VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Rider Switch: como evitar filas com crianças pequenas

Viajar com crianças pequenas tem seus desafios para os pais, apesar de ser uma experiência maravilhosa. Se você se animou para planejar uma viagem com uma criança pequena, tenho uma boa notícia! Hoje vou explicar melhor como funciona uma das melhores vantagens que os parques oferecem para quem viaja com crianças: o Rider Switch ou Child Swap!

Esses nomes podem parecer estranhos, mas eu te prometo que você vai sentir muito amor por eles logo logo! Sempre falo que eu amo tudo que me faz evitar filas nos parques e esta é uma das melhores formas de fazer isso quando você viaja com crianças. Ou seja: é a melhor dica para pais, avós, tios, padrinhos ou qualquer adulto viajando com criança pequena e quer aproveitar os parques também.

O que é o Rider Switch?

Esse é o nome dado ao revezamento nas filas das atrações. Caso dois adultos estejam se revezando para ir em uma atração (enquanto o outro fica com a criança), o Rider Switch permite que o segundo adulto pegue uma fila menor.

Fica mais fácil de entender com um exemplo, então imagine que eu, o Felipe, a Julia (5 anos) e o Daniel (de 2 anos) vamos ao parque e o Daniel ainda não tem altura para ir no Slinky Dog Dash. Logo, enquanto o Felipe e a Julia vão na atração, eu preciso ficar com o Dani do lado de fora e depois, trocamos os papéis, certo?

Bom, nesse processo a gente teria que pegar a fila duas vezes, o que tomaria um tempão. É exatamente aí que entra o Rider Switch para salvar o dia! Ele permite que o segundo adulto pegue a fila de Lightning Lane, ou seja, a fila rápida, para não precisar esperar tanto tempo na fila. Nada mais justo, né?

Para que o segundo a ir na atração não precise necessariamente ir sozinho, o Rider Switch ainda precisa de um acompanhante. Por exemplo, no caso da nossa família, a Julia poderia ir com o Felipe primeiro e depois ir de novo comigo pela fila rápida.

Algumas atrações permitem que você passe pela fila rápida quando está revezando com outra pessoa para ir na atração e cuidar de uma criança que não vai

Como funciona?

Este esquema de revezamento chama Rider Switch na Disney e Child Swap na Universal e a forma que você usa este benefício muda um pouquinho em cada caso. Na Disney, o Rider Switch só existe em algumas atrações (bem que podia existir em muitas outras!) e funciona assim:

  1. Você precisa ir até a entrada da atração com a criança e com o adulto que vai ficar esperando com ela.
  2. Ali, é só avisar que você quer fazer Rider Switch e o funcionário da Disney vai pedir para ver o cartão ou MagicBand do adulto que vai ficar esperando.
  3. Com as MagicBands/cartões, o funcionário da Disney vai incluir o Rider Switch na sua conta do My Disney Experience. Se você olhar no seu aplicativo depois disso, ele vai aparecer com um horário pré determinado (em geral entre 20 minutos e 1 hora depois do agendamento, dependendo do tempo de fila da atração).
  4. O primeiro adulto ou primeiro grupo de adultos, vai para a fila normal da atração enquanto o segundo adulto espera do lado de fora. O ideal é você aproveitar esse tempo do lado de fora para ir em outras atrações mais indicadas para as crianças.
  5. Depois, quando o horário marcado para o Rider Switch chegar, o adulto que antes ficou esperando com a criança, vai para a fila de Lightning Lane utilizando o Rider Switch e com isso aproveita a atração quase sem espera.
Enquanto um de nós vai ao Soarin’, o outro normalmente fica na atração do Nemo que a Julia ama!

Quem vai usar o Rider Switch não precisa ir sozinho na atração, pode levar até um acompanhante, desde que ele também esteja presente na hora de mostrar os cartões/Magicbands para o funcionário da Disney. Afinal, o funcionário precisará incluir o Rider Switch para esse acompanhante. Ou seja, esse acompanhante (no caso a Julia no meu exemplo) pode ir duas vezes na atração ou pode também ir em outras atrações mais infantis e só visitar a atração com menos fila com o segundo no revezamento. Aí vai depender das preferência de cada um né?

Esse é o funcionamento nos parques da Disney, nas atrações que oferecem Rider Switch. Infelizmente não são muitas, mas pelo menos são as atrações mais populares que oferecem esta vantagem. Ou seja, pelo menos você evita as maiores filas.

Quais atrações da Disney oferecem o Rider Switch?

A lista completa de atrações com Rider Switch é esta aqui:

MAGIC KINGDOM (veja aqui o roteiro completo)

  • The Barnstormer
  • Big Thunder Mountain Railroad
  • Seven Dwarfs Mine Train
  • Space Mountain
  • Splash Mountain
  • Tomorrowland Speedway
  • Tron Lightcycle Run* (todos que vão na atração precisam ter entrado na fila virtual para fazer o Rider Switch)

EPCOT (veja aqui o roteiro completo)

  • Frozen Ever After
  • Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind (todos que vão na atração precisam ter entrado na fila virtual para fazer o Rider Switch)
  • Mission: SPACE
  • Soarin’
  • Test Track

HOLLYWOOD STUDIOS (veja aqui o roteiro completo)

  • Alien Swirling Saucers
  • Millennium Falcon: Smugglers Run
  • Rock ’n’ Roller Coaster
  • Slinky Dog Dash
  • Star Tours – The Adventures Continue
  • Twilight Zone Tower of Terror
  • Star Wars: Rise of the Resistance*

ANIMAL KINGDOM (veja aqui o roteiro completo)

  • Avatar Flight of Passage
  • DINOSAUR 
  • Expedition Everest
  • Kali River Rapids
  • Na’vi River Journey

* Estas duas atrações não estão listadas oficialmente pela Disney como atrações com Rider Switch, mas atualmente, nos parques o recurso tem sido oferecido normalmente para elas.

Como funciona o Rider Switch com o Genie+ e Lightning Lanes?

Desde que a Disney acabou com o FastPass+ pra dar lugar a chegada do Genie+ e das Lightning Lanes, várias dúvidas surgiram sobre o funcionamento do Rider Switch com esses “nem tão novos” sistemas. O Rider Switch segue sendo oferecido normalmente, mas com uma mudança importante. Com este novos sistemas pagos, não é mais possível fazer a “multiplicação” dessas filas rápidas como acontecia antes com o FastPass+.

Isso significa que não é possível comprar a Lightning Lane avulsa ou o Genie+ para apenas um integrante do grupo e tentar multiplicar esse serviço para as outras pessoas. Pra usar a Lightning Lane junto com o Rider Switch, o funcionário da Disney vai verificar se todos que vão na atração possuem o agendamento.

Faz sentido né? Na época do Faspass+ a gente ainda encarava uma certa filinha e no encarar aquela fila duas vezes no revezamento acabava tomando um tempo considerável. Agora com as Lightning Lanes, as filas costumam ser muito mais rápidas e não tem necessidade dessa multiplicação.

Isso significa que o Rider Switch só faz sentido quando você compra a Lightning Lane em situações muito específicas já que se os dois já compraram a Lightning Lane (avulsa ou pelo Genie+), os dois já tem acesso à fila rápida e não precisam do Rider Switch. No fim das contas, caso você tenha o uma Lightning Lane reservada para determinada atração, o Rider Switch só vai ser necessário se:

  • Você esteja perto do final do horário do seu agendamento e precise do Rider Switch para garantir que os dois terão tempo de se revezar e utilizar a fila rápida.Como o Genie+ e a Lightning Lane avulsa oferecem uma janela de uma hora para ir até a atração e usar o agendamento, o mais provável é que ele não seja necessário nesse contexto.
  • Você queira o Rider Switch para um acompanhante (de novo, a Julia no meu exemplo) que vai na atração duas vezes, uma com cada um dos adultos que estão revezando. Esse é um cenário mais provável.
Foto da entrada de Lightning Lane. Quem usa o Rider Switch pode esperar nessa fila mais rápida.
A Lightning Lane é a fila rápida paga que veio substituir o FastPass+

Rider Switch e fila virtual

Nos últimos tempos, toda vez que a Disney lança uma atração bem popular ela utiliza um sistema de fila virtual por alguns meses, pra evitar aquelas filas imensas que acabam se formando. As atrações que utilizam esse sistema não oferecem fila física normal, e pra conhecer é necessário conseguir um grupo de embarque pelo aplicativo da Disney.

Atualmente, a única atração com fila virtual é a Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, no Epcot. Se quiser entender todos os detalhes sobre como ela funciona e o passo a passo de como entrar, clique aqui.

Pra quem quiser utilizar o Rider Switch nessas atrações com fila virtual, funciona assim: todo mundo que quer ir na atração precisa entrar na fila virtual e ter um grupo de embarque. Quando o grupo for chamado, todos devem ir até a entrada da atração e avisar o funcionário que querem fazer o Rider Switch. Ele vai escanear a MagicBand ou ingresso e adicionar o Rider Switch ao My Disney Experience de quem vai primeiro esperar e só depois ir na atração. Se alguém for acompanhar esse adulto, avise o funcionário nesse momento! O primeiro adulto vai na atração pela fila virtual, e o segundo vai depois pela Lightning Lane.

Print da tela do aplicativo da Disney com o Rider Switch.
O Rider Switch aparece na aba de My Day no My Disney Experience

Como funciona o Child Swap da Universal?

Na Universal o Rider Switch chama Child Swap e está disponível em praticamente qualquer atração que não é indicada para crianças pequenas. O lado ruim é que a Universal te faz pegar a fila com a criança junto, o que é sempre bem complicado para qualquer criança um pouquinho maior, já que o forte das crianças não é ter paciência, né? Funciona assim:

  1. Seu grupo inteiro entra junto na fila da atração.
  2. Quando chegar sua vez, antes de você ser direcionado para o brinquedo, você avisa que vai fazer Child Swap.
  3. O funcionário da Universal vai te mostrar uma salinha, chamada “Family Room”, onde você pode esperar com a sua criança. A salinha em geral tem alguma distração para ajudar o tempo passar mais rápido. O mínimo depois da criança esperar a fila inteira pra um brinquedo que ela nem pode/quer ir, né?
  4. Quando o primeiro adulto voltar da atração, ele troca de lugar com o que ficou na salinha e pronto! O segundo adulto já vai estar lá na frente da fila, é só avisar o funcionário da Universal que você está usando o Child Swap e ir direto para a atração sem pegar qualquer fila.
Na Universal esse revezamento é chamado de Child Swap!

Cada sistema funciona diferente, mas em todos os casos este é um dos benefícios mais legais que os parques oferecem para quem viaja com crianças pequenas! Permite que as crianças e os adultos aproveitem mais, sem ter que esperar tanto tempo em fila.

O Rider Switch ajuda demais quem viaja com crianças pequenas

A verdade é que ir para Orlando com criança pequena é muito especial! É a chance de viver a magia Disney na sua forma mais pura possível e vale cada minuto de esforço, planejamento e cuidado. O melhor: cada viagem com criança pequena é diferente, então aproveite cada minuto e guarde para sempre as lembranças que você vai criar ali!

Vou escrever um post com mais dicas para quem viaja com bebês e crianças muito pequenas em breve (além desse que a gente já tem aqui), mas já quis explicar melhor o Rider Switch/Child Swap antes, porque ele é muito maravilhoso e muita gente não entendia muito bem.

Agora que já está tudo bem explicadinho, aproveite esse benefício, curta sua viagem, e depois conte pra gente como foi. 🙂