VPD Orlando - Vai Pra Disney
Preparativos da viagem

Seguro Viagem e COVID-19: quais seguros cobrem coronavírus

O seguro viagem sempre foi parte essencial de qualquer planejamento de viagem ao exterior, ainda mais agora em tempos de pandemia de COVID-19.

Um atendimento médico, especialmente nos EUA, pode resultar em uma conta altíssima e ultrapassar até mesmo o valor total gasto na viagem.

O seguro viagem tem um custo muito pequeno perto do alto risco a se correr ao viajar sem cobertura, e a gente já falou bastante sobre esse assunto aqui nesse outro post e no vídeo abaixo, mas ele cobre também extravio de bagagem, perda de vôo, cancelamento entre outros benefícios.

Quais são os seguros viagem com cobertura para COVID-19?

Em geral, as seguradoras não tinham o costume de cobrir atendimentos decorrentes de pandemias ou epidemias, mas em 2020 muitas mudaram sua política e passaram a oferecer planos que cobrem atendimento e tratamento do novo coronavírus.

Não, as fronteiras dos EUA ainda não abriram para turistas vindos do Brasil, mas como muita gente já está planejando viagem pro ano que vem, é importante saber direitinho quais empresas oferecem cobertura completa para o novo coronavírus e evitar qualquer tipo de risco futuro.

Pensando nisso, reunimos aqui nesse post as opções de planos que cobrem atendimento inicial e tratamento completo em casos de diagnóstico de COVID-19 no exterior.

Imagem do Mickey e da Minnie vestidos de médicos. O Mickey tem um estetoscópio e entrega uma receita para a Minnie. Veja qual seguro viagem cobre a covid 19.
Atendimento médico nos EUA não é brincadeira, e a conta pode sair BEM cara.

Algumas empresas cobrem tratamento de COVID-19 em todos os planos, outras apenas em planos específicos, e outras em nenhum caso. A política de cada uma delas vem mudando recentemente, com novos planos oferecendo essa cobertura. Vamos atualizar aqui sempre que tiver alguma novidade.

Importante: caso uma seguradora não esteja listada aqui, o que vale é o protocolo padrão de pandemias. Ou seja: cobre o atendimento inicial e diagnóstico, mas uma vez confirmado que é o novo coronavírus, não terá mais cobertura com despesas médicas ou hospitalares.

Última atualização: 28 de Outubro de 2020

Assist Card

A Assist Card foi a primeira empresa a se pronunciar quando a OMS declarou o COVID-19 uma pandemia, e garantiu que todos os planos oferecidos seguem com cobertura para diagnóstico e tratamento hospitalar, desde que dentro da franquia normal contratada.

Um diferencial da Assist Card é que, em alguns casos, eles reembolsam até o teste RT-PCR caso o destino da viagem exija comprovante de teste negativo.

Os requisitos são:

  • Planos AC 250 ou AC 1 M
  • Vigência mínima de 18 dias e máxima de 364 dias
  • Exame tem que ser realizado em no máximo 96 horas antes do embarque
  • Reembolso no valor de até R$330

Affinity

A Affinity oferece três opções de upgrade dos planos atuais que cobrem COVID-19, cada um com diferentes níveis de cobertura.

São eles:

  • Silver: cobre as despesas médicas e hospitalares do novo coronavírus diagnosticado durante a viagem.
  • Gold: além das despesas, inclui também uma indenização por hospitalização durante a viagem.
  • Platinum: cobre todos os itens acima e ainda o traslado de corpo em caso de morte por COVID-19.

Veja mais detalhes no site oficial.

Obs: no Seguros Promo , o plano que oferece a cobertura é o Affinity 60 USA & CANADÁ COVID-19, e inclui o opcional Silver.

Allianz Travel

A Allianz passou a oferecer cobertura para diagnóstico e tratamento do novo coronavírus em todas as apólices contratadas de 16/10/2020 em diante.

O seguro viagem cobre também as despesas em caso de cancelamento da viagem por motivo de hospitalização por COVID-19. Veja no site oficial todos os detalhes.

Intermac

Apenas alguns planos da Intermac oferecem cobertura para COVID-19 no exterior, sendo um específico para os EUA e outro para outros destinos.

  • Intermac 60 Prata COVID-19 (válido para os EUA)
  • Intermac EURO 40 COVID-19  (outros destinos)

GTA

A GTA oferece apenas 2 planos específicos que oferecem cobertura de gastos médicos e hospitalização por COVID-19. São eles:

  • GTA 75 EUROMAX COVID-19 (para qualquer viajante)
  • GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 (esse apenas para viagens de estudo. Será pedido comprovante de vínculo à instituição de ensino)

Travel Ace

Já a Travel Ace oferece cobertura para COVID-19 apenas nos seguintes planos. São eles:

  • TA VALUE COVID-19 USA
  • TA EXCELLENCE BASIC USA
  • TA EXCELLENCE USA
  • TA MAXIMUM USA

Como contratar um seguro viagem que cubra COVID 19?

Como a gente já falou no outro post específico sobre seguro viagem, depois de muito pesquisar e experimentar diferentes canais, a gente hoje em dia recomenda a pesquisa na Seguros Promo.

Eles funcionam como uma intermediadora entre as seguradoras e o cliente, e fazem a comparação entre preços, planos e também a contratação e negociação de preços diretamente com cada uma delas. Os preços do mesmo plano podem variar muito de acordo com o canal de venda, então sempre pesquise em vários lugares para ver onde encontra a melhor oferta.

Em todas as nossas pesquisas recentes, o melhor preço e custo-benefício encontramos na Seguros Promo, e por isso acabamos fechando com eles. No site é possível também comparar as opções de planos e ver as diferentes coberturas e adicionais, inclusive com um campo específico de cobertura de COVID-19.

Outro ponto legal da Seguros Promo é que eles aceitam o pagamento em reais e até parcelado, o que facilita bastante na hora de planejar os custos da viagem.

Tabela comparativa mostrando a cobertura de COVID-19.
Comparativo do Seguros Promo com cobertura de COVID-19

Espero que esse post ajude na escolha do seguro viagem!