VPD Orlando - Vai Pra Disney
Dicas na Disney

Star Wars Land: como planejar a viagem na época ou depois do lançamento

A tão aguardada abertura da Star Wars: Galaxy’s Edge está chegando e com ela, um fervilhão de sentimentos em todo mundo que tem viagem perto dessa época. A Disney já anunciou muitas informações sobre a abertura e já temos a inauguração na Califórnia para estabelecer algum comparativo. 

Por isso resolvi escrever este guia para ajudar todo mundo que está tentando entender como será este lançamento para conseguir planejar a sua viagem. Vou tentar explicar os impactos prováveis, minhas expectativas e recomendações para todo o tipo de grupo indo para Orlando perto da abertura da Star Wars Land: seja você fã de Star Wars ou não, seja hóspede da Disney ou não, viajando na época da abertura, nos dias após a abertura ou alguns meses depois, etc, etc e etc..

O vídeo abaixo também já resume o que eu penso sobre tudo isso, mas para quem prefere ler, senta que lá vem textão! Vou tentar ser muito objetiva, mas são muitos fatores para se considerar também.

Recapitulando os principais fatos

Se você já se perdeu em tanto assunto sobre a abertura de Star Wars Galaxy’s Edge em Orlando, aqui vai um resuminho:

  • A abertura vai acontecer dia 29 de agosto de 2019, mas será uma abertura parcial. A área e uma das atrações (o simulador da Millenium Falcom) estarão abertos, mas a Rise of Resistence, a principal atração da área, vai ficar para uma segunda fase – ainda sem data definida.
  • A atração aparentemente tem fila de Single Rider e de Fastpass+, mas a Disney já anunciou que num primeiro momento não oferecerá Fastpass+ (e muito provavelmente também não terá single rider) para Star Wars Land.
  • Dos dias 1 de setembro a 2 de novembro de 2019, os hóspedes da Disney terão direito às chamadas Extra Extra Magic Hours, que darão acesso exclusivo  às principais atrações do Hollywood Studios, entre as 6h até as 9h da manhã,. Eles também terão este benefício no Animal Kingdom e Magic Kingdom, de 31 de agosto a 2 de novembro, das 7 às 8 da manhã. Ou seja, esqueça a estratégia de chegar cedo se você não for hóspede da Disney.
  • Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o Hollywood Studios abrirá às 6h da manhã para todo mundo.
  • Esse é o maior lançamento em Orlando desde Harry Potter (na verdade, acho que é muito maior do que Harry Potter também) e a maior expansão da história da Disney.
  • Mesmo sem Fastpass+ para Star Wars, os grupos de Fastpass+ do Hollywood Studios vão mudar com o lançamento. Explicamos a mudança aqui.

A realidade

Sem rodeios: a verdade é que nenhum lançamento passado se compara a esse e por isso, ninguém tem certeza de como vai ser. A gente pode ter boas estimativas porque a gente conhece muito de Disney e analisa muito as coisas, mas é importante entender que isso é um fato histórico para Disney, como nada antes jamais feito. Não há precedentes.

Pra mim, o mais perto é realmente a comparação de Harry Potter. Mas ainda somos só algumas gerações fanáticas por Harry Potter enquanto a legião de fãs de Star Wars é muito maior! 

Não dá para garantir nada sobre o que vai acontecer, apenas estimar mesmo, mas é tão empolgante pensar nisso que eu fico arrepiada só de escrever este post. Acho que tem coisas muito legais e empolgantes em um lançamento como este, mas uma das únicas coisas que já dá pra ter certeza, é que vai ser caótico, então a primeira dica que eu tenho é essa: aceite o caos! Isso é uma realidade que não dá para negar, então é melhor se preparar de acordo. 

Foto divulgada pela Disney do conceito de como será a Star Wars Galaxy's Edge no Hollywood Studios
Todo mundo vai querer ver isso ao vivo.

Como se preparar pra essa viagem?

Eu poderia ficar mil anos aqui falando sobre o potencial efeito nos mínimos detalhes na lotação e na dinâmica do parque, se eu acho que o Hollywood Studios está preparado, se esta é a melhor estratégia de lançamento que a Disney poderia ter escolhido ( e se vocês quiserem um post da minha nerdice fã de star wars e de parques falando disso tudo, eu vou adorar escrever em outro momento) mas a verdade é que tem coisas mais úteis para te falar antes, né?

Por isso hoje quero (tentar) ser prática e focar no que é realmente importante você saber para planejar sua viagem, independente do seu perfil.

Então vou tentar falar primeiro o que é relevante pra todo mundo, sobre a dinâmica que a gente espera pro Hollywood Studios e para os outros parques, tanto logo no lançamento como depois de algumas semanas (dois momentos distintos, que precisam ser considerados como tais). Depois vou falar sobre estratégia de parque pensando no seu perfil e suas preferências com relação à Star Wars.

Foto divulgada pela Disney do conceito de como será a Star Wars Galaxy's Edge no Hollywood Studios
Tudo indica que vai ser a área mais tematizada e imersiva da Disney toda.

O que esperar do lançamento de Star Wars em Orlando?

Sim, vai ser caótico – ou pelo menos a gente precisa se preparar pra isso. Honestamente eu não entendi porque a Disney não fez o mesmo esquema de hora marcada que eles fizeram na Disneyland, que me parece um jeito bem melhor de controlar as multidões. Mas eles entendem mais disso do que eu, né? 

Se qualquer lançamento pequeno da Disney já atrai um mar de gente, se a área de Toy Story que por tanto tempo ninguém nem lembrava (todo mundo só falava de Star Wars) criou filas bizarras nos primeiros dias, imagina como vai ser Star Wars? 

Pensa na área que a Disney mais fez propaganda na vida, e que já ficaria cheia sem propaganda nenhuma? Que gerações e gerações de fãs estão aguardando há anos? A área dedicada a saga mais famosa do mundo? Tudo isso num parque que é um relativamente pequeno (e não menos amado por isso!). Esse é o cenário que a gente vai encontrar nos parques no fim de agosto.

Nada nunca preparou a gente pra esse nível de caos ou um lançamento deste porte. Já que o mais próximo que a gente pode pensar é Harry Potter, vamos lembrar um pouco como foi este lançamento:

  • mais de 8 horas de filas nos dias após o lançamento para entrar na área e filas de mais de 4 horas por semanas depois 
  • Indo para um fato mais recente, o lançamento da montanha russa nova do Hagrid chegou à filas bizarras de 10 horas após o lançamento. 

Agora olha como tudo tem dois lados: se você, como eu, é fã de Harry Potter, você sabe que aquele momento de entrar pela primeira vez no universo que a Universal criou de forma tão fiel, é algo que a gente não esquece nunca. Eu lembro que eu fui sem a minha irmã e eu só queria contar tudo pra ela urgente.

Para mim, apesar das atrações incríveis, o ápice e o fato mais marcante da experiência foi viver a ambientação de Harry Potter, ver aquele mundo que a gente só imaginava nos livros ou via nos filmes, se tornar concreto na sua frente. 

Foto da Millenium Falcon e dos arredores na Star Wars Galaxy's Edge ainda em fase de construção
Chega logo!!

Trazendo essa lembrança para a nossa realidade de Star Wars, consigo ver algumas boas notícias:

  • Eu não tenho a menor dúvida de que vai ser uma área incrível. Se a Disney caprichou em Pandora, a gente já sabe que Star Wars vai ser mil vezes melhor. A gente sabe até porque já abriu na Disneyland e não decepcionou lá. 
  • A essência da Star Wars: Galaxy’s Edge não vai estar só na atração, mas no mundo criado ali e na experiência como um todo. A Disney é insuperável em ambientação e esta é a vez dela de explorar esta fortaleza como nunca. Acredito mesmo que vai ser mais importante vivenciar a área e sentir esta imersão do que aproveitar a atração em si. Não se anime demais porque com certeza vai ter fila para entrar na Star Wars Land e para tudo que existe ali, mas você vai ter mais coisas para ver do que “só” uma atração. Isso significa que em algum nível, as pessoas vão se dividir entre estes diferentes atrativos.

Continuando a onda de boas notícias, tenho mais algumas coisas para considerar:

  • Talvez, os fãs mais curiosos e sedentos por serem os primeiros a conhecer a Star Wars Galaxy’s Edge, já tenham ido para a California. Não estou dizendo que isso vai evitar o caos em Orlando, mas um a menos, já é alguma coisa. 😛
  • Talvez uma parcela dos fãs que deseja ter a experiência completa da Star Wars Land prefira esperar o anúncio da abertura da segunda atração antes de marcar sua viagem. Afinal de contas, não é todo mundo que pode marcas viagens seguidas assim, por conta de cada lançamento, né? Isso tudo custa caro e por isso, não depende só da nossa vontade. A gente mesmo cancelou a viagem para acompanhar o lançamento da California quando botou tudo isso na balança. Não ia ser a experiência completa e nós já vamos para lá muito em breve, então optamos por esperar e conhecer na próxima viagem – torcendo para a Disney falar do lançamento da segunda atração até lá.
  • Nem todo mundo consegue mudar os seus planos por conta do lançamento de Star Wars. Assim como tem gente que fechou viagem bem nessa época e não consegue mudar mais, também tem muita gente que já ia viajar em outras épocas e não vai conseguir mudar os planos para acompanhar o lançamento.
Foto divulgada pela Disney do conceito de como será o hotel interativo de Star Wars por dentro
E lembrando que mais pra frente vai ter hotel de Star Wars com experiência interativa também!

O que quero dizer com isso?

Quero dizer que a lotação vai ser MUITO grande por muito tempo MAS, aquele fervo caótico deve ser focado nas primeiras semanas. Ninguém que quer ser o primeiro a conhecer uma coisa viaja meses depois da abertura – viaja na semana da abertura e pronto! 

Então minha expectativa (e de novo, é só a minha estimativa, posso errar!) é de caos generalizado em todos os aspectos possíveis nas primeiras semanas, no máximo nos primeiros meses. Nesse período, eu estou me preparando para tudo, estou me preparando para competição nível jogos vorazes. Estou me preparando para lotação apocalíptica nos parques. Estou me preparando para o nivel máximo de lotação que posso imaginar, porque assim, qualquer coisa melhor do que isso, vou encarar como uma maravilhosa e bem vinda surpresa. 

Depois dessa euforia inicial, também acredito que por muito tempo, qualquer época cheia, se tornará ainda mais cheia. Se muita gente já escolhia a Disney para seu destino de feriados ou de fim de ano, isso agora vai ficar ainda pior. 

Em algum grau, acho que Star Wars vai mudar a Disney pra sempre, mas todo mundo vai aprender a lidar com essa nova dinâmica. Algumas semanas (no máximo meses) depois da abertura, eu acho que a área de Star Wars ainda vai continuar HIPER lotada e que todo mundo que já planejava ir pra Orlando vai querer aproveitar essa área. Mas pensando no resto do parque e os outros parques, estes devem voltar a uma rotina mais parecida com o normal. 

Foto divulgada pela Disney do conceito de como será a Star Wars Galaxy's Edge no Hollywood Studios, com uma nave sobrevoando o local
Doida pra trocar estes desenhos pelas imagens da área prontinha!

Pensa assim: se todo mundo quer ir para Star Wars: Galaxy’s Edge, e um bocado de gente ainda vai estar falando de Pandora e Toy Story, o que isso significa pro Splash Mountain? Como fica a Seven Dwarf Mine Train, Haunted Mansion e outras atrações maravilhosas que não ficam nem no mesmo parque das novidades de Star Wars? É possível que logo fiquem com a lotação dentro do que a gente já conhece, quem sabe até menor.

Isso não é incomum de acontecer depois de um grande lançamento. Aconteceu depois do lançamento de Pandora, depois do lançamento de Toy Story e pode ser que aconteça de novo. A tendência é que a euforia se normalize, mas como estamos falando de Star Wars, isso pode demorar mais tempo. Pode ser que normalizar seja ter que encarar de 2 ou 3 horas de fila pelo menos, ué. Mas falando do resto dos parques e das atrações; essa normalização deve acontecer gradativamente em níveis similares ao pré Star Wars.

Como fica o Hollywood Studios?

Falando um pouquinho do parque que vai ser o palco das novidades, acho que aqui a gente teve um puxão de tapete recente: os novos grupos de Fastpass+ que começam a valer dia 29 de agosto, ainda sem Star Wars, vão impedir que este benefício seja usado conjuntamente em muitas das atrações mais concorridas. 

Hoje, é perfeitamente possível marcar Fastpass+ para Slinky Dog Dash (se você for rápido, teimoso ou tiver sorte), Tower of Terror e Rock ‘n Roller Coaster. No futuro, você vai precisar escolher só uma destas atrações para marcar seu Fastpass+ antecipado, e usar os outros dois em um dos shows do parque.

De um lado, isso me preocupa um pouco porque o Hollywood Studios não é um parque de tantas atrações fortes ainda, e eles não tem tantos lugares para entreter as pessoas e diluir as filas de Star Wars. Essa mudança no Fastpass+ não vai incrementar muito a experiência das pessoas que visitarem o parque: já não bastava ter que encarar as fila de Star Wars, agora vamos ter que pegar mais filas nas outras atrações também? Não é super boa notícia, mas entendo que seja um esforço de gerenciar as multidões.

Foto do portal de entrada do Hollywood Studios, pintado de azul com o nome do parque em vermelho
O Hollywood Studios vai ser o palco do caos.

Se o parque estará lotado, a Disney tem que fazer o que está ao seu alcance para manter as pessoas nas filas, em vez de todas se acumulando nos mesmos lugares. Além disso, se muitas vezes as pessoas deixam de ir a alguns dos shows (que são bem legais), com o uso do Fastpass+, de repente elas tem o empurrão que precisavam para aproveitar estas atrações também. Mais uma vez: controle de multidões. Não é boa notícia mas a gente tem que dar o braço a torcer que faz algum sentido.

Dicas para planejar sua viagem no lançamento de Star Wars

Agora que eu já expliquei (ou pelo menos tentei explicar) tudo que estava na minha cabeça que poderia afetar a viagem de todo mundo, vou entrar um pouquinho nos diferentes perfis.

Se você vai viajar bem no lançamento, decida se você quer participar deste momento ou não. Se quiser, mergulhe de cabeça. Você vai ser um dos primeiros a conhecer a novidade mais importante dos últimos tempos. Encare as filas, madrugue no parque, faça fotos bem bonitas e marque a gente lá no instagram. Propague a fama da Star Wars: Galaxy’s Edge por aí! 

Para quem vai viajar logo depois do lançamento, a minha recomendação é acompanhar e estudar as movimentações dos parques ao longo dos dias antes da sua viagem, logo após o lançamento. Com o aplicativo da Disney você pode monitorar as filas ao longo do dia e entender a movimentação das pessoas, para definir sua melhor estratégia. Acompanhe todos os blogs fanáticos por Orlando (oi, prazer! 🙂 ) para ver as análises e táticas depois do lançamento, para ajustar sua programação de acordo. 

Para quem vai viajar bem depois do lançamento,: vale a mesma dica de quem vai viajar logo depois, com a diferença que você deve conseguir esperar a euforia passar e a dinâmica nova dos parques se estabilizar. Estude e acompanhe estes movimentos e você terá todas as cartas na manga para definir seu melhor plano de ação, já adaptado para esta realidade. 

Em todos os casos, para quem estará em Orlando até 2 de novembro, vale muito a pena considerar ficar em um hotel da Disney, acordar bem cedo e aproveitar os parques antes dos outros. Você ainda deve encontrar uma lotação, mas muito mais controlada do que o restante do dia. Se a Disney já trazia benefícios interessantes antes, com o lançamento destas Extra Extra Magic Hours, ficar em um hotel da Disney passou a ser mais atrativo do que nunca. 

Foto da decoração na área de Carros do hotel Art of Animation, com os personagens do filme em frente ao posto de gasolina
Ficar em hotel da Disney nunca foi tão vantajoso.

Importante: se você vai se hospedar na Disney e tiver planos de usar este benefício, faça valer a pena de verdade. Não adianta querer aproveitar e chegar no meio das Extra Extra Magic Hours. Este tipo de benefício vale mais a pena quando você realmente é um dos primeiros a entrar no parque, então se programe para madrugar e estar lá antes das 6h da manhã. Só assim para garantir que vai valer a pena mesmo. De novo: melhor ainda, é se você puder acompanhar o movimento destas primeiras horas do dia nas datas antes da sua viagem, para ver certinho quão cedo você precisará chegar. Depois, se for o caso, você volta para o hotel para cochilar à tarde e retorna para os parques no fim do dia. 

Se você já se comprometeu com outro hotel e não consegue cancelar, dependendo do seu orçamento e do tamanho do seu grupo, vale você saber que reservar uma área da camping no Disney’s Fort Wilderness é hoje a maneira mais barata de ganhar o título e benefícios de ser hóspede da Disney, e se você não quiser usar sua área de camping, tudo bem. Faça seu check-in, ganhe sua magicband e desfrute dos benefícios que te interessam. 

Se ficar em um hotel da Disney não for uma opção para você, uma boa alternativa pode ser adicionar um dia a mais de ingresso Disney na sua viagem. Assim você tem este dia extra como carta na manga, para de repente visitar Star Wars um dia e o resto do parque no outro (usando bem os seus Fastpass+ no dois dias, porque não faria menor sentido ignorar este benefício). Em geral o custo de um dia adicional não é proibitivo e pode ser a melhor forma de aproveitar melhor o parque como um todo nessas épocas mais lotadas. 

Lembrando que mesmo que você já tenha comprado os seus ingressos, você pode fazer o upgrade para incluir mais um dia se desejar, no Guest Relations do parque ou no Disney Springs. Só é necessário fazer isso ANTES de entrar no parque com o seu último dia de ingresso. Se o seu ingresso for com data certo de uso, melhor ainda: você pode fazer o upgrade sozinho pelo próprio My Disney Experience.

De novo: se a data da viagem permitir, acompanhe as lotações e os movimentos antes da sua viagem para decidir sobre este dia adicional e toda sua estratégia de parque.

Agora que a gente já explicou sobre as diferentes épocas da viagem, sendo ou não hóspede da Disney, ficou faltando outro fator super importante: sua relação com Star Wars. Separei minhas recomendações para 4 perfis.

Perfil 1: não ligo para Star Wars

Antes de mais nada, desculpe perguntar, mas de verdade fico curiosa: por que você não gosta? Normalmente quem não gosta é porque não assistiu, e se este for o seu caso, fica aí a dica de dar uma chance. Ainda tá em tempo de assistir todos os filmes antes da viagem! 🙂

Isso dito, vou te contar que eu também não gosto de Avatar e mesmo assim amo a área de Avatar no Animal Kingdom. Pandora é incrível e Flight of Passage é uma atração maravilhosa, hoje (pré Star Wars) é a melhor atração de Orlando na minha opinião. Mesmo você não gostando dos filmes de Star Wars, isso não necessariamente significa que você não vá gostar de Star Wars nos parques. A Disney está caprichando como nunca então com certeza vem algumas atrações legais por aí. 

Se mesmo assim você não se interessar, se você odeia ouvir falar de Star Wars, tudo bem. Ande na contra mão de todo mundo e aproveite o resto dos parques longe das multidões. Você ainda deve encontrar algum nível de caos, mas incomparavelmente menor do que quem quer conhecer as novidades. 

Foto das montanhas flutuantes de Pandora, no Animal Kingdom, com o céu azul ao fundo
Pandora é incrível mesmo para quem não curte Avatar. Por que seria diferente com Star Wars?

Perfil 2: gosto Star Wars mas não esperava essa novidade

Sei que tem gente que mesmo gostando de Star Wars, ficou preocupado ao ser pego de surpresa com a notícia do lançamento. Bom, o lançamento está marcando a gente gostando ou não, então tem um lado que é você decidir como quer encarar as coisas que não podemos mudar. Tente enxergar o lado positivo e veja o que está ao seu alcance para aproveitar os parques e tornar o lançamento, uma agradável surpresa na viagem. 

Mais uma vez, considere seriamente um hotel da Disney porque pode otimizar muito o seu aproveitamento. Se não rolar, considere um dia a mais de parque na sua programação só para ficar na Galaxy’s Edge como eu já expliquei antes. 

Perfil 3 – Até queria ver Star Wars, mas a viagem pra Disney é meu sonho e eu não sei se poderei voltar

Para mim, quem está indo para a Disney realizar um sonho é a pessoa mais importante nos parques, então calma que vai dar tudo certo. Você vai realizar o seu sonho e de quebra ver uma novidade que mesmo quem já foi para a Disney várias vezes, provavelmente não conhece. 

Isso dito, este é o seu sonho e todo o resto da Disney, além de Star Wars, continua lá. Foque no seu sonho e no que faz a Disney ser tão especial. Star Wars é maravilhoso, mas não é o seu sonho e nem será o lançamento completo, então deixe esta ser a última prioridade da sua viagem. Foque na essência da Disney mesmo e se der, no fim da viagem, você visita Star Wars: Galaxy’s Edge. Mas antes disso, abrace muito o Mickey, se emocione com os fogos, tire muitas fotos no castelo e aproveite todas as outras atrações. 

Foto do castelo da Cinderela do Magic Kingdom iluminado em azul, com o céu noturno ao fundo e as luzes da Main Street acesas
Curta aquilo que a Disney tem de mais importante para a sua viagem.

Já estou sendo repetitiva, eu sei, mas mais uma vez: se puder ficar em um hotel da Disney, com certeza além de te ajudar a aproveitar mais os parques, pode tornar a viagem toda mais especial com aquele clima mágico 24 horas por dia.  Se não der, tudo bem! Avalie se é possível adicionar aquele dia a mais de ingresso para aproveitar tudo com calma: e busque repetir o parque que você gostar mais e não necessariamente o Hollywood Studios por causa de Star Wars. Já estou aqui na torcida para a realidade da viagem superar todos os seus sonhos! 🙂 

Perfil 4: amo Star Wars fanaticamente e estou viajando pra isso

Longe de mim querer falar alguma coisa, mas você que trouxe boa parte dessa lotação toda para Orlando, né? hahaha Aqui a estratégia é fácil: foque em Star Wars e aceite todas as consequências disso. Mergulhe de cabeça, encare as multidões, madrugue na porta do parque, fique em hotel da Disney e viva essa experiência da forma mais intensa e completa possível. Faça todo o esforço valer a pena e já que você já está aí, aproveite e curta os outros parques também.

Eu sei que em todos estes cenários eu poderia ter considerado outra recomendação: mudar a data da viagem. Decidi não focar muito nisso, porque as taxas são caras e sei que esta não é uma opção viável para a maioria das pessoas, mas se de repente for uma opção para você, é claro que vale a pena tentar fugir pelo menos das primeiras semanas depois da abertura da Star Wars Land.

Conceito de como será a atração de Galaxy's Edge, com visitantes pilotando uma nave
Star Wars Galaxy’s Edge vai ser DEMAIS!

Agora, se como a maioria das pessoas, isso não for viável, espero que todas estas dicas te ajudem a se preparar melhor. Deixei aqui minhas melhores estimativas e sei que posso errar, mas a única certeza que eu tenho além do caos, é que vai ser incrível! Este vai ser um marco na história da Disney e eu já estou eufórica que nem criança, na contagem regressiva. Nem acredito que este dia realmente está chegando! Assim que a gente conhecer a área, analisar a dinâmica dos parques e tiver mais dicas, a gente vem correndo contar aqui, no nosso instagram e também lá no nosso canal do YouTube

Já conhece nossos outros sites?
Compre ingressos, hospedagem e cruzeiros com desconto no VPD Travel, a agência do VPD.
Veja as dicas de Nova York no VPD NY.
Vídeos toda semana no nosso canal do Youtube.
Siga a gente também no Instagram!