VPD Orlando - Vai Pra Disney
Parques

Roteiro – Disney’s Animal Kingdom

Logo do Animal Kingdom, que consiste na Árvore da Vida em verde claro, com a silhueta de diversos animais e o nome do parque abaixo em um fundo verde-escuro.
Animal Kingdom

Assim como muitos amigos meus, por muito tempo eu não dei bola pro Animal Kingdom. Mesmo quando trabalhei na Disney e morei em Orlando, fui poucas vezes até lá. Mas com o passar do tempo, fui descobrindo um parque muito divertido, com atrações diferentes do que você encontra nos outros parques da Flórida, além de shows bem impressionantes. Hoje este é um dos parques que eu mais gosto.

É no Animal Kingdom que fica também a área dedicada ao filme Avatar, que traz uma das melhores atrações da Disney inteira hoje em dia, além de outras muitas atrações e shows imperdíveis.

Enquanto no passado o Animal Kingdom era considerado um parque “de meio dia”, já que fechava mais cedo, isso mudou nos últimos anos. Em virtude da adição de novas atrações, horário prolongado e experiências que merecem ser feitas de dia e de noite, este parque passou a merecer um dia inteiro na sua programação.

O Animal Kingdom merece um dia inteiro pra ele!

Clique aqui para abrir o mapa do parque enquanto lê o roteiro,
– Se quiser fazer o download deste roteiro para imprimir depois, clique aqui.
– Veja nossas dicas sobre onde comer nesse parque clicando aqui.
– Para ver este roteiro em vídeo, é só dar play aí embaixo. Aproveite para dar seu like e se inscrever no nosso canal para receber mais dicas para sua viagem a Orlando. 😉

DICAS GERAIS SOBRE O ANIMAL KINGDOM

Entenda o que mudou
Muitas coisas mudaram na Disney nos últimos anos e entender essas mudanças é essencial para não chegar nos parques desavisado e perder um tempão precioso tentando se familiarizar com o novo funcionamento de tudo. Resumindo bem, o que você precisa saber é: o tão amado FastPass+, o fura-filas gratuito que a Disney ofereceu por tantos anos, chegou ao fim. Agora em vez disso, tem duas alternativas de fila-rápidas pagas: as Lightning Lanes individuais e o Genie+. Entenda melhor aqui.

Chegue BEM cedo
Antes de mais nada, chegar cedo é importante principalmente para que você consiga aproveitar o Safari enquanto mais animais estão acordados e ter uma chance de visitar a área de Avatar com menos filas. Mas no fundo isso também te permite aproveitar mais a sua visita ao parque todo.

O efeito Avatar
A área de Pandora, inspirada no mundo de Avatar, tem uma das principais atrações da Disney inteira e por isso, é sempre muito disputada. Sua escolha aqui será chegar BEM cedo ou então aceitar encarar a fila (que ainda que seja enorme, vale a pena).

A experiência faz valer toda a espera do Flight of Passage!

De qualquer forma, é importante saber que a sua abordagem para visitar Pandora vai afetar a dinâmica de toda a sua programação no Animal Kingdom. Uma boa estratégia aqui pode garantir a sua tranquilidade no restante do dia. 

Baixe o aplicativo da Disney no seu celular
O My Disney Experience, aplicativo da Disney, te facilita muito a vida nos parques. Além de poder ver o horário dos shows, você também pode usá-lo para ver o tempo de fila em diferentes atrações, pedir comida pelo celular em vez de enfrentar fila, ver suas fotos e até fazer suas compras na Island Mercantile se quiser. Isso só pra citar algumas funcionalidades. Minha dica é baixar o aplicativo ainda do Brasil e explorá-lo um pouco para já ir se familiarizando. Só toma cuidado pra não ficar o dia inteiro de olho no celular e perder de curtir o parque, hein?

O Mobile Checkout te economiza tempo na hora das compras

Atenção com os horários dos shows
Algumas das atrações mais legais do Animal Kingdom são os seus shows e você não vai querer perder nenhum deles. Por isso, fique bem atento aos horários através do aplicativo da Disney e planeje seu dia de acordo com a proximidade de cada um.

Entenda bem o mapa
Visto que todos os lugares são rodeados de vegetação, se perder no Animal Kingdom não é difícil. Então minha dica é guardar bem o mapa e recorrer a ele de tempos em tempos para que você não saia da rota.

Explicando um pouquinho, o Animal Kingdom é dividido em 6 regiões principais, além da área da entrada que é chamada de Oásis. Todas essas áreas cercam a Árvore da Vida, que é o símbolo do parque. Neste roteiro, você vai conhecer as atrações de cada região e como aproveitar melhor seu dia passando por todas elas.

Tome uma decisão sobre Genie+ e Lightning Lane
Eu sei que é meio chato ter que “estudar” conceitos e regrinhas novas que a Disney criou antes de visitar os parques, mas se você quiser utilizar esses recursos, é importante entender como eles funcionam e como realmente aproveitá-los antes da visita ao parque. As Lightning Lanes e o Genie+ podem ser muito úteis e te poupar muito tempo em fila, mas só se você souber usá-los bem. Você não vai querer gastar estes dólares e não poder tirar proveito, certo? Então se você estiver disposto a pagar pra evitar filas, entenda como o Genie+ e as Lightning Lanes funcionam antes de mais nada. A gente já falou muito sobre isso no blog e esse é um bom post pra começar a se inteirar das novidades.

O Animal Kingdom é cheio de detalhes muito legais

ROTEIRO DO ANIMAL KINGDOM

1. CHEGANDO NO ANIMAL KINGDOM

Em primeiro lugar, minha recomendação é chegar BEM cedo no Animal Kingdom, bem antes do parque abrir, e dessa forma ser um dos primeiros a entrar para curtir Flight of Passage, a principal atração de Pandora, antes mesmo que as filas se formem, otimizando muito o seu dia.

Em seguida, vá para a área da Africa para ir também no Safari logo no começo do dia, enquanto você ainda encontrará mais animais acordados.

Se você não conseguir chegar tão cedo ou se os hóspedes da Disney (que podem entrar no parque antes) já tiverem criado uma fila muito grande, o melhor é ir direto para a área da África e ficar monitorando o movimento de Pandora ao longo do dia. A fila costuma diminuir um pouco mais pro meio/fim da tarde. E lembre-se: mesmo com fila, Flight of Passage é uma atração que realmente vale a pena!

Vá se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO
Atrações pelo caminho: o Animal Kingdom oferece algumas atrações diferentes no lago, que podem ser vistas de vários pontos do parque e acontecem várias vezes ao dia. Não é nada que você precise sair do seu caminho pra ver, mas você provavelmente vai se deparar com algumas delas e pode valer a pena parar pra acompanhar. 

Atualmente acontecem as Flotillas, que é o nome dado para a oportunidade de ver alguns personagens queridos dentro do barco, acenando pra gente. Atualmente são 4 versões diferentes, com a presença do Mickey, Minnie, Pateta, personagens do Rei Leão e de Pocahontas, além de uma bandinha do parque. 

Os personagens das Flotillas podem variar, mas sempre tem alguma acontecendo!

Se quiser checar os horários no dia da sua visita, é só entrar no aplicativo da Disney. 

para as crianças PARA AS CRIANÇAS
Wilderness Explorers: é uma espécie de caça ao tesouro interativa pelo parque que pode ser bem legal para as crianças, desde que tenha alguém no grupo para ajudar com a tradução. Se quiser participar, o legal é decidir isso logo no começo do dia, para poder incorporar a brincadeira no passeio por todo o parque. 

Apesar de tomar um certo tempo, o comprometimento não é tão grande já que você não precisa seguir uma ordem específica e pode ir parando nos pontos da caça ao tesouro conforme vai passando por eles no seu passeio pelo parque. Para começar a brincadeira, retire o seu manual gratuito no quartel general (um quiosquinho) que fica no caminho da entrada para a Árvore da Vida. Você vai achar outros pontos de retirada pelo parque também, mas este é o mais indicado pra poder seguir a caça ao tesouro durante o dia todo. 

Foto da sede do Wilderness Explorers, um quiosque com a placa de mesmo nome.
A sede do Wilderness Explorers, uma atividade bem fofa para as crianças!

2. PANDORA

Ainda que já não seja uma novidade tão recente, esta continua sendo a área mais popular do parque. E não é à toa, pois mesmo para quem não gosta de Avatar, Pandora se tornou uma área imperdível. 

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEL
Flight of Passage: um simulador 3D sensacional que te leva para um vôo num Banshee enquanto passa por todo o mundo de Pandora. Para mim é provavelmente a melhor atração do parque e sem dúvida uma das melhores da Disney, e por isso mesmo atualmente essa é a maior fila do parque. Por outro lado, se você for sensível a simuladores (ficar com tontura ou enjôo), talvez não seja uma boa ideia.

As montanhas flutuantes de Pandora no Animal Kingdom são impressionantes! Foto da decoração de Pandora, com as montanhas flutuantes cobertas de vegetação e o céu azul ao fundo
As montanhas flutuantes de Pandora são impressionantes!

Vá se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO
Na’vi River Journey
: um passeio de barco pelo mundo de Pandora. A Disney caprichou muito nos detalhes que compõem essa atração, criando um cenário maravilhoso. Apesar de ser uma atração muito bonita, no fundo no fundo é um passeio de barquinho, né? Então acho que vale ir só se sobrar tempo. Só considero imperdível mesmo para quem é fã de Avatar – o que não é o meu caso.

Excelente ponto para você tirar foto! TIRE FOTOS
A Disney demorou para finalizar a área de Avatar mas caprichou no resultado. Pandora foi criada nos mínimos detalhes e te faz se sentir como se estivesse em outro universo! Não deixe de tirar fotos deste cenário incrível, além de prestar atenção em todos os detalhes que a diferenciam do restante do parque. Destaque para a transformação que acontece à noite com o uso de bioluminescência em toda a região.

A área de Pandora no Animal Kingdom fica ainda mais incrível à noite! Foto das rochas na decoração de Pandora à noite, iluminadas em azul escuro com luzinhas coloridas mais abaixo
A área de Pandora fica ainda mais incrível à noite!

Dica para comer FOOD TIP
O Animal Kingdom é cheio de opções boas e relativamente baratas para comer e a Satu’li Canteen é uma delas. Tem até carne com arroz no cardápio (com uns temperos diferentes, mas super gostosos)! Até as opções mais duvidosas (como o Bao de cheeseburger) são bem gostosas. Você pode pedir pelo celular antecipadamente ou chegar e pedir no balcão, o que preferir!

Prato bem gostoso do Satu’li Canteen – e você economiza tempo com Mobile Order

Outra comidinha que faz sucesso em Pandora é o Pongu Lumpia, uma massinha frita com recheio de cream cheese e abacaxi. Pra ser sincero, eu acho a versão da Califórnia bem melhor e não sou tão fã não, mas se quiser experimentar, ele está disponível no Pongu Pongu, uma janelinha que vende algumas comidas e drinques perto da entrada de Flight of Passage e do Satu’li Canteen.

3. ÁFRICA

A região da África é muito bem construída e além disso, abriga uma das principais atrações do parque, o Kilimanjaro Safari. A dica é tentar ir bem cedo para lá para curtir o Safari enquanto mais animais estão acordados.

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEL
Kilimanjaro Safaris: É um safári real, em uma área gigantesca criada pela Disney com o intuito de simular alguns biomas encontrados no continente africano. Nesse passeio você vai entrar em um caminhãozinho que te leva a conhecer diversos animais, chegando bem pertinho de alguns deles. Uma das estrelas do passeio é o leão, e já que ele dorme entre 18 e 21 horas por dia, é bem difícil pegá-lo acordado. Quanto mais cedo, maiores são as suas chances de conseguir vê-lo . Além disso, tente sempre ficar do lado esquerdo do caminhão (olhando para frente) para que ninguém bloqueie sua visão. Para isso, peça para o funcionário que está distribuindo as pessoas entre as baias para que você seja o primeiro da sua fileira.

Aliás, se tiver oportunidade, vale voltar para um Safari noturno no fim do dia, pois o clima fica completamente diferente.

Foto do leão durante o safári do Animal Kingdom, em pé sobre as pedras.
Cheguei cedinho e sentei do lado esquerdo do Jipe e consegui ver o leão acordado 🙂

Festival of the Lion Kingum show circense com os personagens do filme do Rei Leão. Um dos melhores shows da Disney na minha opinião. Sem dúvida vale muito muito a pena ir. Fique esperto com o Times Guide, pois a quantidade de apresentações por dia é limitada, principalmente no inverno americano.

Separe um horário para assistir esse show: é um dos mais lindos da Disney inteira!

Dica para comer FOOD TIP
O Tusker House é um restaurante do tipo buffet com opções bem variadas e que te permite ver diversos personagens clássicos e queridos de uma vez durante a refeição. Passa longe de ser a melhor comida do parque na minha opinião, mas ainda assim é bem gostoso e a presença dos personagens faz a diferença. Se quiser ir, recomendo fazer uma reserva com antecedência.

Vá se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO
Gorilla Falls Exploration Trail: Um passeio a pé por um mini-zoológico em que a atração principal é a área com os Gorilas. Eles são realmente impressionantes!

3. ÁSIA

Além do cenário absolutamente oriental, a Ásia abriga as atrações mais radicais do parque. A atração mais importante é o Expedition Everest onde você conhece o Pé Grande de pertinho.

A Expedition Everest ali no fundo! Pra mim, o Animal Kingdom é disparada a melhor cenografia da Disney

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS
Expedition Everest: montanha russa que propõe um encontro com o pé grande (em inglês Yeti) e tem bastante emoção. Apesar da Everest não ter looping, ela tem umas surpresas boas que com toda certeza a fazem bem mais “intensa” do que as montanhas russas do Magic Kingdom, por exemplo. Esta é uma das poucas atrações da Disney que trazem uma fila de Single Rider, isto é, você vai na atração separado do seu grupo mas pega uma fila bem menor por isso.

Pra quem não se incomoda em ir separado do grupo, a Single Rider é uma boa opção pra salvar tempo aqui!

Uma curiosidade: antigamente o Yeti se mexia e parecia que ia agarrar um dos carrinhos da montanha russa. Eventualmente ele parou de funcionar e a Disney nunca consertou. O que a gente vê hoje é um efeito alternativo, mas muita gente ainda mantém a esperança de vê-lo funcionando do jeitinho original.

 

A Everest é a atração mais radical do Animal Kingdom, e uma das mais radicais de toda a Disney! Foto do carrinho saindo pela lateral da montanha, na montanha-russa Everest
A Everest é a atração mais radical do Animal Kingdom, e uma das mais radicais de toda a Disney!

Kali River Rapids: sem dúvida é a atração que mais molha na Disney. Você entra em grandes barcos e em seguida enfrenta corredeiras rio abaixo. Não recomendo durante o inverno pois todo mundo sai ensopado, mas no calor é uma das atrações mais gostosas do parque.
Feathered Friends in Flight!: show com pássaros de verdade, onde especialistas mostram detalhes de como eles cuidam e treinam os pássaros do parque. Pode parecer bobinho, mas na verdade acho bem legal!

Time capa de chuva ou sem capa de chuva no Kali River Rapids?

Vá se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO
Maharajah Jungle Trek: uma “trilha” por outro mini-zoológico, onde poderão ser vistos tigres, morcegos e ainda um dragão de Komodo.

Dica para comer FOOD TIP
Se quiser um almoço gostoso, bem servido e não tão caro (considerando os padrões dos parques), então dê uma parada no fast food Yak & Yeti Local Food Cafes. Eles tem no cardápio um yakissoba, um arroz frito e um franguinho com arroz e mel deliciosos, excelente pedida! Mas cuidado para não confundir com o restaurante ao lado com o mesmo nome, que é ótimo mas é mais caro, pois é o que a Disney chama de restaurante table service (ou seja,  “não fast food”, que têm garçom que te atende na mesa e tudo o mais).

Yak & Yeti no Animal Kingdom. Foto do prato do Yak & Yeti, com arroz e frango ao mel.
Arroz e frango com mel: aquele tipo de comida boa e barata que a gente ama!

5. DISCOVERY ISLAND

Excelente ponto para você tirar foto! TIRE FOTOS
A Tree of Life (ou árvore da vida em português) é uma construção fantástica e tem em seu tronco diversos animais esculpidos. Aproveite a ajuda de um Disney Photopass e tire fotos em diferentes ângulos da árvore.

Foto da árvore da vida, que é símbolo do Animal Kingdom, com o céu azul ao fundo.
Tire muuuitas fotos na árvore!

Além disso, é ainda nessa área do parque que fica o Adventurers Outpost, onde você encontra o Mickey e a Minnie para fotos com seus melhores trajes de Safari.

Foto do Mickey e da Minnie com roupa de safári, acenando para a foto, durante um encontro com visitantes.
Mickey e Minnie com roupas de safári! Preste atenção nos quadrinhos da fila que mostram os dois em vários pontos turísticos 😉

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEL
It’s Tough To Be a Bug: um filme 3D muito engraçado baseado na história do Vida de Inseto. O cinema é bem legal pois fica embaixo da Árvore da Vida. Enquanto espera para entrar, repare nos cartazes de filmes de verdade, mas em versão Vida de Inseto.

Foto da entrada da atração de Vida de Inseto. A placa é de madeira e há uma folha pintada de verde no centro com o título, "It's tough to be a bug"
Atração do filme Vida de Inseto

Vá se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO
 Discovery Island Trails: mais um mini-zoológico onde poderão ser vistos vários animais ao redor da Tree of Life.
Winged Encounters – The Kingdom Takes Flight: uma apresentação rápida com diversas araras de diferentes espécies, voando em frente à Árvore da Vida. Acontece algumas vezes por dia, então é bem capaz de você ver durante seu caminho pelo parque.

Excelente ponto para você tirar foto! TIRE FOTOS
Para a alegria dos fãs de Up!, a Kevin aparece por aqui várias vezes ao dia em um encontro com personagens super diferentão e que faz muito sucesso. 

Uma das interações mais divertidas com personagens fica aqui no Animal Kingdom

Outra aparição que também só pode ser definida como diferentona é a da DiVine, uma espécie de pessoa planta que anda por diferentes áreas do parque (eu normalmente vejo perto da entrada). Se ela é super legal ou um pouco apavorante, vou deixar pra você decidir. 

6. DINOLAND U.S.A.

Na Dinoland U.S.A. você vai notar principalmente uma concentração de atrações voltadas para as crianças, mas não passe batido, pois ali estão outras duas ótimas atrações deste parque.

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS
Finding Nemo: The Big Blue… and Beyond!: Um musical no melhor estilo Broadway, contando a história do filme Procurando Nemo. Sim, é um pouco longo e eu tive sono da primeira vez (dura aprox. 30 mins) mas é bem bonito e as músicas são demais. Imperdível mesmo!

Procurando Nemo no Animal Kingdom. Foto da decoração do musical do Nemo no Animal Kingdom, que mostra Nemo e Marlin em meio às anêmonas em um fundo azul.
Nemo no Animal Kingdom – É musical de verdade!

DINOSAUR: É um brinquedo bem divertido, veloz e emocionante que simula uma viagem pela pré-história em busca de uma espécie de dinossauro. Só que crianças mais medrosas podem não gostar da escuridão ou dos dinossauros dessa atração.

Ela é antiguinha mas é um clássico do parque!

para as crianças PARA AS CRIANÇAS
The Boneyard: um playground daqueles que as crianças gostam de ficar horas brincando e interagem com todo mundo, como se fossem amigos de infância – até mesmo quando elas não falam a mesma língua.
TriceraTop Spin: é como o Dumbo do Magic Kingdom, mas no lugar dos elefantes que voam, aqui você vai encontrar dinossauros.
Fossil Fun Games: são aqueles joguinhos de feiras do interior, tipo acertar a bola no buraco e etc. Precisa pagar à parte e é algo que você acha em qualquer lugar, então não vejo grandes motivos pra dar bola. Prefiro focar em tudo de muito legal que só acho na Disney e que já está incluído no ingresso!

Foto de uma placa que diz "Dino-Rama", segurada por dois dinossauros, na área Dinoland U.S.A
Essa área é toda temática de dinossauros e bem legal para as crianças!

7. RAFIKI’S PLANET WATCH

Essa área fica mais perto da África, mas estou deixando pro fim do roteiro porque apesar de interessante, não recomendo para todos e considero a última prioridade no seu dia no Animal Kingdom. Aqui você vai encontrar uma estação de conservação dos animais com laboratórios, exposições, workshop de desenho, entre outras coisas. Para chegar no Planet Watch, você terá que embarcar em um trem que dá uma volta no Kilimanjaro Safaris e para em uma ilha/floresta. Quando quiser voltar, basta retornar para o ponto de embarque e desembarque para pegar o próximo trem. Vá por sua conta e risco e não diga que eu não avisei 🙂 

Vá se sobrar tempo SE SOBRAR TEMPO
Affection Section: espaço onde você pode interagir com bodes, cabras, ovelhas e mais. Legal especialmente pras crianças!
The Animation Experience, uma mistura de palestra com workshop que conta mais sobre os animais do parque, e também ensina a desenhar personagens famosos.

8. FIM DO DIA

Atrações que achamos imperdíveis IMPERDÍVEIS
– Tree of Life Awakenings: show de luzes e projeções na árvore da vida. Ele em geral acontece apenas nos meses quando anoitece mais cedo (entre novembro e março), começa no entardecer e é exibido continuamente até o fechamento do parque. É super bonito e cheio de detalhes, vale a pena passar por lá pra dar uma olhada.

Pandora à noite: conforme já falei no começo do roteiro, o efeito de bioluminescência faz a visita a Pandora valer muito a pena durante a noite também. Sem dúvida será uma experiência diferente da visita pela manhã, e vai render novas fotos! Com sorte, você até consegue pegar as atrações com menos filas.

Espero que aproveitem bastante o dia no Animal Kingdom!

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!