VPD Orlando - Vai Pra Disney
Dicas

Seguro Viagem e COVID-19: quais seguros cobrem coronavírus

O seguro viagem sempre foi parte essencial de qualquer planejamento de viagem ao exterior, ainda mais agora em tempos de pandemia de COVID-19.

Um atendimento médico, especialmente nos EUA, pode resultar em uma conta altíssima e ultrapassar até mesmo o valor total gasto na viagem.

O seguro viagem tem um custo muito pequeno perto do alto risco a se correr ao viajar sem cobertura, e a gente já falou bastante sobre esse assunto aqui nesse outro post, mas ele cobre também extravio de bagagem, perda de vôo, cancelamento entre outros benefícios.

Quais são os seguros viagem com cobertura para COVID-19?

Em geral, as seguradoras não tinham o costume de cobrir atendimentos decorrentes de pandemias ou epidemias, mas em 2020 muitas mudaram sua política e passaram a oferecer planos que cobrem atendimento e tratamento do novo coronavírus.

Pensando nisso, reunimos aqui nesse post as opções de planos que cobrem atendimento inicial e tratamento completo em casos de diagnóstico de COVID-19 no exterior.

Imagem do Mickey e da Minnie vestidos de médicos. O Mickey tem um estetoscópio e entrega uma receita para a Minnie. Veja qual seguro viagem cobre a covid 19.
Atendimento médico nos EUA não é brincadeira, e a conta pode sair BEM cara.

Algumas empresas cobrem tratamento de COVID-19 em todos os planos, outras apenas em planos específicos, e outras em nenhum caso. A política de cada uma delas vem mudando recentemente, com novos planos oferecendo essa cobertura. Vamos atualizar aqui sempre que tiver alguma novidade.

Importante: caso uma seguradora não esteja listada aqui, o que vale é o protocolo padrão de pandemias. Ou seja: cobre o atendimento inicial e diagnóstico, mas uma vez confirmado que é o novo coronavírus, não terá mais cobertura com despesas médicas ou hospitalares.

Última atualização: 7 de dezembro de 2020

Assist Card

A Assist Card foi a primeira empresa a se pronunciar quando a OMS declarou o COVID-19 uma pandemia, e garantiu que todos os planos oferecidos seguem com cobertura para diagnóstico e tratamento hospitalar, desde que dentro da franquia normal contratada.

Um diferencial da Assist Card é que, em alguns casos, eles reembolsam até o teste RT-PCR caso o destino da viagem exija comprovante de teste negativo.

Os requisitos são:

  • Planos AC 250 ou AC 1 M
  • Vigência mínima de 18 dias e máxima de 364 dias
  • Exame tem que ser realizado em no máximo 96 horas antes do embarque e reembolso no valor de até R$330

Affinity

A Affinity oferece três opções de upgrade dos planos atuais que cobrem COVID-19, cada um com diferentes níveis de cobertura.

São eles:

  • Silver: cobre as despesas médicas e hospitalares do novo coronavírus diagnosticado durante a viagem.
  • Gold: além das despesas, inclui também uma indenização por hospitalização durante a viagem.
  • Platinum: cobre todos os itens acima e ainda o traslado de corpo em caso de óbito por COVID-19.

Veja mais detalhes no site oficial.

Obs: na Seguros Promo, os plano que oferecem a cobertura são os com o COVID-19 no nome, os Affinity 15 e 60 para LATAM, EUA, INTER e EUROPA.

Allianz Travel

A Allianz passou a oferecer cobertura para diagnóstico e tratamento do novo coronavírus em todas as apólices contratadas de 16/10/2020 em diante.

O seguro viagem cobre também as despesas em caso de cancelamento da viagem por motivo de hospitalização por COVID-19. Veja no site oficial todos os detalhes.

Intermac

Alguns planos da Intermac oferecem cobertura para COVID-19 no exterior, dependendo do destino específico. Os planos que cobrem são os com COVID-19 no nome, e tem que escolher o do destino de acordo:

  • Intermac 60 Prata COVID-19 (válido para os EUA)
  • Intermac EURO 40 COVID-19  (outros destinos)
  • Intermac 15 COVID-19
  • Intermac PROMO 30 COVID-19

GTA

A GTA oferece alguns planos específicos que oferecem cobertura de gastos médicos e hospitalização por COVID-19. São eles:

  • GTA 75 EUROMAX COVID-19: para qualquer viajante em diversos destinos
  • GTA 75 EUROMAX COVID-19 PREMIUM30: igual ao de cima, mas com cobertura mais abrangente
  • GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19: apenas para viagens de estudo (será pedido comprovante de vínculo à instituição de ensino)
  • GTA BRASIL 18 COVID-19 PLUS10: apenas para viagens no Brasil

Travel Ace

Já a Travel Ace oferece cobertura para COVID-19 apenas nos seguintes planos:

  • TA VALUE COVID-19 USA (para os EUA)
  • TA VALUE COVID-19 (outros destinos)
  • TA EXCELLENCE BASIC USA (para os EUA)
  • TA EXCELLENCE USA (para os EUA)
  • TA MAXIMUM USA (para os EUA)

Como contratar um seguro viagem que cubra COVID 19?

Como a gente já falou no outro post específico sobre seguro viagem, depois de muito pesquisar e experimentar diferentes canais, a gente hoje em dia recomenda a pesquisa na Seguros Promo.

No site é possível também comparar as opções de planos e ver as diferentes coberturas e adicionais, inclusive com um campo específico de cobertura de COVID-19.

Outro ponto legal da Seguros Promo é que eles aceitam o pagamento em reais e até parcelado, o que facilita bastante na hora de planejar os custos da viagem.

Espero que esse post ajude na escolha do seguro viagem!