Roteiro – Disneyland Park California
A Disneyland California é o parque da Disney original, o primeiro e o único que teve a mão do próprio Walt Disney em toda sua construção. É o único parque que ele realmente conheceu e acompanhou, e esse simples fato faz a Disneyland California ter um clima nostálgico e super mágico até hoje.
A Disneyland California é subestimada por muitos por causa do seu tamanho, mas as aparências enganam! Sim, a Disneyland é menor que o Magic Kingdom, mas na realidade traz até mais atrações do que a versão de Orlando. Além disso, a primeira comparação de todo mundo é por causa do castelo. Na Califórnia, ele é sim pequeno (mínimo!) mas por dentro sem dúvida é mais legal do que o castelo da Cinderella em Orlando. Além do que, quem precisa de castelo quando se tem casa do Mickey, né? 😛
Então vá sabendo: comparar demais pode te atrapalhar mais do que ajudar. Pare de julgar a Disneyland California pelo que você viu no Magic Kingdom e aproveite assim a experiência única que este parque oferece.
– Clique aqui para abrir o mapa do parque enquanto lê o roteiro.
– Se quiser fazer o download deste roteiro para imprimir depois, clique aqui.
– Para ver o roteiro do outro parque do complexo da Califórnia, é só clicar aqui.
– Para ver este roteiro em vídeo é só dar play aí embaixo. Aliás, aproveite para dar seu like e assinar nosso canal
DICAS GERAIS
– Evite visitar aos finais de semana
Os parques da California são muito populares entre os moradores da região e por isso, ficam especialmente cheios nos finais de semana. Então prefira ir aos parques durante a semana e assim, evite lotações ainda maiores.
– Chegue BEM cedo
A gente dá essa dica sempre, mas acho que no caso da Disneyland California ela é ainda mais importante. Sendo este um parque com tantas atrações legais e que normalmente as pessoas tem pouco tempo para curti-lo, garantir que você vai otimizar sua visita aproveitando bem o começo do dia com poucas filas sem dúvida faz toda a diferença!
Então se programe para estar na porta do parque ainda antes dele abrir para ser um dos primeiros a entrar e eu prometo que vai valer a pena ter acordado cedo! 😉
– Aplicativo instalado e ingresso comprado
A fim de evitar perder tempo, já compre o seu ingresso antecipadamente. Lembre-se que no caso da Disneyland California não é necessário efetuar nenhum tipo de troca do ingresso antes de passar pela catraca, então comprar o seu antecipadamente te permite evitar uma baita fila de gente menos prevenida que lota as bilheterias de manhã.
Da mesma forma, já ter o aplicativo da Disneyland instalado no seu celular é sempre uma facilidade para acompanhar os tempos de filas, ver suas fotos, fazer pedido nas lanchonetes sem filas, entre outras facilidades.
– Se for fazer os 2 parques em um dia
Não é o ideal, mas se você só tiver um dia para dividir entre os dois parques da Disneyland California, então o melhor é começar pelo outro parque, o California Adventure, que traz algumas das atrações mais populares hoje. Tente focar nas atrações principais do California Adventure e se programe para mudar de parque por volta de 13h.
– Sua relação com as Extra Magic Hours
Se você quiser aproveitar bem as primeiras horas do dia sem filas, então é importante entender como as Extra Magic Hours impactam sua vida. Estas são horas a mais oferecidas logo cedo para os hóspedes da Disney, e resumindo bem: se você tiver direito a elas, então vá ao parque em um dia com este benefício. Caso contrário, prefira os dias sem Extra Magic Hours para ser realmente um dos primeiros a entrar no parque.
– Pegue o Times Guide
A Disneyland California tem uma peculiaridade que é a frequência com que mudam sua programação de atrações especiais, como paradas e shows de fogos. Já que hoje são programações menos fixas do que em outros parques da Disney pelo mundo, não tem como a gente saber o que vai estar rolando na época da sua visita. Por isso, sempre chegue e já pegue um Times Guide a fim de ficar por dentro de todas as atrações especiais e garantir que não vai perder nenhuma.
– Estratégia de Star Wars
Com o lançamento da Star Wars: Galaxy’s Edge, muitos fãs e curiosos cedem ao impulso de chegar e ir direto para esta parte do parque com o intuito de ver as novidades. Este é o movimento da maioria das pessoas, então minha dica é fazer exatamente o oposto, ou seja, andar contra a maré e assim, fugir das filas.
ROTEIRO DISNEYLAND CALIFORNIA
1. CHEGANDO NO DISNEYLAND PARK
Chegue bem cedo (antes do parque abrir), passe rapidamente pela Main Street e continue seu caminho para a Tomorrowland, pois você poderá voltar com calma para a Main Street para curtir seu clima, lojinhas e fotos mais tarde. Agora aproveite o começo o parque ainda mais vazio para ir nas atrações com menos filas.
2. MAIN STREET USA (DE DIA)
Rua clássica de todas as Disneys pelo mundo, que busca recriar o clima de cidadezinha de antigamente. Esta é a versão original (ou a primeira recriação, que serviu de base para todas as outras) inspirada em Marceline, a cidade da infância do Walt Disney.
TIRAR FOTOS
Mesmo que você esteja passando rapidinho, não deixe de já tirar sua foto no castelo. Também é provável que você encontre alguns personagens clássicos tirando foto no começo da Main Street, mas eles ficam indo e vindo o dia inteiro, então é algo que você pode ver mais tarde.
FOOD TIP
– Jolly Holiday: o ideal é você chegar no parque pronto para ir nas atrações, mas se não tiver tomado café ainda, a Jolly Holiday Bakery é recheada de opções gostosas a qualquer hora do dia.
NÃO RECOMENDO
– Great Moments with Mr. Lincoln: uma atração mais voltada para os americanos bem patriotas e ligados à sua história.
– Disneyland Railroad: um trenzinho que dá a volta pelo parque com paradas em várias áreas do parque. Acho um transporte lento que ainda te faz perder a decoração tão linda (e sempre algo acontecendo) pelo parque.
PARA CRIANÇAS
O espaço do cinema é ótimo para descansar e fugir do calor (dependendo da época da sua visita), dar comida pro seu filho com mais calma ou então esperar ele acordar de um cochilo.
3. TOMORROWLAND
A área com tema futurístico e espacial da Disneyland California que para mim, traz uma das melhores atrações do parque.
Além disso, vale citar que o Monorail da Disneyland passa por ali. Na verdade ele vai do Downtown Disney até a Tomorrowland direto e funciona apenas próximo dos horários de abertura e fechamento do parque. Assim, pode ser uma alternativa de transporte para quem quer chegar direto na Tomorrowland de manhã, se a fila não estiver muito grande.
IMPERDÍVEIS
– Hyper Space Mountain: montanha-russa espacial MUITO boa. Uma das melhores atrações deste parque e sem dúvida um zilhão de vezes mais legal que a prima de Orlando.
– Star Tours: simulador de Star Wars mais antigo (criado bem antes da Star Wars: Galaxy’s Edge), que chacoalha um pouco mas a gente ainda adora.
– Finding Nemo Submarine Voyage: nada radical, relativamente simples, mas é uma atração tão bem feitinha que tem meu respeito e amor. Nela você entra num submarino que fica metade fora e metade embaixo d’água e passa por várias cenas do fundo do mar, com participação de personagens de Procurando Nemo.
SE TIVER TEMPO
– Buzz Lightyear Astro Blasters: atração de tiro ao alvo para os competitivos, em que você deve tentar acertar o máximo de alvos com uma arma a laser, e por fim ver quem fez a maior pontuação. Sem querer me gabar, mas eu já fiz a pontuação máxima uma vez. 😎
– Star Wars Launch Bay: espaço dedicado à saga de Star Wars que eu acredito que deva ser transferido dali em algum momento. Por enquanto, é o local onde você pode encontrar e tirar foto com o Darth Vader e o Chewbacca.
PARA CRIANÇAS
– Autopia: autorama infantil que faz as crianças se sentirem super motoristas em uma pista que passa por um cenário bem legal. As crianças pequenas AMAM.
– Astro Orbiter: um carrinho em formato de foguete que sobe e desce enquanto gira em torno de um eixo. Ou seja, só pra crianças pequenas mesmo!
Saindo de lá, se você estiver com crianças pequenas, siga para a Fantasyland. Se não, vá para a Adventureland e volte para a Fantasyland depois.
4. FANTASYLAND
Área que é a cara da Disney, com muitas atrações celebrando filmes clássicos que marcaram a infância de todo mundo. A maioria é bem voltada para crianças mesmo, mas escolha aquelas dos filmes que você mais gosta e volte a ser criança um pouquinho. Afinal, na Disney, tá liberado!
IMPERDÍVEIS
– Matterhorn Bobsleds: montanha-russa meio antiga mas super clássica e bem divertida, apesar de chacoalhar um pouco. É sempre uma das maiores filas da Disneyland devido à sua popularidade. O lado bom é ela oferece como alternativa uma fila de Single Riders, que costuma ser mais rápida, mas por outro lado, te separa do restante do seu grupo na hora de ir na atração.
– Walk Through Sleeping Beauty Castle: independente da sua idade, a chance de entrar no castelo ícone do parque e acompanhar cenas da história da Bela Adormecida é bem legal, além de ser rapidinho, então sem dúvida vale a pena!
– It’s a Small World: apesar de eu não ser fã dessa atração em outras Disneys pelo mundo, eu adoro a versão da California. É um passeio bem infantil em um barquinho celebrando as diferentes culturas do mundo, com uma música de fundo que gruda na sua cabeça pro resto do dia MAS aqui, cada cena traz bonequinhos de personagens que fazem parte daquela nação. É possível achar o Peter Pan e a Alice na parte do Reino Unido, o Nemo na Austrália e por aí vai.
– Fantasyland Theatre: show com o Mickey feiticeiro que reúne vários personagens e músicas queridas de diferentes filmes. Não acontece todos os dias, mas vale olhar o Times Guide e se programar para ver, se estiver disponível.
SE TIVER TEMPO
– Alice in Wonderland: a Alice tem duas atrações na Fantasyland, mas esta que passa pela história do filme é a que eu mais gosto!
– Peter Pan’s Flight: é uma atração antiga, sem grandes efeitos, mas uma das minhas preferidas na Fantasyland.
– Pinocchio’s Daring Journey: mais um carrinho que passa pela história do filme, mas dessa vez do Pinocchio.
– Snow White Scary Adventures: carrinho que passa pela história da Branca de Neve, mas que tem o mau gosto de terminar antes do final feliz. Vai entender! Se serve de consolo, o final feliz está desenhado num mural bem na hora que a gente desce do carrinho. Dica: fique de olho na janela fora da atração para ver a rainha má aparecendo de tempos em tempos.
– King Arthur Carrousel: o carrossel da Disneyland que é tematizado do Rei Arthur.
– Mad Tea Party: atração nas xícaras da Alice, que apesar de serem voltadas para crianças, gira tanto que a gente aqui considera radical para adultos. 😛
– Dumbo the Flying Elephant: atração super simples que sempre faz sucesso com crianças pequenas (mas só com elas). Basicamente um carrinho no formato de Dumbo que gira em torno de um eixo enquanto sobe e desce.
– Storytelling Royal Theater: teatro onde são apresentadas as histórias da Bela e a Fera e de Enrolados de uma forma um pouco diferente, com um toque mais engraçado graças aos dois apresentadores.
– Casey Jr Circus Train: um trenzinho até que rapidinho que dá uma voltinha pela Fantasyland. Voltado só para as crianças pequenas mesmo, mas elas adoram.
NÃO RECOMENDO
– Mr. Toad Wild Ride: eu não entendo, porque esse tal de Mr. Toad sequer fez sucesso nos EUA. Acho a história ruim, assim como a atração.
– Storybook Land Canal Boats: um passeio em um barco bem devagar para admirar maquetes de histórias da Disney. Nem minha filha de 3 anos liga pra essa atração!
TIRAR FOTOS
– Royal Hall: local de encontro com as princesas da Disney. Ficam até 3 princesas nesse espaço, mas não é garantido quais exatamente estarão lá na sua visita, já que elas alternam.
– Pixie Hollow: espaço para encontrar e tirar fotos com a Sininho.
Além desses acima, outros personagens também aparecem mais livremente pela Fantasyland para tirar foto, então sempre fique de olho pois você pode dar de cara com personagens bem legais. 😉
5. MICKEY’S TOONTOWN
A essência da Disney está aqui, nessa área que a gente morre de saudades de quando existia em Orlando também.
IMPERDÍVEIS
– Mickey’s House: casa do Mickey que você pode explorar com calma e em seguida, ainda encontrar o próprio anfitrião no fim do passeio. Normalmente fica uma fila para tirar foto com o Mickey, e você pode escolher entrar ou não.
– Minnie’s House: casa da Minnie cheia de detalhes fofos. Depois que acaba o passeio, você também pode encontrar a própria Minnie para fotos no jardim.
– Donald’s Boat: casa/barco do Donald.
– Goofy’s Playhouse: casa do Pateta, que traz um playground para crianças pequenas no fundo.
– Chip ‘n Dale Treehouse: casa na árvore do Tico e Teco, que muitos deixam passar desapercebido porque fica no fundo da ToonTown, mas que também vale a visita.
– Gadget Go Coaster: montanha russa que apesar de ser infantil, é bem divertida para todas as idades.
SE TIVER TEMPO
– Roger Rabbit Cartoon Spin: atração do Roger Rabbit para quem é das antigas (lembra desse filme?). Um desses carrinhos que gira (até demais para o meu gosto) no escuro enquanto passa pela história.
TIRAR FOTOS
Além do Mickey e da Minnie, que aparecem para fotos nas suas respectivas casas, outros personagens da vizinhança (como o Donald e o Pateta) também aparecem várias vezes ao dia ali na ToonTown, mas fora da casa deles (em geral em frente à atração do Roger Rabbit)
6. ADVENTURE LAND
Área com tema de aventura, com algumas atrações super tematizadas e algumas muito divertidas. Os restaurantes fast-food também são bem gostosos e com ofertas bem diferentes do tradicional americano.
IMPERDÍVEIS
– Indiana Jones Adventure: um simulador muito legal que com toda a certeza entra pra lista de melhores atrações da Disneyland California – aliás, ela só é encontrada aqui, então não deixe de ir.
SE TIVER TEMPO
– Jungle Cruise: passeio de barco por uma floresta cheia de animais – tudo de mentirinha, mas a graça da atração está no comandante do barco. Ou seja, o aproveitamento acaba sendo muito impactado pelo fato de você falar inglês ou não, além do fato de dar sorte de pegar alguém legal no seu barco.
PARA CRIANÇAS
– Tarzan’s Treehouse: sim, uma casa na árvore com o tema mais que apropriado do Tarzan. Muito bem feita!
NÃO RECOMENDO
– Walt Disney’s Enchanted Tiki Room: não importa se muitos acham um clássico, mas a verdade é que se você entrar nessa atração, sem dúvida vai se arrepender. Além de chata e antiga, tem uma música que vai ficar na sua cabeça até o ano que vem. Depois não diga que eu não te avisei!
FOOD TIP
– Pineapple Float: doce clássico da Disney e super refrescante. Consiste em um sorvete desses de máquina (de abacaxi ou de baunilha) afogado no suco de abacaxi. A fila pode ficar grande, mas é porque o doce é muito gostoso mesmo.
– Sweet Lumpia: doce que eu odeio em Orlando porque lá é mal feito mas que na California é delicioso, exatamente como deveria ser. Uma massinha frita e coberta com açúcar e canela, com recheio levemente doce de cream cheese e abacaxi, que vem acompanhado de uma calda mais ácida de abacaxi que complementa o sabor do doce super bem e não deixa ficar enjoativo. Delicioso! Vê se aprende, Orlando!
7. FRONTIERLAND
Área no estilo velho oeste que apesar de ficar meio “espalhada”, na verdade traz poucas atrações.
IMPERDÍVEIS (DE DIA)
– Big Thunder Mountain: montanha-russa leve e super clássica da Disney, que costuma agradar todo mundo que gosta de um ventinho mais rápido no rosto.
IMPERDÍVEIS (DE NOITE)
– Fantasmic: um dos poucos shows de encerramento que são mais constantes nesse parque e ainda bem, porque ele é INCRÍVEL (ainda melhor do que a versão de Orlando, para quem já viu). Dependendo da época, eles fazem duas apresentações por dia. Se for o caso e se você tiver pique, fique para a segunda, pois ela costuma ser bem mais vazia.
PARA CRIANÇAS
– Pirates Lair on Tom Sawyer Islands: uma ilha pirata para que as crianças aventureiras se acabem de brincar.
NÃO RECOMENDO
– The Golden Horseshoe Stage: um show no estilo meio velho oeste bem bobinho. Vai ser substituído em breve, então vamos ver se fica melhor. Mas até lá, não perca seu tempo!
– Mark Twain Riverboat e Sailing Ship Columbia: a menos que você seja fanático por barcos, acho que qualquer um desses passeios oferecidos nos barcos da Disney acabam te fazendo perder muito tempo que você aproveitaria bem mais em outras partes do parque.
FOOD TIP
A Disneyland California é tão maravilhosa que tem o Funnel Cake, um dos nossos doces preferidos, em vários locais dos parques, cada um com uma cobertura diferente. Ainda estou na missão de experimentar todos, mas a nossa versão preferida por enquanto é a com calda de morango mesmo, encontrada aqui no Stage Door Cafe.
8. NEW ORLEANS SQUARE
Uma área que só existe aqui na Disneyland California mesmo, e traz duas atrações super clássicas em versões superiores às de outros parques da Disney pelo mundo. Além disso, ainda traz comidinhas maravilhosas. Um cantinho que eu amo na Disneyland!
IMPERDÍVEIS
– Pirates of the Caribbean: atração clássica, super tematizada e bem imersiva. Sem dúvida vale a pena por causa de todos os detalhes de cada cena.
– Haunted Mansion: casa mal assombrada super bem feita e nada assustadora – a maioria das crianças também gosta. Outra que vale a pena curtir os detalhes, que são inúmeros!
FOOD TIP
As beignets são um dos meus doces preferidos e mais característicos da Disneyland California, encontrados no Mint Julep Bar. São massinhas fritas clássicas de New Orleans, completamente cobertas em açúcar, que lembram o pãozinho do sonho, mas ainda mais gostosas. São vendidas sempre na versão normal e também com um sabor sazonal. Além disso, são encontradas no formato normal ou no formato do Mickey. Adivinha qual é a minha versão preferida?
FOOD TIP
O Cafe Orleans é um restaurante mesmo, mas bem casual, com comidas no estilo de New Orleans mas com opções gostosas para todo mundo – inclusive carne com arroz (meio diferentão) para as crianças. Os sanduíches Monte Cristo são os mais famosos, mas para mim, o destaque é a batata frita com um molhinho cajun super especial.
9. CRITTER COUNTRY IMPERDÍVEIS
– Splash Mountain: montanha russa com água, que pode te molhar bastante. Bem gostosa nos dias quentes, mas para fugir nos dias de frio.
PARA CRIANÇAS
– Many Adventures of Winnie the Pooh: atração bem voltada para as crianças, que conta a história desse personagem em um cenário muito bem feito.
NÃO RECOMENDO
– Davy Crockett’s Explorer Canoes: passeio de canoa que, mais uma vez, toma um bom tempinho, e não é muito minha praia.
10. STAR WARS: GALAXY’S EDGE
A tão esperada área de Star Wars é incrível! O mais impressionante de toda a área de Star Wars é o clima imersivo que a Disney criou ali, capaz de te fazer esquecer completamente do restante do parque. Você encontra mil detalhes e referências à saga (especialmente aos filmes mais recentes), mas mesmo para quem não é fã, ainda assim vale a pena apreciar a ambientação única que foi criada ali e entrar no clima!
Explicando um pouco da história por trás, esta área representa o Black Spire Outpost, no planeta de Batuu – um lugar onde os rebeldes se escondem da Primeira Ordem.
IMPERDÍVEIS
– Star Wars:Rise of the Resistance: atração mais ambiciosa já criada pela Disney, que te leva para o meio de uma batalha entre a Resistência e a Primeira Ordem. É muita tecnologia, projeção e efeitos especiais de surpreender.
– Millennium Falcon: Smugglers Run: simulador dentro da Millennium Falcon, onde cada pessoa tem uma função para cumprir. Não é o melhor simulador da Disney, mas é bem legal mesmo assim. Além do que, estar dentro da Millennium Falcon é a realização de um sonho para qualquer fã. Ela tem fila de Single Rider – uma fila que costuma ser menor, mas por outro lado, você vai na atração separado do seu grupo.
PARA FÃS DE STAR WARS
– Savi’s Workshop: experiência incrível de construir seu próprio sabre de luz, completamente personalizado. Toda a cerimônia de construção e iluminação do sabre de luz é bem legal, mas ficam os avisos: ela é paga à parte (US$200 por pessoa) e precisa reservar com antecedência. O lado bom é que apesar de cara, você leva o sabre de luz pra casa em seguida.
– Droid Depot: aqui você pode construir o seu droid personalizado e levá-lo para casa depois. Também precisa ser reservada com antecedência, mas o preço é um pouco melhor: US$100 por pessoa, e você tem direito a um acompanhante (ou seja, assim duas pessoas podem assistir e participar da construção do droid).
– Oga’s Cantina: um bar bem no clima clandestino proposto por essa área. Uma experiência super imersiva: desde os drinques diferentes até o ambiente, garçons engraçadíssimos e o DJ que é um robô.
– Milk Stand: aqui você pode experimentar os famosos leite azul e leite verde da saga. Eu achei muito doces, mas experimente e tire suas próprias conclusões.
11. MAIN STREET USA (FIM DO DIA)
No fim da tarde ou à noite, volte para a Main Street e curta as lojinhas e o clima dessa rua com mais calma. Além disso, não deixe de tirar uma foto no castelo à noite e ver as vitrines animadas no começo da Emporium, com cenas de diferentes filmes, além das janelas espalhadas por toda a rua homenageando nomes que foram importantes na construção do parque.
IMPERDÍVEIS
– Possível show de fogos e parada: Conforme falei no começo do roteiro, não dá para ter certeza do que a Disneyland California vai oferecer de atrações de encerramento na época da sua visita, porque eles mudam a programação toda hora. Ou seja, com sorte, você terá algum show de fogos e/ou parada noturna. Se não, pode ter certeza que o Fantasmic dá conta do recado para fechar o dia com chave de ouro. 😉