VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Rise of the Resistance: estratégia para conhecer a atração de Star Wars

A Rise of the Resistance já deixou de ser novidade para muitos, mas continua sendo a melhor e mais popular atração da Disney. Ela é inovadora, diferente de todo o resto e é capaz de agradar quem é fã de Star Wars ou quem não tá nem aí pra saga. Apesar disso, é também uma atração complicada, pra dizer o mínimo.

Não dá pra não se impressionar com ela!

Você pode ir na fé sabendo que é uma atração legal e chegar no parque sem nenhum plano, mas existe uma chance de você se frustrar, lidar com imprevistos, filas maiores do que sinalizado na entrada, menos alternativas do que você imaginava possível e acabar se desgastando ou perdendo mais tempo do que o necessário. Entender a Rise of the Resistance é importante se você quiser tirar o melhor proveito não só dessa atração, mas do seu dia no Hollywood Studios como um todo.

Por isso estou fazendo esse post com tudo que você precisa saber sobre ela, e mesmo tendo o vídeo aí embaixo, recomendo você ler tudo aqui também para entender melhor o terreno que você está pisando e o que você vai precisar ter em mente se quiser aproveitar melhor o seu tempo no parque.

Calma que nem toda atração da Disney vem com esse manual de instrução todo não. Pra maioria delas, só seguir os nossos roteiros dos parques já está mais do que de bom tamanho! A Rise of the Resistance é complicada não só pela sua popularidade mas pelas peculiaridades da atração mesmo e por isso merece esse tempinho extra pra gente se preparar.

Como visitar a Rise of the Resistance na Star Wars: Galaxy’s Edge

A Rise of the Resistance já nasceu diferentona e a forma de visitá-la nunca foi normal. Antigamente tinha a fila virtual que provavelmente será pra sempre a competição mais acirrada que eu já ganhei na vida (acho que vou até botar no LinkedIn). Basicamente, se você parasse pra respirar você já perdia sua chance de entrar na fila virtual e aí pronto! Sem plano B, acabava ali a sua chance de ir na Rise of the Resistance. A gente já começava o dia nessa tensão com a fila virtual, mas isso ficou no passado (a fila virtual, a tensão só ganhou outros formatos).

Foto da entrada da Rise of the Resistance, mostrando a entrada de Lightning Lane e de Stand-by
A Rise of the Resistance é diferente de todas as outras atrações da Disney

Hoje é possível conhecer a Rise of the Resistance de duas formas: pela fila normal ou comprando a Lightning Lane individual, ou seja, pagando para ir em um horário agendado sem precisar esperar na fila. É mais simples que antigamente, mas ainda assim tem alguns aspectos importantes sobre as duas filas.

Dicas para visitar a Rise of the Resistance com Lightning Lane

Lembra que eu falei da tensão que era conseguir um lugar na fila virtual? Você voltou para esse momento da vida, mas agora a briga é por uma chance de pagar pra ir na Rise of the Resistance sem fila (parece piada, mas pior que vale a pena). Os preços variam de acordo com o dia, mas o máximo (e também preço mais comum) até agora foi de US$15. 

Conseguindo a Lightning Lane, a experiência na Rise of the Resistance é um sonho! É só você ir pra entrada da atração no horário agendado, passar pela entrada da fila de Lightning Lane e seguir pra atração sem maiores esperas. Você não perde nada da experiência, passa por todos os pontos relevantes da ambientação de Star Wars e vai ter muito mais tempo livre no seu dia pra aproveitar o resto do parque. A parte difícil mesmo é conseguir a Lightning Lane.

Foto da placa de Lightning Lane na entrada da atração de Star Wars.
A experiência da Lightning Lane pra essa atração é ótima, mas conseguir comprar pode ser difícil

Como os hóspedes da Disney tem acesso à oferta de Lightning Lanes antes dos outros visitantes, o mais comum hoje é que só quem fica em hotel da Disney consiga ter uma chance de comprar a Lightning Lane para a principal atração de Star Wars. Independente de ser justo ou não, essa é a realidade hoje, mas mesmo que você vá se hospedar na Disney, fica o aviso: isso não te garante absolutamente nada. Se você não for SUPER rápido, provavelmente você vai ficar sem a Lightning Lane também.  

A fila rápida da Rise of the Resistance é disputadíssima e ultimamente tem esgotado em minutos ou até segundos depois de abrir. Sim, eu falei segundos! De novo, se você parar pra respirar ou fazer um comentário enquanto está no processo de agendar, você vai perder sua chance. Pelo menos agora dá pra ter um plano B: a fila normal.

Eu já fiz um post completo explicando as Lightning Lanes individuais com tudo que você precisa saber e o passo a passo para comprar. Se você quiser visitar a Rise of The Resistance por este caminho, eu recomendo demais que você leia esse post e já se familiarize com todo o processo de agendamento pra conseguir ser muito rápido e ter sucesso na sua reserva. 

Um aviso importante mais pra acertar as suas expectativas: em geral, a fila de Lightning Lane é bem rápida pra qualquer atração e na Rise of the Resistance não é diferente. Apesar disso, essa é uma atração diferentona, né? Pois é, ela acontece em diferentes etapas, e já dentro da atração você vai enfrentar uma pequena fila mesmo comprando a Lightning Lane – mas ainda assim, tudo é muuuuito mais rápido do que se você fosse encarar a fila normal.

Dicas para visitar a atração de Star Wars sem pagar

A fila normal existe e ela funciona exatamente como toda fila que a gente conhece, seja da Disney ou do pão na padaria. A gente já sabe que essa fila vai existir e pode ser grande, mas o principal aqui é que ela não é igual ao longo do dia todo. Há variações importantes e entender a dinâmica e as variações dessa fila ao longo do dia podem te poupar muito tempo de parque. Aliás, na Disney se você tiver que aprender a fazer só uma coisa, aprenda isso: veja como as multidões se movem e faça diferente delas para ter um dia mais produtivo. 

O que a multidão faz então? Como todo mundo quer conhecer essa atração e pouca gente teve a chance de comprar a fila rápida, as pessoas se concentram logo cedo na fila da Rise of the Resistance. Todo mundo chega e vai direto pra Rise of the Resistance porque não quer perder a chance de conhecer, porque está ansioso pra conhecer, porque tem medo dela quebrar (não é por menos!) ou porque já chegou com pique e acha uma boa idéia encarar essa fila de uma vez. Não é uma boa idéia porque é a idéia que todo mundo tem, mas pouca gente pára pra levar em conta o que os outros estão fazendo. Nós somos uma dessas poucas pessoas e podemos usar o comportamento dos outros pra fazer diferente – e fazer melhor!

Foto do arco do Hollywood Studios, com vários visitantes andando.
Fazer diferente do que as multidões fazem ´é um dos melhores jeitos de aproveitar mais o dia nos parques

Aqui mais uma vez, a melhor abordagem vai ser diferente se você for hóspede da Disney ou não. Sim, porque os hóspedes da Disney além de ter a chance de marcar Lightning Lane antes, conseguem também entrar no parque antes.

Ou seja, se você ficar em um hotel da Disney e não conseguir a Lightning Lane às 7h (quando ela abre para os hóspedes), já pule da cama e vá correndo para o parque. Espere ele abrir ali na entrada mesmo e se você conseguir realmente ser um dos primeiros a chegar em Galaxy’s Edge e for direto pra Rise of the Resistance, aí sim vale a pena você começar o seu dia por essa fila logo cedo. É basicamente a estratégia que eu ensinei pra visitar Flight of Passage nos bons tempos em que os não hóspedes da Disney também tinham a chance de ser um dos primeiros a entrar no parque. Hoje essa estratégia de “rope drop” só é válida para hóspedes mesmo e continua só funcionando se você realmente chegar bem cedo, antes dos outros. 

Se você se atrasar ou não for se hospedar na Disney, eu recomendo chegar o mais cedo que você puder no parque e pular Star Wars logo de cara. De manhã a área está lotada, mas ao longo do dia há momentos de filas mais toleráveis. Você não precisa nem confiar em mim aqui: você pode e deve ir monitorando as filas da Rise of the Resistance mesmo antes da sua viagem através do aplicativo da Disney, pra entender o comportamento das pessoas no parque. Normalmente, logo cedo a área está super lotada mas lá pelo meio da tarde, há momentos de fila com metade do tempo de espera que estava anteriormente. 

Foto de dentro do carrinho da Rise of the Resistance. Há três pessoas na frente, iluminações verdes e vermelhas.
A melhor estratégia para conhecer depende se você é hóspede ou não da Disney

Enquanto todo mundo se amontoa na área de Star Wars, você pode ir logo cedo em outras atrações populares que ficarão cheias ao longo do dia. Se você estiver no parque BEM cedo, Slinky Dog Dash pode ser uma boa pedida, ou mesmo a Tower of Terror e Rock ‘n’ Roller Coaster – duas das melhores e mais clássicas atrações do parque que costumam ter muito mais fila durante o fim da manhã e à tarde.

Vá monitorando ao longo do dia a fila de Star Wars e quando ela cair pra um tempo aceitável, encare! Mesmo com fila, ela vale muito a pena!

Monitorando ao longo do dia, dá pra encontrar esperas mais rápidas!

Quando a fila virtual chegou ao fim, eu achei que a Disney estava forçando a barra pra gente comprar a Lightning Lane ou sofrer esperando eternamente, mas ainda bem que eu estava errada! A fila normal existe e funciona bem – quer dizer, quando a atração funciona bem também e este nem sempre é o caso pra Rise of the Resistance.

AVISO IMPORTANTE: a Disney faz o máximo ao seu alcance pra prever os tempos de fila, mas é comum acontecer das pessoas esperarem muito mais ou também muito menos do que o indicado na entrada dessa atração especialmente no caso da Rise of the Resistance. Isso acontece porque ela quebra muito. Muito mais do que outras atrações. Ela é incrível, super elaborada mas a Disney ainda tá pegando o jeito com esse mecanismo e vira e mexe ela dá uma quebradinha.

Se você entrar na fila quando o tempo indicado for de 60 minutos mas a atração quebrar, sua espera pode acabar sendo MUITO maior do que o tempo indicado inicialmente. Vai ser sua decisão continuar esperando ali ou não; mas essa é uma possibilidade real, então saiba disso. Eu já fui na Rise of the Resistance com gente que esperou depois que ela quebrou, encarou 3 horas de fila e quando chegou nossa vez, advinha? Quebrou de novo! A Disney deu um Lightning Lane pra todo mundo voltar mais tarde, mas ainda assim é uma experiência frustrante, né? Eu tava tranquila porque eu já tinha entrado com a Lightning Lane mesmo e mal tinha esperado, mas morri de pena desse pessoal e fiquei na dúvida se eles conseguiriam aproveitar a atração depois de tudo isso ou se já estariam com ranço dela.  

Foto de um droid no carrinho dentro da Rise of the Resistance.
A Rise of the Resistance ainda tem problemas técnicos de vez em quando

Sim, porque por mais incrível que uma atração seja, existe um limite do tanto que vale a pena esperar né? Eu acho que 3 horas é ali bem perto do limite do aceitável mesmo pra melhor atração, mais do que isso eu realmente acho que vale aproveitar mais o resto do parque e quem sabe deixar pra uma próxima oportunidade.

Pode acontecer também da fila demorar menos do que o indicado, o que acontece especialmente mais pro fim do dia. Já se tornou uma prática comum da Disney, deixar as atrações com tempo de espera inflados no fim do dia para desencorajar a visita. Não é uma garantia e eu não recomendo você deixar pra ir na Rise of the Resistance no fim da noite (se ela quebrar, capaz deles nem reabrirem no fim do dia, já pensou?), mas se você quiser deixar pra tentar repetir, pode se surpreender com o tempo de fila menor. Mas vamos ser sinceros: das surpresas, a mais provável é que a atração quebre e você espere mais mesmo.

Foto do BB-8 dentro da atração de Star Wars.
Mesmo quem não é fã da saga consegue curtir muito essa atração

Eu sei que falando tudo isso parece que nem vale a pena o esforço, mas pode ter certeza que vale sim. Ela é demais! Quem acompanha o blog já sabe que eu não falo isso pra todas as atrações não, mas Rise of the Resistance é incrível mesmo. E vamos combinar que nem é tanto esforço envolvido nesse planejamento, né? Não é como se você precisasse fazer várias coisas pra conseguir curtir. É só entender a dinâmica mesmo e saber o que você vai encontrar no parque pra se planejar de acordo. No fundo você só precisa saber que:

  • Que precisa se planejar, 
  • Que precisa acordar cedo se quiser Lightning Lane, 
  • Que vale mais a pena acompanhar o tempo de fila ao longo do dia e começar o parque por outra atração pra maioria das pessoas.

E o principal é saber que se você chegou até essa parte do post, é porque você já sabe bastante coisa e deve conseguir aproveitar o seu dia muito bem! Espero que estas dicas te ajudem a se familiarizar com a nova dinâmica do parque e que você curta muito essa e as outras atrações do parque.