Parques

Shows da Disney: melhores lugares para assistir

Na minha opinião, a Disney de Orlando exibe os shows mais bonitos do mundo, algo tão bonito que você vê milhares de pessoas chorando de emoção no final. A verdade é que a Disney já criou uma tradição de pirotecnia e paradas de fazer inveja em todos os parques concorrentes, que ficam no chinelo com suas versões de show de encerramento do dia.

Sempre colocamos nos nossos roteiros os shows da Disney como parte imperdível de uma programação de férias na cidade. Depois de ter trabalhado nesses espetáculos, sei que o local é um fator crítico para definir a qualidade da sua experiência com os shows de fogos e paradas e por isso, resolvi compartilhar com todos vocês os melhores lugares para assistir aos shows da Disney.

Essa matéria começa com os principais shows apresentados atualmente nos parques, mas aos poucos, vamos adicionando recomendações para os shows menores também. Só precisamos antes testar vários lugares para poder escrever sobre eles.

Magic Kingdom – Happily Ever After

O show de fogos já virou tradição nas noites do Magic Kingdom, e esse é inesquecível e imperdível. Ele estreiou em 2017 substituindo o antigo e tradicional Wishes, e a mudança deixou muita gente de cabelo em pé mas já se consolidou como um espetáculo incrível e imperdível. A Re e eu já dissemos dezenas de vezes aqui no blog que acaba no prejuízo quem decide sair do parque antes do show, para evitar filas ou para fazer compras. Na minha opinião, ele é tão bonito que metade do preço do ingresso vale a pena só pelo show.

O Happily Ever After é apresentado quase todas as noites no castelo da Cinderela, e é uma mistura de fogos com um show de projeção mapeada que transforma o castelo em uma grande tela de cinema. Os fogos são lançados de dezenas de pontos que começam na Fantasyland e se estendem por quilômetros para fora do parque. A distância determina a altura dos fogos.

Por isso, a “turma da frente” tem uma péssima visão do show e acaba perdendo alguns fogos muito bonitos, mas consegue ver a projeção com mais detalhes. Já quem decide ficar mais distante não consegue ver bem as projeções, e pode também ser atrapalhado pelas luzes das lojas da Main Street, que apesar de ficar mais escura, não se apaga totalmente.

O melhor ponto para assistir ao show de fogos fica entre o Caseys Corner e o Ice Cream Parlor, logo em frente a barreira humana feita pelos funcionários do parque, para permitir a circulação. Outro lugar, queridinho dos fotógrafos de plantão, é a estação de trem que fica na entrada do parque. Na minha opinião as fotos ficam bonitas ali, mas a emoção do show se perde um pouco – até porque não dá pra ver muito bem as projeções no castelo.

Um outro ponto que não está disponível todos os dias, é a área de fumantes da Main Street que fica em frente ao Plaza Restaurant, mais abaixo, perto do lago. A visão do show é excelente, mas de vez em quando, a Disney usa essa área para convidados VIPs ou visitantes com necessidades especiais.

No mapinha abaixo, as cores significam:
Verde: ótima posição, dá pra ver bem as projeções e os fogos
Amarela: boa visão das projeções, mas com algumas restrições para os fogos
Laranja: lugar que não é ruim pra ver os fogos, mas as projeções no castelo podem ficar comprometidas
Vermelho: péssimo ponto para ver o Happily Ever After

 

Magic Kingdom – Parada

Atualmente, apenas uma parada é apresentada no Magic Kingdom: é a Festival of Fantasy, parada da tarde, que começa na Frontierland e termina na Main Street.

Existem poucos lugares péssimos para assistir à parada, mas por ter trabalhado com as paradas na Disney, eu aprendi dois truques que fazem toda a diferença na hora de escolher o melhor ponto: a conexão das músicas e um bom ângulo para fotos. Explico melhor: nas paradas a Disney toca uma música de fundo, que sai das caixas de som instaladas nos postes e no alto das casas, e sincroniza com a música que sai dos carros alegóricos. Em alguns pontos, como nas pontes que existem perto do castelo, a sincronia das músicas não é tão bem feita. Quem estiver ali, pode reparar alguns momentos de silêncio ou som abafado, entre um carro alegórico e outro. Muitos não reparam, mas para mim, faz a diferença.

Já os “balões”, a entrada e a saída da parada, não são recomendados para quem quer tirar boas fotos dos personagens e dos carros. Isso porque existe uma aglomeração dos carros nesses locais e quando você vai tirar foto de um, o outro acaba aparecendo atrás. Veja que os vídeos mais bonitos das paradas que estão por ai na internet, são filmados nos pontos mais “compridos” da rota das paradas.

No mapa abaixo, as cores significam:
Verde: ótimo ponto para assistir a parada
Amarela: bom local
Vermelho: saia correndo!

Melhores lugares para assistir a parada do Magic Kingdom

Clique para ampliar

Epcot – Illuminations: Reflections of earth

Muita gente pensa que, por ser apresentado no meio do lago do Epcot, qualquer ponto do World Showcase é bom para assistir o show pirotécnico. É ai que você se engana meu caro leitor.
Por alguma razão que ninguém sabe explicar, a Disney posicionou algumas “ilhas” no meio do lago, só para atrapalhar a visão de quem está ali de boa vontade esperando os fogos. Quando eles começam, também se inicia a decepção e o desespero 🙂

Mapeamos então os melhores lugares para assistir o Illuminations ao redor do lago do Epcot. Algumas ressalvas no entanto: no México e na Inglaterra, os bons lugares ficam dentro dos respectivos restaurantes, por isso, garanta que você tenha reserva e chegue cedo. Os restaurantes não prometem que a sua mesa vai ficar na bairada do lago com visão limpa para o show. Os pontos na Itália e na Showcase Plaza, são usados em alguns dias para grupos VIPs e festas (como a Frozen Ever After Dessert Party), então para assistir ali você vai depender de sorte. No pavilhão do Japão, o único ponto bom é a varanda do restaurante Teppan Edo e Tokyo Dining, que pode ser acessada mesmo que você não esteja jantando ali.

No mapa abaixo, as cores significam:
Verde: ótimo local
Amarela: ponto razoável
Vermelho: não fique esperando o show dali, por favor! (eu já me peguei algumas vezes pensando “olha que esperto que eu sou, só eu vou ver o show aqui da Marrocos…. bobinho)

Melhores lugares para assistir ao show de fogos do Epcot

Disney’s Hollywood Studios – Fantasmic

No Fantasmic, o clássico show noturno do Hollywood Studios, quase todos os lugares são bons, pois o show é apresentado em um anfiteatro (portanto semi circular) em que você tem uma bela visão do que está acontecendo no meio do lago.

As regiões centrais, são reservadas para os visitantes que compraram o Fantasmic Dinner Package (clique aqui para ler sobre a experiência).

A dica aqui é chegar muito cedo. Não subestime o tempo de antecedência em que seus “competidores” chegarão ao teatro e reserve pelo menos 40 minutos para pegar um lugar bom.

Nesse mapa a legenda de cores segue a mesma lógica:
Verde: excelente ponto para ver o show
Amarelo: bom ponto mas com ressalvas, como por exemplo lugares que molham ou que limitam a visão de todos os ângulos do anfiteatro.
Vermelho: visão extremamente restrita, fuja daí!

Melhores lugares para assistir ao show Fantasmic, no Hollywood Studios

Disney’s Hollywood Studios – Star Wars: A Galactic Spectacular

O show noturno de Star Wars acontece praticamente toda noite no Hollywood Studios, e por envolver muitas projeções (como no caso do Happily Ever After) o ideal é não ficar muito longe de onde ele acontece, que nesse caso é no Teatro Chinês.

Além das projeções, tem também fogos de artifício que compõe a narrativa do show. O ideal é ficar em um ponto em que se consiga acompanhar os dois, como mostro no mapa abaixo.

Verde: excelente ponto para ver o show de fogos e as projeções
Amarelo: bom ponto pra quem for chegar em cima da hora, mas ainda assim não é o ideal pra acompanhar as projeções
Vermelho: praticamente não dá pra ver nada daí, só uns fogos perdidos no céu.

 

Disney’s Animal Kingdom – Rivers of Light

O Rivers of Light é o show noturno de enceramento do Animal Kingdom. Ele acontece 1 ou 2 vezes ao dia, no lago que contorna algumas regiões do parque. Assim como o Fantasmic, ele conta com uma arena específica com lugar pra sentar e é de lá que o show pode ser melhor apreciado.

Ele pode não ser tão impressionante quanto os shows dos outros parques da Disney (vá com as expectativas certas!), mas ainda acho que tem seu valor. O que complica aqui é que grande parte da arena é tomada por lugares reservados pra quem:

  • Marcou Fastpass+ (toda a parte da arena acima do Discovery River, na imagem abaixo)
  • Comprou o Rivers of Light Dining Package (a sessão verde mais fina, logo abaixo do rio, na imagem abaixo).

Ou seja, só sobram as três seções da arquibancada (as da ponta) para quem não tiver nenhum dos dois acima, o que é um problema porque não são exatamente os melhores lugares da arena. Às vezes eles abrem para o público geral a última seção no outro extremo da arquibancada, ali perto do Anandapur Ice Cream Truck Café, mas não é sempre.

O Dining Package acaba sendo a melhor opção para garantir um lugar no show, pois além de curtir uma refeição em ótimos restaurantes (Tiffins ou Tusker House) ainda terá lugar garantido na melhor seção da arena.

Se você faz questão de assistir o show mas não quer gastar com o pacote de refeição, marcar Fastpass+ pode ser uma boa ideia, e as entradas para quem tem Fastpass são no Everest Café e em frente à Expedition Everest.

Já pra quem não quer comprar o Dining Package e nem “perder” um Fastpass+, a dica é o bom e velho “chegue cedo“. Muita gente já entra na fila para o show cerca de 1 hora antes dele começar, e não é incomum acabar ficando pra fora por falta de lugar. A entrada pra essa fila fica na área Dinoland U.S.A.

Se no dia da sua visita tiver 2 apresentações, tente ir na segunda pois tende a ser mais vazia e melhores lugares sobrando. Outra opção é tentar espiar o show da ponte que passa por cima do Discovery River, mas tenha em mente que eu disse espiar, heim? Não vai dar pra acompanhar muito bem de fora da arena.

Verde: melhor visão panorâmica do show
Amarela: bom local para assistir
Vermelho: visão parcial ou comprometida do espetáculo

A localização pode parecer um detalhe simples, mas vai fazer toda a diferença no momento que você estiver curtindo o show. Tenha esses mapas na cabeça na hora de escolher a sua posição para estes espetáculos e bom show! Depois contem para a gente o que acharam. 🙂

O Vai Pra Disney é um blog independente e não é um canal mantido pela The Walt Disney Company. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. Walt Disney World Resort, nomes e logos são marcas registradas da The Walt Disney Company.