade é que ir para Orlando com criança pequena é muito especial! É a chance de viver a magia Disney na sua forma mais pura possível e vale cada minuto de esforço, planejamento e cuidado. O melhor: cada viagem com criança pequena é diferente, então aproveite cada minuto e guarde para sempre as lembranças que você vai criar ali!

Vou escrever um post com mais dicas para quem viaja com bebês e crianças muito pequenas em breve (além desse que a gente já tem aqui), mas já quis explicar melhor o Rider Switch/Child Swap antes, porque ele é muito maravilhoso e muita gente não entendia muito bem.

Agora que já está tudo bem explicadinho, aproveite esse benefício, curta sua viagem, e depois conte pra gente como foi. 🙂

O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.